Casal é tem carro roubado na praia de Pipa e são feitos de refém

segunda-feira, 25 de março de 2013 · 0 comentários

um casal teve seu veículo roubado ontem por volta das 18:00, na praia de Pipa, litoral sul do RN, a aproximadamente 80kms da capital, o casal foi abordado por dois homens e duas mulheres, que anunciaram o assalto com com uso de arma de fogo, os meliantes abrigaram as vítimas a seguir viajem em direção a praia de Sibaúma, distante 15kms de Pipa, fizeram a travessia do rio pela fazendinha e Barra do Cunhaú e libertaram as vítimas em Piquirí, distrito de Canguaretama.
``Foram momentos terríveis ´´ exclamou uma das vítimas, que após ser deixada as margens da estrada saiu a procura de auxilio, a PM foi acionada, realizou buscas na região mas nem o veículo, nem os acusados foram localizados.
As vítimas ainda reconheceram um dos assaltantes através de fotos, que não foi divulgada para não atrapalhar o andamento das investigações.

Policiais ameçam deixar Bope após retirada de caveira. Confira!

· 1 comentários


A polêmica sobre a caveira do pelotão especial da Polícia Militar BOPE continua rendendo.
Após o símbolo ser proibido pelo comandante da PM, coronel Euller Chaves, devido a reação de militantes e políticos ligados aos Direitos Humanos, policiais que integram o pelotão estão ameaçando deixar o grupo especial da PM.
O próprio comandante do BOPE, major Bisneto, teria entregado o cargo ao secretário de Segurança, Claudio Lima, mas teve o pedido recusado e continua no cargo.
A maioria dos policiais do pelotão são contrários a proibição, mas evitam falar sobre o assunto publicamente por conta do respeito a hierarquia militar, já que a decisão de retirar a caveira da farda do grupo partiu do comando geral da PM. Em contato com alguns, eles confirmam que muitos estão até pensando em deixar o Pelotão do BOPE.
O major Souza Neto, comandante do Batalhão da PM em Campina Grande, é um dos que fizeram o curso do BOPE no Rio de Janeiro, mas disse que não iria se posicionar sobre o caso. “Tenho minhas convicções, mas como foi uma decisão de comando, não devo fazer declarações”.
O comandante da PM, coronel Euller Chaves, disse em entrevista ao programa Correio Verdade da 98 FM, que a Polícia não visa entrar em polêmica e que a mensagem e atuação da Instituição é muito maior que um símbolo.
O secretário de Segurança, Claudia Lima, também colocou panos quentes no assunto e disse que o assunto ganhou mais repercussão do que deveria. Ele explicou que existe uma determinação ministerial que solicita que se evite elementos que remetam a violência.

Correio da PB
Read more: http://qthdanoticia.blogspot.com/2013/03/policiais-amecam-deixar-bope-apos.html#ixzz2OYuGXpxq

A polemica da caveira

· 0 comentários

"VIOLÊNCIA"... Sr. Dep. Luiz Couto, é ver crianças, jovens e adultos se acabando nas drogas; e sem as mínimas condições de bancar o vício praticam furtos e roubos ao cidadão de bem. e, em muitos casos são mortos por não pagarem as dividas das drogas, elevando assim as taxas de homicídios em nosso Estado. "VIOLÊNCIA"... Sr. Dep. Luiz Couto, é ver os crimes contra à vida se alastrando em nosso País, principalmente contra os mais indefesos (CRIANÇAS, MULHERES E IDOSOS) e ter que aceitar que os senhores politicos não fazem nada para mudar esse "Código Penal" arcaíco, pois a impunidade gera violência. "VIOLÊNCIA"... Sr. Dep. Luiz Couto, é ver o sertanejo chorar a míngua, por ver o seu rebanho morrer de sede e fome no sertão sem nada poder fazer, e os senhores políticos com medidas emergenciais. Pois bem Sr. Dep Luiz Couto, se o Sr. fosse um político que ostentasse em seu peito uma CAVEIRA!! seria um político de honra!!! Pois a CAVEIRA, que os CAVEIRAS ostentam no peito os tornam homens e mulheres de honra e glória da nossa briosa Polícia Militar; CAVEIRAS, que combatem o crime preservando à vida, e com o sacrifício da própria vida. Com a permissão dos CAVEIRAS!!!! CAVEIRA POOOOOOOOORRAAA!!!!

fonte:http://qthdanoticia.blogspot.com.br/

FALTA DE VALORIZAÇÃO FAZ COM QUE POLICIAIS MILITARES DEIXEM A CORPORAÇÃO

· 0 comentários

É cada vez mais frequente o licenciamento a pedido de policiais militares do RN para assumirem outros cargos públicos. Somente neste mês de março, a Polícia Militar do RN licenciou ou recebeu a solicitação de licenciamento de doze policiais militares. O principal motivo alegado pelos militares para procurarem outro emprego e prestarem concursos públicos para outras instituições públicas é a falta de valorização profissional, baixos salários e falta de ascensão profissional. Um policial militar recém-aprovado em um concurso público divulgou em seu perfil do facebook a sua aprovação em outro concurso público e desabafou sobre a falta de valorização na instituição militar estadual. "Cansei de esperar o que nunca vem", disse o policial.

"Sempre tive vontade de trabalhar em um local que me fornecesse ao menos um plano de saúde por estar colocando a minha vida em risco em prol da sociedade. Acho que seria o mínimo que o Estado poderia fazer por seu funcionário. Infelizmente, sairei da PM sem essa conquista, mas aos que ficarão sigo torcendo pela conquista da valorização. Acho que cada policial militar merece isso", desabafou o militar.

Sem uma política de valorização do profissional de segurança pública, a tendência é de que esse número de solicitações aumentem e cada vez mais seja crescente o déficit de efetivo da PMRN, o que é prejudicado ainda mais com a falta de concursos públicos para ingresso de mais profissionais na instituição.

Fonte: Soldado Gláucia

NOTA DO PATUNEWS: Faz 19 anos que sou sargento, durante todo esse tempo só fui promovido duas vezes, de terceiro para segundo e de segundo para primeiro, quando já deveria ser no mínimo Subtenente. Nos governos anteriores a alegação para não promover é que não existiam vagas, mas quando se aproximou a eleição para governo de 2010, numa manobra politiqueira, houve uma enxurrada de promoções, até além dos limites das vagas. Agora há vagas suficientes para a promoção de subtenente e não estão querendo promover. Qual será a desculpa? Será que vão deixar se aproximar a eleição para governo para aparecer centenas de vagas para promoções politiqueiras? Fica o questionamento para quem de direito.
Só para fazer um comparativo entre as promoções dos oficiais e as promoções dos praças, vou citar um exemplo. No ano de 1993 quando estava eu no curso de sargentos, dois colegas que também estavam no curso foram aprovados no concurso para oficial PM e neste mesmo ano um foi para academia de Minas Gerais e lá passou quatro anos como aluno no curso de oficial e o outro foi para a academia de Alagoas, permanecendo no curso por três anos, enquanto os alunos da turma de sargentos já foram promovidos a terceiros sargentos em 1993. Acontece que ao longo desse período os oficiais foram promovidos a aspirante, 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão e Major, ou seja, foram agraciados com cinco promoções, enquanto a turma de sargentos de 1993 com apenas duas promoções após a formatura.
A situação é pior ainda para quem ingressou na PM RN a partir de 1997, pois não tiveram a chance de ascensão profissional. Não sou contra a lei de promoções de praças, mas é preciso cumprir a lei que já existe, promovendo quem tem direito a promoção. Acho que a lei de promoções será mais uma lei a não ser cumprida.

PRIMEIRA MULHER COMANDANTE DE BATALHÃO SOLICITA AFASTAMENTO DA FUNÇÃO

· 0 comentários


MAJOR TEREZA


Major Tereza emite uma nota através do facebook agradecendo a todos que contribuíram para o seu trabalho durante os 03 meses que esteve à frente do 1º Batalhão.


Desde já, gostaria de parabenizar a Major Tereza pelo seu trabalho no comando do 1º Batalhão, buscando sempre o avanço social, humano, administrativo e operacional. Mostrando que o modo de tratamento entre superior e subordinado é essencial para o bom rendimento de trabalho, trazendo como consequência uma boa qualidade do serviço de segurança pública a toda sociedade. Major Tereza, um exemplo de comandante. Sirva de exemplo aos demais oficiais.

Confira a nota de agradecimento na integra:
NOTA DE AGRADECIMENTO
Aos Companheiros do PRIMEIRO BATALHÃO da PMRN e todos os amigos CIVIS E MILITARES que apoiaram, incentivaram e cooperaram de forma grandiosa pelo avanço do 1º BPM na minha gestão. Três meses de melhorias, de avanço em todos os aspectos: administrativo, operacional e pessoal. Primeiramente gostaria de agradecer todo empenho durante meu trabalho no 1º BPM, oportunidade impar de conhecer novas pessoas e experiência como Gestora enriquecedora. Portanto, consideração a quem nos considera, minha filosofia de vida. Você é um destes amigos que abriu portas, uniu esforços, acreditou na renovação e melhorias, apoiou e contribuiu. Fizemos. Certamente não nos decepcionamos quando nosso Gestor se preocupa com nosso dia a dia, nossa família, nosso trabalho suado e sacrificado ,quando nosso Gestor traz qualidade de atendimento, busca ouvir e atender respeitando as diferenças de cada SER. Amigos são advogados na nossa ausência, você é um destes, conte comigo. Não tenho e-mail de todos, mas repassem meu agradecimento pessoal a cada um dos companheiros deste ambiente acolhedor, que faz a PMRN, que necessita ser amado e respeitado por seus Comandantes. Bem, obtive conhecimento que estava Denunciada, sub judice, sábado, através do Novo Jornal, quando estava hospitalizada por uma infecção intestinal. Sou fiel a Instituição PMRN, cumpro a Lei, Regulamentos... Me apresentarei ao COMANDANTE GERAL DA PMRN, agradecendo a oportunidade e confiança. Recordo que, sorrindo, muitos diziam: "Ela não vai suportar um mês...", mas ao mesmo tempo me abraçavam, mesmo interiormente cheio de ódio no coração, que pena! Foi recorde pra muitos...assim fiz, faço melhor. Rezo por todos. O tempo parabeniza. Passei e edificar a casa, fizemos sem meios, sem facilidades, faremos mais num futuro próximo. Cumpro a Legislação. Solicito afastamento de imediato da nobre função de Comandar. Agradeço de forma sutil e informal todo empenho, colaboração e disciplina que encontrei no Primeiro Batalhão encontrei homens honestos, abdicados, trabalhadores e dedicados, trabalhei pela PM, sou FELIZ! Façam o bem, receba o bem. Não cai uma folha sem determinação do CRIADOR, assim vivo, assim agradeço a todos por entender e cooperar com tudo e em tudo. Saibam que nunca desistirei, nunca desacreditarei, portanto SOU JUSTA, sempre serei, sem politiqueiros e bajulações. Dias melhores virão, aguardem.
Abraço,
Major Maria Tereza Melo Boggio

Read more: http://qthdanoticia.blogspot.com/2013/03/primeira-mulher-comandante-de-batalhao.html#ixzz2OYr0AcoC

Agentes e PM encontram buraco em cela do CDP de Candelária

· 0 comentários

Sérgio Costa do portalbo
Foto: Sérgio Costa

Reaberto no dia 18 deste mês de março, em virtude da falta de vagas no sistema prisional do Rio Grande do Norte, o Centro de Detenção Provisória de Candelária voltou a sofrer com problemas de segurança. Na tarde deste domingo (24), agentes penitenciários e policiais militares encontraram um buraco em uma das celas da unidade.

Os agentes que estavam de serviço ouviram um barulho estranho no interior da unidade e decidiram acionar reforço de policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar e também da Companhia de Turismo, para que fosse feito uma intervenção e uma revista no local.

De acordo com o tenente Wenderson, do 5º BPM, os policiais entraram em uma das celas, retiraram todos os 12 presos para outro compartimento e fizeram uma revista minuciosa no local. Com isso, eles acabaram encontrando um buraco que estava começando a ser feito pelos presos no banheiro da cela.

Imediatamente, os agentes penitenciários providenciaram o fechamento do buraco, para impedir que os presos continuassem cavando e abrissem um túnel. No total, o Centro de Detenção Provisória, localizado na avenida Prudente de Morais, está com 85 homens presos. A unidade fica ao lado da Delegacia de Plantão da Zona Sul.

MP enquadra PMs

· 0 comentários

DO NOVO JORNAL

O Ministério Público Estadual está acusando sete policiais militares pela prática de improbidade administrativa por, supostamente, terem desviados recursos públicos da Polícia Militar do RN. Promotores da Defesa do Patrimônio Público estimam que R$ 334.755,30 tenham sido retirados do setor de finanças da Corporação após irregularidades cometidas pelo tesoureiro geral, que teria direcionado cheques a familiares e amigos. Três oficiais superiores são investigados.

A Ação Civil Pública de Responsabilização pela Prática de Atos de Improbidade Administrativa, impetrada na quarta-feira dessa semana, foi distribuída por sorteio para a 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal e está conclusa para despacho. O suposto esquema vinha sendo investigado desde o ano de 2005, quando foi identificado, mas só agora foi denunciado ao TJ.

O MP aponta que o major Francisco Flávio Melo dos Santos, que ocupou o cargo de tesoureiro da diretoria de finanças, seria o líder de um esquema de desvio de dinheiro na Corporação. Ele teria direcionado cheques e falsificado a assinatura do comandante da PM da época, o coronel Edvaldo Balbino Rodrigues. Os cheques, de acordo com a denúncia, tiveram como beneficiários a sua irmã, major Maria Tereza dos Santos Boggio, a sua amiga sargento Verací Câmara de Freitas, a sua ex-namorada Selma Maria Ribeiro, dois soldados da PM (Cleber Benedito Martins e José Francisco Caetano) e o sargento Mário Romão da Silva.

No total, o MP pede a condenação por improbidade de nove pessoas, sendo sete militares. Na lista dos acusados também está o coronel Severino Francisco de Moura, que ocupava a diretoria de finanças na época dos desvios investigados.

Nos pedidos que os promotores realizaram à Justiça, estão a quebra do sigilo bancário dos investigados, a indisponibilidade de bens, a condenação por improbidade e a condenação a ressarcimento do valor de R$ 334.475,30. Nos termos do artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa, os promotores requerem que os policiais percam a função pública que ocupam.

Do total de mais de R$ 300 mil, o Ministério Público revelou que ao menos R$ 188.069,51 teriam sido destinados a amigos e familiares, “favorecendo-os diretamente sem nenhuma motivação específica a não ser o dolo de auferir o desvio de dinheiro público”. O valor restante teria sido emitido pelo major Flávio sem que fossem seguidas as exigências legais.

A maior favorecida com os valores dos cheques emitidos pelo major Flávio, de acordo com as investigações, é a sua irmã, major Tereza. Um total de R$ 106.338,00 teve ela como beneficiária. Os números e cópias dos cheques foram anexados ao processo.

Os promotores detalham na ação que “sem nenhuma base legal ou regulamentar e à margem de qualquer transparência, o demandado realizava uma intensa movimentação de cheques destinados ao pagamento de diárias, de fornecedores, bem como beneficiava nominalmente, sem nenhuma justificativa, membros da corporação e civis”. Na visão do Ministério Público, o oficial superior “desviava para si ou para outrem, as verbas integrantes do acervo patrimonial da PM/RN, emitindo ordens de pagamento para custear supostas despesas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.”.

A ação aponta que a gestão do tesoureiro serviu como “terreno fértil” para desvios de dinheiro público. “A gestão do demandado no manuseio das verbas extraorçamentárias da Polícia Militar foi terreno fértil para o desvio do dinheiro público, com a transferência de tais recursos de maneira indiscriminada, através de cheques nominais, beneficiando até mesmo pessoas do seu círculo afetivo”.

O NOVO JORNAL tentou manter contato com a Promotoria da Defesa do Patrimônio Público para tirar dúvidas quanto à Ação. O documento não esclarece qual a destinação de R$ 150.406,00 que, apesar de terem sido aparentemente gastos de forma irregular, não foram destinados a amigos e familiares. Outro questionamento é o porquê de o procedimento investigativo ter se prolongado por mais de sete anos, já que o inquérito civil 147 foi aberto no ano de 2005. Outra pergunta foi sobre a possibilidade de responsabilização criminal em face da suposta irregularidade.

Através da assessoria de comunicação, os promotores informaram que não teriam tempo para responder às perguntas, pois estavam ocupados respondendo a outra demanda judicial sobre a qual deveriam se posicionar em 48 horas. O MP informou que na segunda-feira prestará os esclarecimentos requisitados.

Suspeitos negam irregularidades 

Dentre os sete policiais militares investigados, dois deles ocupam cargos de chefia no atual comando da PM. O major Francisco Flávio Melo dos Santos, apontado como líder do esquema, é chefe de Operações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). A sua irmã, a major Maria Tereza Melo dos Santos Boggio é a atual comandante do 1º Batalhão da PM, responsável pelo patrulhamento da zona Leste de Natal.

O NOVO JORNAL os procurou nessa sexta-feira para que pudessem comentar as acusações. Na sala onde trabalha, no Quartel do Comando Geral no Tirol, o major Flávio negou que tivesse praticado qualquer irregularidade. “Já fui absolvido em processo semelhante. Recebo com surpresa essa nova acusação, mas vou aguardar para me pronunciar somente em juízo”, disse o oficial.

Ele disse que as ordens de pagamento continham a assinatura do comandante-geral e, por isso, não poderiam ser irregulares. “Houve prestação de contas e tinha a assinatura do comandante”. O MP apontou, após perícias grafotécnicas realizadas pelo Itep, que houve falsificação da assinatura do coronel Balbino. O major negou a autoria da falsificação. Ele se disse perseguido pelo ex-comandante da PM, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro. Foi na gestão de Marcondes que a investigação começou.

A reportagem também ouviu a major Tereza. Por telefone, ela informou que estava hospitalizada e não se prolongaria nos comentários sobre as acusações. Ela negou que tivesse sido beneficiária de cheques. Momentos antes, o major Flávio havia dito que a irmã era uma dentre outros policiais para quem cheques eram emitidos para realização de pagamentos. “Não sei do que se trata a ação. Preciso tomar conhecimento antes de comentar qualquer coisa”, disse a major Tereza.

Os demais investigados têm papel supostamente menor no esquema. A sargento Verací Câmara, atualmente lotada na Secretaria de Segurança, teria sido beneficiária de um cheque no valor de R$ 4,8 mil. Além disso, a sua mãe também figura como uma das pessoas que receberam recursos irregulares. Em depoimento, a mãe da sargento disse ter atendido um pedido feito pela filha, para quem repassou o valor.

Também existem cheques em nome dos soldados José Francisco Caetano e Cleber Benedito Martins, que trabalham hoje em departamentos administrativos da PM. Na mesma situação está o sargento Mário Romão da Silva, que atua Departamento de Apoio Logístico da Corporação. A participação do coronel Severino Moura, que hoje está na Reserva, de acordo com o MP, restringe-se a permitir que pagamentos fossem realizados de forma ilegal, com policiais sacando cheques para pagar a fornecedores, como disse em depoimento.

O Ministério Público ouviu os investigados no âmbito do inquérito civil que conduzia. Aos promotores, os investigados disseram que os valores sacados eram integralmente devolvidos ao major Francisco Flávio Melo dos Santos. Isso, no entanto, não exime de responsabilidade os beneficiários que, segundo o MP, agregaram os valores aos patrimônios pessoais.

Comandante vai esperar tramitação do processo

O Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, disse que tomou conhecimento da ação através da reportagem do NOVO JORNAL, que na manhã de ontem solicitou um posicionamento dele quanto à situação. Ele afirmou que irá aguardar a tramitação do processo, já que a ação foi impetrada nessa semana, para avaliar eventuais medidas contras os investigados. “Vamos tomar as medidas institucionais cabíveis, mas iremos aguardar a tramitação do processo. É prematuro me posicionar agora”, resumiu Araújo. 

Como funcionava o esquema, segundo o MP

1 – Entre os anos de 2004 e 2005, o major Francisco Flávio Melo dos Santos, enquanto tesoureiro da PM, teria desviado R$ 334.475,30 da Corporação.

2 – O desvio ocorria através da emissão de cheques a amigos e familiares. O MP identificou que, ao menos R$ 11.731,51 tiveram como beneficiários amigos e subordinados do major na diretoria de finanças da PM.

3 – A maior beneficiária desse esquema seria a major Maria Tereza Melo dos Santos Boggio, irmã do major Flávio. Ela teria recebido R$ 106.338,00 através de cheques.

4 – Para concretizar as fraudes, o major Flávio teria chegado a falsificar a assinatura do comandante da PM à época. A falsificação foi atestada por perícia do Itep.

5- O MP pede a condenação de sete policiais militares e duas outras pessoas por improbidade administrativa, que inclui a perda da função pública. Além disso, requer à Justiça a quebra de sigilo bancário dos envolvidos e a indisponibilidade de bens para ressarcimento ao Estado do valor supostamente desviado.

6 - Os suspeitos negam envolvimento em irregularidades. Comando da Corporação aguarda tramitação do processo para tomar qualquer medida.

COMISSÃO APROVA USO PESSOAL DE PISTOLA TASER

sexta-feira, 22 de março de 2013 · 1 comentários




Getty ImagesPistola taser tem seu uso questionado no Brasil devido aos riscos à saúde
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou no dia 13 de março o Projeto de Lei 2801/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que autoriza o uso de armas de incapacitação neuromuscular (chamadas de Taser) pelo cidadão comum para fins de defesa pessoal.
Segundo a proposta, arma de incapacitação neuromuscular é qualquer dispositivo dotado de energia autônoma que, mediante contato ou disparo de projétil de mínima lesividade, acarrete, em pessoa ou animal, supressão momentânea do controle neuromuscular que não produza sequela nem altere a consciência.
O projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Pelo texto, o registro concedido para armas de incapacitação neuromuscular autoriza seu porte. Para conseguir o registro, o cidadão deverá ter idade mínima de 18 anos e comprovar que tem residência fixa, além de apresentar nota fiscal de compra ou comprovação da origem lícita da posse. Ele não precisará comprovar capacidade técnica nem aptidão psicológica — requisitos exigidos para que seja concedido o registro de arma de fogo.
O parecer do relator, deputado Guilherme Campos (PSD-SP), foi pela aprovação, com emenda. Conforme a emenda, os possuidores e proprietários de arma de incapacitação neuromuscular não registrada deverão solicitar o seu registro até 90 dias após a publicação desta lei. No texto original, esse prazo era 31 de dezembro de 2012.
Para o relator, a proposta permitirá que os cidadãos defendam-se em casos de necessidade, à semelhança do que já ocorre em muitos países, com experiências bem sucedidas.
— A segurança é um dever do Estado e um direito constitucional de todo o cidadão, contudo, sabemos que a assistência do Estado é insuficiente nesse sentido. As mulheres jovens, principais vítimas de agressões sexuais, por exemplo, estariam mais protegidas, com essa possibilidade.





Da Agência Câmara


Read more: http://qthdanoticia.blogspot.com/2013/03/comissao-aprova-uso-pessoal-de-pistola.html#ixzz2OH6cOB87

Secretaria de Segurança do RN cria força-tarefa para investigar execuções

· 0 comentários

Aldair da Rocha disse que força-tarefa deve durar 90 dias
(Foto: Rafael Barbosa/G1)
A Secretaria de Segurança Púbilca e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) criou uma força-tarefa de investigação aos crimes de homicídios com autoria desconhecida e indícios de execução. Os "elevados índice de ocorrências policiais envolvendo os crimes de homicídios na região metropolitana de Natal", segundo a portaria que cria a força-tarefa, foram levados em consideração.

A portaria número 069/2013 está publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário oficial do Estado (DOE). Essa é a primeira medida de segurança pública adotada depois que o Rio Grande do Norte passou a integrar o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça.

Segundo o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, a força-tarefa é o primeiro passo para a implantação da Divisão Especializada em Investigações aos Crimes de Homicídios no estado.

“É uma preparação. A criação da Divisão vai levar uns 90 dias. Então não podemos ficar parados até lá”, disse ele, frisando a necessidade de o estado combater os chamados esquadrões da morte. “Principalmente os grupos de extermínio e os assassinatos com características de execução”, pontuou.

Segundo Aldair, cinco delegados irão compor essa força-tarefa. Segundo Aldair, além da Polícia Civil, fazem parte da força-tarefa o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope), o Centro de Inteligência da Sesed e o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep). A coordenação do grupo será da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

O secretário frisa que a força-tarefa será extinta quando for implantada a Divisão Especializada em Investigação aos Crimes de Homicídios.

G1RN

Presos transferidos do Paraná chegam a Mossoró, RN

· 0 comentários

Os 20 presos que embarcaram no final da manhã desta quarta-feira (20) do Paraná já chegaram a Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. O grupo veio escoltado por policiais em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave pousou no aeroporto Dix-sept Rosado pontualmente às 17h. O grupo será levado para o presídio federal da cidade.

Os presos embarcaram do aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A operação de transferência, batizada de Limpeza, foi organizada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), em conjunto com o departamento de inteligência da Polícia Federal.

Ao todo, 38 presos presos foram transferidos na ação. Os outros 18 foram levados para o presídio federal de Porto Velho, em Rondônia.
Presos do Paraná chegaram a Mossoró nesta quarta-feira (Foto: Marcelino Neto)

Os presos

Os detentos transferidos ameaçavam a segurança do Paraná. Segundo o secretário de Segurança paranaense, Cid Vasques, a medida foi preventiva e não tem relação com nenhum episódio criminoso recente, como a morte de dois agentes penitenciários.

"Nós estamos nos antecipando no sentido de resguardar a segurança do sistema prisional e diminuir a tensão", afirmou o secretário. Os presos foram escolhidos a partir de uma triagem feita pela Operação, e, segundo o secretário, não há ligação de nenhum deles com o crime organizado. "Aqui no Paraná não existe organização criminosa com força alguma", garantiu Vasques.

G1RN

Operação Muralha-Polícia Civil desarticula Grupo de Extermínio em

· 0 comentários

A Polícia Civil de Pedro |Velho-RN em ação conjunta com deprov, deicor, 6ª DRP, Policiais Civis de Arês e Goianinha, sob o Comando do Dr Odilon Delegado de Polícia, desarticulou um Grupo de Extermínio que agia no agreste potiguar, sob força de Mandados de Prisão emitido pela Juíza da Comarca de Pedro Velho. o Grupo chefiado por Gerivaldo Silva da Cruz – “Val da paulista” – cometeram vários homicídios entre as cidades de Parnamirim, São José do Mipibu, Pedro Velho e Montanhas. Através de interceptação telefônica foi desvendado essa quadrilha liderada por ``Val´´, e foi identificado mais pessoas envolvidas como Pai Carlinhos, Pipo, Cabra, Maria José e um adolescente ``V´´. Foi descoberto que nessa rede criminosa  se  envolvia, além de homicídios, os crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas. O cabeça do grupo, “Val”, respondeu a tentativa de homicídio no DF, homicídios em SP, Parnamirim e Natal, e crime de tráfico no RN. Em depoimentos prestado por testemunhas, vários testemunharam terem visto Val em dois recentes homicídios, como motivo o acerto de contas por tráfico. Como transcrito nas interceptações, o próprio “Val” alega ser “traficante e matador, onde ele relata como executou um rapaz na presença de sua amante. Val está ligado diretamente a pelo menos 30 homicídios. 
Qualquer informações que levem ao paradeiro de ``Val´´ Denuncie através do 190, 32472245, 32472171, 32322862. de acordo com o Polícia Civil ele é um criminoso de alta periculosidade.


Operação Muralha 

PROCURADO
Gerivaldo Silva da Cruz – “Val da paulista”


PRESOS 
Nome: José Carlos Fernandes 
Alcunha: Pai Carlinhos 


Nome: JOSÉ HERMÍNIO FILHO 
Alcunha: Pipo 

 
 
Nome: Maria José da Silva Araujo 


Nome: JOSÉ EDSON PEIXOTO 
Alcunha: CABRA 




PEDRO VELHO – RN. Polícia Militar desmancha parte de uma quadrilha de roubo a moto

segunda-feira, 18 de março de 2013 · 0 comentários

Três jovens foram presos suspeitos de
integrarem uma quadrilha de roubo a moto
que age na região do litoral sul do Rio
Grade do Norte. As prisões ocorreram após
um roubo a uma moto registrado na tarde
do último sábado (16) na zona rural de
Pedro Velho.
O mototaxista Carlos Alberto de Araújo,
residente em Pedro Velho teria recebido
uma ligação de uma mulher identificada
como Daniele. A mulher dizia que um
homem conhecido como Juca queria fazer
uma corrida de moto. O mototaxista se
deslocou para a localidade conhecida como
Mucuriu, na zona rural do município, onde estaria o suposto cliente quando foi surpreendido pela
ação do Juca e mais outros três elementos que armados de revolveres, anunciaram o assalto e
levaram a moto da vítima.
Em seguida a polícia foi acionada e após diligências conseguiu chegar ao Francisco Lourenço de
Sales, o Juca, que foi preso em flagrante, entregando os comparsas, identificados como Tiago
Pereira Soares e um outro homem conhecido como Daladiê. A polícia conseguiu prender o Tiago e
no momento da ação policial a vítima disse ter reconhecido o Pequeno, irmão do Tiago, como
sendo outro dos assaltantes que, também foi levado para a delegacia. Os irmãos residem no
Loteamento Santa Rita, na cidade de Montanhas-RN.
Na casa dos irmãos a polícia apreendeu a moto Yamaha/Factory YBR 125 preta, de placa NNV
3310/RN, usada para a realização do crime a inda peças de outras motos. Outra moto também foi
apreendida durante a ação da polícia. Uma Honda CG 125, Fan ES, cor preta, placa, MZC 6634/RN,
também usada durante o assalto, que estava com Josias Gomes Balbínio. Após ser levado à 6ª
Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em Nova Cruz, e ouvido, Josias foi liberado.
Ficaram presos Juca, Tiago e Pequeno.
REVIRAVOLTA APÓS DEPOIMENTOS
Tiago e Juca disseram em depoimento a Polícia Civil que o jovem identificado como Pequeno, não
teria feito parte da ação criminosa e que Josias teria sido um dos mentores do crime. Alegaram
que só não comunicaram esse fato a polícia militar porque ficaram com medo da reação do Josias.
Jubileu, como é mais conhecido o Josias, até às 17h00 ainda não tinha sido localizado.
DESTINO DA MOTO ROUBADA
A moto roubada, uma Honda Fan 125, de cor preta, placa OJR – 4657-RN, foi imediatamente
repassada para um homem identificado apenas como Roberto que teria levado o veiculo para
Barra de Camaratuba-PB.
Daladiê que, também é conhecido como Magão, pode ter sido responsável por outro roubo a moto,
registrado já na manhã deste domingo (17) na região. O suspeito está foragido.
Foram responsáveis pelas prisões as guarnições da Polícia Militar de Pedro Velho e de Montanhas-
RN, todos sob o comando do Major Tavares – Comandante do 8º BPM-RN –, do Cap. PM Luiz Carlos
– Comandante da Cia. PM de Canguaretama- RN e do Ten. PM Costa Neto – Comandante do Pelotão
de Pedro Velho.

Por Júnior Campos

Justiça determina interdição e desocupação do Presídio Estadual do Seridó

sexta-feira, 15 de março de 2013 · 0 comentários


Por Thyago Macedo do portalbo
Foto: Ilmo Medeiros (Blog do Sidney Silva)
O Presídio Estadual do Seridó deverá ser interditado a partir desta sexta-feira (15). O juiz Luiz Cândido de Andrada Villaça, da Execuções Penais da Comarca de Caicó, determinou a proibição da entrada de novos detentos e deu prazo de até 180 dias para que o Governo do Estado desocupe toda a estrutura para dar início a um processo de reforma.
“Diante do que foi presenciado por este magistrado no local e o que consta nos presentes autos, realmente não existe como evitar a interdição imediata e definitiva da Penitenciária Estadual do Seridó, posto que é imperiosa a medida até que sejam EFETIVAMENTE sanadas as irregularidades lá existentes”, publicou o juiz Luiz Cândido.
O magistrado ainda classificou o presídio como uma “bomba relógio”, tendo em vista que o indicaram os laudos do Corpo de Bombeiros. “Apesar de não ter condições de prever o futuro, é necessário que as autoridades que representam o Estado – dentre as quais se insere este magistrado – tomem uma atitude que previna mortes e carnificina”.
Citando alguns dos problemas da estrutura, o juiz escreveu em sua decisão: “Não existe no local observância ao que preceitua o Código de Segurança e Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio Grande do Norte. Ora, isso significa que, em caso de incêndio, mais de 300 (trezentas) pessoas poderão ser carbonizadas. A estrutura física apresenta diversas rachaduras e, não há como saber, pode estar prestes a desabar sobre as pessoas que se encontram presas ou trabalhando no local. Outro ponto que chama a atenção é a ausência de extintores de incêndio aptos ao funcionamento. É evidente que uma estrutura prisional não pode ter saída de emergência, tal como ocorre numa boate ou num estádio de futebol, e, por isso mesmo, deve ter reforçada a sua capacidade de combate direto ao fogo que eventualmente ocorra”.
O não cumprimento dessa medida poderá gera Ação Civil de improbidade administrativa e até mesmo formulação de pedido de intervenção da União no Estado do Rio Grande do Norte. Com isso, o Governo do Estado deverá ser acionado e terá um prazo de dez dias pra que apresente um plano de desocupação do prédio. Isso deverá ser feito em até 180 dias.
“O Ministério Público fez a sua parte e requereu ao Judiciário a adoção das medidas urgentes. O pleito ministerial teve aceitação do Estado-Juiz e, apesar da dupla confirmação (no 1º grau e no TJRN) e da multa diária de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) imposta ao Estado (que deverá ser paga com dinheiro dos contribuintes), que neste momento já ultrapassa em no mínimo 10 (dez) vezes o valor das melhorias que o local necessita, nada foi feito e o perigo se perpetua até que uma desgraça aconteça. Essa constatação, por si só, já seria suficiente para gerar o impechment de gestores públicos, já que os cofres públicos seriam bem menos agredidos se a decisão judicial já tivesse sido devidamente cumprida”, completou o juiz.

Polícia localiza galpão utilizado para guardar produtos de roubo no RN

· 0 comentários

G1RN

As Políciais Militar e Civil do Rio Grande do Norte encontraram um galpão em Parnamirim, na Grande Natal, que estaria sendo utilizado por assaltantes para guardar eletrodomésticos e móveis roubados. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, trata-se de um bando que assaltava casas e levava os objetos roubados como se estivesse fazendo uma mudança. Um homem foi preso.

No início do mês, a Inter TV Cabugi mostrou o caso da comerciante Dayane Macedo que foi vítima dos bandidos. (veja a matéria ao lado)

Moradora do residencial Plaza Garden, ela ficou estarrecida ao chegar em casa e constatar que os bandidos arrombaram o portão e levaram móveis e eletrodomésticos da sua casa."Foi desesperador. A gente fica sem acreditar porque a gente acha que nunca vai acontecer com a gente", disse a comerciante. Os bandidos levaram o sofá, um televisor, geladeira, fogão, microondas, uma mesa, a cama do casal, um ventilador, e até as portas de um guarda-roupa.

Os vizinhos da comerciante perceberam a movimentação, mas pensaram que o casal estava se mudando. "Os vizinhos disseram que viram, mas pensaram que era uma mudança e não tiveram nenhuma reação, não ligaram pra gente, nada", contou Dayane.

Lote de suco Ades, sabor maçã, foi envazado com produto de limpeza

· 0 comentários


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária disse nesta quinta-feira (14) que está acompanhando o recall de um lote da bebida Ades Maçã 1,5 litro que foi envasado com solução de limpeza. De acordo com a fabricante Unilever Brasil, cerca de 96 embalagens foram distribuídas em São Paulo, no Rio de Janeiro e Paraná com o produto impróprio para consumo.

A empresa informou que houve falha no processo de higienização das máquinas, o que resultou no envasamento de embalagens com a solução de limpeza. O lote em questão tem iniciais AGB, foi fabricado em 25 de fevereiro de 2013 e é válido até 22 de dezembro de 2013.


De acordo com a Anvisa, o consumo do produto nessas condições pode causar queimaduras na boca. A agência solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais, onde o produto foi fabricado, que faça uma inspeção sanitária no estabelecimento.

Segundo a Unilever, o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa fez 14 atendimentos relacionados ao lote, dos quais 12 consumidores receberam atenção médica e dois não aceitaram.

A empresa pede que os consumidores verifiquem o produto já adquirido e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem em contato gratuitamente com o SAC pelo número 0800 707 0044. Os produtos que ainda estavam em pontos de venda, de acordo com o fabricante, já foram recolhidos.

IG

Defur prende suspeito de comandar roubo de malotes da Cabral

quinta-feira, 14 de março de 2013 · 0 comentários

Assalto aconteceu em fevereiro e bandidos trocaram tiros com seguranças.

Por Sérgio Costa do Portalbo
Fotos: Cedida

Após 30 dias de investigação, policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos prenderam, na tarde desta quinta-feira (14), na cidade de Parnamirim, Marcos Antônio Neves, de 38 anos, mais conhecido como "Marcos Caixa". Segundo a polícia, ele é suspeito de comandar um assalto a uma empresa de transporte há um mês, na avenida 2, no Alecrim.

De acordo com o o delegado Atanásio Gomes, titular da Defur, o assalto passou a ser investigado desde a data do roubo. Na ocasião, uma pessoa foi presa e outras duas conseguiram fugir após trocar tiros com segurança de uma empresa de transporte de valores que testemunharam o assalto. Cícero Edson Bezerra Júnior, o "Júnior Cão", foi preso em flagrante no dia do crime e Francisco Ricardo da Silva, o "Júnior da lan house", durante as investigações. 

"Marcos Caixa já tinha se apresentado com um advogado, mas nós solicitamos a prisão preventiva do acusado para termos mais substância para elucidar o assalto. Um outro suspeito ainda está sendo procurado pela nossa equipe", disse o delegado Atanásio.

O suspeito, relatado pelo delegado, é um homem conhecido com "Nildo baixinho". Ele seria uma peça importante nas práticas de crimes investigadas pela polícia. Marcos Caixa foi conduzido para a sede da Delegacia onde foi ouvido e em seguida encaminhado para um CDP na grande Natal.

Criminosos compram acesso a banco de dados de segurança pública do Brasil

· 0 comentários


Cracker vende acesso ao Infoseg pelo período de 30 dias por 2 mil reais. Criminosos tem como objetivo conseguir dados para fraudar documentos, placas de carros ou aplicar golpes.
Reportagem exibida pelo SBT afirma que existe um esquema de venda de senhas do maior banco de dados de Segurança Pública do Brasil, o Infoseg. A denúncia foi feita ao SBT Brasil por um hacker, que não teve o nome divulgado.
O sistema contém dados de milhões de cidadãos brasileiros, como informações sobre vigilância, mandados de prisão, armas de fogo e registros de veículo, e seu acesso é restrito a agentes nacionais de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.
Segundo a reportagem, um cracker da Bahia invadiu o sistema ao inserir as credenciais de um policial no portal do Ministério da Justiça. Com as credenciais preenchidas, o acesso ao Infoseg é liberado.
Os criminosos interessados no serviço devem pagar 2 mil reais para conseguir esses dados que garantem acesso ao Infoseg durante o período de 30 dias. Ainda de acordo com a reportagem, quem compra o serviço tem como objetivo conseguir dados para fraudar documentos, placas de carros ou aplicar golpes com as informações conseguidas com o sistema.
A reportagem do SBT Brasil comprou uma senha e recebeu os dados de login da soldado Luciana Marques, policial militar em Maceió (AL) - ela negou ter vendido suas informações. O hacker disse que, provavelmente, a PM não saiba do vazamento.
Os dados dos cidadãos são obtidos digitando o CPF da pessoa no sistema.
Em 2008 o SBT também relatou outro esquema de venda de senhas do Infoseg. À época, a polícia prendeu cerca de 50 envolvidos no esquema, em cinco estados. (IDGNOW)


Rivotril troca tiros com Polícia Militar de PIPA

· 0 comentários

Isaac Heleno da Cruz, conhecido como RIVOTRIL. O mesmo é conhecido traficante e homicida do bairro de Mãe Luíza. Era o dono dos 25kg encontrados em Pipa em 2012 e responsável pelo homicídio do jovem Felipe de Umari (que teve o corpo encontrado em pipa em meados de 2012).
Ele é um dos assaltantes que trocou tiros na madrugada de ontem com Policiais do Pelotão De Polícia Militar de Pipa no município de Tibau do Sul. Um dos comparsas dele que participou do assalto foi preso e várias vítimas já o reconheceram.
"RIVOTRIL" costuma ficar entre Mãe Luíza, Ponta Negra, Tibau do Sul ou Pipa. A Polícia Militar mais uma vez conta com a participação da população através de informações que nos façam chegar a esse elemento.
Ressalta-se que a prisão do primeiro assaltante só foi possível devido à mobilização e e parceria entre Polícia Militar e sociedade através de informações, principalmente nas redes sociais.
A Polícia Militar mais uma vez reassume o compromisso de reestabelecer a paz pública no pacato município de Tibau do Sul.

PS: A primeira foto de boné é mais antiga e a segunda é mais recente.


Com informações da PM de PIPA

Atenção: PM de Jardim de Piranhas encontra droga transportada por casal

· 0 comentários


Fonte e fotos: Jair Sampaio


A "RP Pente Fino", pertencente à 5ª Cia de Jardim de Piranhas, ficou responsável pelo monitoramento da área onde possivelmente teria sido jogada a droga transportada pelo casal Karine Loise e Sandro Lopes (Vulgo Sandrinho), que furou um bloqueio policial nas proximidades do sítio Três Riacho, a poucos quilômetros da cidade.

"Foi muito difícil encontrar o material ilícito, até porque existe muito mato no local, por isso o torna-se trabalhoso, porém conseguimos retirar a moto e em seguida fizemos uma busca minuciosa no local aonde suspeitávamos que a droga estive, realmente, bem próximo aonde ficou a moto a droga foi encontrada, cerca de 40 trouxinhas de Maconha e outra parte fracionada", revelou o comandante da RP Pente Fino.


Outra notícia inverteu a defesa narrada anteriormente pelo investigado Sandrinho, que disse a nossa reportagem que teria sofrido tiros de fuzil, mas a descrição do laudo médico apontou apenas escoriações, certamente provocada por galhos de mato, onde o casal adentrou por vários metros, o que levou Karine sofrer um corte muito profundo na parte superior ao rim, ao tempo em que Sandrinho sofreu um pequeno corte na cabeça, obviamente depois de ter atropelado um dos policiais que tentou detê-los, enquanto a moto estava em movimento, inclusive rasgando a farda do PM.

Os policiais que participaram da operação para prender o casal, disseram que não foi disparado um tiro sequer de fuzil, apenas armas leves foram utilizadas, e o intuito foi para inibir ou conter o casal no local, para isso foram feitos disparos de revólver e pistola, e um desses acertou o pneu da moto, o que fez a dupla parar e buscar fuga dentro do mato.

Casal fura barreira policial próximo a Jardim de Piranhas e na fuga são alvejados com tiros de fuzil

· 0 comentários


Por :Edson Freire
Fonte: Blog Jair Sampaio

Uma informação sobre tráfico de drogas deixou toda a Polícia de Jardim de Piranhas em alerta máximo, a qual viu a necessidade de uma barreira policial nas proximidades do sítio Três Riachos, quando às 18h40 aproximadamente, uma moto 125 Fan se aproximava da barreira, tendo seus ocupantes recebido aviso de parada, e obviamente a ordem foi desobedecida, e ainda passaram os pneus da moto por cima, dos pés, de um PM que trabalhava no local, sendo o condutor da moto identificado como SANDRO LOPES DA SILVA, 31 ANOS, morador do bairro Frei Damião em Caicó (com várias passagens pela polícia).
Na barreira montada exclusivamente com esse fim, os PM's escutaram disparos de arma de fogo, logo revidaram, em conseguinte viram a moto descendo o acostamento, e mais tiros foram ouvidos, no revide, o casal foi alvejado com tiros de fuzil (revelou Sandro), sendo um na região abdominal de KARINE LOISE (ESPOSA DE SANDRINHO) e outro na cabeça do investigado.
O casal foi socorrido por uma ambulância da cidade de jardim de Piranhas para o H.R.C, submetido a Raio-x, e agora estão no aguardo das análises clínicas para saber se ha a necessidade de intervenção cirúrgica. Enquanto no local do fato, policiais da 5ª Cia de Jardim de Piranhas, ao comando do Cap Juscelino, buscam a materialidade da denúncia, até porque, além da suspeita levantada, tiros foram ouvidos no local sem que tenha partido das armas da PM.Em entrevista a uma rádio local, na cidade de Caicó, o Cap Juscelino disse que a denúncia era procedente de uma fonte segura, difícil de questionar, por isso foi montado todo um aparato policial, no intuito de obter êxito na apreensão do material ilícito, que mesmo ainda não tendo sido encontrado nenhum objeto estranho, PM's se encontram no local fazendo as buscas, disse o Capitão.


Adolescente morre após participar de assalto e trocar tiros com a PM no RN

· 0 comentários

G1RN

Um adolescente morreu na noite desta quarta-feira (13) após participar de um assalto e trocar tiros com policiais militares. O caso foi registrado em Jardim Progresso, bairro da zona Norte de Natal. Um comparsa que participou do assalto com o menor fugiu sem ser identificado.

De acordo com a Polícia Militar , por volta das 22h desta quarta a dupla roubou uma moto no Jardim Progresso. A polícia foi acionada e durante a perseguição houve troca de tiros. O menor ainda foi levado para o hospital, mas morreu a caminho da unidade hospitalar.

A polícia mantém diligência para tentar localizar e prender o outro assaltante. O corpo de menor foi levado para o Itep, onde será necropsiado antes de ser liberado para sepultamento.

Por falta de pagamento, construtora suspende obra de Ceduc em Natal

· 0 comentários

G1RN

A reforma do Centro Educacional (Ceduc) de Pitimbu, em Natal, que deveria ficar pronta até o mês de julho, está parada desde a terça-feira (5) por falta de pagamento, segundo a construtora Brascon, responsável pela execução da obra. De acordo com o Tribunal de Justiça do RN, a unidade foi interditada em agosto do ano passado, ficando impedida de receber novos internos, autores de atos infracionais que geram a privação de liberdade, como homicídios, por exemplo.
Com adequações, obra passou de R$ 2,7 mi para
R$ 3,5 mi (Foto: Murilo Meireles/G1)

“Estamos há dois meses sem receber o pagamento por parte do Governo do Estado. Os operários não trabalham sem receber. Fiz um empréstimo, paguei aos funcionários e os mandei para casa. Só irão retornar ao trabalho quando o Estado realizar o pagamento. Com isso, será difícil entregar a obra dentro do prazo. Prazo este que terminaria em abril, mas foi prorrogado para julho porque não recebemos o pagamento pelas adequações, que chega a quase R$ 1 milhão”, afirmou Fernando Martins, sócio da Brascom. Ainda de acordo com a Brascon, o valor inicial da obra era de R$ 2,7 milhões, mas com as adequações saltou para R$ 3,5 milhões.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, responsável pelas finanças do Estado, os pagamentos das obras não são contínuos, pois dependem de medições periódicas. “Não é uma despesa continuada. É feita uma medição da obra, se mede a evolução e se paga. Vou verificar se o processo está apto para pagamento. Se estiver, nós vamos colocar na programação para realizar o pagamento”, garantiu Obery Rodrigues Júnior, secretário estadual de Planejamento.
Ceduc deverá abrigar adolescentes que cometeram crimes como homicídio, por exemplo (Foto: Murilo Meireles/G1)

Segundo José Dantas, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, é urgente a necessidade de reforma nos centros educacionais, já que o Judiciário não tem local para enviar os adolescentes apreendidos. “Isso é, com certeza, nossa preocupação mais imediata. O Governo precisa priorizar isso”, enfatiza.

Como o Estado está sem vagas para acolher esses adolescentes, recentemente a Justiça liberou jovens que praticaram atos infracionais graves, como homicídios, por exemplo. De acordo com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), o Ceduc Pitimbu seria uma solução para este impasse. “Com o Ceduc Pitimbu, que fica pronto até o meio do ano, e o Ceduc de Ceará-Mirim, que termina em 2014, teremos unidades adequadas”, expôs Getúlio Batista, diretor-presidente da Fundac.

Interdição Ceduc Pitimbu
Ceduc foi interditado pela Justiça em agosto
de 2012 (Foto: Murilo Meireles/G1)

A interdição total do Ceduc se deu em agosto de 2012, que ficou, desde então, impedido de receber novos internos, autores de atos infracionais que geram a privação de liberdade, como os atos equivalentes ao homicídio, por exemplo. A magistrada Ilná Rosado foi quem determinou a interdição.

O Centro foi interditado com base nos relatórios da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado (Suvisa), Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, os quais identificaram problemas na alimentação, bem como a falta de segurança do local.

Um reforço na estrutura dos muros foi uma das primeiras medidas tomadas. Em seguida, as irregularidades apontadas na cozinha, conforme laudo de inspeção da Suvisa, foram alvo de adaptações.

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets