Sargento suspeito de envolvimento na morte de advogado é preso novamente

terça-feira, 30 de julho de 2013 · 0 comentários

Por Sérgio Costa e Thyago Macedo do portalbo
Foto: Divulgação / Degepol

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (30), o sargento Carlos Ferreira de Lima, na cidade de Macaíba. O policial, que já tinha sido preso em 21 de junho, mas estava em liberdade, teve mandado de prisão expedido. A prisão estaria mais uma vez relacionada com a morte do advogado Antônio Carlos de Oliveira.

No entanto, a ação desta terça-feira foi batizada de Operação Avengers, que em português é vingadores. No início da manhã, uma equipe da Polícia Civil foi até a cidade de Macaíba para cumprir mandados. De acordo com a Delegacia Geral (Degepol), uma entrevista coletiva será realizada por volta das 10h30 de hoje para que sejam repassados detalhes da operação.

Leia Mais:

O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, coronel Josimar de Lima, informou que já foi comunicado da prisão do sargento Carlos. Ele afirmou que o policial estava em liberdade há 20 dias, mas agora deverá ficar novamente detido no Batalhão, aguardando decisão da Justiça.

No início deste mês, o delegado Raimundo Rolim, que integra a comissão que investiga a morte do advogado Antônio Carlos, havia declarado que o inquérito tinha elementos que indicava a existência de um possível grupo de extermínio. Inclusive, seis armas e munições foram apreendidas ao longo das investigações da Polícia Civil, algumas delas com relação direta com o sargento Carlos Ferreira.

Além do sargento da Polícia Militar, o irmão dele também foi preso em flagrante, tendo em vista que durante o cumprimento dos mandados, os policiais encontraram na casa dele quatro espinguardas. Com isso, o homem foi levado para a Delegacia de Homicídios, onde está sendo autuado.

Criança de 7 anos cai e é atropelada por 'pau de arara' no interior do RN

· 0 comentários

Igor Jácome Do G1 RN

Um menino de 7 anos, aluno de uma escola municipal de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi atropelado na manhã desta terça-feira (30) por um caminhão ‘pau de arara’ - como são conhecidos os veículos adaptados precariamente para o transporte de passageiros. O acidente aconteceu por volta das 6h30, quando as crianças iam para a aula. O garoto está em observação no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. De acordo com a família, o veículo é usado pela Prefeitura para levar os alunos entre as comunidades da zona rural do município.

A mãe do menino, a agricultora Herlânia da Silva Borges, de 26 anos, contou ao G1 que o filho esperava o caminhão junto com os amigos no sítio Córrego. “Ele não esperou o carro parar. Correu e pulou para tentar pegar a maçaneta. Mas ele escorregou e caiu”, contou.

O caminhão passou por cima da barriga do menino. Apesar do acidente, o menino não corre risco de morte. Ele está em observação no pronto-socorro pediátrico do hospital regional. “Ele ainda vai passar por exames, mas está bem. Só teve três fraturas da bacia, mas não corre risco”, relatou a mãe após conversar com os médicos.

A secretária de Educação de Apodi, Mara Marlizete Marinho Duarte, admitiu que, atualmente, pelo menos seis carros do tipo funcionam na zona rural do município. “Esses carros só são usados no transporte da zona rural onde os ônibus não têm acesso. É muito difícil conseguir ônibus para trabalhar nessas regiões”, afirmou.

A secretária ainda disse que essa é uma medida paliativa. “Nós tivemos todo o cuidado para dar segurança às crianças. Infelizmente aconteceu esse acidente. Mas surpreendentemente não aconteceu nada de mais. Eu considero um milagre”, afirmou. “Temos um projeto de, imediatamente, tirar esses carros de circulação”, concluiu.

A mãe do menino disse também que o caminhão passa todos os dias na comunidade rural para pegar as crianças. “Ele vai parando nas casas e as crianças subindo”, disse. “Ele foi desobediente e acabou nisso”, falou.

Divulgadores do Telexfree querem anular contratos no interior do RN

· 0 comentários

G1RN
Empresa nega atuação por esquema de pirâmide,
considerado ilegal. (Foto: Reprodução / TVCA)

A Comarca de Patu, na região Oeste do Rio Grande do Norte, recebeu cinco processos cautelares de divulgadores da Telexfree que pretendem anular os contratos com a empresa de marketing multinível e reaver o investimento feito. O advogado Félix Gomes Neto, representante dos divulgadores, afirma que centenas de pessoas já o procuraram depois que o Tribunal de Justiça do Acre bloqueou as contas e proibiu judicialmente novas adesões à Telexfree.

O advogado explica que se a Justiça deferir a ação preparatória, o processo principal vai pedir a anulação dos contratos dos divulgadores com a Telexfree, nome fantasia da Ympactus Comercial LTDA. "Esse contrato é de natureza ilícita, pois o negócio da empresa se constitui como pirâmide financeira, que é crime contra a economia. Se o objeto é ilegal, o contrato é nulo", ressalta Félix Gomes Neto. Além disso, a ação pede o bloqueio da quantia investida pelos divulgadores para que eles tenham prioridade em receber o dinheiro. "É preciso garantir que as pessoas fiquem na lista de credores da empresa", acrescenta o advogado.

saiba mais

De acordo com Félix Gomes Neto, muitas pessoas da região Oeste venderam os bens para aderir à Telexfree. "Teve agricultor que vendeu o gado, comerciante que vendeu o comércio. Essas pessoas perderam tudo e agora estão com a conta bloqueada", reforça.

Outros processos
Além dos processos da Comarca de Patu, oito ações tramitam em comarcas de Natal pedindo antecipação de tutela. Dois dos processos foram iniciados após a decisão do Tribunal de Justiça do Acre que suspendeu os pagamentos e a adesão de novos contratos à empresa de marketing multinível no dia 18 de junho. Um dos pedidos foi indeferido, enquanto o outro aguarda decisão.

As outras seis ações foram iniciadas antes da decisão e têm como representantes os advogados Alexandre Rêgo, André Araújo, Márcio Maia e Thiago Almeida. "São ações que reivindicam direitos dos divulgadores que tiveram contas bloqueadas de forma administrativa ilegalmente. A empresa sempre informa que são erros técnicos. Os processos ficam em aberto para que as contas não voltem a ser bloqueadas", explica o advogado Alexandre Rêgo.

Segundo o advogado, a Telexfree só efetuou os desbloqueios em questão por via judicial até agora. "Quando levamos a petição e tentamos resolver administrativamente, é pedido que se entre na Justiça", informa.
Alexandre Lima é um dos promotores que investiga
as empresas no RN (Foto: Leonardo Melo)

Contas bloqueadas
Decisões recentes de juízes do Acre e deGoiás, bloquearam as contas da Telexfree e da BBom. As determinações valem para todo o país e impedem que as duas empresas paguem a seus divulgadores ou aceitem novos cadastros.

No Rio Grande do Norte, a Promotoria de Defesa do Consumidor instaurou inquéritos civis contra seis empresas do ramo. Além da Telexfree e da BBom, também são investigadas a NNex, Multiclick, Priples e Cidiz. Todas, segundo o Ministério Público, são suspeitas de criar pirâmides financeiras – modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas. As empresas negam e alegam legalidade.

A empresa trabalha com marketing multinível, modelo em que ocorre a distribuição de bens e serviços e divulgação dos produtos por revendedores independentes que faturam em cima do percentual de vendas. No entanto, existe a suspeita de que o modelo adotado pela Telexfree seja na verdade o de pirâmide financeira, no qual não haveria foco na venda de produtos ou serviços, e sim na adesão de novas pessoas para alimentar o sistema de pagamento.

Falta de investimentos na segurança pública do RN é destaque na mídia nacional

· 0 comentários

ASSIMPASPRA 

Mais um vez o RN foi destaque negativo na mídia nacional...

Na manhã de hoje, quinta-feira (30), foi noticiado no programa Matinal "Bom dia Brasil" da Rede Globo uma matéria que mostra o aumento do índice de violência no Estado, a péssima condição de trabalho que é dada para os Policiais Civis e Militares.

E diante desta situação de baixo investimento o Governo do Estado decretou ainda um corte de recursos para o setor de segurança pública tendo em vista que não há recursos para o pagamento da folha de pessoal do mês de Julho.


Vale lembrar que na última semana o Governo do Estado perdeu R$2 milhões destinados a segurança pública pois o prazo para execução foi expirado.



Polícia Militar de Baía Formosa, fecha boca de fumo e prende três por tráfico de Drogas

segunda-feira, 29 de julho de 2013 · 0 comentários

Três pessoas presas por tráfico e associação ao tráfico pelo Destacamento Baia Formosa.

Neste sábado dia 27/07/13, por volta das 15:00 horas, chegaram vários informes e telefonemas que na rua Manoel Bonifácio, Baia Formosa/RN na casa de Célia Lins de Albuquerque "CÉLIA GORDA", havia um intenso movimento suspeito, após as denúncias fomos até o local informado e lá encontramos o maiores Pedro Henrique Souza Sobral "ESTILONA", 20 anos, e Dalvibeto Lima Silva "BETO", 35 anos, bem como a dona da casa "Célia" e vários menores que por lá se encontravam e que após uma revista pela casa, encontramos 11 pedras de "CRACK" já embaladas e uma outra maior pronta para o corte, além de várias "maricas", embalagens plásticas, lâminas de aço, foram seis menores conduzidos a DP e ouvidos, diante dos fatos e depoimentos, ficaram comprovados que "CÉLIA" cedia sua casa para "ESTILONA" E "BETO" praticarem o tráfico de drogas, nessas condições ''ESTILONA'' e ''BETO'' foram autuados por tráfico de droga, ''CÉLIA foi autuada por associação ao tráfico.
OBS: Pedro Henrique Souza Sobral "ESTILONA", 20anos, já havia sido preso por Maria da Penha e tráfico de droga ano passado.
Célia Lins de Albuquerque "CÉLIA GORDA", por duas vezes já havia sido presa por tráfico de droga nesta cidade.
Dalvibeto Lima Silva "BETO", 35 anos, não tem passagem pela polícia " Mosca Branca"
Os três encontram-se a disposição da justiça desta comarca.




Nota do Blog:
Parabéns ao Sgt Adriano e a todos os Gerreiros que fazem parte do efetivo do destacamento de Baía Formosa, que mesmo com tantas dificuldades se destaca no combate ao Tráfico de Drogas no município.

Com Informações da PM de Baía Formosa, Imagens retiradas do Facebook

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República baixa norma contra uso de Armas de Fogo pela PM em Manifestações

· 0 comentários



RESOLUÇÃO N° 06 DE 18 DE JUNHO DE 2013.

Dispõe sobre recomendações do Conselho de Defesa 

dos Direitos da Pessoa Humana para garantia de 

direitos humanos e aplicação do princípio da não 

violência no contexto de manifestações e eventos 

públicos, bem como na execução de mandados 

judiciais de manutenção e reintegração de posse. 

A MINISTRA DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, na qualidade de PRESIDENTA DO CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 4.319, de 16 de março de 1964, dando cumprimento à deliberação unânime do Colegiado do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, realizada em sua 218ª reunião ordinária;

Considerando que a Constituição Federal em seu art. 5º, IV, IX, XVI, assegura os direitos humanos de reunião e de livre manifestação do pensamento a todas as pessoas pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

Considerando que a execução de mandados judiciais devem se respaldar nos ditames do Estado Democrático de Direito e no resguardo da integridade física de todas as pessoas;

Considerando o disposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, promulgado pelo Decreto nº 594, de 6 de julho de 1992, especificamente em seus Arts. 6º, 7º e 19, e na Convenção Contra a Tortura e outros Tratamentos ou penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, promulgada pelo Decreto nº 40, de 15 de fevereiro de 1991;

Considerando o disposto no Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua Resolução 34/169, de 17 de dezembro de 1979; nos Princípios Básicos sobre o Uso da Força e Armas de Fogo pelos Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, adotados pelo Oitavo Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes, realizado em Havana, Cuba, de 27 de Agosto a 7 de setembro de 1999; nos Princípios orientadores para a Aplicação Efetiva do Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, adotados pelo Conselho Econômico e Social das 

Nações Unidas na sua resolução 1989/61, de 24 de maio de 1989; Considerando o disposto na Portaria Interministerial SDH/MJ nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes sobre o uso da força pelos agentes de segurança pública; 

Considerando a Resolução nº 8, de 20 de dezembro de 2012 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana;

Considerando o disposto no Manual de Diretrizes Nacionais para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva, editado pelo Departamento de Ouvidoria Agrária e Mediação de Conflitos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, recomenda:Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre a garantia de direitos humanos e aplicação do princípio da não violência no contexto de manifestações e eventos públicos, bem como na execução de mandados judiciais de manutenção e reintegração de posse. 

Paragrafo único. A atuação do Poder Público deverá assegurar a proteção da vida, da incolumidade das pessoas e os direitos humanos de livre manifestação do pensamento e de reunião essenciais ao exercício da democracia, bem como deve estar em consonância com o contido nesta Resolução.

Art. 2º Nas manifestações e eventos públicos, bem como na execução de mandados judiciais de manutenção e reintegração de posse, os agentes do Poder Público devem orientar a sua atuação por meios não violentos.

Art. 3º Não devem ser utilizadas armas de fogo em manifestações e eventos públicos, nem na execução de mandados judiciais de manutenção e reintegração de posse.

Art. 4º O uso de armas de baixa letalidade somente é aceitável quando comprovadamente necessário para resguardar a integridade física do agente do Poder Público ou de terceiros, ou em situações extremas em que o uso da força é comprovadamente o único meio possível de conter ações violentas

§1º Para os fins desta Resolução, armas de baixa letalidade são entendidas como as projetadas especificamente para conter temporariamente pessoas, com baixa probabilidade de causar mortes ou lesões corporais permanentes.

§2º Não deverão, em nenhuma hipótese, ser utilizadas por agentes do Poder Público armas contra crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos.

Art. 5º As atividades exercidas por repórteres, fotógrafos e demais profissionais de comunicação são essenciais para o efetivo respeito ao direito humano à liberdade de expressão, no contexto de manifestações e eventos públicos, bem como na cobertura da execução de mandados judiciais de manutenção e reintegração de posse.

Parágrafo único. Os repórteres, fotógrafos e demais profissionais de comunicação devem gozar de especial proteção no exercício de sua profissão, sendo vedado qualquer óbice à sua atuação, em especial mediante uso da força. 

Art. 6º Os responsáveis pela atuação dos agentes do poder público deverão equipá-los com meios que permitam o exercício de sua legítima defesa, a fim de se garantir sua integridade física e reduzir a necessidade do emprego de armas de qualquer espécie.

Art. 7º O Poder Público da União e de todas as unidades da federação deverá assegurar a formação continuada de seus agentes, voltada à a proteção de direitos humanos e a solução pacífica dos conflitos.Art. 8º. O Poder Público federal deverá priorizar a elaboração, tramitação e análise de normas que versem sobre o uso da força e, em especial, sobre a utilização de armas de baixa letalidade, considerando os princípios de direitos humanos.

Art. 9º. O CDDPH oficiará os órgãos federais e estaduais com atribuições afetas às recomendações constantes desta Resolução dando-lhes ciência de seu inteiro teor.

Paragrafo único. O CDDPH instalará Grupo de Trabalho sobre Regulamentação de Uso da Força e de Armas de Baixa Letalidade com atribuição específica para aprofundar ações de estudo e monitoramento relacionados ao objeto desta Resolução. 

Art. 10. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


NOTA DO BLOG: quero só ver, quando sai uma resolução parecida, proibindo os marginais que vão às manifestações fazer arruaça, utilizar bombas de fabricação caseira, e coquetel molotov contra policiais de serviço!
Esse povo dos Direitos Humanos esquecem que os Policiais também são cidadãos, e que tem o direito constitucional de se defender. 

GTO de Jucurutu prende dupla com 51 papelotes de cocaína

· 0 comentários

Postado por V&C Artigos e Notícias 


Na tarde deste sábado, 27, por volta das 16h30 min., o GTO de Jucurutu recebeu uma denúncia anônima via telefone, dando conta de que dois homens, em uma moto, estariam vindo de Assu, em direção a Jucurutu, trazendo drogas.

Com as informações em mãos, os Policiais Militares montaram uma barreira na BR 226, onde, após 30 minutos, abordaram uma motocicleta Honda, CG 125, de cor preta, placa NNU-5907, de Jucurutu RN, com dois elementos de nomes Ari Ribeiro Barbosa, 21 anos, natural de Natal/RN, e residente na Fazenda Boa Sorte em Itajá e João Paulo Calista Torres Bezerra, 22 anos, natural de Angra dos Reis e residente na cidade de Itajá.

Após uma busca minuciosa no veículo e nos condutores, os Policiais encontraram, em um dos bolsos de João Paulo, três papelotes de um pó branco, provavelmente cocaína e mais 48 papelotes do mesmo material dentro da caixa de chaves da moto.

Após a abordagem, os dois homens, que confessaram que estavam transportando a droga de Assu para Caicó, foram conduzidos para a Delegacia Regional de Caicó, onde foram autuados em Flagrante Delito, pelo Crime de Tráfico de Drogas. Os dois encontram-se presos e à disposição da Justiça.

Fonte - PM de Jucurutu

Loja e residência são assaltadas neste fim de semana em Montanhas/RN

· 0 comentários

A cidade de Montanhas, teve um fim de semana movimentado na área policial. informações chegaram que a loja Maré Mansa foi arrombada no sábado (27), onde os ladrões adentraram e subtraíram da loja equipamentos eletrônicos e muitos outros objetos que ainda estão sendo avaliados os valores. 
Já neste domingo (28), ladrões arrombaram uma residência na Rua Severino Paixão entrando pelo telhado e levaram tudo da residência, como televisão, som, equipamentos diversos, roupas, pertences pessoais, também ladrões arrombaram uma residência entrando pelo telhado e levaram tudo da residência, como televisão, som, equipamentos diversos, roupas e pertences pessoais. As informações são do blog Montanhas em Ação.


NovaCruzOficial

Líderes de organizadas do RN criticam preconceito com as torcidas

· 0 comentários

Por Thyago Macedo
Fotos: Thyago Macedo / Portal BO

É comum ver no noticiário policial mortes associadas à briga entre torcidas e, geralmente, nesses casos, os integrantes das torcidas organizadas acabam sendo citados ou apontados como autores de crimes. Porém, de acordo com os líderes das principais torcidas organizadas do Rio Grande do Norte, existe um preconceito e generalização quando o assunto é violência.

A reportagem do Portal BO conversou com o presidente da TGA, hoje chamada de Torcida Garra Alvinegra, bem como com o atual presidente da TMV, que também teve sua nomenclatura mudada para Tradição, Motivação e Vibração. Os dois afirmam que as organizadas buscam, na verdade, proporcionar benefícios para os torcedores e, de maneira alguma, existe incentivo à violência.

José Weverton dos Santos, que está como presidente temporário da TMV, explica que ingressou na torcida ainda criança e que muitas famílias integram a organizada. “Nossa torcida, ao contrário do que muitos pensam, tem um ambiente altamente tranquilo, inclusive, somos cadastrados no Ministério Público e temos relacionamento direto com a Polícia Militar e até mesmo com a diretoria da outra torcida, sempre buscando o que melhor para os torcedores”, destaca.

O mesmo é dito por Cristiano Francisco, presidente da TGA há um ano e meio. Ele reforça, inclusive, que há alguns anos, justamente para evitar a relação com a violência, as duas torcidas mudaram as nomenclaturas e retiraram os nomes Gang e Máfia. “Hoje, nós temos uma sede própria, na qual recebemos nossos associados que vêm aqui para comprar um material na lojinha ou para comprar ingressos e também para as reuniões que fazemos periodicamente”, comenta.




Tanto Cristiano como José Weverton são categóricos em afirmar que os integrantes das torcidas que realmente são associados se preocupam em zelar pelas organizadas, bem como se preocupam com os clubes que representam. “O camarada que veste uma camisa falsificada, por exemplo, eu nem considero torcedor. Nós mesmos, dentro da TMV, pregamos que só entra na sede ou só acompanha o time se tiver usando tudo original, pois isso é o que alimenta tanto a torcida como o clube”, afirma Weverton.

Já Cristiano Francisco ressalta que as torcidas organizadas acabam sofrendo com um problema que ele intitula “modinha”. “Muitos jovens nem sabe como funciona a organizada, mas acha bonito dizer que é da TGA, por exemplo, compra uma camisa e sai por ai, geralmente, dentro dos próprios bairros, dizendo que é da torcida sem ser. Isso nos gera muito problema, pois quando acontece alguma coisa, as pessoas associam logo à briga de torcidas”.

O presidente da TGA cita como exemplo um caso recente envolvendo duas adolescentes. Uma de 12 anos matou outra de 16. “Chegaram a associar as duas como integrantes da TGA e da TMV, porém, a gente e a diretoria da outra torcida nem mesmo conhecíamos essas meninas. Elas jamais foram integrantes das organizadas. Ou seja, as pessoas generalizam justamente pelo preconceito que têm com as torcidas. É muito mais fácil colocar a culpa na gente do que cobrar da polícia uma investigação”, desabafa Cristiano Francisco.




Apesar disso, Cristiano e José Weverton reconhecem que parte do preconceito é fruto do próprio histórico de violência envolvendo torcedores. Os dois lembram que, no passado, realmente, houve confrontos e até mortes entre integrantes, mas que, atualmente, a maioria dos casos em que são citadas as torcidas os envolvidos não são sócios das organizadas.

“O que a gente observa é que muita gente que se diz da TGA ou da TMV e, na verdade não são, mas que tem envolvimento com drogas e acabam morrendo por causa do tráfico. Mas como eles sempre dizem que são das organizadas, as pessoas acabam associando a morte à briga entre torcidas”, comenta José Weverton.

As duas torcidas organizadas, que representam ABC e América-RN, além na área do futebol, também costumam realizar ações sociais, como doações de cestas básicas para instituições carentes e também doações de brinquedos e roupas para crianças de comunidades carentes. “Isso ninguém mostra. As pessoas nos julgam como marginais, mas, na verdade, muita gente não conhece nosso trabalho”, completa Cristiano Francisco.


Menino de 9 anos é apreendido e declara que assalta desde os sete

· 0 comentários

Por Sérgio Costa do portalbo
Foto: Sérgio Costa / Portal BO

Um menino de apenas 9 anos foi apreendido, na manhã desta segunda-feira (29), após realizar um assalto a ônibus, em Mãe Luiza. Ele tinha entrado em um transporte coletivo da empresa Santa Maria, que faz a linha 33 A, armado com uma faca. No entanto, a criança acabou sendo surpreendida pela polícia.

Ele foi levado para a Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator. Lá, o menino conversou com a reportagem do Portal BO e declarou que pratica assalto desde os sete anos de idade. Ele informou ainda que é usuário de maconha e cocaína.

O menino ainda chegou a comentar que ficou bastante chateado com sua apreensão e, da próxima vez, pretende matar, caso seja surpreendido pela polícia. Após ser ouvido na DEA, o menor foi liberado e entregue ao SOS Criança.

Além do menino de 9 anos, um adolescente de 17 anos também foi apreendido. Ele não entrou no ônibus durante o assalto, mas teria ficado do lado de fora do veículo para auxiliar na fuga do comparsa.


PMs do RN realizaram ato Público em defesa da Segurança Pública

· 1 comentários

As Associações representativas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte preparam a realização de um Ato Público em defesa de melhorias dos serviços de segurança pública e de melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no setor. A mobilização está prevista para o dia 23 de Agosto a qual fará referência ao Dia do Soldado (25) e tem como objetivo dar visibilidade aos principais problemas enfrentados pelos militares no exercício de suas funções além de expor suas reivindicações.


"Observamos as manifestações pelo país onde torcemos que esse clamor social resulte em benefícios para o povo brasileiro. Todavia não vislumbramos movimentos que defendam melhores condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares, profissionais que exercem a nobre missão de manter a paz pública, mas que são relegados no que tange a direitos já consagrados aos demais trabalhadores do país", afirma o Soldado Tony, presidente da APRAM, que convida os militares estaduais e população em geral para juntos lutar por uma segurança pública de qualidade para todos. 



Entre as demandas nacionais que constam na pauta de reivindicações serão defendidas a adequação das leis e regulamentos à Constituição Federal de 1988; A garantia de escalas de trabalho que contemplem o exercício do voto aos praças; A desmilitarização das polícias; O fim da prisão administrativa e a fixação de um piso nacional à classe. 


Para as demandas locais os militares defendem iniciativas do governo que venham melhorar os serviços de segurança pública oferecidos à população. Entre as principais reivindicações está a aprovação da Lei de Promoção de praças, que permite a ascensão funcional dos militares estaduais, a regularização do pagamento das diárias operacionais atrasadas, bem como o cumprimento integral da Lei Complementar nº 463/2012 que estabelece o pagamento de subsídio aos militares de forma coerente à mudança de nível.


Além da APRAM participarão do Ato Público a Associação de Cabos e Soldados (ACS), Associação dos Bombeiros Militares (ABM), Associação dos Praças da Polícia Militar (ASPRA), Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSPMBMRN), Associação dos Praças da Região Agreste (ASSPRA), Associação dos Praças do Seridó (APBMS) e Associação dos Policiais Inativos e Pensionistas (ASPIPERN).


As associações representativas do Rio Grande do Norte estão articulando com órgãos e entidades de outros estados para que o Ato Público ganhe força e repercussão nacional. Já foram intermediado contatos com entidades dos estados do Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia que estão em processo de adesão ao movimento.

APRAM  via Guerreiros do RN

Fim de semana tem 15 homicídios no RN, registra polícia

· 0 comentários

Do G1 RN


Em Mossoró, carro ficou crivado de balas; uma pessoa morreu (Foto: Marcelino Neto/G1)

Pelo menos 15 homicídios foram registrados somente neste fim de semana no Rio Grande do Norte. A maioria dos crimes, segundo a polícia, aconteceu na região metropolitana e cidades vizinhas. Entre os assassinatos, também foram registrados dois duplos homicídios: um no município de Santo Antônio, a 70 quilômetros da capital, e outro no bairro Cidade Nova, na zona Norte de Natal. O assassinato mais recente aconteceu no início da noite do domingo (28), em Santa Cruz, distante 110 quilômetros de Natal. Tiroteios em Mossoró, na região Oeste potiguar, e na cidade de Macaíba, na Grande Natal, também resultaram em mortes e pessoas feridas.
saiba mais

Um homem de 30 anos foi morto por volta das 18h20, neste domingo, no bairro Paraíso, município de Santa Cruz. Francinaldo Ferreira da Costa, de 30 anos, morreu na avenida Dois. Segundo o sargento Renato Paulo, da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, dois homens chegaram em uma motocicleta e dispararam várias vezes contra a vítima. A polícia não sabe o motivo do crime. “Só sabemos que ele já tinha passagem na polícia por envolvimento com drogas”, informou o sargento.

O primeiro duplo homicídio ocorreu no município de Santo Antônio, distante 80 quilômetros deNatal. Um rapaz de 19 anos, identificado com João Paulo Tavares de Lima e uma mulher de 26, Suênia Janaína Mascena do Vale, foram mortos a tiros na rua José Manoel do Carmo, no bairro no Carmo.

O outro caso de duplo homicídio, registrado no bairro de Cidade Nova, zona Oeste de Natal, vitimou dois homens. Eles morreram feridos por arma de fogo na rua dos Pinheiros. Um deles é Leonardo Rodrigues Veras, de 29 anos. O outro ainda não foi identificado.

O adolescente Wellington Alexandria da Silva, de 16 anos, foi executado no loteamento Jardim Progresso, na zona Norte de Natal. Segundo a PM, dois homens foram até a casa dele e o chamaram para fora. Ele foi surpreendido com tiros ao abrir a porta. O crime aconteceu por volta das 7h40 desde domingo (29). Mais cedo, durante a madrugada, Pedro de Lima Silva, de 27 anos, morreu na travessa Rosário do Oeste, no mesmo bairro, assassinado a tiros. 

No sábado também deu entrada no Intituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) o corpo de Marcos Aurélio do Nascimento, de 24 anos, morto no bairro de Nazaré. Na noite do mesmo dia, a polícia registrou o assassinato de um homem na zona Sul da capital. O crime aconteceu na rua 31 de março, na Vila de Ponta Negra. Ele ainda não foi identificado.

Na noite do sábado, Jadson Felicino Ramos, de 28 anos, foi morto a tiros, na rua das Oliveiras, no Parque das Árvores, em Parnamirim, na Grande Natal. Durante a madrugada de domingo, uma mulher de 31 anos morreu em Parnamirim, na Grande Natal. Lucineide Maria Dantas de Queiroz foi alvejada na rua Manoel de Oliveira Bulhões, no bairro de Santos Reis.

Macaíba
Na cidade de Macaíba, João Porfirio Lima Neto, de 19 anos, foi morto em via pública na noite do sábado (27). Mais cedo, dois jovens de 18 anos foram mortos na feira livre de Macaíba. Eles são Luciano Felix da Silva e Madson Pinheiro Siqueira Felix. Madson foi vítima de bala perdida. Ele foi sepultado neste domingo (28).

Mossoró
Na zona Oeste potiguar, um homem morreu em um tiroteio. Francisco Alexandre da Silva Azevedo, de 23 anos, não resistiu aos ferimentos após um tiroteio que aconteceu na noite do sábado (28) em Mossoró. O crime aconteceu no bairro Santo Antônio. Segundo relato de testemunhas à polícia, o tiroteio aconteceu entre dois carros que estavam em movimento. Outras pessoas ficaram feridas e foram socorridas.

Professora que estava desaparecida é localizada em praia de Natal

· 0 comentários

G1RN
Marcelli Siminéa foi encontrada nesta segunda
(Foto: Arquivo da família)

A professora Marcelli Siminéa Amaral, de 31 anos, foi localizada na manhã desta segunda-feira (29) próximo à praia do Meio, zona Leste de Natal. Ela estava desaparecida desde o sábado (27). A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
saiba mais

"Policiais civis da Delegacia de Capturas localizaram a professora Marcelli Siminéa Amaral, que estava desaparecida desde sábado. Marcelli Siminéa foi encontrada próximo ao hotel do Reis Magos e já foi entregue aos pais", diz nota emitida pela assessoria de imprensa da Polícia Civil.

Segundo a família, a professora saiu de casa afirmando que faria um passeio, por volta das 15h, e não foi mais vista. “Ela estava sem bolsa, sem documento, sem nada”, contou dona Cristina Pacheco Siminéa, mãe dela.

Marcelli é professora de uma escola infantil da própria família. De acordo com parentes, ela estava com depressão, mas continuava trabalhando.

Após cerco, homem é preso com pistola roubada de policia militar

sábado, 27 de julho de 2013 · 0 comentários

Por Sérgio Costa do portalbo
Foto: Sérgio Costa / Portal BO

Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) prenderam um homem que estava com uma pistola roubada de um policial militar. O flagrante foi feito no bairro de Nova Descoberta, após abordagem a usuários de drogas e um cerco que durou aproximadamente três horas.
O soldado Irles Gomes, da Rocam, informou para o Portal BO que os policiais estavam passando pela Segunda Travessa Auris Coelho, no bairro de Nova Descoberta, quando avistaram jovens em atitude suspeita.

Eles fizeram abordagem e descobriram que se tratavam de usuários de drogas, que estavam com cinco trouxinhas de maconha e três de pó. Os policiais perguntaram onde os jovens tinham comprado a droga.

Os usuários informaram que tinha sido em uma casa naquela mesma localidade. Com isso, a equipe da Rocam foi até o ponto indicado e ao chegarem a residência foram informados que o suspeito, identificado como Antonhy Andrew Ramos da Silva, de 21 anos, estava dormindo.

Antes de ser preso, porém, Antonhy fugiu por uma porta dos fundos. A partir daí, os policiais cercaram o quarteirão e, somente após três horas, localizaram o suspeito na casa de um amigo. Antonhy Andrew estava com uma pistola calibre ponto 40 que tinha sido roubada de um policial militar.

Atentado em feira de Macaíba mata filho de policial e outro jovem e deixa dois feridos

· 0 comentários

Por Sérgio Costa do portalbo
Foto: Cedida / Ana Aline

O filho de um policial militar foi vítima de uma bala perdida e morreu, neste sábado (27), em um atentado na feira de livre de Macaíba. Madson Pinheiro estava no local, quando dois homens foram assassinar Luciano Félix da Silva, de 18 anos. Este jovem foi atingido por disparos e também morreu.


Madson, de acordo com a polícia, foi vítima de bala perdida
O aspirante Silva Júnior, do 11º Batalhão da Polícia Militar, informou que outras duas pessoas foram baleadas. De acordo com ele, a dupla chegou ao local armada e foi direto ao encontro de Luciano Félix. Ao atirar no jovem, houve uma correria e, com isso, um tumulto se formou na feira.

Nesse tumulto, Madson Pinheiro acabou sendo atingido. O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu. As outras duas pessoas que foram baleadas ainda não foram identificadas. Diante da correria na feira, os dois homens que estavam armados conseguiram fugir.


Dentro de presídio, presa posta 'no Facebook: 'cadeia é faculdade'

· 0 comentários

Postagens foram descobertas há cerca de um mês após revista na cadeia. Secretaria responsável diz que não vai se pronunciar até o fim de sindicância. 

Mais detentas da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, foram flagradas publicando fotos no Facebook. Em algumas publicações, uma presa se refere à Vidal Pessoa como "faculdade". A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), que investiga as publicações, limitou-se a confirmar que uma das internas da cadeia tem se comunicado com amigos e parentes por meio da rede social. O órgão declarou que não vai se manifestar sobre o novo caso até a conclusão da sindicância. No dia 20 de junho, ela postou a foto de uma companheira de biquíni, com a legenda "Olha a noiva cadave no seu banho de sol n facudade (sic)". Em outra imagem, do 3 de junho, internas jogam dominó. "As coleguinha so dominó na facudade (sic)", disse a detenta, na legenda.A última postagem da detenta ocorreu na quarta-feira (24), quando mudou a foto do perfil. Em uma das publicações mais recentes, ela mostra-se ansiosa para rever a família. "Hoje e minha vizita to mt anciosa pra ver minha mae meus filhos (sic)", escreveu. No mesmo dia, ela comemora uma suposta ida para casa em menos de um mês. "Aiii gente to mt feliz aqueli pessoal ki mim da as força pois mais um advogado pra mim ela mim falou ki em menos de um mes vou pra casa senhor mt obrigado meu deus (sic)". No dia 6 de julho, ela mostrou preocupação com amigos presos no Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Km-8, da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR). "Aiii senhor nao permita ki nada de mau acontece com meus amigo alan daniel jonas frank ki estao na keli lugar senhor se tevertendo rebeliao no cdp protejes elkedlks pra mim (sic)", acrescentou.No perfil, existem ainda fotos da detenta tomando banho e pintando o cabelo. Em uma imagem postada no dia 3 de fevereiro, a interna afirma que a comida da unidade prisional não é boa. "Olha as meninas da cela comendo rango ruim (sic)", comentou. "Linda e lora so falta liberdade (sic)", disse em outra publicação. Em publicação, detenta dizia que ia 'curtir muito na pista' com outra presa (Foto: Reprodução) Em publicação, detenta dizia que ia 'curtir muito na pista' com outra presa (Foto: Reprodução) Vidal Pessoa passou por revista no início de julho No início do mês, a Sejus realizou revista na Vidal Pessoa e apreendeu celulares, carregadores, tesouras e armas artesanais. O fato ocorreu após a divulgação de imagens de presas que usavam redes sociais de dentro do presídio. Com acesso à internet, elas relatavam o dia a dia na cadeia e mostravam que tinham regalias, como uma manicure que atendia à ala feminina. As 17 presas identificadas nas imagens foram transferidas para o isolamento no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). No dia 11 de julho, a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa registrou uma rebelião. Os presos incendiaram colchões e houve ainda conflito na área externa da cadeia, com familiares de detentos tentando invadir a unidade prisional. Ao todo, segundo a Sejus, 53 presos ficaram feridos no motim e 60 foram transferidos da unidade.







Por Ionaldo Balbino/TN Noticias via centoenoventa190


Governadora garante que salários serão pagos em dia

· 0 comentários

O Governo do Estado assegurou ontem que a folha de pessoal de julho será repassada aos servidores conforme fixado no cronograma de pagamento. De acordo com informações da assessoria de Comunicação, a parcela do funcionalismo público com lotação na região do Seridó recebeu os vencimentos na quarta-feira (24), enquanto os demais serão remunerados nos próximos dias 30 e 31. Ontem, a TRIBUNA DO NORTE publicou reportagem detalhando o remanejamento de R$ 50,5 milhões no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE), cujos valores foram removidos para a cobertura de um déficit na folha, estimado, este mês, em R$ 89 milhões. O Executivo não confirma oficialmente a cifra. E muito menos desmente. Até porque no diálogo interno a lacuna financeira nesses patamares é externada por secretários e auxiliares.

Demis Roussos
Rosalba Ciarlini reuniu auxiliares e afirmou que pagamento dos servidores era prioridade


Na edição de ontem, o secretário de Comunicação, Edilson Braga, afirmou, em resposta às indagações da TN, que “o decreto publicado visava remanejar recursos para cobrir déficit de pessoal”. “Os R$ 50 milhões serão retirados das dotações de custeio e investimento em vários setores”, disse ele. De acordo com o comunicado, “como o Governo vem alertando desde o ano passado, via Secretaria de Planejamento, isto deve-se aos aumentos concedidos a algumas categorias e também às ações judiciais”. Na tarde de ontem, uma nova informação: “não há uma relação direta entre um remanejamento orçamentário e uma eventual dificuldade de caixa”.

Durante reunião ocorrida entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os secretários, na última segunda-feira (22), o déficit na folha de pessoal não deixou de ser mencionado, embora com cautela. Na ocasião, a governadora não apresentou os valores, mas insistiu que a “situação é crítica”. 

Cortes

Se foi possível cobrir os R$ 89 milhões que estavam desfalcando a folha do mês, os esforços agora se voltam para o preenchimento de um suposto déficit que pode chegar a R$ 450 milhões, se considerados os meses restantes do ano.

O decreto assinado por Rosalba Ciarlini retirou R$ 50,5 milhões de áreas como segurança e saúde para acrescentá-los à rubrica que prevê a folha. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (24). Para não atrasar o pagamento dos vencimentos do funcionalismo público estadual, o Executivo necessitou remanejar valores inicialmente destinados a reformar, construir penitenciárias e cadeias públicas; adquirir armamento e munição para o sistema de segurança; ampliar unidades hospitalares; conservar e recuperar rodovias; desenvolver atividades em setores de cultura e educação, entre outros.

Preocupada com a repercussão que poderia causar o atraso no pagamento da folha de pessoal, a governadora ordenou aos auxiliares da área econômica que fizessem todos os esforços para garantir o recebimento, em dia, dos servidores. No DOE da quarta-feira (24) um outro decreto destinou mais R$ 43 mil para a folha, recursos subtraídos da preservação do patrimônio público, construção e reforma de unidades do Itep e ampliação da frota de veículos do estado. Não se sabe como foram adquiridos os valores que ainda restavam ser viabilizados para complemento da folha do mês. Ou se o caixa do Estado já comporta o montante inteiro.

Fica o alerta: Gangue com raízes na Capital pode está atuando na Festa de Santana de Caicó

· 0 comentários

PM toma conhecimento de um assalto nas proximidades da ilha de Santana... na ocasião duas jovens foram assaltadas por dois "indivíduos", A guarnição da Polícia Ambiental, RP e GTO saíram no encalço dos marginais e em pouco tempo conseguiu capturá-los!!! Um dos acusados é esse da foto.

Conhecido como "mossoró", O interessante é que ele tinha tatuado no braço a expressão "Deus é fiel"... o policial se aproximou dele quando foi tirar a foto e ouviu: "Realmente Deus é fiel... tendo vista que prendemos você!" JAULA... Bandido tem que tá na jaula!!! Fica o alerta: Pessoal, estão acontecendo muitos assaltos em Caicó, por isso tenham muito cuidado, principalmente as mulheres, pois são o alvo preferido dos bandidos! Narrou um policiais que participou da prisão do indivíduo.
Jair sampaio
Por qthdanoticia.blogspot.com

Telexfree diz que devolução de dinheiro a divulgadores é inviável

· 0 comentários

A Ympactus Comercial Ltda-Telexfree não está disposta a ressarcir seus divulgadores. O Ministério Público Estadual (MPE/AC) ingressou com uma ação civil pública para que a empresa devolva o dinheiro investido por pessoas que pagaram para entrar no sistema. Em um ano, a Telexfree atraiu mais de 40 mil pessoas no Estado.

Em um dos recursos interpostos, a defesa da Telexfree alega que seria inviável “a devolução de qualquer valor, posto que todos os Divulgadores, sem exceção, receberam os VOIPs adquiridos nas condições contratuais e poderiam revendê-los a terceiros, ou ainda utilizá-los”.

A Telexfree argumenta ainda que, como os VOIPs pertencem ao patrimônio da empresa e foram entregues aos divulgadores, a devolução do dinheiro, sem a entrega da mercadoria, configuraria ‘enriquecimento ilícito’ das pessoas cadastradas.

O setor jurídico da empresa também não admite o ressarcimento dos valores das comissões recebidas- o que a pessoa ganha por conseguir novas adesões.

A Telexfree está com as atividades suspensas desde o mês passado por decisão da justiça que acatou a denúncia do MPE/AC de que a empresa pratica o golpe da pirâmide financeira.

Da redação ac24horas
Rio Branco-AC
Por qthdanoticia.blogspot.com

Defesa Civil interdita Prédio da PMRN

· 0 comentários

Do G1 RN

A Defesa Civil de Natal interditou o prédio onde funciona a 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, localizado no cruzamento das avenidas Coronel Estevam com a Presidente Bandeira. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Jeoás Santos, a visita ao prédio aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) e constatou rachaduras e infiltrações. “Ao chegar lá, nós percebemos que a estrutura oferecia risco às pessoas que estavam trabalhando”, afirmou.

De acordo com Jeoás, além das infiltrações e rachaduras, a fiação exposta em parte do prédio também pode causar acidentes. O coordenador ainda disse que o prédio está alagado. “Apesar da pouca chuva que tivemos hoje, o prédio está completamente alagado”, comentou.

O comando do Batalhão já recebeu uma comunicação verbal da interdição do prédio. “Fizemos uma comunicação verbal de urgência, para a retirada das pessoas, mas também enviaremos um documento”, relatou.

A Defesa Civil ainda deverá fazer recomendações quanto às mudanças e reformas que devem ser feitas no prédio para que a interdição seja cancelada.

Quadrilha faz arrastão na casa do secretário de Saúde de Natal

· 0 comentários

Homens abordaram vítima quando ela saía de casa
(Foto: Caroline Holder/G1)
Três homens armados fizeram um arrastão na casa do secretário municipal de Saúde deNatal, Cipriano Maia, na tarde desta sexta-feira (26) no bairro Capim Macio, zona Sul da capital. A informação foi confirmada pelo próprio secretário, que não estava na residência no momento do incidente. Dois aparelhos de televisão, uma bolsa e um carro foram levados. A Polícia Militar acredita que mais criminosos tenham participado da ação dando apoio aos suspeitos.

De acordo com a mulher do secretário, Linete Cunha, que também não estava em casa na hora, três homens abordaram a filha do casal quando ela saía no carro. Eles a colocaram para dentro e pegaram os objetos. “Eles estavam de cara limpa. Estou chocada”, disse.

O assalto aconteceu por volta das 15h30. O secretário não quis dar entrevista para “não misturar o público com o privado”. Ele chegou em casa por volta das 18h e afirmou que deverá fazer um boletim de ocorrência na delegacia de plantão da zona Sul.

De acordo com o tenente Aguiar Filho, do 5º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o veículo levado pelos criminosos é um Nissan Tiida de cor prata. A PM acredita que mais suspeitos tenham participado da ação. "Eles estavam em motos e um carro tipo Celta. Outros podem ter dado apoio na fuga", afirmou.

A polícia fez diligência na região, mas não conseguiu encontrar os suspeitos.

Polícia Militar realiza operação ostensiva em Petrópolis e Mãe Luiza

· 0 comentários

Portalbo
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

A Polícia Militar deflagrou, na noite desta sexta-feira (26), uma operação de ostensividade, como forma de intimidar a ação de criminosos. Dezenas de policiais se concentraram nos bairros de Petrópolis e Mãe Luiza, realizando barreiras e abordagens. A operação, matizada de Saturação, passará a ser constante.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que a polícia trabalha com serviço de inteligência e estatística, mapeando áreas e horários para então definir o estilo de patrulhamento a ser feito nas localidades.

“Estamos iniciando por Petrópolis e Mãe Luiza, porém, nos próximos dias, vamos atuar em vários bairros diferentes, que não podemos divulgar”, destaca o coronel Araújo Silva. Na ação realizada na noite desta sexta-feira, os policiais revistaram carros, ônibus e até mesmo pedestres.

Apesar do pente-fino, apenas uma ocorrência foi registrada. Um motorista com sintomas de embriaguez ao volante se negou fazer teste do bafômetro e, com isso, foi conduzido para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.


Jovem é executado com seis tiros na zona Oeste de Natal, diz PM

quarta-feira, 24 de julho de 2013 · 0 comentários

Do G1 RN

Um homem de 25 anos foi morto com seis disparos de arma de fogo no final da noite desta terça-feira (23), em Natal. As informações são do 9º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu no bairro Dix-Sept Rosado, na zona Oeste da capital potiguar, por volta das 22h. Renilson Ferreira Soares morreu na rua Professora Josefa Botelho, antes de receber qualquer socorro. A polícia não tem pistas dos suspeitos.

Segundo o tenente Amâncio, moradores da região não deram informações como o crime aconteceu. “Eles não disseram quem ou quantos eram os suspeitos. Também não sabemos se estavam de motocicleta, carro, ou eram pedestres", afirmou.

Apesar das poucas informações, o tenente afirma que as características são de execução. A polícia fez diligências pela região, mas nenhum suspeito foi preso até agora.

Suspeito de matar mulher em apartamento será ouvido em Natal

· 0 comentários

Felipe Gibson Do G1 RN

Clara Rubianny Ferreira tinha 26 anos e era natural
de Caruaru (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

O suspeito de ter matado uma mulher em um apartamento de Ponta Negra, bairro da zona Sul de Natal, será trazido até a capital potiguar para ser ouvido pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Dono do apartamento em que foi encontrado nesta segunda-feira (22) o corpo de Clara Rubianny Ferreira, de 26 anos, ele foi preso na noite desta terça-feira (23) na BR-116, na altura do município de Vitória da Conquista, no Sul da Bahia. O suspeito é natural da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.

A delegada Karen Cristina Lopes, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), explicou que vai a Vitória da Conquista nesta quarta-feira (24) para buscar o suspeito. A titular da Deam solicitou um mandado de prisão, que foi expedido pela 3ª Vara Criminal da zona Sul de Natal. "Vou de carro nesta quarta pela manhã. Ele vai ser trazido e interrogado na Deam", conta a delegada.

Ao G1, o inspetor Roberto Cabral, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que o suspeito estava sem bagagens e não resistiu à prisão."A Polícia Civil nos passou a informação e pediu para monitorarmos", conta. O homem de 36 anos estava em um ônibus com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele pegou o veículo na Rodoviária de Natal por volta das 13h30 desta segunda. A prisão aconteceu às 19h20.

saiba mais

A investigação está tendo apoio da Delegacia de Polícia da Grande Natal (DPgran). O delegado Odilon Teodósio, titular da pasta, revelou que uma Cherokee de propriedade do suspeito foi encontrada em um lava-jato no bairro de Ponta Negra. O veículo está na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). A Cherokee foi utilizada pelo dono do apartamento para deixar o prédio em que estava o corpo da mulher.

O caso
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte identificou Clara Ferreira nesta quarta. Ela tinha 26 anos e era natural de Caruaru, em Pernambuco. Uma tatuagem na perna possibilitou a identificação da vítima, conforme explicou o chefe de investigação da 15ª Delegacia de Polícia, Edson Barreto.

Clara foi achada enrolada em lençois e sacos plásticos. Um fio elétrico estava em volta do pescoço da vítima. De acordo com o chefe de investigação da 15ª DP, alguns vestígios achados no local do crime indicam que houve consumo de drogas no quarto onde a vítima foi encontrada. "Achamos um prato e uma gilette, que normalmente são usados para esquentar e separar cocaína", ressalta. Um exame toxicológico solicitado ao Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) deve mostrar se Clara consumiu drogas antes de morrer.

O corpo da vítima foi encontrado após denúncia anônima de moradores de um condomínio de Ponta Negra que reclamavam do mau cheiro vindo do apartamento. Os policiais da 15ª DP arrombaram a porta e acharam o corpo já em decomposição. Antes da descoberta do corpo, Edson Barreto chegou a entrar em contato com o pai de Clara, que mora em Caruaru. "Ele não tinha notícias dela faziam seis dias", conta.

Titular da Deam, a delegada Karen Lopes disse que ainda não pode passar informações sobre o caso para não atrapalhar as investigações. De acordo com ela, quatro pessoas foram ouvidas nesta terça-feira (23).

Dono do imóvel é procurado
O proprietário do apartamento em que Clara foi encontrada deixou o prédio por volta das 13h do domingo (21) a bordo de uma Cherokee vermelha e não retornou.

"Segundo as informações que recebemos, o dono do imóvel é paulista de Ribeirão Preto, morava lá há três meses e é usuário de drogas. Nos informaram que ele morava sozinho, mas costumava receber outros usuários de drogas e garotas de programa", explica o chefe de investigação da 15ª DP.

Edson Barreto revelou que uma denúncia já havia sido recebida na última sexta-feira (19) pela Polícia Militar, que esteve no local, porém teve a entrada impedida pelo dono do apartamento. "Como não tinham mandado, os policiais preferiram não arriscar", ressalta.

Dominguinhos morre em São Paulo

· 0 comentários

Nominuto
Dominguinhos tinha mais de mais de 50 anos de carreira – sua primeira gravação foi aos 16 anos, em um disco de Luiz Gonzaga.


O sanfoneiro, compositor e cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, morreu hoje (23), às 18h, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 13 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Santa Joana, no Recife.

A morte do cantor de 72 anos foi confirmada pelo Sírio-Libanês, que emitiu a nota de falecimento às 19h50.

Dominguinhos passou mal poucos dias após show, em 13 de dezembro, em homenagem a Luiz Gonzaga, na cidade de Exu (PE). O artista teve várias paradas cardíacas e foi hospitalizado, capital pernambucana, com quadro de arritmia e infecção respiratória, complicações de um câncer de pulmão.

O artista tinha mais de mais de 50 anos de carreira – sua primeira gravação foi aos 16 anos, em um disco de Luiz Gonzaga. Colecionou prêmios, entre eles o Grammy Latino de Melhor Disco Regional, em 2002, comChegando de Mansinho; o Prêmio da Música Brasileira, conquistado em 2008; e o Prêmio Shell de Música, em 2010.

Entre suas composições mais conhecidas estão De Volta pro Aconchego, Isto Aqui Tá Bom Demais, Gostoso Demais (parcerias com Nando Cordel), Abri a Porta (com Gilberto Gil), Quem Me Levará Sou Eu (com Manduca), Eu Só Quero Um Xodó e Tenho Sede (ambas com Anastácia).

Governo vai tentar conciliação para viabilizar nomeação de convocados da PM

terça-feira, 23 de julho de 2013 · 0 comentários

Postado por V&C Artigos e Notícias

O Governo do Estado se reuniu nesta segunda-feira (22) com os 824 convocados do do concurso da Polícia Militar para explicar, mais uma vez, que não poderá convocá-los enquanto não for autorizado por uma decisão judicial. Isso porque a questão foi judicializada pelo Ministério Público e o processo encontra-se no Tribunal de Justiça. A comitiva com os convocados foi liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta, do PMN, e contou com o apoio de alguns deputados estaduais

Segundo o Governo, a governadora Rosalba Ciarlini pediu na semana passada que o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, solicitasse ao desembargador Amílcar Maia a realização de uma audiência de conciliação com o Ministério Público para verificar a possibilidade jurídica de se dar continuidade ao concurso. Josino já encaminhou um requerimento ao relator do processo e aguarda a manifestação do Tribunal de Justiça do RN, o que deverá ocorrer na próxima quarta-feira.

Segundo a comunicação do Governo, Rosalba Ciarlini e os deputados presentes na audiência – Hermano Morais, Tomba Farias, Gilson Moura e Leonardo Nogueira - se mostraram solidários à luta dos convocados, mas todos foram unânimes em concordar que o Poder Judiciário terá que decidir a cerca do prazo de validade do concurso. A governadora torce e aguarda para que haja um entendimento, pois o desejo do governo é aproveitar os aprovados. Caso não houvesse o desejo do aproveitamento desse efetivo, o Governo do Estado já teria feito novo concurso, pois há a necessidade de convocação.

É importante lembrar que esses convocados da PM cobraram ainda da gestão do ex-governador Iberê Ferreira, do PSB, a nomeação para a PM. No final da administração dele, inclusive, foram convocados para realizar os testes físicos, justamente na época em que o prazo do concurso, segundo o MP, expirava. A prova que os PMs fizeram foi realizada em 2004, ou seja, há quase 10 anos. No entanto, ressalta-se que, segundo o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Araújo Silva, há um déficit de quase R$ 4 mil homens atualmente na corporação.

Portal NoAR

Delegada vai pedir internação de menina que matou adolescente a facadas

· 0 comentários

Tribuna do Norte

O inquérito sobre o homicídio de Raíssa Pinheiro Andrade, de 16 anos, morta a facadas no dia 12 de julho, está perto de ser finalizado. A titular da Delegacia de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), Adriana Shirley, disse que restam detalhes para finalizar o caso, mas adiantou que pedirá a internação da adolescente de 12 anos que cometeu o crime.

Para finalizar o inquérito e remetê-lo à Justiça, a delegada explicou que aguarda a finalização do laudo cadavérico pelo Itep. No material que será encaminhado à Justiça, a delegada confirmou que vai pedir a internação da adolescente que cometeu o homicídio "porque é o que está previsto na lei". Porém, teme que não o pedido não seja acatado.

Segundo relato da delegada, no dia 16 de julho houve o pedido para a internação de uma adolescente no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad) Padre João Maria, em Natal. Contudo, de acordo com a delegada, o pedido não foi acatado pelo magistrado porque não havia vagas na unidade, que é a única que abriga adolescentes do sexo feminino.

A menina de 12 anos confessou o crime. Ela disse que foi armada ao arraiá no Parque dos Coqueiros para se defender de outra garota, mas que discutiu com Raíssa Andrade e desferiu três golpes no abdômen da vítima, que morreu no dia seguinte, pela manhã. A infratora segue em liberdade.

Folha de São Paulo destaca que a Petrobras vai encerrar operações de sondas no RN

· 0 comentários

Defato.com

A Folha de São Paulo destacou nesta terça-feira, 23, que a Petrobras, através do Programa de Otimização de Custos Operacionais vai parar as atividades de sondas terrestres nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

A meta da companhia é economizar R$ 32 bilhões no período de 2013 a 2016.

“A empresa precisa aumentar o fluxo de caixa, que até 2016 deve ficar abaixo de sua necessidade de investimentos de US$ 236,5 bilhões (2013-2017). Hoje, a produção de petróleo em terra perfaz 10% de sua produção total, de 208 mil barris diários”, destaca a repórter Denise Luna, da sucursal da Folha no Rio.

A reportagem segue:

“Na avaliação do ex-diretor de exploração e produção da Petrobras Wagner Freire, a decisão vem com atraso. ‘Há campos que produzem cinco barris por dia --não é econômico para ela, mas pode ser para pequenos produtores que invistam na produção’, diz, sugerindo a devolução dos campos à Agência Nacional do Petróleo”.

A sindicalista Fátima Viana, do SINDIPETRO/RN disse que no Rio Grande do Norte o número de demissões pelas empresas prestadores de serviços da Petrobras já chegam a 5 mil, o que equivale a um impacto muito forte na economia regional. A categoria inclusive realizou protesto hoje na BR 110, de acesso a Areia Branca, contra as demissões nas contratadas.

O quadro é tão grave que a governadora Rosalba Ciarlin, a prefeita Claudia Regina, de Mossoró, e a bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília, estiveram há poucos dias reunidos com a presidenta da Petrobras, Graça Foster, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a presidenta garantiu que os investimentos seriam retomados até o início de julho, o que não aconteceu como os sindicalistas e as autoridades politicas cobraram.

No Rio de Janeiro, a matéria da Folha de São Paulo informa que semana passada o presidente do Conselho de Administração da empresa e coordenador do Sindipetro no Norte Fluminense, José Maria Ferreira Rangel, conseguiu com a presidente Graça Foster, a suspensão por 30 dias nas demissões por firmas terceirizadas que operam as sondas.

OUTRO LADO

A Petrobras informou que em dezembro tinha 11 sondas de perfuração e 26 sondas de produção terrestre, que atualmente estão reduzidas, respectivamente, para 7 e 22.

Admitiu também a dispensa de 449 empregados.

A empresa nega, porém, que vá reduzir os investimentos na Bahia, onde promete aplicar em média de US$ 1,06 bilhão anual até 2017 --mais do que foi investido pela gestão anterior, US$ 697 milhões por ano, afirma.

A empresa diz ainda que a ampliação das instalações de superfície deve criar 2.300 empregos a mais em 2013 do que os gerados em 2012, 1.500 dos quais já foram efetivados.



OLEODUTO

Hoje o diretor de Produção e Exploração da Petrobras, José Miranda Formigli acompanha o lançamento do Projeto de Ampliação de Injeção de Água em Campo do Amaro e o Início das Obras do Oleoduto que interligará o campo do Canto do Amaro com a Unidade de Tratamento e Processamento de Fluidos em Guamaré (RN).

O oleoduto terá 110 km de extensão e interligará a Estação Central do Canto do Amaro, em Mossoró, à Unidade de Tratamento e Processamento de Fluidos, em Guamaré, para escoamento da produção terrestre da Unidade de Operação do Rio Grande do Norte e Ceará (UO-RNCE).

José Miranda Formigli também inaugurou a Estação de Tratamento de Água Produzida (ETAP) vai proporcionar um aumento na produção do campo por meio da reinjeção de água produzida nos poços, potencializando a recuperação de petróleo.

Advogado suspeito de matar jovem em Extremoz ganha liberdade

· 0 comentários

Tribunal de Justiça expediu habeas corpus para Tiago Mafra, nesta terça-feira.

Por Thyago Macedo do portalbo
Foto: Cedida

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, em 2ª Instância, conceder liberdade provisória para o advogado Tiago Mafra Sinedino, que é apontado pela polícia como suspeito do assassinato da jovem Ana Janaína Alves, de 24 anos, em Extremoz. O advogado estava preso desde o dia 27 de junho.

Ele teve um mandado de prisão preventiva decretado, após o delegado Cláudio Henrique colher elementos e indícios que o colocam como principal suspeito do assassinato de Ana Janaína, que foi morta com sinais de estrangulamento, em novembro do ano passado.

Desde então, a defesa de Tiago Mafra vinha tentando relaxar a prisão do advogado e, na manhã desta terça-feira (23), o Tribunal de Justiça publicou a decisão sobre o julgamento do pedido de habeas corpus.

“A Câmara, à unanimidade, em consonância com o parecer do Dr. Pedro de Souto, 11º. Procurador de Justiça em substituição, conheceu e concedeu parcialmente a ordem, a fim de revogar a prisão preventiva decretada em desfavor do paciente, concedendo-lhe liberdade provisória, mediante a imposição das medidas previstas no artigo 319, I, II, III, IV e V, do Código de Processo Penal, salvo se por outro motivo deva permanecer preso, nos termos do voto da Relatora”, consta no processo.

Tiago Mafra estava detido no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e deverá ser solto ainda hoje. Ele nega que tenha praticado o assassinato, embora a polícia afirme que há vários registros de ligações telefônicas e de pagamentos que comprovam que ele foi a última pessoa a ter contato com a vítima e que os dois estiveram em um motel na Praia do Meio.

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets