Nove policiais militares são presos suspeitos de envolvimento com o tráfico em Manaus

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 · 0 comentários


Os PMs foram presos após serem chamados para uma audiência no 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), nesta quinta-feira (28)
Na manhã desta quinta-feira (28), nove policiais militares foram presos em Manaus por envolvimento com o tráfico de drogas nas Zonas Norte e Leste da capital amazonense.
As prisões aconteceram depois que os PM’s foram chamados para uma audiência no 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que realizou a investigação com os policiais civis do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).
Estavam presentes na coletiva de imprensa realizada na delegacia, o delegado-geral Josué Rocha, o diretor do departamento Emerson Negreiros, o comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir Davi e o o secretário executivo adjunto do Programa Ronda no Bairro, Tenente Coronel Amadeu Soares.
Foram presos o cabo Robson dos Santos, cabo Edson França, terceiro sargento Alcimar Moreira, terceiro sargento Vivaldo Vieira e os soldados Adrews Silva, Heidman Ricarte, Márcio Gonzales, Alan Terea e Wilmar do Carmo, todos lotados na 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).Eles eram investigados há 7 meses em cumprimento de mandado de prisão expedido pelo juiz da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), Carlos Jardim.
De acordo com o coordenador da investigação, o diretor do DPM Emerson Negreiros, os policiais agiam na proteção de traficantes das Zonas Nortes e Leste, negociavam a liberdade de presos antes de os levarem para a delegacia, vendiam os entorpecentes para traficantes de área vizinhas e informavam quando, onde e quais os alvos da polícia em operações nestas áreas.
"Algumas operações vigilantes realizadas no ano passado foram prejudicadas porque estes policiais informavam os traficantes que eram alvos da investigação", relatou Negreiros.
Punição
Segundo o comandante Almir David, os noves policiais militares serão levados ao Batalhão da Polícia Militar e vão responder um processo administrativo, além de serem expulsos da corporação pela má conduta. Ele ressaltou que a conduta dos mesmos vai contra os princípios pregados na instituição.
Os policiais também irão responder como civis por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, corrupção passiva e ativa. O caso foi registrado no 27º DIP.
Operação
Uma operação foi realizada ainda nesta manhã e cinco pessoas foram presas, quatro delas envolvidas com o tráfico de drogas  na Zona Centro-Sul da cidade e um motorista de uma quadrilha especializada em cometer homicídios.( Acritíca)

Policial militar e mais quatro pessoas são presas por extorsão e ameaças

· 0 comentários


O grupo foi até as Lojas Baianas, em Brotas, onde intimidaram o dono do estabelecimento por uma dívida que chegava a R$3 milhões.
Cinco pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (27) por extorsão ao dono de uma loja em Brotas. De acordo com a 6ª delegacia, dois cariocas vieram a Bahia cobrar uma dívida da vítima. Em Salvador, eles reuniram um grupo que incluía um bacharel em direito e um policial militar da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) para fazer a cobrança.
O grupo, com cerca de dez pessoas, foi até as Lojas Baianas nesta terça-feira (26), onde intimidaram o dono do estabelecimento por uma dívida que chegava a R$3 milhões, ameaçando inclusive matar a filha do empresário que é deficiente física. Como o dono da loja não tinha a quantia exigida no momento da invasão, o grupo retornou hoje, por volta de 10h30, quando foram flagrados pela polícia. 
Ainda segundo a polícia, o carioca Leonardo Martins de Almeida, 37 anos, também era empresário e fornecia tecidos para a Lojas Baianas. Com o acúmulo da dívida, ele veio para a Bahia com o amigo Pedro Silva, 42 anos.
Eles contrataram Marcos de Souza, 36 anos, formado em direito, e a partir dele foram convidados o PM Ernesto Nilton Nery e Giovani Pimenta da Silva para colaborar no crime. Os cinco envolvidos foram presos e encaminhados para a 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas). Funcionários que estavam na loja no momento da invasão contaram a polícia que haviam mais pessoas envolvidas, mas fugiram do local. (Correio).

Deputado do Rio prende coronel dos bombeiros e denuncia espionagem

· 0 comentários


Encontro de parlamentares do PSOL e do PR com grupo de policiais e bombeiros termina em confusão. Oficial do serviço reservado que filmava o encontro foi detido por seguranças do Legislativo.
Uma reunião entre bombeiros, policiais militares e deputados terminou em confusão no fim da tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Um grupo de cerca de 100 militares e suas famílias reunia-se com os deputados Marcelo Freixo e Janira Rocha, do PSOL, e com Geraldo Pudim e Clarissa Garotinho, do PR. Em pauta: a PEC 300, que estabelece patamares únicos de remuneração para policiais e bombeiros em todo o país, e a anistia dos líderes grevistas de 2012. A confusão começou quando, ao fim do encontro, Pudim e os militares foram para o Palácio Tiradentes, onde fica o plenário da Alerj. O parlamentar afirma ter visto que homens à paisana fotografavam o grupo, posicionados nas escadarias e ao redor do Palácio Tiradentes.
Pudim deu voz de prisão a um coronel dos Bombeiros identificado como Jorge Benedito. Ele seria, segundo o deputado, o líder do grupo que captava imagens. “Percebi uma movimentação estranha e identificamos 32 agentes da P2 e do B2 (serviços reservados da PM e dos Bombeiros). A Alerj estava cercada por Arapongas. Perguntei o motivo das fotos, mas o coronel só me disse que estava trabalhando. Dei voz de prisão”, disse Pudim. “Chamei a polícia. Eles serão levados para a 5ª DP)”, disse.
De acordo com Pudim, agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia estão sendo vistos na Alerj já cerca de uma semana. “Eles querem identificar os militares que denunciam os abusos que acontecem nos quartéis. E a assembleia não pode ser conivente com isso”.
O coronel e um subordinado estão detidos por seguranças da Alerj. Um tenente-coronel da PM foi à Assembleia para uma reunião na sala da presidência da Casa. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Corpo de Bombeiros negou que alguém da corporação tenha sido preso, e deu sua versão para o ocorrido: “Uma equipe de militares do serviço de inteligência estava do lado de fora da Alerj monitorando os acontecimentos, de modo a subsidiar estratégias que evitem manifestações radicais contra a instituição e contra a sociedade”. Também procurada pelo site de VEJA, a comunicação da Polícia Militar não se manifestou.
O líder da greve dos bombeiros no Rio de Janeiro, Benevenuto Daciolo, em 2011, integrava o grupo que foi à Alerj conversar com parlamentares. Daciolo foi expulso da corporação por ter organizado uma série de protestos no estado, entre eles a invasão ao Quartel General, e por ter sido acusado de incitar o movimento grevista de fevereiro de 2012. Na ocasião, o cabo foi flagrado em escutas telefônicas combinando a nacionalização do movimento da categoria com Marco Prisco, então líder da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia. Daciolo foi levado para a 5º DP(Centro).
Na semana passada, o site de VEJA mostrou que os Bombeiros espionam facebook e e-mails de militares para identificar e prender os que criticam a corporação. Na última segunda-feira, um grupo de 20 bombeiros foi preso por discutir pelo facebook e e-mails pessoais questões consideradas internas pelo Corpo de Bombeiros. (Veja).

BANDIDOS ASSALTAM AGÊNCIA DOS CORREIOS DE CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR

· 0 comentários


Um bando fortemente armado assaltou a agência dos correios da cidade de São Fernando no Seridó Potiguar. O fato aconteceu por volta das 12h30min de ontem, quarta-feira, (27), quando os bandidos chegaram ao local fortemente armados e anunciaram o assalto.

Segundo informações de populares, o bando estaria em dois veículos, sendo um “Astra” de cor prata e uma “Estrada” vermelha, possivelmente veículos tomados em assalto recentemente.

A polícia ainda não tem pistas dos assaltantes, mas existe uma forte possibilidade dos mesmos pertencerem ao grupo de 12 detentos que fugiram da cadeia de Patú/RN na madrugada do dia anterior.


Read more: http://qthdanoticia.blogspot.com/2013/02/bandidos-assaltam-agencia-dos-correios.html#ixzz2MD3SHIwS

PROPOSTA DE LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS É ENTREGE AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

· 0 comentários





Foi entregue nesta terça-feira, 26, a proposta que trata sobre a Lei de Promoção de Praças ao secretário de segurança pública, Aldair Rocha.
Ao receber a proposta, o secretário de segurança, Aldair Rocha, informou que irá entregar ao secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, nesta quarta-feira, 27.
Após ser entregue ao Gabinete Civil, a proposta será encaminha a Consultoria Geral do Estado, e o consultor, José Marcelo Ferreira Costa, ficará responsável para analisar todos os capítulos, artigos, incisos e alíneas.
Durante todo este período as associações irão acompanhar o andamento da análise e em breve será marcada uma data para se reunir com o governo do estado e aprovar a análise da consultoria. Para logo em seguida ser encaminha a Assembleia Legislativa.
Ou seja, irá acontecer com Lei de Promoção de Praças o mesmo que ocorreu com a Lei do Subsídio. 
Sendo assim, estamos bastante confiantes na sua conquista, oferecendo a toda categoria uma perspectiva de crescimento dentro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares.


Tenha acesso a Lei de Promoção de Praças CLICANDO AQUI


Read more: http://qthdanoticia.blogspot.com/2013/02/proposta-de-lei-de-promocao-de-pracas-e_28.html#ixzz2MD2x6Vs9

Dupla Assalta Depósito de Gás em Canguaretama e faz vice prefeita da cidade de refém

· 0 comentários

A Vice-Prefeita Fátima Moureira foi feita refém Em um assalto na tarde do dia 27/02 (quarta feira), por volta das 16 horas, a Vice-Prefeita de Canguaretama, Fátima Moreira, foi feita refém dos assaltantes e ficou presa por pelo menos duas horas. 
O assalto ocorreu em uma distribuidora de gás, no conjunto Bosque das Palmeiras (Canguaretama RN), quando foi pega de surpresa enquanto fazia uma solicitação de produto a um dos atendente. Os assaltantes chegaram armados e anunciaram a ação pedindo as chaves do cofre da empresa. Como não tiveram sucesso, os assaltantes colocaram os funcionários da empresa e os clientes dentro de um quarto e trancaram a porta sob ameaça. 
Segundo as vítimas, foram levados dinheiro e documentos. Os assaltantes fugiram no veículo tipo Renault Clio Cinza de placa NNP 0462 de propriedade da Vice-Prefeita, que foi libertada com a ajuda da polícia, duas horas depois. Junto com ela estava a assistente social, Maria do Carmo, que é funcionária da prefeitura de Canguaretama. As vítimas não sofreram danos físicos que pudessem ser identificados. 
O GTO de Canguaretama realizou buscas em toda a região com auxilio dos policiais de Pedro Velho e Baía Formosa, mas não obtiveram sucesso nas buscas, haja visto que o vácuo entre o horírio do fato, e a localização e libertação das vítimas ter sido muito extenso. 
Até as 22 horas de ontem o veículo roubado ainda não havia sido localizado pela polícia, mas a Vice-Prefeita já estava em casa, onde se recuperava do susto e recebia o carinho dos amigos que a procuravam para colher informações. 

Com informações do Blog do Francisco Galvão

Foragido da Justiça morre em confronto com a polícia em São Gonçalo

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 · 0 comentários


Por Sérgio Costa do portalbo
Foto: Cedida
Um homem foi morto e outros dois conseguiram fugir após trocarem tiros com policiais militares do 11º Batalhão, no bairro Santo Antônio, na cidade de São Gonçalo do Amarante. O fato ocorreu nesta terça-feira (26) e mobilizou homens da Força Tática da cidade e também de Macaíba. De acordo com o cabo Laércio, o suspeito morto era foragido da justiça e foi responsável por um disparo que acabou atingindo um policial.
Ainda segundo o policial, a ocorrência começou após moradores denunciarem a presença de três homens em atitude suspeita em um bar, na comunidade conhecida como Cheiro Verde. Duas guarnições se deslocaram até o bairro e imediatamente localizaram os acusados. No momento da chegada das nossa viaturas, dois deles conseguiram correr já atirando em nossa direção e o outro acabou entrando no banheiro do bar. "Quando nos aproximamos ele iniciou uma sequência de tiros atingindo o colete de um dos soldados. Nós tivemos que reagir a altura", disse.
A partir daí outras equipes da polícia iniciaram uma busca em uma região de mata na tentativa de prender os fugitivos, mas até o final da tarde ninguém foi preso. O suspeito morto foi identificado como Henrique Eduardo Angelo da Silva, de 25 anos. O jovem era foragido do presídio provisório Raimundo Nonato onde cumpria pena por assalto a mão armada. Os peritos do ITEP estiveram no local da ocorrência para realizar a perícia e analisar o corpo de Henrique. Um revolver caibre 38 foi encontrada na mão direita de Henrique, supostamente a arma usada para atirar nos policiais. 

Tribunal instaura processo contra juiz que chamou PMs de “bando de cachorros vagabundos”

· 0 comentários


O Diário da Justiça de Rondônia de quarta-feira (20) publicou portaria instaurando processo administrativo disciplinar contra juiz de direito – cujo nome não é revelado – acusado de apresentar-se publicamente embriagado, perturbação do sossego, ofender policiais militares, chamando-os de´bando de cachorros e vagabundos´; limpar sangue na roupa de um oficial da Polícia Militar e dirigir embriagado.
Segundo consta da portaria, o magistrado, que confirmou ter ingerido bebida alcoólica, foi à casa de sua ex-mulher para “conversar”. Segundo o ato do TJ, testemunhas confirmaram que o juiz estava importunando o sossego alheio ao acionar insistentemente a buzina do carro.
Diante da recusa da mulher em falar com ele, o juiz acionou a buzina e os vizinhos chamaram uma viatura da PM.
Preliminarmente, a Corregedoria Geral de Justiça do TJ-RO apurou que o magistrado realmente chamou os policiais de “bando de cachorros vagabundos”.
O juiz confirmou, em depoimento, ter passado a mão no nariz sujo de sangue e limpado na camisa de um oficial. Seu objetivo, segundo ele, era mostrar ao policial o que os subordinados haviam feito a ele.
Além disso, o magistrado dirigia embriagado, em alta velocidade, colocando em risco a vida dele e de outras pessoas. (Com informações do jornal eletrônico Rondônia ao Vivo e do portal Rondônia.com)
A íntegra da portaria
TRIBUNAL DE JUSTIÇA
PRESIDÊNCIA – ATOS DO PRESIDENTE
PORTARIA N. 001/2013-PR.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE Rondônia, no uso de suas atribuições legais,
CONSIDERANDO o teor dos autos do Pedido de Providências n. 0009944-23.2012.822.0000 (n. anterior 0024565-87.2012.8.22.1111/ SAJADM/Corregedoria Geral da Justiça);
CONSIDERANDO a r. decisão proferida pelo e. Tribunal Pleno Administrativo, na sessão ordinária realizada no dia 26/11/2012, consubstanciada no v. acórdão de fls. 200/222 dos autos em referência, publicado no DJE n. 234, do dia 19/12/2012;
CONSIDERANDO a necessidade de formalização do devido processo legal e de instauração do Processo Administrativo Disciplinar em face do magistrado, destinado a apuração dos fatos narrados nos autos
R E S O L V E :
I – Instaurar Processo Administrativo Disciplinar contra Juiz de Direito, nos termos do disposto no art. 14, parágrafo 5º, da Resolução n. 35 do CNJ, objetivando a apuração das faltas cometidas, consistentes nas seguintes condutas:
FATO 1 – APRESENTAR-SE PUBLICAMENTE EMBRIAGADO
O próprio investigado confirma que após ter feito uso de bebida alcoólica, “não estava totalmente sóbrio, mas não se julgava bêbado” , quando se deslocou até a porta da casa da sua ex-companheira para conversar. (Fl. 53)
FATO 2 – ACIONAR A BUZINA DE SEU VEíCULO EM HORÁRIO E LOCAL INAPROPRIADOS, IMPORTUNANDO ASSIM O SOSSEGO ALHEIO (ART. 42 da LCP Contravenção – ARTS. 41, 227 E 228 DO CTB – INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS
QUE LEGITIMAM A AÇÃO POLICIAL);
O investigado confirma que diante da recusa dela em falar com ele, resolveu chamar sua atenção acionando a buzina de seu carro, o que persistiu por alguns segundos. (…)“Acionei a buzina cerca de três vezes. Logo chegou ao local uma viatura da Polícia Militar” (…) – Fl. 53. Além do que, a prova testemunhal colhida, contém elementos suficientes a indicar que ele de fato estava a importunar o sossego alheio ao acionar insistentemente a buzina de seu
veículo (Fls. 34, 35, 38, 46, 48, 49 e 91)
FATO 3 – OFENDER OS AGENTES POLICIAIS CHAMANDO-OS DE: “BANDO DE CACHORROS”, “VAGABUNDOS”, ETC.
Do conjunto probatório produzido na investigação preliminar, concluiu o e. Corregedor Geral da Justiça: “(…) Conforme já anotado, segundo (…) e os próprios policiais militares, um vizinho de nome (…), Policial Civil de (…), seria o responsável por primeiro acionar a PM, noticiando a perturbação do sossego. Por conta disso, é que o COPOM/PM acionou uma viatura policial, a do Cabo (…), encaminhando-a ao local dos fatos, daí que se deram os desacatos: “bando de cachorros”, “vagabundos”, etc. (…)” – Fl. 206.
FATO 4 – LIMPAR SANGUE NAS ROUPAS DE UM OFICIAL DA POLíCIA MILITAR
O próprio investigado afirma: “(…) Além disso, por não ter me deixado ir embora sozinho e por ter acionado o Juiz (…) acabei agindo de forma irrefletida; foi nessa hora que levei as minhas mãos ao meu nariz que sangrava e passei os dedos sujos de sangue na camisa dele, na altura do peito. O intuito era de mostrar a ele o que os seus subordinados haviam feito comigo”. (Fl .52)
FATO 5 – TENTAR DIRIGIR VEíCULO AUTOMOTOR EM VIA PúBLICA EM ESTADO DE EMBRIAGUEZ, EXPONDO A PERIGO DE VIDA E A INCOLUMIDADE PúBLICA
O conjunto probatório produzido na investigação preliminar, ensejou também a seguinte colocação do e. Corregedor Geral da Justiça, em seu relatório: “(…) Ainda segundo o BOP, referidas autoridades mantiveram contato com o investigado e puderam aferir que ele estava embriagado, com sintomas típicos.
Consta ainda que, embriagado, o juiz teria dirigido o seu veículo automotor em alta velocidade, colocando em risco a própria vida e a de terceiros. (…)” – Fl. 203.
II – A presente portaria é peça inicial do Processo Administrativo Disciplinar e será acompanhada dos autos já mencionados.
III – Na instrução probatória observar-se-á o disposto na Resolução n. 135 de 13/7/2011.
IV – A distribuição do presente Processo Administrativo Disciplinar, na forma como preceitua o art. 14 parágrafo 7º da Resolução n. 135/2011 do CNJ, ocorreu no decorrer da sessão do Tribunal Pleno Administrativo, do dia 26/11/2012, com as reservas legais devidas, procedendo-se também as anotações de praxe.
Cumpra-se.
(a). Desembargador ROOSEVELT QUEIROZ COSTA
Presidente
(Espaço Virtual).

~www.uniblogbr.com/2013/02/tribunal-instaura-processo-contra-juiz.html

Faro de cães da PM multiplica por 20 as apreensões de drogas e armas no Rio

· 0 comentários


Transformação em batalhão e novo foco em operações fizeram disparar o volume de entorpecentes recolhidos em dois anos. Cachorro 'Boss' foi ameaçado por tráfico
Pega o marronzinho, pega o marronzinho!”, disse um traficante da favela de Manguinhos a outro, pelo rádio. Marronzinho é o labrador cor chocolate Boss, do BAC (Batalhão de Ações com Cães, da Polícia Militar do Rio), e a ordem pretendia ser uma sentença de morte, felizmente não cumprida. Aos 6 anos, Boss (Chefe, em inglês) é, segundo os PMs, a “Ferrari” ou o “Romário” da unidade que, em 2012 bateu recorde e apreendeu 2,12 toneladas de drogas – em 2011, tinham sido 917 kg, e 105 kg, em 2010. O labrador passou a ser ameaçado depois que os cães encontraram 300kg de drogas em um dia .
O enorme salto nas apreensões (de 20 vezes o volume, entre 2012 e 2010) tem menos a ver com o sempre excelente faro de Boss e colegas caninos do que com a reformulação estrutural da PM que otimizou o BAC e passou a aplicá-lo de modo mais eficiente, a partir de 2010.
Nesse período, a até então Companhia Independente de Cães se tornou batalhão, ganhando autonomia e estrutura, e passou a se focar em operações – não mais em policiamento preventivo, explicou o comandante, tenente-coronel Nogueira, há dez anos na unidade.
Em seguida, o Estado-Maior Operacional incluiu o BAC no COE (Comando de Operações Especiais), para apoiar principalmente ações do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do Batalhão de Choque em favelas. A unidade participou de todas as ações de pacificação de favelas e hoje quase todos os dias tem missão.
Apreensões se multiplicam por 20 em dois anos
Com as mudanças, as apreensões de drogas e armas se multiplicaram. “Pegamos o BAC falido, no fundo de quintal do 16º Batalhão (Olaria), mal interpretado e mal aplicado. Definimos seu objetivo e cresceu, atuando no segundo momento, de uma varredura. Gera resultado, porque são especializados nisso”, contou o responsável pela alteração, coronel Pinheiro Neto, chefe do Estado-Maior Operacional da PM .
Por duas vezes, a última em agosto de 2012, o BAC venceu o prêmio da Secretaria de Segurança por superar indicador estratégico, na categoria unidades especializadas. “É impressionante: os cães entram no lugar e em um minuto já dão o sinal de que acharam a droga”, elogia o comandante do Choque, tenente-coronel Fábio Souza .
Hoje, tropa e cães ainda estão alojados no 16º Batalhão (Olaria), mas quando a futura sede do COE estiver pronta, provavelmente em 2014, o BAC terá área exclusiva e canil para 160 cães, o dobro do atual efetivo K-9 (pronuncia-se “canine”, canino, em inglês), 79. Serão comprados cães entre um e dois anos de idade, filhos de campeões de criadores reconhecidos na Europa, ao custo de cerca de 3 mil euros, cada. Na primeira leva, serão adquiridos 12 fêmeas e oito machos, que devem triplicar o número até a Copa do Mundo do Brasil, ano que vem.
O cão deve ter características semelhantes às de um bom policial
Nem só de drogas e armas, munições e explosivos vive o BAC, embora essa venha sendo a principal missão. Os cães e PMs operam ainda em ações de intervenção tática e resgate de reféns (com o Bope), controle de distúrbios (com o Choque), busca e salvamento de pessoas perdidas e soterrados em áreas colapsadas.
Cada raça tem uma especialidade, embora quando se trata de cães, cada indivíduo tenha suas características próprias, explica o major Vitor Valle, subcomandante e na unidade há dez anos, desde tenente.
Em geral, os 79 cães são distribuídos da seguinte forma: Faro (armas, drogas, munição e explosivos) e Captura: labradores, pastores malinois e holandês; Controle de distúrbios: pastor alemão e rottweiller; Intervenção tática: pastor malinois; Busca de pessoas perdidas ou soterradas em áreas colapsadas: malinois e holandês.
O cão policial ideal tem as características que fariam um bom policial: é sociável, persistente, corajoso, tem agressividade controlada e ausência de fobias (ruído, altura, água). Na média, o pastor belga malinois é o mais adaptável, resistente, com faro excelente, ótima capacidade de mordida e neutralização e dificilmente tem alguma “tara” (defeito). Diante da droga, os cães se agitam, balançam a cauda e se sentam – a chamada “sinalização passiva” – à espera da recompensa: uma bola de tênis, um pano ou um carinho, além do elogio. Por vezes, arranha o local, na sinalização ativa, que o BAC está abandonando.
Faro encontra droga a 7 metros de profundidade e em gruta
Além de ameaças – desde a fundação, em 1955, porém, nenhum cão foi morto ou ferido em combate –, os traficantes respondem a tanta eficiência com criatividade ao esconder as drogas.
Antes, achávamos muito no primeiro piso, dentro de paredes que quebramos, fundos falsos, no chão, dentro de botijão de gás. Aí passaram a enterrar em tonéis de plástico, mas os cães encontravam do mesmo jeito. Uma vez apreendemos drogas a 7 metros abaixo da terra, na Rocinha! A moda agora é esconder no 2º e 3º andares. Só dá mais trabalho para subirmos...”, ri o major Vitor, 34 anos.
A apreensão mais emblemática se deveu à teimosia dos cães, que insistiam em seguir para a mata, quando os PMs pretendiam vasculhar a área urbana de uma favela, em 2012. Após 15 minutos de caminhada aparentemente infrutífera, em terreno difícil, os cães entraram em uma gruta. “Chefe, chega aqui!”, chamou-o o primeiro soldado a entrar. Eram montes de placas de 35 kg cada com drogas, no total de cerca de 300kg.
Cães atletas
Os cães são as estrelas do batalhão e tratados como tais. Têm preparação física e acompanhamento médico. Preparam-se com exercícios aeróbicos, de resistência, natação, tração, trabalho funcional. Um dia treinam, no outro estão operacionais e no terceiro de folga, quando têm o dia livre para brincar.
O subcomandante refuta o mito de que os cachorros são viciados para se tornarem eficientes. “Isso é lenda! Como conseguiria então farejar um cadáver, sangue explosivos, uma pessoa perdida? Seria viciado em tudo isso também? Faro é 100% memorização, e nós recompensamos o cão quando ele acha algo, seja com um pano, bola de tênis ou carinho. Ele não sente estar trabalhando, mas brincando. Essa parte psicológica é importante, manter o espírito lúdico, feliz, alegre”, explica Vitor.
A clínica veterinária tem centro cirúrgico, farmácia e seis oficiais veterinários, comandados pelo capitão Luis Renato Veríssimo, além de enfermeiros e auxiliares veterinários – todos os PMs também são socorristas. Há atendimento ambulatorial, procedimentos cirurgias, prevenção a infecções, verminoses e parasitas.
Há ainda uma parte de reprodução, com banco genético. Segundo o capitão Veríssimo, os problemas mais comuns dos cães são intermação, por calor, e escoriações e cortes, pela atuação em áreas irregulares, com pedras, vidros, vergalhões e esgoto. Durante as operações, quando uma ambulância veterinária é levada, os condutores levam água em vasilhas portáteis de nylon para seus companheiros. Na volta, os caninos são avaliados e tomam banho caprichado.
Quando o cão chega aos 8 anos, é doado, castrado. Na maioria das vezes, fica com algum PM da unidade. O comandante Nogueira, porém, que sempre adorou cachorros e criava dobermanns e huskies siberianos, ri ao revelar que hoje tem em casa um cão nada policial: um pequeno yorkshire, comprado por sua mulher.
Curso e falta de gratificação
Para o curso de formação de cinco semanas do BAC, que começaria esta segunda-feira (25), houve 105 inscritos. Passaram 44 nos exames preparatórios, mas só há 30 vagas – hoje são 141 na unidade. O treinamento habilita PMs a conduzir cães para emprego policial – para integrar o BAC, é preciso ter este ou o curso avançado, de 16 semanas, de adestramento.
A aprovação varia de 40% a 60% dos inscritos, que passam a ter “orgulho de ser cachorreiro”, como diz inscrição no muro da unidade. Os alunos aprendem psicologia animal, doutrina de avanço sob fogo (com cão), a dar tiros, escalar e fazer travessias aquáticas, sempre acompanhados do cão.
O BAC ministrou quatro edições do curso de faro da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para polícias de todo o Brasil e recebe visitantes de países da América Latina e Europa. “Os policiais franceses ficam impressionados com a quantidade de drogas que apreendemos, porque lá as apreensões são de pequenas quantidade”, disse o major Vitor.
Apesar da excelência de resultados e de integrar o COE, os policiais do BAC são os únicos da elite da PM que ainda não recebem a gratificação de unidade especial, como o Bope, Choque, GAM e outras. Na sexta-feira, o assunto estava sendo tratado pelo chefe do Estado-Maior Operacional da PM, coronel Pinheiro Neto, que pede ao governo orçamento para acrescentar R$ 1 mil aos vencimentos dos 141 PMs da unidade.
iG Rio de Janeiro 

Rita Lee é absolvida de acusação de desacato a PMs em Sergipe

· 0 comentários


A cantora Rita Lee foi absolvida do processo por danos morais impetrado por 35 policiais militares de Sergipe em virtude da discussão em que a cantora se envolveu com alguns militares durante um show realizado  na Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, em janeiro do ano passado .
A sentença foi proferida pelo juiz Alexandre Lins, do 7ª Juizado Especial Cível. Segundo ele, o agente público envolvido no evento não tem direito a ser compensado financeiramente pelo acontecido, pois deve estar peprarado para passar por esse tipo de situação.
Ainda de acordo com a sentença, o juiz não quis dizer com a decisão que exista o direito de ofender agentes públicos, sejam policiais, juízes ou parlamentares. Mesmo porque, o desacato é um crime e seu autor está sujeito à prisão. No entanto, apesar do ocorrido, os policiais envolvidos no evento não têm o direito de serem compensados financeiramente.
Segundo a sentença, na ocasião a cantora se reportou a um grupo de policiais e por isso não houve injúria pessoal, pois  a honra dos servidores não foi atingida, mas sim a imagem da polícia enquanto corporação  e do próprio Estado.
O presidente da Associação dos Militares de Sergipe, sargento Edgard Menezes falou sobre o resultado da sentença." Recebemos a notícia com surpresa. Vamos respeitar a decisão jucial, mas não concordamos e vamos recorrer até a última instância. Discordamos principalmente quanto ao que o juíz diz que o militar tem que lidar com os desabores num treço da sentença. A justiça não compreendeu a situação como um ato de descato, e ao nosso ver os policiais foram humilhados e atingidos na sua honra pessoal. Mas,  tiveram o controle psicólogico e não deram voz de prisão à cantora para não gerar uma situação de confusão com o púbico. Sem contar que ela fez apologia às drogas. Entendemos que essa decisão da justiça pode abrir precedentes para outros casos no futuro".
Rita Lee responde ainda a processos na área cível por danos morais, em que os militares pedem indenização de R$ 24 mil.
O advogado Edmilson Júnior, representante de cinco policiais militares, disse que por enquanto não vai se pronunciar sobre o caso, mas adiantou que vai entrar com recurso. Outros sete militares optaram por entrar com o processo contra a cantora na  justiça comum.
O caso já está na fase de análise do juiz para posteriormente divulgar a sentença. “Estou confiante que temos boas chances de a decisão ser favorável aos PMs”, disse o advogado Allan Almeida de Oliveira.
A cantora foi detida no dia 29 de janeiro do ano passado sob acusação de desacato a policiais que faziam a segurança do seu show, no Verão Sergipe, na Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju. Na ocasião, ela foi levada para a Delegacia Plantonista e liberada em seguida. (G1).

Suspeito de assalto aos Correios é preso na zona rural de Bento Fernandes

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 · 0 comentários


Portalbo
Foto: Cedida / GTO João Câmara
Policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) de João Câmara conseguiram prender, nesta terça-feira (26), um homem suspeito de assaltar a agência dos Correios, na cidade de Bento Fernandes. O crime foi nesta segunda-feira (25) e Fábio Filgueira Ferreira, o Galeguinho, de 24 anos, acabou detido em um matagal na zona rural.
Ontem mesmo, os policiais já haviam conseguido recuperar os veículos utilizados no assalto, um Fiat Uno e uma motocicleta CG 150 Titan, bem como a quantia aproximada de R$33 mil, que tinha sido roubada dos Correios.
Durante toda a madrugada, os policiais do GTO realizaram buscas na zona rural de Bento Fernandes, até que conseguiram surpreender Galeguinho. O jovem mora no bairro de Santos Reis, em Parnamirim. Ele teria revelado que os outros dois envolvidos no assalto também são de Parnamirim, conhecidos pelos apelidos de Gordo e Paulista.
Galeguinho foi levado para a sede da Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante pelo crime de assalto à mão armada, artigo 157 do código penal. Policiais militares de João Câmara continuam realizando buscas na região para tentar localizar os outros dois suspeitos.

Polícia Civil prende Dupla em Pedro Velho com Drogas e Moto Roubada

· 0 comentários

Douglas Américo

Policiais civis da cidade de Pedro Velho prenderam em flagrante, na tarde desta terça feira (26), dois homens identificados como Douglas Américo da Silva, 21 anos, e Adriano Fernandes da Silva, 28 anos. Eles são acusados de tráfico de drogas e receptação, respectivamente. 

Moto Apreendida



Adriano Fernandes

As investigações que levaram à prisão dos dois acusados se deram através do monitoramento de um menor acusado de também efetuar tráfico de drogas na região. O menor morava com Douglas na casa em que ele foi preso e que também servia como ponto de tráfico, localizada na avenida Professor Genar Bezerril, 359, em Pedro Velho. No local foram encontrados 110 trouxinhas de maconha e um tablete de 480 gramas de maconha prensada que já estavam em uma mochila prontos para a comercialização. O menor em questão conseguiu fugir.

Divulgação
Informações preliminares davam conta de que tanto o Douglas quanto o menor circulavam na cidade com uma motocicleta roubada. Após a prisão de Douglas, a Polícia Civil constatou esse fato e chegou ao Adriano, acusado de receptar a moto Honda XR250 Tornado, modelo 2007, de cor amarela e placa MXS7314, que foi apreendida pela polícia. Ela havia sido roubada em Junho de 2011 e estava no Sítio Cuite dos Crentes, na Zona Rural do município.
Em depoimento Adriano afirmou que não tinha conhecimento que a moto era roubada, e disse que apanhou a mesma em uma troca à aproximadamente um ano atrás em Montanhas.

Foram encontrados 110 trouxinhas de maconha e um tablete de 480 gramas de maconha prontos para a comercialização
Foram encontrados 110 trouxinhas de maconha e um tablete
 de 480 gramas de maconha prontos para a comercialização

Com informações da Tribuna do Norte

PM apreende 12 armas de fogo e 66 munições em uma semana

· 0 comentários




Até as 7 horas desta segunda-feira, 25, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte apreendeu durante esta semana doze armas de fogo e 66 munições de calibres diversos em Natal e Região Metropolitana.
Além disso, a PMRN capturou nove foragidos da Justiça, sendo oito deles na Região Metropolitana do Estado e o nono no Município de Assú.
A Polícia Militar ainda realizou a apreensão de cerca de 1kg de maconha e crack, além de uma balança de precisão, combatendo o tráfico de drogas no Município de Natal.
Foram sete armas de fogo apreendidas de calibre permitido (.38 e .22), uma de calibre restrito (.40) e quatro armas de cano longo de calibre .12. Uma das armas apreendidas é de fabricação norte-americana, produzida por uma das maiores produtoras de armamento nos EUA.
Quanto à fiscalização de trânsito realizada durante toda a semana, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual registrou o recolhimento de 12 carteiras de habilitação, sendo cinco delas recolhidas por embriagues ao volante, além de oito veículos apreendidos.
O balanço de apreensões e capturas são referente ao período compreendido entre os dias 18 de fevereiro até as 7h da manhã desta segunda-feira (25).

Fonte: PMRN


Rodovias federais são interditadas pelo MST

· 0 comentários

Por Sérgio Costa do portalbo
Foto: Sérgio Costa
 Desde o início da manhã desta terça-feira (26), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) interditam trechos de duas rodovias federais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os manifestantes estão concentrados na BR304, em Mossoró, e BR 406, em Ceará-Mirim.
Ainda segundo informações repassadas pela PRF, os manifestantes cobram atenção do Estado e do Governo Federal, melhorias para os assentamentos e estrutura para eles. Logo que foi acionada, a Polícia Rodoviária Federal tenta negociar com os membros do MST para liberar as vias.
Os manifestantes estão armados com facão e chegaram a jogar galhos de árvores no meio da pista, impedindo a passagem de carros. A PRF informou ao Portal BO que são aproximadamente 200 pessoas concentradas na BR 304 e outras 100 pessoas no trecho de Ceará-Mirim

Policial militar é alvejado em assalto enquanto voltava de igreja em PE

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 · 0 comentários


De acordo com o DHPP, ele estava com a esposa e os filhos.
Suspeitos teriam visto pistola do policial, a tomaram e atiraram contra ele.
Um sargento da Polícia Militar, de 43 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo durante um assalto na noite desse domingo (24), no Centro de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, de acordo com a polícia. O crime aconteceu no retorno da BR-101, após o regimento do Corpo de Bombeiros, por volta das 21h.
O sargento estava com a esposa e os filhos, quando dois homens teriam anunciado o assalto. Quando o policial estava entregando os pertences, os suspeitos teriam visto a pistola dele, a tomaram e atiraram contra ele, segundo o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
A vítima foi atingida no pescoço e está inconsciente no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Recife, de acordo com informações da Polícia Militar. Segundo a assessoria do HR, ele está em estado grave. O hospital informou também que a esposa do sargento também está internada, mas encontra-se estável.   Do G1 PE

PM é morto após reagir a assalto na Região Metropolitana de SP

· 0 comentários

A polícia acredita que o PM tenha reagido quando os bandidos perceberam que ele era um policial. O policial acertou um dos bandidos, mas foi baleado.
Um policial militar foi assassinado no domingo (24) à noite, em Guarulhos, na Região Metropolitana da capital. A polícia acredita que o PM tenha reagido quando os bandidos perceberam que ele era um policial. O cabo Edson de Paula Silva tinha 43 anos de idade e estava na Policia Militar há 23 anos.
Edson foi levar a filha de 14 anos para a casa da ex-mulher e esperava a garota entrar em casa quando foi abordado por dois bandidos. Os criminosos descobriram que Edson era PM e quiseram levá-lo. A polícia acredita que nesse momento ele tenha reagido.
O policial acertou um dos bandidos, mas foi baleado. O PM foi socorrido pelos vizinhos, mas morreu no hospital. Um ladrão morreu e o outro fugiu. O bandido morto não foi identificado. A polícia está levantando informações do carro dos criminosos.    (Bom Dia Brasil)


Bandidos levam R$ 30 mil em saída de banco e fogem após troca de tiros

· 0 comentários

Bandidos em um carro Celta de cor preta roubaram, na tarde desta segunda-feira (25), R$ 30 mil de um cliente em saída de banco na agência do Bradesco, na avenida Presidente Bandeira, também conhecida como avenida 2, no Alecrim. Os bandidos fugiram e o veículo foi encontrado abandonado na avenida Bernardo Vieira, por volta das 16h.

De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano, Coronel Alarico Azevedo, viaturas da Polícia Militar estavam nas proximidades, cruzaram com o carro utilizado pelos bandidos e houve troca de tiros entre assaltantes e policiais.

Dentro do Celta encontrado, também havia um capacete e, por isso, a Polícia acredita que uma moto era usada para dar apoio aos passageiros do carro. O veículo não tinha queixa de roubo registrada.

A Delegacia da Polícia Civil Especializada em Furtos e Roubos (Defur) recebeu todo o material encontrado pelos militares e ficará à frente das investigações.
tribuna do norte

Quantos cidadãos por policial existem nos estados?

· 0 comentários



ASPRA PM/RN

Central de Atendimento da Secretaria de Segurança do RN será transferida

· 0 comentários

G1RN
O secretário estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte se pronunciou no início da tarde desta segunda-feira (25) acerca das condições do prédio do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Em nota, o secretário afirma que a transferência do Ciosp para o novo prédio já começou a ser providenciada. saiba mais Central de atendimento da polícia do RN ameaça desabar, diz sindicato No último sábado (23), o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) informou que o prédio do CIOSP, localizado no Tirol, zona Leste de Natal, ameaçava desabar e que, por esta razão, a partir desta segunda os policiais civis não iriam mais trabalhar no local. De acordo com a nota divulgada pelo secretário de Segurança Pública, há pouco mais de um ano, o Crea avaliou o imóvel em questão, assegurando sua estabilidade estrutural. 
O secretário confirmou que após uma forte chuva, parte da cobertura do prédio cedeu um pouco, provocando infiltrações. “No final de semana passada, técnicos reforçaram a estrutura do telhado”, diz a nota. No documento, o secretário informa ainda que a secretaria está providenciando a mudança de prédio do Ciops e que uma empresa especializada está fazendo o levantamento do custo para tal operação. “A partir do orçamento, será feito um processo emergencial para liberação de recursos, o que resultará na transferência da estrutura do Ciosp, num prazo de, em média, 40 dias a partir da assinatura do contrato de serviço”.
O Centro Integrado de Operações da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Ciosp/RN) é reponsável pelos seguintes atendimentos: 
Polícia Militar – 190
Polícia Civil - 197
Itep - 190
Corpo de Bombeiros - 193
Samu Metropitano - 192
Guarda Municipal - 190
Defesa Civil Estadual - 190
Defesa Civil Municipal - 190

MORADOR DAS ROCAS ACUSADO DE ROUBOS A LOTÉRICA É PRESO NOVAMENTE COM CARRO ROUBADO

domingo, 24 de fevereiro de 2013 · 0 comentários


Um jovem identificado como Anderson Rodrigues da Costa, (ió-ió) de 19 anos, foi preso na tarde desta sexta, dentro de um posto de combusítives na Zona Leste de Natal. Ele é acusado de uma série de assaltos na capital e estava de posse de um veículo tomado de assalto ontem, na avenida Prudente de Morais. Neste assalto, inclusive, ele fez a vítima de refém e a abandonou em Macaíba, na região metropolitana de Natal. A prisão de Anderson foi feita de forma inusitada por policiais militares do 9º Batalhão. Estávamos nos dirigindo para uma reunião na altura da Praça Cívica quando um popular nos avistou e disse ter reconhecido um carro que estava parado abastecendo num posto de combustíveis em frente ao Palácio dos Esportes. Ele nos informou que o veículo havia sido tomado de assalto ontem e pertencia à sua prima", disse o oficial de serviço do 9º Batalhão. A polícia foi até o local e abordou o suspeito. "Ele não esboçou reação e foi logo confessando o crime. Acreditamos que o acusado estava abastecendo o veículo para realizar mais ilícitos", afirmou o Tenente. Com Anderson foi apreendido uma pistola .380 com 17 munições. "O levamos para delegacia e constatamos que o mesmo já tinha passagens por assalto à mão armada. Inclusive ele assaltou uma casa lotérica no CCAB sul, em Natal. Além disso, já temos informações de uma série de assaltos que vinha cometendo", explicou o oficial. Anderson foi conduzido à delegacia de Plantão da Zona Sul. Lá ele foi reconhecido pela vítima. O acusado foi autuado por roubo qualificado e ficará detido à disposição da justiça. Fonte:

 Defato.com 

DEPOIMENTO DO POLICIAL QUE FEZ A PRISÃO: 9º BPM - PMRN. Estávamos em deslocamento para uma reunião quando um cidadão em frente a praça cívica - Petrópolis nos abordou informando que o carro roubado de sua prima estava parado no posto de gasolina, fomos até o local e vimos o carro, desci correndo, fiquei parado em frente ao veículo apontando a arma para o indivíduo, neste momento ele ligou o carro e acelerou, eu não recuei um passo e então ele decidiu parar e desligar o veículo, durante a revista encontramos uma pistola 380 (ver anexo) municiada e alimentada com 17 munições ao alcance da mão dele, eu não tenho dúvidas que se minha arma não tivesse apontada para ele o mesmo teria atirado contra minha equipe ( abordagem policial é com a arma apontada para o suspeito embora as pessoas não entendam e não aceitem isso, é minha vida que está em jogo), ele foi o mesmo que assaltou a lotérica do CCAB Sul e seu pai pagou 3000 reais de fiança para libera lo. O carro da vítima, a senhora Bruna foi tomado de assalto no dia anterior na Prudente de Morais por volta das 11 e 30 , a mesma foi mantida refém até Macaíba, ainda restavam 20 parcelas de 556 reais para quitar o veículo, no dia 22 de Fev o seu primo estava na Ribeira e seguiu o veículo roubado até o posto onde nos avistou e fizemos a abordagem. Poderiamos ter sido atropelados ou baleados, poderia não está vivo para postar isso aqui . A vítima,os amigos e familiares se fizeram presente no local e delegacia, nos agradeceram muito, isso nos basta, só queremos reconhecimento da sociedade pela nosso trabalho extremamente árduo e arriscado, nosso trabalho é pra vocês e por vocês.

http://patrulharocas.blogspot.com.br/2013/02/morador-das-rocas-acusado-de-roubos.html?spref=fb

PM prende estuprador em Nísia Floresta

· 0 comentários

 JOÃO MARCOS GUSTAVO DA SILVA confessou que estuprou turista mineira em Barreta No inicio desta manhã (22/01), após denúncia anônima, policiais do 3º BPM realizaram a prisão de GALO SECO na comunidade de Oitizeiro – Nísia Floresta. Ele estava sobre a proteção dos familiares, em um barraco próximo aos viveiros de camarão em Nísia Floresta. JOÃO MARCOS GUSTAVO DA SILVA, 18 anos, é acusado de estuprar uma turista mineira na praia de Barreta, no inicio de janeiro do corrente ano. As informações iniciais revelaram que o acusado se encontrava num barraco, no meio do mato, na propriedade de familiares, na comunidade de Oitizeiro, Nísia Floresta. Os policiais militares da Agencia Regional de Inteligência do 3º BPM, realizaram primeiramente o reconhecimento da área, identificando a propriedade e as possíveis rotas de fuga. Após a devida identificação da área, foi montado o cerco e realizadas as incursões. O acusado ao ser informado por um primo que a polícia estava chegando, tentou fugir pelos fundos da propriedade, onde já se encontrava duas equipes de setor de inteligência, que realizaram a prisão. Na abordagem ao suspeito, o mesmo negou ser JOÃO MARCOS GUSTAVO DA SILVA, também conhecido por GALO SECO. Para tentar dificultar a sua identificação, ele havia queimado a tatuagem do braço e familiares que se encontravam no local também tentaram tapear a policia negando a sua identidade. O acusado, réu confesso, deu detalhes sobre o estupro. Ele informou que abordou a turista, a fez dirigir até um matagal, na praia de Barreta, onde teria realizado o crime. Ele também relatou que após a violência sexual, teria devolvido a chave do veículo à vítima, para que a mesma pudesse ir embora. JOÃO MARCOS informou também que após liberar a vítima, pegou uma moto taxi até a comunidade de Morrinhos, onde entregou os pertences da vítima numa boca de fumo, em troca de uma dívida. JOÃO MARCOS GUSTAVO DA SILVA foi conduzido para a Delegacia de Plantão de Nísia Floresta, onde ficará à disposição da justiça. A sua prisão se deu em comprimento ao mandato de prisão nº 1452013000085-2 da Vara Criminal de Nísia Floresta/RN.

Bombeiro de Mossoró realizam resgate no CE

· 0 comentários



Salvamento Espetacular 

Ontem os militares do 2°sgb/2°gb (Mossoró) resgataram uma garota de 15 anos, identificada como Aline Oliveira de Assis que havia caido em um poço na comunidade do Sitio Cacimba Funda.
Segundo informações de populares no local ela estaria indo a casa de parentes quando se distraiu e caiu de uma altura de 11m aproximadamente. A guarnição composta pelo tenente monteiro sargento bay e os soldados jean, elias adonirã e euclides se deslocou ate a comunidade que fica ja no estado do Ceará, a 3 km da divisa dos estados, sendo porém mais proxima a esta OBM (50 km)visto que a unidade do CBMCE é no municipio de Aracati a mais de 120 km de distancia. No local constataram que ela estava presa na argila e com muitas dores pelo corpo. Os militares fizeram a imobilização da vitima e retiraram da lama pondo-a numa prancha enquanto era montado um sistema de força, em seguida ela foi içada pelos bombeiros com ajuda de populares que se encontravam no local.
Segundo os medicos que atenderam no Hospital Regional Tarcisio Maia apesar da queda de mais de 10m a garota não sofreu nenhum ferimento serio mas ainda requer alguns cuidados.

Christiano Couceiro

Central de atendimento da polícia do RN ameaça desabar, diz sindicato

sábado, 23 de fevereiro de 2013 · 0 comentários

O Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN)  divulgou nota nesta sexta-feira (22) informando que o prédio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (CIOSP/RN), localizado no Tirol, zona Leste de Natal, ameaça desabar e, por esta razão, a partir de segunda-feira (25) os policiais civis não irão mais trabalhar no local. De acordo com a nota, a estrutura física do prédio é “precária” e oferece “risco iminente de morte” a quem trabalha no local.

O Ciosp funciona no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do RN. Em entrevista ao G1, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, esclareceu que uma equipe da Secretaria Estadual de Segurança Pública esteve  no prédio no último domingo (17), acompanhada de engenheiros, para a realização de uma vistoria e foi constatado que o prédio não oferece riscos. “Eu estive no prédio com o secretário Aldair da Rocha (Segurança Pública) para verificar os riscos. Fomos acompanhados de militares do Corpo de Bombeiros e dois engenheiros e a avalição preliminar foi de que não há risco de desabamento”, afirmou o Coronel.

Ainda de acordo com o comandante da PM, foi verificada uma infiltração no telhado, mas o conserto já está sendo providenciado. “Se com as chuvas a situação se agravar nós iremos tomar as medidas necessárias, até porque não queremos colocar em risco nenhum dos nossos homens”, afirmou.

Segundo a nota do Sinpol, os policiais civis que trabalham no Ciosp passam a se apresentar na Delegacia Geral de Polícia (Degepol) a partir desta segunda (25). “Os servidores ressaltam que não estão abandonando seus trabalhos e se apresentarão na Degepol na expectativa de que seja providenciado local seguro para que possam desenvolver o importante trabalho que desempenham”, diz a nota.

O documento informa ainda que a decisão dos policiais foi comunicada à Sesed com 72h de antecedência por meio de ofício. De acordo com o Sinpol, existe estrutura concluída desde 2010 no prédio do antigo IPERN que seria destinada ao Ciosp. O comandante geral da PM, por sua vez, informou que “possivelmente no início de março o Ciosp será transferido para o referido prédio”.

G1RN

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets