Traficante amazonense é preso ao desembarcar no Augusto Severo

domingo, 29 de abril de 2012 · 0 comentários



A Polícia Federal prendeu um técnico contábil, amazonense, de 47 anos, nessa quinta-feira (26), no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, acusado de envolvimento com tráfico de drogas.

Ele chegou em um voo oriundo de Portugal, escoltado por policiais daquele país, que o acusavam de ter entrado na Europa com passaporte falsificado.

No desembarque em Parnamirim, o contábil foi preso em cumprimento a uma mandado de prisão expedido no último dia 23 de abril, pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da comarca de Manaus.

Mas em seu depoimento, na sede da superintendência da PF, em Natal, ele preferiu permanecer calado. Ontem (27), o contábil foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Parnamirim, onde se encontra preso à disposição da justiça.

nomunuto.com

Três são executados em granja de Extremoz

· 0 comentários


Vítimas estavam carregando caminhão com material de construção quando foram mortas.

Por Thyago Macedo do portalbo.com


Um triplo homicídio tornou sangrenta a noite desta sexta-feira (27), no município de Extremoz. Três homens foram mortos a tiros quando estavam em uma granja, na estrada de Jenipabu, carregando um caminhão com metralha e material de construção. Bandidos chegaram ao local portando pistolas e espingarda calibre 12 e atiraram várias vezes contras as vítimas, que morreram no local.

Gilson Raimundo Bezerra, de 47 anos, e Djanilson Bezerra, de 45 anos, são primos e estavam na companhia de Francisco Canindé, de 34 anos. Todos os três moravam nas imediações da granja, que fica localizada exatamente na rua Professor Maria Alice Rodrigues. Por volta das 21h, eles foram surpreendidos pelos criminosos.

Como apenas os três estavam na granja, a polícia não conseguiu muitas informações sobre as características dos assassinos ou os veículos em que eles estavam. No local do crime, no entanto, os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia encontraram um cenário de violência e também marcas de possível envolvimento das vítimas com as drogas.

Francisco Canindé, por exemplo, foi morto ainda em cima do caminhão onde estava colocando as metralhas. Já Gilson e Djanilson foram assassinados em cima de umas pedras. Os três receberam vários disparos de arma de fogo, tanto de pistola como de espingarda calibre 12. Uma das vítimas chegou a ter parte do pescoço arrancada em virtude de um tiro da arma longa.

Durante os procedimentos realizados no local, os peritos encontraram pedras de crack e também cigarros de maconha. Um dos cigarros, aliás, foi enrolado com a folha de uma bíblia. Diante das circunstâncias, a polícia acredita que um dos três mortos ou até mesmo os três tinham envolvimento com crimes ou dívidas com traficantes, até porque o homicídio apresenta todas as características de execução.

PARECE BRINCADEIRA!!! Policiais estrangeiros darão suporte ao esquema de segurança na Copa

· 0 comentários


Segundo assessor da Secretaria de Segurança para Grandes Eventos, torcedores de outras nacionalidades terão primeira abordagem feita por agentes de seus países
Em audiência pública promovida, na manhã desta terça-feira (24.04), pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional e pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado, José Gomes Neto, assessor da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, deu detalhes da preparação do país para receber a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Segundo Monteiro, agentes estrangeiros, sem poder de polícia, atuaram com colegas brasileiros para fazer a primeira abordagem de turistas de seus países. "Se tivermos uma ocorrência envolvendo um cidadão alemão, por exemplo, terei um policial alemão fardado, sem poder de polícia, mas que fará o primeiro contato, até por causa do idioma. E ele estará acompanhado por um policial brasileiro", explicou.

Inteligência

O assessor ainda detalhou as ações de inteligência, que envolverão obter informações de torcedores estrangeiros com histórico de atos de violência em seus países. "A presença de torcedores violentos no Brasil, com um histórico de violência em seus estádios, não é interesse nosso a presença deles por aqui. Por isso, já estamos solicitando as informações sobre essas pessoas aos outros países", afirmou.
Sobre o legado que os grandes eventos deixarão na área de segurança, Monteiro lembrou da integração entre as forças de segurança pública do país. "Termos a integração dos bancos de dados federais e estaduais, para que o policial, que está nos postos de fronteira, possa adotar as medidas necessárias para controlar as pessoas que querem entrar no país. E também para que os policiais, que estão na ponta, fazendo a segurança nos grandes eventos, também possam identificar, tanto o brasileiro, quanto o estrangeiro, mais rapidamente", disse.
"Temos que sair desses grandes eventos com as forças de segurança integradas, esse é o grande legado que o Ministério da Justiça quer deixar ao país. Temos que aprimorar a segurança pública que se faz hoje em dia no Brasil", completou.
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/policiais-estrangeiros-darao-suporte-ao-esquema-de-seguranca-na-copa/218505



via qthdanoticia.blogspot.com

Polícia Civil prende falso supervisor geral do Detran

· 0 comentários


Ivis Freire da Silva, de 42 anos, foi preso nessa quinta-feira (26), em sua residência, no bairro de Petrópolis, Zona Leste de Natal, acusado por receptação de roubo e estelionato. Ele se passava por Supervisor Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e aplicava golpes no interior, vendendo veículos que, supostamente, seriam levados a leilão.

Com o acusado, os policiais civis apreenderam várias cópias de documentos de terceiros, além de um veículo que ele utilizava para as viagens. De acordo com o delegado Matias Laurentino, responsável pelas investigações, o golpe vinha sendo aplicado desde o final de 2011. “Na venda, ele recebia parte do dinheiro em espécie, dizendo que a outra parte seria financiada. Após isso, sumia e não atendia as ligações das pessoas com quem tinha negociado. Só em Parelhas foram mais de dez que caíram no golpe”.

A prisão de Ivis Freire da Silva ocorreu em cumprimento a dois mandados judiciais, um deles de busca e apreensão expedido pela Comarca de Parelhas, e outro de prisão expedido pela juíza Ada Maria da Cunha Galvão, da 5ª Vara Criminal de Natal.

Ainda segundo o delegado, “os valores dos golpes aplicados por Ivis variavam de 2 a 19 mil reais, isso dependida do tipo e do ano do veículo vendido”. Laurentino contou também, que o acusado reponde a outro processo judicial por estelionato em Natal, em 2004. Ele chegou a ser preso, mas depois fugiu para o Rio Grande do Sul.

O veículo que estava sob a posse de Ivis Freire, um Ford Fiesta 2011, preto, com de placas de Cruzeta, pertence a Uiraquitan Lucas da Rocha, foragido da justiça e que responde a três processos também por estelionato. Ivis está preso no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, onde aguarda a decisão da Justiça.

nominuto.com

Filho tenta assassinar a Mãe de 72 anos ateando fogo no corpo dela no Sertão da Paraíba

· 0 comentários


Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 21h desta sexta-feira (27) na Travessa, Romualdo Evangelista, Bairro dos Pereiros no Município de Pombal, aonde, Aposentada, Maria da Luz Firmino, 72 anos, teve parte do seu corpo queimado pelo próprio Filho, Antônio Batista Firmino, 42 anos, solteiro.

De acordo com informações, o acusado ateou fogo no corpo da Aposentada, usando, álcool, depois, acendeu um fósforo, e esperou ver a Genitora virá uma tocha humana por razão desconhecida.

A Senhora, Maria da Luz Firmino, aos gritos, conseguiu tirar as roupas, e pedir socorro aos vizinhos que ao ouvirem aquele alarido, arrombaram a porta principal da residência, salvar a vítima, e deter o acusado até a chegada da Polícia Militar ao local.

O elemento foi encaminhado até a Delegacia de Pombal para as medidas cabíveis.


Fonte: Folhadosertao
via qthdanoticia.blogspot.com

Polícia Civil algema presos no portão do CDP Zona Norte

· 0 comentários



“Abel” e “Gustavo” foram os primeiros presos a serem algemados nas grades da recepção de um Centro de Detenção Provisória, conforme havia determinado o Conselho Superior de Polícia, nessa sexta-feira (27), no caso da direção da unidade prisional nega-se a receber o preso.

Os dois foram autuados na delegacia de plantão Zona Norte, por envolvimento com drogas e roubo, respectivamente, e logo após realização do exame de corpo e delito, no Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), levados para o CDP da Zona Norte. Como o agente penitenciário negou-se a recebê-los na Unidade, os policiais os prenderam com lacres plásticos no portão de entrada do CDP.

Pelo seu Twitter, o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, demonstrou sua revolta com a conduta dos policiais civis. “O Conselho de Polícia do RN não está acima da lei e seus membros tb cometem crimes. Autoridade pública não pode determinar ou mesmo autorizar desrespeito aos direitos humanos”.

“Isso é legal? Para mim, é crime. Penso q o agente penitenciário deve dar voz de prisão ao policial q algemar o preso na grade. Policiais civis e agentes penitenciários levarão o sistema prisional a explodir neste final de semana. Ninguém parece notar a besteira q faz”

nominuto.com

governo sinaliza que não vai pagar e Polícia Militar sinaliza que vai parar

· 0 comentários


O clima é de tensão entre os policiais militares do Rio Grande do Norte. Apesar da sensação de insegurança que domina todo o Estado, a situação pode ainda ficar pior. A Polícia pode entrar em greve a qualquer momento. Eles argumentam que o aumento prometido pelo governo não foi pago. 


O secretário Aldair da Rocha, segundo informações apuradas pelo blog, já disse que não tem como segurar o movimento, caso o benefício não saia. Para dar o aumento, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) teria que fazer malabarismos, já que o Estado está acima do limite prudencial que prega a Lei de Responsabilidade Fiscal. 


fonte: Robson Pires 



via qthdanoticia.blogspot.com

Corregedor sugere ao MP intervenção no sistema prisional potiguar

quarta-feira, 25 de abril de 2012 · 0 comentários

O corregedor-geral de Justiça,
desembargador Cláudio Santos,
enviou ofício ao procurador-geral
de Justiça, Manoel Onofre Neto,
sugerindo que o Ministério Público
tome providências - inclusive para
eventual intervenção e sequestro
de verbas públicas oriundas da
conta única do Estado - para
atender às despesas necessárias
ao funcionamento regular do
sistema prisional do Rio Grande do
Norte.
O desembargador destacou, no
comunicado ao procurador, que a
Corregedoria acompanha a
situação do complexo carcerário
do RN desde junho de 2009,
através de inspeções realizadas
pelo Grupo de Apoio à Execução
Penal (Gaep), e em todas elas se
constatou a precariedade do
sistema.
O Gaep, além de examinar as
execuções penais e o prazo de
recolhimento dos presos
provisórios, comparece aos
estabelecimentos prisionais e
entrevista individualmente todos
os detentos e diretores das
unidades. O resultado das
inspeções, segundo o magistrado,
tem mostrado uma situação
insustentável sem que o Poder
Público tenha tomado medidas
enérgicas, inclusive sugeridas pela
Corregedoria, para mudar a
situação.
Reuniões
Desde janeiro de 2011, a
Corregedoria Geral de Justiça do
TJRN realiza reuniões com
representantes de diversos
órgãos e entidades, como o próprio
Ministério Público e a Secretaria
de Estado da Justiça e Cidadania
(Sejuc), a responsável pela
administração das unidades
prisionais. Os encontros visavam
encontrar soluções para o
problema, mas o desembargador
alerta que a despeito das
sugestões encaminhadas ao
Governo do Estado as medidas
não foram tomadas.
"A situação se agrava a cada dia,
principalmente com a falta de
fornecimento de alimentação
regular e com qualidade, como
acontecido na Comarca de Caicó,
em que houve decisão judicial
determinando o bloqueio de verba
para aquisição de alimentos para os
recolhidos do Presídio Estadual Dr.
Francisco Pereira Nóbrega", disse
o texto enviado à Procuradoria.
O documento enfatiza ainda que
entre as reais condições em que se
encontra o Sistema Penitenciário
do RN pode ser destacado que é
contumaz, por exemplo, a ausência
de condução dos presos
provisórios para as audiências
devido a escassez de viaturas
para o transporte, a carência de
efetivo diante do reduzido número
de agentes penitenciários, a
precária estrutura das instalações
prisionais, a falta de pagamento
aos fornecedores e o risco
iminente de fugas com
possibilidade de rebeliões.
"Adicione-se a isso o fato do
Estado não fornecer armas (letais
e não letais), coletes ou mesmo
fardamento aos agentes
penitenciários, responsáveis
individualmente pela compra do
material essencial para o
desenvolvimento do trabalho",
pontuou o desembargador.
Sistema Prisional
O Sistema Prisional do RN
disponibiliza 2.556 vagas para
custodiar presos em todo o
Estado, mas abriga atualmente
7.252 detentos, o que se
configura um inchaço na estrutura
das unidades.
"O cumprimento de pena de forma
subumana em razão da
superlotação, agravada pela falta
de alimentação diária, viola
flagrantemente os direitos
humanos, podendo configurar
inclusive crime de tortura", relatou
o documento assinado pelo
desembargador Cláudio Santos.
Segundo informações prestadas à
Corregedoria pela Sejuc a despesa
mensal com a manutenção do
Sistema Penitenciário do RN,
excluídos os gastos com os
Centros de Detenção Prisional
situados na capital (estes
mantidos pela Secretaria de
Segurança Pública) totaliza R$
2.315.898,00.
* Fonte: TJRN.

Com informações sa tribuna do norte

Crime com características de execução é registrado na região Oeste

· 0 comentários

Da Gazeta do Oeste
No início da tarde dessa terça-
feira, 24, um crime com
características de execução foi
registrado na zona rural de
Baraúna. O corpo da vítima,
identificada como João Marcos
Barbosa, 34 anos, foi localizado
por um mototaxista que passava
pelo local e acionou a Polícia
Militar do município.
O corpo apresentava marcas de
tiros na cabeça e estava caído
próximo à motocicleta YBR Yamaha
de cor vermelha e placa: JUF –
5855- Itaiçaba-CE. Segundo
informações repassadas à polícia
por uma mulher, nome não revelado,
que trafegava na moto com João
Marcos, quando eles passavam
pela comunidade de Três Varedas,
zona rural de Baraúna, uma dupla
em outra moto de cor escura se
aproximou forçou Marcos a parar,
exigiu que ele retirasse o
capacete e efetuou três disparos
de arma de fogo na cabeça da
vítima que morreu no local.
João Marcos era natural da cidade
de Jaguaruana-CE. O local do
crime foi isolado pela Polícia Militar
do município até a chegada de uma
equipe do Instituto Técnico-
científico de Polícia (ITEP) para
fazer a remoção do corpo para
exame na sede da unidade em
Mossoró.

Jovem é torturado e executado com vários tiros em Pium

· 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR
Um jovem identificado como
Gustavo Moura Freire, 20
anos,caseiro, foi executado com
vários disparos de arma de fogo,
provavelmente pistola calibre
380, por volta das 19h dessa
terça-feira (24) em um sítio
localizado próximo ao balneário de
Pium, no município de Nísia
Floresta. A informação foi
confirmada pelo tenente Moisés,
oficial do 3º Batalhão de Polícia
Militar em serviço.
Segundo o tenente, informações
dão conta que pelo menos dois
homens não identificados invadiram
o local e surpreenderam o jovem.
Na ocasião, antes da execução, a
vítima ainda foi torturada com uma
chave de fenda na região do
pescoço.
O tenente Moisés confirmou que
Gustavo tinha passagens pela
polícia e havia sido vítima de
tentativa de homicídio em outubro
do ano passado. Até o momento
não se tem pistas da autoria do
crime.
O corpo do jovem foi removido pelo
Instituto Técnico e Científico de
Polícia (Itep) para a realização do
trabalho de necrópsia.
A polícia ainda confirmou que
apesar da invasão a residência,
nenhum bem foi roubado.

Polícia Militar recaptura foragido em Felipe Camarão

· 0 comentários

José Swelds de Medeiros, o “Galo
Cego”, foi preso pelos policiais
militares do BP Choque, nessa
terça-feira (24), enquanto
consumia maconha em Felipe
Camarão, Zona Oeste de Natal.
Segundo o oficial de operações do
BP Choque, durante a abordagem
a “Galo Cego”, os militares
constataram que ele estava
foragido do Presídio Raimundo
Nonato Fernandes, onde cumpria
pena, em regime semi-aberto, por
roubo qualificado, e que responde
por vários homicídios no bairro.
Este é o 35° foragido a ser
recapturado pelos militares do BP
Choque desde o início do ano.

Nominuto.com

Irmãos sofrem atentado no retorno do trabalho

· 0 comentários

Erivaldo Soares da Silva e Rivaldo
Soares da Silva Filho foram
surpreendidos pelos suspeitos na
noite dessa terça-feira (24),
enquanto retornavam para casa,
no Guarapes, Zona Oeste de
Natal, vindos do trabalho. Os
suspeitos, ainda não identificados,
se aproximaram em um carro
escuro, um deles desceu e atirou
contra os irmãos.
Para policiais do 9° BPM, o crime
foi uma execução. Erivaldo foi
atingido com tiros na cabeça e
morreu ainda no local; Rivaldo foi
atingido no abdômen, mas
socorrido por populares e está
internado no hospital Clóvis
Sarinho, em estado grave.
Um primo das vítimas confirmou o
envolvimento dos dois irmãos com
drogas.
Durante as diligências da Polícia
Militar na busca dos suspeitos,
três pessoas foram detidas, uma
delas armada. Todos foram
levados para a delegacia de
Plantão Zona Sul.

No minuto.com

Em cinco dias, jovem é detido duas vezes com arma de fogo em Mossoró

· 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR, com
informações de O Câmera
Um jovem identificado como
Alexandre da Silva, 18 anos,
morador da Favela do Fio, no
município de Mossoró, foi detido no
inicio da tarde desta quarta-feira
(25), com uma espingarda de
pressão. De acordo com
informações de populares, o
acusado estava intimidando
moradores do local, como se a
arma fosse uma escopeta.
Alexandre foi detido por policiais
da Ronda Ostenvisa com Apoio de
Motocicletas(Rocam).Na ocasião,
ele disse aos policiais que havia
sido solto nessa terça-feira(24),
mas estava sem o alvará de
soltura.
Informações dão conta que o
acusado teve um irmão morto a
cerca de 30 dias, com um disparo
de arma de fogo, dentro da favela.
Na semana passada, quando
realmente foi preso, ele disse na
delegacia que estava sendo
ameaçado de morte e por isso
andava armado. Na ocorrência
registrada cinco dias atrás, o
jovem foi flagrado com um revólver
calibre 38, municiado, além de
vinte uma pedras de Crack e R$ 17
reais em dinheiro fracionado.

Polícia encontra corpos e carro semelhante ao usado por jovens desaparecidos durante viagem à Bahia

terça-feira, 24 de abril de 2012 · 0 comentários

O delegado da cidade de São
Mateus, no norte do Espírito
Santo, Janderson Lube, confirmou
nesta terça-feira (24) que um
carro semelhante ao ocupado por
cinco jovens que estão
desaparecidos desde a última
sexta-feira (20) foi encontrado
em um precipício na manhã de hoje,
no sul da Bahia. Os jovens seguiam
viagem de São Mateus para Prado,
no sul da Bahia, para uma festa de
aniversário na noite da sexta.
O veículo foi encontrado a 12 km
de Posto da Mata, na cidade de
Nova Viçosa (BA), e estaria com
corpos em seu interior. Equipes da
polícia e do Samu foram enviadas
para o local e ainda não há
informações sobre a identificação
das vítimas.
Segundo a assessoria da
Secretaria de Segurança Pública
do ES, "tudo indica que é o carro
dos jovens", porém as autoridades
estão aguardando confirmação
oficial do superintendente de
Polícia do Interior, Danilo Bahiense,
que está se deslocando para o
local de helicóptero. As
informações ainda são
desencontradas.
Estão desaparecidos André
Galão, 28, ex-estudante de
design de moda do Centro
Universitário do Espírito Santo
(Unesc), Izadora Ribeiro, 21,
Rosaflor Oliveira, 24, Amanda
Oliveira, 22, e Marllonn Amaral, 21
--todos estudantes de biologia do
Centro Universitário Norte do
Espírito Santo (Ceunes)
Os jovens viajaram por volta das
19h da última sexta-feira em um
carro Fiat Punto de cor bege. Eles
iam para a festa de aniversário da
mãe de Izadora. O percurso entre
São Mateus e Prado deveria ser
feito em cerca de 3 horas. Como o
grupo não chegou ao destino, os
familiares tentaram ligar para os
telefones celulares dos
estudantes, mas todas as ligações
caíram na caixa postal.
Segundo a polícia de São Mateus,
o grupo teria sido visto pela última
vez em um posto de gasolina do
distrito de Itabatã, no município de
Mucuri, sul da Bahia.
Imagens da câmera de segurança
de um posto de gasolina na cidade
de Pedro Canário, no Espírito
Santo, distante apenas 10 km da
divisa com a Bahia, podem ajudar
na investigação sobre o
desaparecimento dos jovens. O
vídeo já foi solicitado e, apesar da
baixa qualidade, poderá dar alguma
pista sobre o paradeiro do grupo.
Um helicóptero da Polícia Militar
também foi utilizado nas buscas.
“Há algumas hipóteses para o que
possa ter acontecido como a
suspeita de acidente de carro,
homicídio ou latrocínio”, afirmou o
delegado Janderson Lube.
Segundo a mãe de André Galão,
Glória, as buscas foram iniciadas
pelos familiares já na manhã de
sábado (21): ela informou que o
trajeto entre São Mateus (ES) e
Prado (BA) foi refeito diversas
vezes por parentes. “Tudo ainda é
muito vago, é como se um carro e
cinco pessoas pudessem
desaparecer como fumaça, como
se pudessem desintegrar”, afirmou
ontem.
Além dos familiares e da polícia, o
caso vem sendo divulgado nas
mídias sociais com a ajuda de
amigos.
(Com informações da Agência
Estado)
Fonte: Flávia Bernardes Do UOL,
em Vitória

Mãe é presa por usar o filho de 10 anos como aviãozinho do tráfico

segunda-feira, 23 de abril de 2012 · 0 comentários


A acusada tentou esconder a droga no momento da chegada da polícia.

Por Sérgio Costa DO PORTALBO.COM

Uma mulher de 42 anos foi presa, na manhã deste domingo (22), acusada de tráfico de drogas e corrupção de menor. Simone do nascimento foi detida na rua dos Bandeirantes, na comunidade Novo Horizonte, mais conhecida como favela do Japão, no bairro das Quintas.

De acordo com o soldado Frasceth, do 9º Batalhão, uma equipe da polícia estava realizando um patrulhamento nas ladeiras da comunidade quando se deparou com um garoto entregando uma pedra de crack a um usuário. Os policiais fizeram uma abordagem, mas o menino correu em direção à residência onde mora. Dentro da casa, o policial Frasceth e seus companheiros flagraram a mãe da criança tentando jogar a droga para o telhado e imediatamente deram voz de prisão a Simone.

"Nós tínhamos informações sobre o tráfico de drogas no local e fomos até lá averiguar. Quando chegamos vimos o garoto vendendo livremente o produto. Foi uma surpresa para nós quando vimos que a mãe era conivente", disse.

Após ser flagrada a acusada e o filho dela foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul e ouvidos pelo delegado de plantão. Simone conversou com a reportagem do Portal BO e negou ser traficante. A mulher disse que não sabia que o filho de dez anos vendia drogas nas escadarias da comunidade e que sempre educou o garoto e a irmã dele da forma correta.

"Eu não sou isso que estão dizendo que sou. Nunca estive em uma delegacia e estou com muito medo de tudo. Eu sempre eduquei meus filhos com tanto zelo como eu iria fazer isso, meu Deus", declarou. Simone foi autuada e levada para um presídio feminino na grande Natal.

Sejuc emite nota sobre sindicância que apura fuga em massa em Alcaçuz

· 0 comentários


Por Fernanda Santos do portalbo.com

A sindicância instaurada pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania para apurar a maior fuga da história da penitenciária estadual de Alcaçuz foi suspensa. A Sejuc emitiu uma nota, na tarde desta segunda-feira (23), informando que tem interesse em apurar possível negligência, mas que isso precisa ser feito dentro da legalidade e, portanto, tem que ser feito por outra instituição.

Confira nota, que é assinada por Aldair da Rocha, secretário interino:

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) torna público o que ficou decidido após a sindicância instaurada para apurar a fuga de quarenta e um apenados do pavilhão cinco da Penitenciária Estadual Doutor Francisco Nogueira Fernandes, popularmente conhecida como “Penitenciária de Alcaçuz”, no município de Nísia Floresta, ocorrida no dia 19 de janeiro de 2012.

A Sindicância fica sobrestada, ou seja, suspensa, quanto ao Processamento Disciplinar contra doze agentes penitenciários que estavam no estabelecimento penal no momento da fuga, suspeitos da prática de desvio de conduta, para aguardar a conclusão do Procedimento de Investigação Criminal presidido pelo Ministério Público.

À Corregedoria Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi encaminhada cópia dos autos para conhecimento e abertura de Procedimento Disciplinar contra os dois soldados PM que faltaram ao serviço naquele dia, sem justificativa.

A Sejuc tem total interesse em esclarecer os fatos e punir, administrativamente, quem tiver incorrido em alguma ilegalidade, no entanto, o processo deve seguir todos os passos legais, assegurando aos acusados o amplo direito de defesa, para que nenhum tipo de injustiça seja cometido.

Jovens são presos no conjunto Pirangi com arma, munições e drogas

· 0 comentários


Policiais civis receberam denúncia e conseguiram realizar o flagrante, na noite deste domingo.

Por Thyago Macedo do portalbo.com


A Polícia Civil prendeu dois jovens acusados de tráfico de drogas e porte ilegal de arma e munições. Os acusados, identificados como Rafael Silva Gonçalves, de 18 anos, e Washington de Paula e Silva Neto, de 25 anos, foram detidos no conjunto Pirangi, na zona Sul de Natal, após denúncias anônimas. Com eles, a polícia apreendeu drogas, várias munições, inclusive de calibre restrito, e um revólver calibre 38.

Os policiais da 2ª Equipe da Delegacia de Plantão da Zona Sul receberam, neste domingo (22), a informação de que os acusados estariam comercializando drogas naquela área, após a morte do traficante Alesi Dantas Marques, de 20 anos, assassinado no último dia 30 de março. A dupla teria assumido os negócios de Alesi e se apropriado dos pontos de venda dele também na região de Nova Parnamirim.

A partir das informações, os policiais civis decidiram sair em diligência e foram até a casa da mãe de Rafael Silva, também conhecido pelo apelido de “Rato”. O rapaz não estava na residência, mas a mãe permitiu que a polícia entrasse para fazer uma revista. No quarto de Rafael, os agentes encontraram Washington de Paula, conhecido como “Taz”. Com ele, foram apreendidas maconha, crack e uma porção de cocaína.

Logo depois, a mãe de Rafael contou aos policiais que o filho estava morando com uma mulher em um condomínio naquelas imediações. Os agentes foram até lá e, ao entrarem na casa do suspeito não encontraram. Entretanto, ao procurarem nos arredores da residência, a polícia acabou encontrando o acusado escondido por trás de plantas no jardim do condomínio, juntamente com a companheira.

Com o suspeito detido, os policiais da Plantão Zona Sul realizaram vistoria na casa dele e encontraram uma balança de precisão, aproximadamente um quilo de maconha, bem como um revólver calibre 38, dez munições de calibre 38 e mais 30 munições de calibre 45, considerado de uso restrito. Rafael e Washington foram conduzidos para a Delegacia de Plantão, em Candelária. Washington foi autuado pelo crime de tráfico de drogas. Já Rafael, o Rato, além do tráfico de drogas, também foi autuado por porte ilegal de arma e munições.

Sete ônibus são roubados em Natal durante final de semana

· 0 comentários


A onda de roubos a ônibus em Natal voltou. A Polícia registrou nesse final de semana sete roubos a ônibus, cinco no sábado (21) e outros dois no domingo (22), ocorridos em todas as regiões da capital.

Em um deles, na tarde desse domingo, o acusado roubou passageiros em uma parada no bairro Igapó, Zona Norte de Natal, e tentou pagar a passagem do ônibus com um dos celulares roubados. Como o cobrador não aceitou, ele anunciou o roubo e fez mais um “arrastão”.

No início deste ano, quando os roubos atingiram a média de mais de um por dia, a Polícia Militar chegou a realizar operações específicas com barreiras de fiscalização diárias, em horário e locais estratégicos, o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, designou um delegado especial para investigar os casos, e as ações dos criminosos diminuíram consideravelmente, mas o não pagamento das Diárias Operacionais acabou por encerrar as operações da PM e os roubo voltaram a ocorrer.



nominuto.com

Tiroteio na saída de festa deixa um morto e outra ferida

· 0 comentários



Marcos Antônio da Silva Santana, de 24 anos, foi atingido por um tiro no tórax ao sair de uma festa, no bairro Santo Antônio, em Mossoró, esta madrugada (23).

Segundo relatos das testemunhas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os tiros foram disparados por quatro homens, presos minutos depois. Marcos ainda tentou se proteger dos disparos correndo, mas não resistiu ao ferimento.

Outro tiro atingiu Mariana Rodrigues Araújo, de 64 anos, que trabalhava como vigia de rua durante a festa. Ela foi socorrida por populares para o hospital regional Tarcísio Maia e não corre risco de morte.

Os quatro suspeitos presos confirmaram terem ido a festa, mas negaram qualquer responsabilidade pelos disparos. A Polícia acredita que as vítimas tenham sido atingidas por engano, e investiga a possibilidade dos disparos terem sidos realizados durante confronto entre grupos rivais.



nominuto.com

Projeto quer gratificar policiaisque apreenderem armas de fogo noRN

· 0 comentários

Policiais militares e civis do Rio Grande do Norte poderão passar a ter direito a premiação pecuniária por apreensão de armas de fogo.


Pelo menos esse é o desejo do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), que defendeu junto ao Governo do Estado, via Secretaria da Defesa Social e Segurança Pública, a criação de um programa de incentivo aos policiais.
A proposta da criação do programa foi encaminhada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa à governadora Rosalba Ciarline e ao secretário da Defesa Social, Aldair da Rocha. O deputado Gustavo Carvalho justificou sua proposta argumentando que o número de assassinatos tem aumentado assustadoramente em todo o país e esses crimes são cometidos com armas de fogo ilegais.


“Defendo que o Governo do Estado, via Secretaria de Segurança e Defesa Social, garanta que policiais civis e militares passam a ter direito a premiação pecuniária por apreensão de armas de fogo porque esse incentivo para estimular cada vez mais nossos policiais”, comentou o parlamentar.
Segundo Gustavo Carvalho, a luta contra a violência no Rio Grande do Norte é um grande desafio e é preciso incentivar os esforços para reduzir os níveis de criminalidade, revertendo assim esse quadro. “Por motivos evidentes, as campanhas de desarmamento não recolhem, na totalidade, as chamadas armas clandestinas, geralmente as utilizadas pelos bandidos. 

Com isso, o incentivo financeiro para os policiais será um investimento pequeno para o governo estadual se comparado aos gastos com assistência a feridos e outras despesas médicas”, justifica o deputado. O parlamentar ainda cobrou do Governo do Estado, investimentos para as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, solicitando instalações de novas delegacias, destacamentos da PM e postos do Corpo de Bombeiros.


Postado por Eduardo Dantas
via qthdanoticia.blogspot.com

Corpo de homem morto é jogado próximo ao Hospital Walfredo Gurgel

· 0 comentários


Vítima foi deixada em uma calçada, no início da manhã deste domingo.

Por Thyago Macedo do portalbo.com

Os policiais militares do 5º Batalhão receberam a informação, no início da manhã desta segunda-feira (23), de que um corpo havia sido jogado em plena via pública, na avenida Senador Salgado Filho, próximo ao Hospital Walfredo Gurgel, no bairro de Lagoa Nova. A vítima estava com um grande ferimento no rosto e foi deixada mais precisamente em cima da calçada do prédio da Caern.

Quando os policiais chegaram ao local, já encontraram o homem sem vida e, a partir daí, acionaram o Instituto Técnico-Científico de Polícia e a Delegacia de Plantão da Zona Sul. Os peritos foram até a avenida Salgado Filho e descobriram que a vítima havia sido atingida por um disparos de espingarda calibre 12 no rosto.

O corpo foi levado para a sede do ITEP, onde passou por necropsia e, na manhã desta segunda-feira, estava aguardando para ser identificado e liberado. De acordo com policiais civis da Delegacia de Plantão da Zona Sul, o fato de o corpo ter sido deixado nas imediações do Walfredo Gurgel indica que as pessoas que estavam no veículo, que não teve placas identificadas, provavelmente estariam tentando prestar socorro ao homem e levá-lo até o hospital.

Entretanto, ele deve ter morrido antes de chegar na unidade e, com isso, os ocupantes do veículo preferiram deixá-lo na rua para evitar algum tipo de complicação com a polícia.Como o corpo foi encontrado no bairro de Lagoa Nova, o Boletim de Ocorrência foi feito na Plantão Sul, mas será remetido para o 5º Distrito Policial, onde será instaurado inquérito.

Fim da trégua: Duas mulheres são assassinadas em Patos Pb

· 0 comentários

Depois de vários dias sem registro
de assassinato na cidade de
Patos a paz foi quebrada neste
sábado e domingo, dias 21 e 22,
respectivamente. Duas mulheres
foram assassinadas em menos de
10 horas em locais distintos da
cidade. O primeiro caso aconteceu
por trás do Moinho Patoense, na
localidade conhecida como “Baixo
Meretrício”.
A primeira vítima foi identificada
como sendo Aucerlânia Rodrigues
Gomes, 45 anos. Ao chegar ao
local do assassinato, que teria
ocorrido por volta das 19:00 h, a
Polícia Militar ainda encontrou a
vítima com vida. Aucerlânia foi
assassinada com disparos de arma
de fogo. A Polícia Militar acionou o
SAMU que levou a vítima ainda
com vida para o Hospital Regional
de Patos, mas essa não resistiu
aos ferimentos, vindo a falecer
momentos depois do fato.
Aucerlânia chegou a balbuciar
algumas palavras com relação ao
crime e a Polícia está em
investigação para apurar às poucas
informações repassadas.
O segundo assassinato aconteceu
nas proximidades da Estação
Ferroviária de Patos, por volta das
04:00 h. na madrugada deste
domingo, precisamente na “Praça
dos Pombos”, local já bastante
suspeito pela prática de ponto de
prostituição e consumo de drogas.
A vítima foi identificada como
sendo Carla Ana Firmino da Silva,
17 anos, residente no Bairro do
Matadouro, em Patos. Ana foi
encontrada por um vigilante das
imediações onde o fato ocorreu.
Ao lado do corpo da vítima foi
encontrado um cachimbo usado no
consumo de crack.
O vigilante acionou a Polícia Militar
e o caso está sendo apurado. A
segunda vítima foi assassinada
também por arma de fogo. A
Polícia já tem uma linha de
investigação para esse
assassinato, mas não revelou para
não comprometer as diligências.
Os dois assassinatos podem ter
ligação já que as vítimas tinham
envolvimento com prostituição. A
cidade de Patos estava sem
registro de assassinato já há
alguns dias.
Jozivan Antero – patosonline.com

PRF divulga o boletim do final de semana, com cinco mortes de trânsito

· 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR
A Polícia Rodoviária Federal
divulgou os números de acidentes
no final de semana. Foram
registrados 43 acidentes, com 31
feridos e cinco mortos. Onze
crimes de trânsito foram
contabilizados, além de 27 multas
e um veículo recuperado.
Na lei seca, 134 testes do
bafômetro foram feitos e 12
pessoas presas, dentre elas, nove
por consumo de bebida acima do
permitido.

CAMPESTRE: Agente Penitenciário Marcelo foi assassinado com 5 tiros

· 0 comentários

Confirmado, a polícia dá conta
que provavelmente o assassinato
foi por motivo premeditado, haja
vista, que os pertences da
vítima, agente penitenciário
Marcelo se encontram no local
do crime.

 Fonte: Campestre Cidadão
Atualizando.
Em trabalho conjunto com o Blog
Campestre Cidadão, o Blog O
Paralelo acaba de ser informado
pelo PM De Oliveira que, segundo
informações colhidas no local o
agente penitenciário (Marcelo)
estava fazendo um retorno em
frente a Maternidade Maria
Vicência de Souza quando um
homem não identificado
aproximou-se do seu veículo e
efetuou aproximadamente 5
disparos de arma de fogo,
Maiores informações dentro de
mais alguns instantes.
via qthdanoticia.blogspot.com

Juíza fará nova inspeção e pode adiar fechamento do Ceduc

· 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR, com
informações do repórter Paulo de
Sousa
A juíza da Vara da Infância e
Juventude de Parnamirim, Ilná
Rosado, vai realizar uma nova
inspeção no Ceduc Pitimbu na
próxima quinta-feira (26), às 9h.
Segundo a juíza, o motivo da nova
inspeção surgiu após uma reunião
com o diretor da Fundac, Getúlio
Batista, na manhã desta quinta. Ele
apresentou documentos que
confirmam que a reforma
requisitada está sendo realizada.
Para comprovar o andamento da
reforma, Ilná Rosado irá na próxima
quinta até a unidade. Caso esteja
sendo realmente realizada, a juíza
poderá adiar a decisão de fechar
definitivamente o Ceduc.

Pipa/RN: Empresário californiano, Sr. James, dono do badalado restaurante Pacífico, é assassinado a pauladas ao sair de sua residênciae

· 0 comentários

Ainda chocada com a morte de um
casal argentino atropelado sábado
último (14), um rapaz esfaqueado
em sua própria casa na segunda 16
e uma garota de 15 anos
estuprada, a comunidade de Tibau
do Sul-Pipa chora mais um horror.
Na noite deste domingo (22), por
volta das 22h, James Halper, chef
e proprietário do melhor e mais
famoso restaurante de Pipa, o
Pacífico, foi brutalmente
assassinado na porta da sua casa,
em Tibau do Sul.
Ao ser chamado, saiu e foi
monstruosamente agredido e
morto a pauladas. O corpo foi
encontrado próximo à sua casa.
Ainda não se sabe o motivo.
A comunidade está em estado de
choque e prepara Ação Civil
Pública contra o Estado, para
fazer valer o sagrado direito
constitucional à seguranca.
- “O maior cartão postal do
Estado, a Praia da Pipa, esta
abandonada à própria sorte. A
omissão do Estado é
irresponsável, inconsequente,
desrespeitosa e prejudicial à
economia do Estado, o que
caracteriza incapacidade de
gestão do Governo, dando causa à
ação, afirma o advogado Rogério
Barbosa.
James era californiano.
Desembarcou na Praia da Pipa em
2003, apaixonou-se pelo lugar e
decidiu morar. Aproveitando sua
experiência de vinte anos de
trabalho em cozinhas mundo afora,
abriu seu restaurante, que até hoje
é o maior sucesso, ao lado da
mulher, a carioca Ana.

Fonte: Blog da
Abelhinha.com via canguaretama em chamas

Agente penitenciário é assassinado em São José de Campestre

domingo, 22 de abril de 2012 · 0 comentários

Um agente penitenciário foi
assassinado na madrugada desse
domingo, por volta de 1 h, no
município de São José de Campestre,
a 85 km de Natal. Segundo um dos
agentes da Delegacia e Plantão
Zona Sul, Marcelo Luís Quintano, 35
anos, estava na festa do
Sabugueiro, que acontece no centro
da cidade, quando dois homens se
aproximaram e começaram a atirar.
O rapaz foi atingido com três tiros,
de acordo com a irmã Eneide Alves
Pereira. Segundo  ela, Marcelo
chegou a ser levado no hospital da
cidade, mas já deu entrada sem vida.
Por se tratar de morte violenta, o
corpo foi trazido para o Instituto
Técnico e Científico de Polícia
(ITEP) para autópsia e liberação do
atestado de óbito. Marcelo era
agente penitenciário no presídio de
Nova Cruz, convocado no último do
último concurso público. Tinha pouco
mais de um ano na função.
A ocorrência foi atendida pelos
policiais militares lotados em São
José de Campestre, mas o Boletim
de Ocorrência foi registrado na
plantão Zona Sul, de Natal, por volta
das 4h. A irmã de Marcelo foi
orientada a apresentar o B.O. na
segunda-feira à Delegacia de São
José do Campestre para que inicie
as investigações.
Eneide não imagina porque o irmão foi
alvo de assassinato, com
características de execução. "Pelo
que eu saiba ele nunca tinha sido
ameaçado e era uma pessoa calma",
relatou à equipe da TRIBUNA DO
NORTE. A família ainda aguarda a
liberação do corpo pelo ITEP

Tribuna do norte

Quadrilha é presa após roubar escola

· 0 comentários


Uma quadrilha, composta por três adolescentes e uma mulher, foi presa após roubar uma escola na rua Nossa Senhora do Livramento, em Felipe Camarão, Zona Oeste da capital. O grupo fez o segurança de refém. De acordo com a Polícia, a quadrilha conseguiu levar somente os computadores.

Foram apreendidas duas armas que estavam com o grupo, revolver calibre 38 e uma pistola de brinquedo. Os policiais não quiseram identificar o nome dos envolvidos. O crime aconteceu nas primeiras horas do sábado (21).

A polícia descobriu que todos eram usuários de drogas e acredita que os computadores roubados seriam usados para comprar substâncias ilícitas. Também consta que tem a participação de mais duas pessoas que estão foragidas.

nominuto.com

Polícia Militar apreende quadrilha de adolescentes em Extremoz

· 0 comentários



Os policiais militares do Destacamento de Extremoz apreenderam uma quadrilha de adolescentes – quatro mulheres e dois homens – nessa sexta-feira (20), em uma residência, próxima a base policial, acusados por roubo, receptação e tráfico de drogas.

De acordo com o comandante do Destacamento, tenente Leão, o grupo agia no município e na Zona Norte de Natal e com eles foram recuperadas duas motos roubadas, 14 celulares, relógios, bolsas femininas e apreendido um revólver calibre 38 e uma pequena porção de maconha, além de 543 reais em espécie.

O oficial explicou que os homens eram os responsáveis pelos roubos e cabiam as mulheres a receptação e o tráfico de drogas. “Ontem à noite, o líder do grupo, conhecido como ‘Rato Branco’, foi reconhecido por sete vítimas”.
Cedida

Foram apreendidos 14 celulares, relógios, bolsas femininas e apreendido um revólver calibre 38.

Ele ainda contou que o grupo havia se mudado para a cidade há poucos dias e que desde então estava sendo monitorado pelos militares do Setor de Inteligência. “Uma das mulheres apreendidas já tem passagem na Polícia por tráfico de drogas”, pontuou.

nominuto.com

Hospital de Caraúbas ficou na mira dos bandidos

· 0 comentários



Dois bandidos invadiram o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas. O crime aconteceu no final da noite de sexta-feira (20) e recolheram as armas dos vigilantes e um celular de uma pessoa que passava no local.

De acordo com testemunhas, os criminosos chegaram ao hospital pedindo informações sobre um grave acidente que havia ocorrido. Quando o vigilante foi repassar as informações, eles anunciaram o assalto.

A dupla saiu do hospital em uma moto e ao chegar à RN 117, eles deixaram o veículo. Em seguida, roubaram uma outra pessoa e levaram a sua moto. Após o segundo roubo, fugiram em direção ao município de Olho D’água do Milho. Polícia não encontrou os envolvidos.

nominuto.com

PM conteve um principío de rebelião no Raimundo Nonato

· 0 comentários


Um princípio de rebelião aconteceu, na tarde de sábado (21), no presídio Raimundo Nonato, situado na Zona Norte da cidade. Essas informações foram confirmadas por José Olímpio, coordenador do sistema penitenciário no Rio Grande do Norte.

De acordo com Olímpio, o motivo desse motim seria a paralisação de 48 horas dos agentes penitenciários, que proibiu a entrada de visitas ao presídio. Por conta disso, os presos quebraram algumas grades e queimaram objetos.

A revolta foi contida quando o Grupo de Operações Especiais (GOE), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), entrou no Raimundo Nonato e conteve os ânimos. Olímpio afirma que não houve rebeliões em outros presídios do estado.

nominuto.com

PM impede saidinha de banco e prende dois

· 0 comentários


Dupla foi detida na agência do Banco do Brasil, no conjunto Santa Catarina.

Por Thyago Macedo do portalbo.com
Policiais militares do 4º Batalhão conseguiram impedir uma saidinha de banco, na tarde desta sexta-feira (20), e prenderam dois homens que iriam cometer o crime. A PM chegou até os suspeitos após denúncias anônimas dando conta que eles estavam dentro e fora de uma agência bancária.

O comandante do 4º BPM, major Manoel Kennedy, informou ao Portal BO que os policiais se deslocaram até o Banco do Brasil do conjunto Santa Catarina, na zona Norte de Natal, e visualizaram os dois acusados. Um deles estava do lado de fora da agência bancária em uma motocicleta.

“Ele iria seguir a vítima, mas os policiais fizeram a abordagem antes e apreenderam com ele um revólver calibre 38. Logo depois, nossos homens conseguiram prender o acusado que estava com fones de ouvido dentro do banco passando as informações para o que estava no lado de fora”, conta o oficial da Polícia Militar.

O flagrante foi feito por volta das 16h. Com isso, a polícia ainda não divulgou a identidade dos dois acusados, que estão sendo levados para o 9º Distrito Policial, também na zona Norte, onde serão ouvidos pela Polícia Civil e, logo depois, autuados pelos crimes.

Polícia Civil prende acusado de homicídio em Goiás

· 0 comentários


Antônio Luiz é acusado de assassinato registrado há quatro anos e foi preso em Monte Alegre.

Por Fernanda Santos do portalbo.com
*Fonte: Assessoria / Degepol

Policiais civis da Delegacia de Monte Alegre prenderam, no final da tarde desta quinta-feira (19), um agricultor identificado como Antônio Luiz da Silva, de 35 anos, acusado de praticar um homicídio no estado de Goiás, há quatro anos.

A prisão do acusado se deu em cumprimento a um mandado expedido pela justiça. Há cerca de duas semanas a equipe da Polícia Civil de Monte Alegre recebeu informações de que o Antônio Luiz estava escondido na cidade e desde então efetuou várias diligências e campanas no sentido de localizar o suspeito. Por volta das 16h30 desta quinta-feira os policiais conseguiram encontrar Antônio no local onde ele trabalhava.

Segundo informações da equipe, o acusado matou a facadas o vizinho no município de Montividil, estado de Goiás há quatro anos. No momento da prisão, ele confessou o homicídio e alegou que praticou o crime porque a vítima o agredia. Logo após o fato, ele teria se mudado para o Rio Grande do Norte, já que tem familiares que moram no estado.

Argentino vítima de suposto sequestro não quer que polícia investigue caso

· 0 comentários


Estrangeiro é aluno de um curso de mestrado da UFRN e teria sido sequestrado no início da semana, no próprio Campus.

Por Thyago Macedo do portalbo.com


Um argentino que protagonizou a mobilização de um efetivo policial nesta semana para em virtude de um suposto sequestro, procurou o delegado Frank Albuquerque, titular do 4º Distrito Policial, para pedir que a polícia não investigue o caso. O estrangeiro é aluno de um curso de mestrado da UFRN e teria sido sequestrado no início da semana, no próprio Campus.

“Na versão contado por ele, dois homens teriam feito a abordagem, na noite da terça-feira (17), e o raptado. Depois disso, ele teria sido bastante agredido, mas não soube dizer para onde foi levado. O que ele conta é que foi deixado em Pium”, relata o delegado Frank Albuquerque.

A vítima somente ligou para a companheira no fim da tarde da quarta-feira (18), dizendo que havia sido deixado em Pium, no entanto, estava perdido e sem dinheiro para voltar par casa. Depois disso, ele não fez mais contato e a polícia continuou investigando. Na quinta-feira (19), o argentino, identificado pelo nome de Lisandro, voltou a se comunicar.

A partir daí, ele pediu que a mulher deixasse a polícia fora do caso, mesmo assim, o delegado insistiu para que ele fosse até o 4º DP prestar esclarecimentos e resgatar o seu carro que havia sido abandonado na Via Costeira. “Ele nos procurou nesta sexta-feira e confirmou que foi sequestrado e espancado por dois homens, apesar disso, pediu que não investigássemos e se negou a fazer exame de corpo delito”, conta Frank Albuquerque.

O pedido do argentino causou estranheza ao delegado que disse ao Portal BO que continuará investigando, até porque, caso a versão contada pelo argentino seja mentira, ele irá responder por falsa comunicação de crime.

GTO de Canguaretama tira meliante acusado de vários assaltos de circulação

sábado, 21 de abril de 2012 · 0 comentários

ontem por volta das 11:00hrs, quando o GTO de Canguaretama composta pelo Sgt Edson, Sd Ramon e Sd Abraão Jr, fazia o patrulhamento na área bancária daquela cidade, abordaram um indivíduo que fôra reconhecido pelo Sd Abraão Jr, como sendo o meliante que praticou o assalto a ele, nas proximidades do Detran em Felipe Camarão na Capital, no início deste mês.
Ao ser abordado pelos policiais do Grupo Tático, o mesmo não esboçou qualquer reação, reconhecendo de imediato o policial que assaltará dias antes. Como não portava nenhum documento, foi conduzido a Dp daquela cidade para averiguação, ao chegar na DP o acusado foi reconhecido pelo agente de plantão como José Welington da Silva, com várias passagens daquela DP, pelo mesmo crime, Welington de Maria Preta como é conhecido cumpriu quatro anos de prisão pelo art 157, e estava a dois meses no regime aberto, onde já fazia três semana que não ia assinar o livro, o meliante ainda esta sendo acusado em mais dois assaltos à mão armada nas cidades de Canguaretama e Pedro Velho, e é suspeito em pelo menos mais quatro assaltos na cidade de Canguaretama, todos a mão armada.


Welington encontra-se detido da DP de Canguaretama para instauração dos procedimentos e reconhecimento das vítimas.

Justiça determina intervenções no Ceduc Pitimbu

quinta-feira, 19 de abril de 2012 · 0 comentários


A juíza Ilná Rosado Motta, da vara de infância e juventude e do idoso de Parnamirim, determinou que no prazo de 60 dias, seja restaurado e elevado o muro que circunda a Unidade de Internação Ceduc Pitimbu para, no mínimo 5,0 metros, conforme previsto no SINASE, bem como instaladas serpentinas de arames farpado por toda a sua extensão.

A magistrada determinou também que, no prazo de 60 dias, seja instalado grupo gerador na Unidade Ceduc Pitimbu, dimensionado para a carga necessária a atender de imediato na eventual falta de energia elétrica.

Foi determinado ao Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente – FUNDAC, que, no prazo de 90 dias, faça a construção de no mínimo quatro guaritas interligadas através de passarelas de observação e de uma torre central de observação. Os entes públicos devem, ainda, no prazo de 90 dias, a instalação de equipamentos de iluminação ostensiva, ou seja, dois canhões e luz em cada guarita, nos moldes apresentados no estudo pericial anexado aos autos.

Estabeleceu uma multa cominatória diária e pessoal ao Secretário de Estado de Planejamento, e ao Presidente da FUNDAC, no valor correspondente a R$ 5 mil, em caso de descumprimento da decisão, devendo os valores decorrentes da incidência dessa multa serem revertidos ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Pedidos do MP
Na ação, o Ministério Público Estadual alegou que foi realizada reunião na Promotoria de Justiça com a presença do Diretor do Ceduc Pitimbu, juntamente com os Comandantes de Guarda da Unidade, tendo, na ocasião, sido reconhecida como medida urgente para evitar evasões à colocação de serpentinas na extensão do muro que circunda o Ceduc Pitimbu. Também foi apontada a necessidade de um gerador no sentido de que a segurança não seja fragilizada com as constantes quedas de energia elétrica.

O MP alegou que, em resposta a consulta formulada, no que toca à existência de restrição ou proibição legal quanto à construção de guaritas e aumento do muro do Ceduc Pitimbu, além de colocação de serpentinas no mesmo com vistas a evitar fugas e atos de violência no interior da Unidade, informou o Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Estado do RN - CAOPIJ/RN não haver qualquer óbice legal quanto ao aumento dos muros e construção de guaritas, lembrando que os parâmetros determinados pelo Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo – SINASE quanto a muros e alambrados determinam que seja obedecida altura mínima de 5m (cinco metros). O CAOPIJ posicionou-se favorável ao aumento dos muros e construção de guaritas; quanto ao uso de serpentinas, entende que devem ser usadas excepcionalmente.

O Órgão Ministerial afirmou que o relatório da perícia realizada pelo Departamento de Engenharia Civil da UFRN indica a altura do muro, bem como a deterioração do seu reboco como as principais deficiências na estrutura, o que facilita evasões, sugerindo que seja aumentado o muro em no, mínimo, 1 (hum) metro. Após outras considerações, fez alguns requerimentos.

Julgamento dos pedidos
Quando analisou o mérito da ação, a juíza entendeu que deve ser acolhido o pleito do Ministério Público, haja vista a caótica situação hoje existente naquela unidade de internação de adolescentes (Ceduc Pitimbu), questão essa já de conhecimento público e objeto de relatórios circunstanciados e que se encontram arquivados naquela vara.

Ela ressaltou que o próprio Conselho Nacional de Justiça promoveu inspeção na unidade em questão em dezembro de 2010, através do Projeto Medida Justa, tendo concluído, em seu relatório, pela necessidade do fechamento da unidade, o que foi objeto de consulta da magistrada à Corregedoria, haja vista a ausência gritante de vagas no Estado, que somente dispõe de três unidades de internação definitiva de adolescentes, e a impossibilidade de permanência dos mesmos em Delegacias, por vedação legal.

Da mesma forma, ela destacou que a Corregedoria da Justiça do RN também já efetuou inspeções no centro de internação em questão, verificando a situação caótica, desumana e deficitária do CEDUC-Pitimbu, tudo isso consignado em relatório expedido pelo referido órgão.

A magistrada, através de suas visitas mensais à unidade, pôde visualizar a situação relatada nos autos, ou seja, a deficiência das condições de materiais e de segurança da Unidade Ceduc Pitimbu, o que vem a prejudicar, ou até mesmo a inviabilizar o desenvolvimento das atividades da mesma e os objetivos da execução da medida socioeducativa. Ela constatou que a estrutura física, material e de segurança, ainda é o maior problema daquela unidade.

Diante de tudo o que foi constatado, a juíza entendeu que deve ser acatado em toda a sua totalidade os pedidos do Ministério Público, uma vez que se encontra fartamente configurada e comprovada a omissão estatal e as deficiências estruturais do CEDUC Pitimbu, de modo que a intervenção do Judiciário, em face da omissão dos órgãos e entidades estatais, se faz necessária. (Processo nº 0002717-86.2011.8.20.0124)

nominuto.com

Seqüestro de argentino na UFRN ainda é mistério para Polícia

· 0 comentários


Policiais da Companhia de Turista procuraram, durante toda a noite dessa quarta-feira (18), sem sucesso, o argentino, identificado apenas como Lissandro. Ele teria sido seqüestrado na madrugada de ontem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lissandro faz mestrado no curso de Serviço Social e como passa por dificuldades financeiras, estava dormindo dentro do carro, no estacionamento da UFRN.

Segundo o tenente Nícolas, oficial de operações da CIPTur, a namorada do argentino ligou para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) no final da tarde dessa quarta-feira falando que a vítima havia entrado em contato com ela, informando o local onde teria sido solto pelos seqüestradores.

“Ela nos informou que ele estava próximo a Pium. Estivemos em Pium, Cotovelo e Pirangi, perguntei em todos os comércios se alguém o tinha visto e todas as respostas foram negativas”.

O oficial ainda contou que o carro do argentino foi encontrado, abandonado na Via Costeira com todos os pertences no interior do veículo, minuto antes da ligação dela para o Ciosp, e que em sua ligação para a namorada, a vítima teria dito que durante toda a madrugada de ontem, foi espancado pelos seqüestradores e  sido obrigado a tentar sacar dinheiro em vários caixas eletrônicos.

nominuto.com

PF endurece fiscalização em aeroportos em protesto a terceirizados

· 0 comentários


A Polícia Federal está realizando, nesta quinta-feira (19), uma operação-padrão em terminais aeroportuários de todas as capitais do país para protestar contra a terceirização de funções exclusivas dos agentes federais, principalmente no setor de Imigração. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no RN, o agente Odilon Benício, a operação-padrão consiste no endurecimento da fiscalização no embarque e desembarque dos vôos domésticos e internacionais. Haverá mais rigor na checagem de documentos, entrevista com o passageiro e a verificação no sistema de procurados e impedidos de deixar o país.

“Aqui, a operação inicia apenas às 13h por causa dos nossos horários de vôos diferenciados. Vamos mostrar como deveria ser feita a fiscalização caso tivesse efetivo para tal”.

Para Benício é preciso que a população perceba o descaso do Governo com a segurança nos aeroportos. “Estamos as vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas e ainda temos funcionários terceirizados, muitos descomprometidos, em funções que deveriam ser exercidas exclusivamente por um policial federal”.

Em março passado, a PF prendeu um dos funcionários do setor de imigração do aeroporto internacional Augusto Severo, recebendo duzentos reais de um cidadão norueguês, sob pretexto de que o estrangeiro havia ingressado no país em desacordo com a lei brasileira.
 

Aluno é flagrado com arma dentro de escola pública na PB. Veja

· 0 comentários


Um adolescente de 14 anos foi flagrado com uma arma dentro da escola municipal Chico Xavier no bairro do Bessa em João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (18). De acordo com a diretora Ivânia Narçal, o aluno do 6º ano contou que levou a arma para se defender de um vizinho da escola que o ameaçou de morte.

Nesta quarta-feira, a diretora disse que iria até a delegacia para prestar queixa sobre a suposta ameaça ao aluno, mas acabou impedida por conta dos acontecimentos. As aulas foram suspensas porque vários pais com medo foram até a escola buscar seus filhos.



O major Sena, da 3ª Companhia da Polícia Militar em Cabedelo, disse que a arma foi apreendida e o garoto encaminhado para Delegacia da Infância e Juventude. Os pais dele já foram informados sobre a situação e também devem ir à delegacia.

A diretora Ivânia Narçal comentou que, segundo o relato dos alunos, na terça-feira (17) um morador de um prédio localizado ao lado da instituição de ensino ameaçou os alunos com uma arma. “Ele disse que os estudantes tinham jogado pedra no carro dele”, explicou a diretora. Nesta quarta-feira o estudante do 6º ano resolveu levar uma arma para de se defender.



Segundo a polícia, a direção da escola foi informada que um dos alunos estaria no banheiro masculino mostrando um revólver calibre 22 para os colegas. A direção orientou um dos colegas do adolescente a pegar a arma e colocar dentro de uma outra bolsa. O aluno colocou a arma na bolsa e entregou à direção.

Detectores de metais
No dia 13 de abril o Ministério Público da Paraíba recomendou ao secretário de Educação e Cultura da Paraíba a instalação de detectores de metais e de sistema de monitoramento por câmeras no interior de uma escola estadual de João Pessoa. Foi delimitado um prazo de 30 dias para o cumprimento da recomendação.

A medida foi feita após uma solicitação feita pela direção do colégio, que recorreu à Promotoria de Justiça de Defesa da Educação para que os problemas de violência no ambiente escolar fossem solucionados. A recomendação do MPPB abrangerá outras três escolas públicas, sendo uma municipal e duas estaduais, todas da capital.



Tiroteio em escola


No dia 11 de abril dois alunos da escola estadual Enéas Carvalho no Centro de Santa Rita, na Grande João Pessoa, entraram fardados e um deles disparou seis tiros dentro da escola. Três estudantes ficaram feridos e foram socorridos.

Dois dias depois, os adolescentes de 16 e 13 anos suspeitos do atentado foram detidos em Santa Rita. A arma utilizada no crime não foi encontrada pela polícia.

De acordo com a polícia, o alvo dos criminosos era um adolescente de 15 anos e um colega dele. O adolescente e mais duas alunas ficaram feridos. A vítima dos disparos disse à Polícia Civil que se desentendeu com um dos suspeitos dias antes do atentado.

Do g1/PB

Polícia Civil prende estelionatários em São Gonçalo do Amarante

· 0 comentários


Adevaldo Dantas de Araújo Júnior, de 25 anos, e Marcelo Gomes do Nascimento, de 34 anos, foram presos nessa quarta-feira (18) pelos policiais civis de São Gonçalo do Amarante, no Centro da cidade, acusados por estelionato.

Com eles, os policiais apreenderam cerca de 60 cartões de crédito clonados, cinco mil reais em espécie, além de um Corolla, notebooks, celulares e um “chupa-cabra” (aparelho instalado em caixas eletrônicos para copiar informações bancárias de clientes).

Segundo o delegado Adson Kepler, os acusados foram presos após denuncia de um dos funcionários do supermercado onde eles sacavam os valores. “Ele percebeu a dupla realizando diversos saques na máquina e informou a Polícia”.

Ao serem abordados pelos policiais, os acusados ainda tentaram fugir, houve perseguição e a dupla acabou sendo detida numa estrada carroçável, no distrito de Guajirú.

“Adevaldo e Marcelo já respondem a vários processos criminais em outros estados da Federação, por estelionato, roubo de veículos e porte ilegal de arma de fogo”, pontuou o delegado.

nominuto.com

SOLDADO DA POLICIA MILITAR APANHA NA CARA DE OFICIAL EM CURSO DA FORÇA TÁTICA EM NATAL

· 0 comentários


Durante a realização de um curso de “Força Tática” realizado pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Um tenente deu uma tapa na cara de um soldado na aula inaugural.


Com certeza este tenente deve ter ficado bastante entusiasmado quando assistiu o filme Tropa de Elite. E ao participar de um curso de formação quis realizar os mesmos fatos que aconteceram no filme.


Só que o mesmo não deve ter visto que a sociedade condenou os fatos mostrados no filme, fato este executado pelo tenente ao dar uma tapa na cara de um soldado.


Gostaria muito que este tenente respondesse a seguinte pergunta:


Qual aprendizagem que o soldado irá aprender ao levar uma tapa na cara?


Com certeza ele e nenhum outro irão responder. Pois este tipo de acontecimento não tem aprendizagem nenhuma.


A Polícia Militar necessita colocar nas ruas um profissional, mas ao realizar estes infelizes acontecimentos com certeza não teremos na rua um profissional em segurança pública.

Alguém pode me dizer o que iremos ter?


O repórter Jacson Damasceno manteve contato com o comando da PMRN, Coronel Araújo, e o mesmo informou que as denuncias irão de averiguadas.


Leia a seguir o depoimento do soldado:

“Se eu soubesse que iria apanhar na cara, em um curso chamado de força tática, onde não se espera que este tipo de ato aconteça, nem teria me inscrito. Sou contra este tipo de metodologia, não vejo como apanhar no rosto, ser desmoralizado, humilhado me faça um profissional de segurança pública melhor ou uma pessoa mais descente, o curso pra mim acabou naquele instante...”
Fica aqui o meu sentimento de repudio ao tenente que praticou este ato insano e covarde.


Espero que após este fato a Polícia Militar proíba estes acontecimentos em seus cursos de formações, especializações e preparo profissional. Pois os policiais são voluntários no curso para aprender técnicas policiais e não para apanhar.

Postado por CaboHeronides

Bandidos roubam carro e atiram em tenente da Aeronáutica

· 0 comentários


Por Thyago Macedo do portalbo.com


O tenente da Aeronáutica Breno Marques da Silva foi alvo de bandidos, na manhã desta quinta-feira (19). O oficial foi alvejado por dois disparos de arma de fogo e teve que ser levado para o Hospital Walfredo Gurgel. A caminhonete em que ele estava foi roubada pelos criminosos, no bairro de Nova Parnamirim.

O tenente Crisanto, oficial de dia do 3º Batalhão da Polícia Militar, informou que a ocorrência foi registrada por volta das 9h. O oficial da Aeronáutica estava com seu veículo nas imediações da avenida Abel Cabral com avenida Ayrton Senna. Ele estaria entrando em seu veículo, quando foi abordado por dois homens.

Os acusados estariam em uma motocicleta e renderam o tenente Breno Marques, obrigando que ele entregasse as chaves do carro, uma caminhonete Pajero, de cor preta e placas MXM-2412. Os bandidos, de acordo com informações preliminares colhidas pela Polícia Militar, apontaram uma arma para o oficial e mandaram que ele se afastasse.

No entanto, os policiais ainda não descobriram se o tenente da Aeronáutica reagiu ao assalto ou se os criminosos atiraram para matá-lo mesmo. O que se sabe é que o militar foi alvejado duas vezes, sendo um tiro nas nádegas e outro no braço. Logo em seguida, um dos assaltantes entrou na caminhonete Pajero e fugiu com destino ignorado, assim como o comparsa que estaria em uma motocicleta.

Após o roubo e tentativa de homicídio, populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi até o local e prestou socorro ao tenente Breno Marques. Ele foi levado para o pronto socorro do Hospital Walfredo Gurgel. A assessoria de imprensa da unidade informou estava no Centro Cirúrgico passando por procedimentos para retirada dos projéteis. Qualquer informação sobre o paradeiro dos assaltantes ou da caminhonete roubada pode ser repassada para o Disque Denúncia da Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do telefone 181. A identidade do denunciante é mantida no absoluto sigilo.

Preso acusado de se passar por policial federal e funcionário da Presidência

· 0 comentários


Fonte: PF/RN via portalbo.com

Policiais da Delegacia da PF em Mossoró, zona Oeste do Estado, prenderam em flagrante nesta quarta-feira, 18 de abril, naquela cidade, um empresário fluminense, de 40 anos, acusado de utilizar apetrechos e documentos falsificados para se passar por policial federal e funcionário do Gabinete Institucional da Presidência da República.

A ação aconteceu por volta das 13h quando o homem estava hospedado em um hotel. Ao ser abordado, ele apresentou aos policiais a documentação que foi de imediato apreendida, bem como, um “cabo de arpão”, que simulava as características de uma pistola e uma camiseta operacional da PF.

No momento em que foi preso, o suspeito estava no apartamento em companhia de um estudante residente na cidade, o qual informou ter conhecido a pessoa agora desmascarada, através do Facebook e, naquela oportunidade, ele se apresentou como policial federal “em processo de transferência”, do RJ para Mossoró. Há pouco mais de 10 dias, o acusado desembarcou na cidade e passou a frequentar a sua casa.

O estudante disse também que o homem se exibia em locais públicos com uma credencial da PF, a qual agora veio saber ser falsa, além de ostentar um volume por baixo da camisa dando a entender andar sempre armado. Já o empresário acusado, quando de sua autuação no Art. 304 do Código Penal, negou-se a fornecer qualquer declaração, invocando o direito constitucional de permanecer calado e só se pronunciar em juízo.

Após ser submetido a exame de corpo de delito, o suspeito foi transferido para o Centro de Prisão Provisória onde permanecerá custodiado à disposição da justiça. A Polícia Federal apurou também que em janeiro deste ano, o acusado foi preso por Policiais Militares na cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ, praticando o mesmo tipo de crime.

Projeto de lei quer proibir a realização de vaquejadas

quarta-feira, 18 de abril de 2012 · 0 comentários


Existe um projeto de lei que pretende proibir as vaquejadas, evento que é bastante comemorado pelos nordestinos no qual realizam laçadas e derrubadas de bois e bezerros. O PL 2086/11 é de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB). O relator do projeto, o deputado paulista Walter Feldman, já afirmou que vai votar a favor da proibição.

Vai ser considerado infrator o proprietário do local onde foram executadas as práticas contra os animais. Também será infrator o servidor ou a autoridade que conceder alvará ou licença para a realização do evento. A multa poderá atingir o valor de R$ 30 mil.
O relator argumenta que a vaquejada faz com que os animais sejam submetidos a agressões e violência desnecessárias e que não há nenhuma justificativa de lazer, entretenimento ou esporte. Ele espera que o projeto seja aprovado no Plenário.

Algumas ONGs, que são desfavoráveis a rodeios e vaquejadas, afirmam que os animais, que participam dessa atividade, são submetidos a situações de stress e têm o funcionamento do sistema nervoso central modificado.

Entretanto, há duas propostas na câmara que tramitam em conjunto seguem no sentido oposto da proibição. Uma delas regulamenta a vaquejada como atividade esportiva (PL 3024/11) e a outra regulamenta a vaquejada como atividade desportiva formal (PL 2452/11).

Os três projetos têm que ser analisados também pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Nominuto

O reforço das Forças Especializadas

· 0 comentários


Por Andrey Ricardo, via Jornal De Fato


Os policiais militares estaduais têm sua função primordial no policiamento preventivo e na manutenção da ordem pública. Essa é a atribuição mais ampla dessa instituição, que é subdivida em inúmeros grupos, cada um com sua área de atuação e função específica. Os chamados grupos especiais ou especializados existem para dar suporte àquelas equipes comuns, do policiamento diário. No Rio Grande do Norte, existem aproximadamente 10 mil policiais militares e uma pequena parte é especializada.



As unidades especializadas podem ser identificadas pela própria população a partir de uma característica básica: o fardamento. No Rio Grande do Norte, os integrantes das equipes do policiamento ostensivo normal usam farda de cor cinza-escuro. Eles são chamados de radiopatrulha (RP) e são usados em situações de menor potencial ofensivo. As RPs atuam geralmente nos bairros, mediando conflitos entre vizinhos e nos bares, furto, consumo de entorpecentes e outros casos mais simples. Em termos proporcionais, eles representam a maior parcela do efetivo da corporação no RN.

Já os grupos especializados atuam de maneira completamente diferente. Há aqueles que são treinados para ações de extremo risco, como os integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) – destacado no cinema com os sucessos Tropa de Elite I e II -, há outros que atuam no combate aos crimes ambientais, integrantes da Companhia de Policiamento Ambiental (CIPAM), outros que são acionados em casos que a agilidade é imprescindível, da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM). Ao todo, o RN dispõe hoje de pelo menos seis grupos especiais.



O Bope e o Batalhão de Choque (BPCHOQUE) estão sediados na capital do Estado, mas podem ser deslocados para qualquer lugar, dependendo da necessidade. O Bope, como foi retratado nas telas do cinema, é a última escala da PM, composto por policiais especialmente treinados para situações que envolvam extremo risco. Já o Choque tem função diferente. Ele é usado geralmente na contenção de grandes multidões, como uma rebelião em presídio, uma passeata etc.. Dos seis grupos especiais que a PM do RN dispõe, esses dois são os únicos que não estão disponíveis para a PM de Mossoró.



A cidade conta hoje com equipes da Rocam e da Cipam, além da Cavalaria, que são os policiais montados em cavalos, e o Grupo Tático Operacional (GTO), que é empregado em situações de maior risco, a exemplo do Bope. Dentro da instituição, esses grupos são divididos entre forças de primeiro, segundo e terceiro esforços. O esforço significa justamente o nível em que eles serão empregados. As RPs, por exemplo, são de primeiro esforço. Unidades da Rocam e do Choque seriam de segundo, ou seja, um nível dois de risco. No terceiro esforço entram os policiais do Bope e do GTO.


via: Soldado Gláucia

Polícia Militar oferece curso de qualificação em Policiamento de Choque

· 0 comentários


A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte está promovendo o Curso de Policiamento de Choque para os Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e das demais Unidades do Comando do Policiamento Metropolitano.

São oferecidas 25 vagas para os Policiais Militares, que passarão por seleção médica e física, investigação social e profissional junto à Agência Regional de Inteligência e Agência Central de Inteligência. Os PM"s ainda deverão estar classificado, no mínimo, no "bom" comportamento, possuir estabilidade funcional, não estar subjúdice ou respondendo processo administrativo e não possuir condenação na sua ficha funcional.

O Curso de Policiamento de Choque terá duração de três semanas, com início previsto para o dia 11 de maio do corrente ano, visando formar profissionais qualificados para o desempenho de atividades na área de Segurança Pública, com ênfase para os aspectos de proteção da vida e de bens patrimoniais estaduais, proporcionando o conhecimento de policiamento especializado de choque.

As inscrições deverão ser efetuadas na 3ª Seção do BPChoque no período de 16 a 20 de abril do corrente ano, das 7 às 12 horas, onde os candidatos deverão apresentar a Ficha de Inscrição, Declaração do Comandante Imediato acerca do comportamento do Policial Militar, Nada Consta da Justiça Estadual e da PMRN.

Os exames de saúde e de avaliação física serão realizados, respectivamente, nos dias 24 de abril e 3 e 4 de maio.

Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte - Servir e Proteger



via qthdanoticia.blogspot.com

PM capacita 700 policiais e bombeiros para dirigirem viaturas

· 0 comentários


A Polícia Militar capacitará, até novembro deste ano, 700 bombeiros, policiais civis e militares, para condução de veículos de emergências, com aulas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Relacionamento Interpessoal e Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito.

O curso foi uma das exigências das Associações da PM RN durante o movimento “Segurança com segurança”, no ano passado, e será dividido em 28 turmas. Este mês serão formados 80 policiais militares, 12 bombeiros e 8 policiais civis de Natal, Nova Cruz e João Câmara.

Segundo a ACS-PMRN, as viaturas estavam sendo dirigidas por condutores sem capacitação e em desacordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

nominuto.com

Desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro são afastados do TJ

· 0 comentários

O ministro Cesar Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou, ad referendum da Corte Especial, o afastamento cautelar dos desembargadores Osvaldo Soares da Cruz e Rafael Godeiro Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O ministro é relator do inquérito que apura denúncias envolvendo os dois magistrados.

Os desembargadores são ex-presidentes do TJRN. O ministro leva a decisão à apreciação da Corte Especial do STJ na tarde desta quarta-feira (18).

Os desembargadores são apontados como integrantes de um suposto esquema de desvio de recursos de precatórios no TJ, mas negam envolvimento.

A ex-chefe da divisão responsável pelos pagamentos, Carla Ubarana Leal, disse em depoimento à Justiça que, durante cinco anos, entregou dinheiro proveniente das fraudes a Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro.

De acordo com o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Carlos Thompson frisou que as irregularidades detectadas devem ser reputadas aos desembargadores e ex-presidentes do TJ Osvaldo Cruz, Rafael Godeiro e à secretária administrativa Wilza Dantas e Carla de Paiva Ubarana.

Osvaldo emitiu cheques nominais que somam 1,3 milhão de reais. Rafael Godeiro autorizou depósito de R$ 79,5 mil na conta de Carlos Fasanaro [laranja], explicou Thompson. Além disso, ele relatou 175 pagamentos irregulares, que somam R$ 7,6 milhões.



Por Gerlane Lima do nominuto.com, com informações do STJ

Deicor apreende droga vinda de São Paulo e prende três pessoas

· 0 comentários


Flagrante foi feito na tarde desta terça-feira, após uma denúncia anônima.

Por portalbo.com

A Divisão Especial de Investigação e Combate do Crime Organizado (Deicor) realizou mais uma operação de combate ao tráfico de drogas e apreendeu uma grande quantidade de entorpecente que veio de São Paulo para Natal. Na tarde desta terça-feira (17), os policiais civis prenderam três pessoas e encontraram maconha e crack dentro de um caminhão cegonha.

O delegado Normando Feitosa, adjunto da Deicor, informou que a polícia recebeu uma denúncia anônima na segunda-feira (16) dando conta de que dentro da cegonha haveria um carro do tipo Pálio e que ele estaria com drogas. Com isso, foi feita abordagem e a denúncia ficou comprovada.

O Pálio de cor prata estava em nome de Alcides Soares de Moura Júnior, mais conhecido como Júnior Montóia, que acabou sendo preso, bem como o taxista Fábio Rodrigues da Silva, que teria ido retirar o carro juntamente com Alcides. Além dos dois, os policiais prenderam Robson Batista, que estava em uma casa alugada pelo bando no San Vale.

Após revistarem o carro, a Polícia Civil encontrou 4 kg de pasta base da maconha e mais 9,6 kg de crack. Uma pistola calibre380 e uma balança de precisão também foram apreendidas na casa alugada pelos criminosos. O local, inclusive, seria usado com ponto para distribuição do entorpecente.

Deputado pede Comissão Especial para investigar situação das unidades prisionais

· 0 comentários


Por Márcio Morais do portalbo.com
Preocupado com a atual situação do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), está defendendo a criação de uma Comissão Especial para investigar situação das unidades prisionais de todo o território potiguar e assim buscar soluções junto aos Governos do Estado e Federal.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Carvalho disse que é necessário que seja criada uma comissão especial, formada por deputados, representantes do Ministério Público, Judiciário, Igreja Católica e Evangélica, Sindicato dos Agentes Penitenciários, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Governo do Estado para que seja feito uma radiografia e assim detectar as dificuldades do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte e apontar alternativas para evitar maiores prejuízos para a população.

“Como é do conhecimento de toda população, as unidades prisionais do nosso estado enfrentam problemas de superlotação, estrutura e falta de Agentes Penitenciários, profissionais essas que trabalham sem as mínimas condições de segurança e saúde”, lamentou o deputado.

Para o deputado Gustavo Carvalho, mesmo sem estrutura e condições de trabalho, os agentes penitenciários do RN desempenham uma função legítima e indispensável, levando-se em consideração que o primeiro contato do preso é com esse profissional que merece ter totais condições de trabalho e segurança.

“São indiscutíveis as dificuldades enfrentadas no Sistema Penitenciário do RN. A imprensa tem noticiado que os agentes trabalham em ambiente extremamente desfavorável, em função do confinamento; da inferioridade numérica; de necessitar de flexibilidade para tratar com presos com culturas, anseios e necessidades diversificadas, além das mais variadas periculosidades”, comentou o parlamentar. Hoje o Rio Grande do Norte tem cerca de 7 mil presos que são cuidados por apenas 900 Agentes Penitenciários. No interior do estado varias comarcas precisam urgentemente de construção de cadeias publicas.

Preso homem que tentou matar ex-companheira a tiros em Apodi

· 0 comentários


Francisco Ari foi detido pro força de um mandado de prisão.

Por Márcio Morais
APODI – A Delegacia de Policia Civil de Apodi encaminhou ao Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), nesta terça-feira, 17, o pedreiro Francisco Ari de Freitas Pinto, 31 anos, acusado de atentar contra a vida da ex-companheira, Laricia Pereira de Macedo, em sua residência, no bairro Malvinas. Ao delegado Renato Oliveira, a vítima relatou que estava separada do acusado e que Francisco Ari invadiu sua residência atirando e gritando que iria matá-la, chegando a fazer vários disparos.

Desde o registro da ocorrência o delegado Renato Oliveira vinha trabalhando para prender o acusado, chegando inclusive a pedir sua prisão preventiva do mesmo à juíza da Vara Criminal da Comarca de Apodi, Kátia Guedes que atendeu ao pedido do delegado, e, na manha dessa terça-feira, quando Francisco Ari se apresentou na Delegacia de Policia Civil de Apodi para contar sua versão ficou preso por força de um mandado de prisão e agora aguardara por decisão da Justiça da Comarca de Apodi.

Através de investigação, os policiais conseguiram identificar o proprietário da arma que estava em poder do pedreiro, Francisco Ari, um revolver calibre 38 pertencente ao jovem Eliabe Maia de Oliveira. O delegado Renato Oliveira cumpriu dois mandados de busca e apreensão na residência de Ari Freitas e Eliabe Maia com a finalidade de localizar a arma utilizada pelo pedreiro para tentar matar a jovem Laricia Macedo.

Na residência de Eliabe Maia, o delegado Renato Oliveira e seus policiais conseguiram encontrar munições intactas e deflagradas, isso resultou na prisão de Eliabe Maia por posse irregular de munição que foi preso e logo liberado após pagar fiança.

Na Delegacia de Apodi, o comerciante Eliabe Maia disse que o pedreiro Ari de Freitas tinha pegado sua arma escondido e que não apoiava esse tipo de comportamento. “Sou cidadão de bem toda Apodi me conhece, ele pegou minha arma escondido”, garantiu Eliabe. A Policia não conseguiu recuperar o revolver calibre 38. Segundo Eliabe Maia a arma fora jogada dentro do Rio Apodi. O pedreiro Ari de Freitas Pinto já cumpriu pena no Centro de Detenção Provisoria de Apodi pela pratica de violencia domestica contra sua então companheira Laricia Macedo.

Adolescente promove terror e medo em ônibus na zona Sul

· 0 comentários


O acusado atirou em um policial e em um segurança após assalto.

Por Sérgio Costa do portalbo.com

Os passageiros do ônibus da linha 63, da empresa Conceição, viveram momentos de pânico e terror na noite desta terça-feira (17). Um adolescente de 16 anos invadiu o coletivo ,e nas imediações do Campus universitário, anunciou um assalto. Armado com um revólver calibre 38, o rapaz rendeu o motorista e o cobrador e exigiu os pertences dos dois, bem como de alguns passageiros que estavam na parte da frente do ônibus. Ameaçando atirar, o adolescente aparentava nervosismo e logo após concluir o crime saiu do transporte correndo em direção a um matagal.

De acordo com informações repassadas pelo sargento Herôncio, do Batalhão de Choque, o suspeito foi visto por um policial civil que chegava na universidade, quando foi iniciada uma perseguição. O policial sacou da arma e deu voz de prisão, no entanto, o adolescente começou a atirar em direção ao agente.

Um segurança de uma empresa particular também foi alvo dos tiros disparados da arma do acusado, mas ninguém ficou ferido diante da ação. "Depois que ele atirou contra os dois colegas entrou no meio de um matagal, ainda no campus, mas nós conseguimos detê-lo", conta o policial.

Com o acusado os policiais encontraram uma arma de fogo e alguns produtos subtraídos de vítimas do ônibus. Na delegacia, o adolescente disse a reportagem do Portal BO que era vendedor de cachorro quente, mas o negócio fechou e por isso resolveu cometer assaltos.

"Eu ia fazer o que? morrer de fome? comprei esse ferro no mercado da quatro e fui fazer parada", disse. A mãe do adolescente esteve na delegacia e presenciou o filho ser conduzido para uma unidade de recuperação. Chorando muito a mulher preferiu não gravar entrevista.

Mulher é presa com maconha e arma na Vila de Ponta Negra

· 0 comentários


Acusada já tinha cumprido pena pelo crime de tráfico de drogas.

Por Sérgio Costa do portalbo.com

Policiais do 15º Distrito Policial prenderam, no início da noite desta terça-feira (17), uma jovem de 22 anos acusada de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A prisão aconteceu na rua Isabel Ferreira, na Vila de Ponta Negra. Dualine Pereira de Melo estava em casa quando foi surpreendida pela equipe de policiais civis comandados pelo delegado Luiz Gonzaga de Lucena, titular daquele distrito.

Há cerca de uma mês que a acusada estava sendo investigada por que havia a suspeita de que na casa dela funcionava uma boca de fumo. De acordo com o delegado Lucena, Dualine não negou que os policiais adentrassem em sua residência, onde foram encontrados diversos produtos como: quatro celulares, um GPS, dinheiro fracionado, uma motocicleta, uma revólver calibre 38, 12 munições do mesmo calibre intactas, além de pequenos tabletes de maconha e cinquenta reais em dinheiro fracionado.

"A gente vinha investigando a ação da Dualine. Ela, juntamente com sua companheira, estava praticamente comandando uma importante boca de fumo no local. Estávamos só esperando o momento certo para dar o flagrante", explicou o delegado Lucena.

A acusada conversou com a reportagem do Portal BO e informou não ser traficante e alegou que a droga apreendida era para o consumo próprio. Perguntada sobre a arma apreendida, ela disse que dezenas de pessoas querem vê-la morta e que por isso tomou emprestada a arma de um amigo para se defender. "Eu não sou traficante e nem assassina. Os verdadeiros comandantes da droga em Ponta Negra nunca vão ser presos porque são ricos e influentes", desabafou.

Os policiais ainda encontraram na casa vizinha a de Dualine, um pequeno pé de maconha acondicionado em um copo descartável. Lucena ainda revelou que nos últimos meses o combate ao tráfico de drogas vem sendo intensificado na região. "Já colocamos na cadeia meia dúzia de traficantes que agiam, inclusive, há poucos metros da nossa delegacia. Era uma vergonha, mas estamos colocando ordem na casa e bandido tem que entender que a lei é quem manda".

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets