Repórter policial é assaltada em Lagoa Nova

quarta-feira, 28 de agosto de 2013 · 0 comentários

Por Thyago Macedo do portalbo
Foto: Cedida

A repórter policial Roberta Trindade, da TV Tropical, foi vitima da violência que ela mesma relata todos os dias. A jornalista foi abordada por dois homens, na noite desta terça-feira (27), no bairro de Lagoa Nova. O crime aconteceu no momento em que a vítima descia do seu carro e chegava na casa de familiares.

“Assim que desci do carro, dois homens em uma bicicleta anunciaram o assalto. Me assustei e em um impulso corri. Um deles veio para cima de mim e me encurralou em um portão de grade de uma casa. Soltei a bolsa. Roubaram e fugiram”, relatou Roberta Trindade através do Facebook.

Ainda de acordo com ela, os bandidos agiram de maneira rápida e, durante o crime, Roberta acabou machucando um braço. “A ação não durou um minuto. Machuquei o braço esquerdo. Estou sem nenhum documento, sem cartões de crédito, sem os aparelhos celulares. Sem nada”.

Roberta Trindade informou também que “o assalto ocorreu na rua por trás do Pelotão, Companhia ou Destacamento da PM, em Lagoa Nova. Não havia nenhum policial. Uma vergonha. Estou arrasada. Que país é esse onde sequer podemos entrar em casa?”

Cinco suspeitos de integrar grupo de extermínio no RN já foram soltos

· 0 comentários

Anderson BarbosaDo G1 RN



A Justiça soltou cinco dos 22 homens presos pela Polícia Federal durante a operação Hecatombe – deflagrada pela Polícia Federal no último dia 6 de agosto. Os suspeitos são apontados como integrantes de um suposto grupo de extermínio que teria matado mais de 20 pessoas no Rio Grande do Norte. A libertação dos cinco suspeitos foi confirmada pela juíza Denise Léa Sacramento Aquino, titular da comarca de São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal.

saiba mais

Inicialmente, a PF divulgou que foram cumpridos 21 mandados de prisão, mas a própria juíza esclareceu, nesta quarta-feira (28), que o número correto de presos é 22, pois um policial militar acabou sendo detido o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Com isso, são 10 os PMs envolvidos, e não nove, como informado anteriormente.

Ainda de acordo com a magistrada, dos cinco suspeitos libertados quatro foram soltos porque já cumpriram o prazo estipulado de cinco dias de prisão temporária. Para o outro, cujo mandado foi de 30 dias, a própria juíza antecipou a soltura ao conceder relaxamento de prisão. A juíza também revelou que os cinco suspeitos soltos não foram apontados como participantes diretos dos homicídios, mas como 'formação de milícia particular'.

Hecatombe

A operação Hecatombe, deflagrada no dia 6 de agosto, recebeu este nome em referência ao sacrifício coletivo de muitas vítimas. Naquele dia, 17 pessoas foram presas. Entre elas, sete policiais militares.

No dia seguinte, uma pessoa se apresentou e também ficou detida. No dia 13, o soldado da PM Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes, que há três anos foi reformado por apresentar problemas psicológicos, também se entregou à PF. Ele nega as acusações. No mesmo dia, um ex-PM suspeito de também participar do suposto grupo de extermínio foi preso na zona Norte de Natal.

No dia 22, em Macaíba, a PF conseguiu prender o último suspeito. Até então foragido, o segurança Márcio Valério de Medeiros Dantas, de 33 anos, foi encontrado após os agentes receberem uma ligação anônima. Ele nega qualquer envolvimento nos crimes.

A operação foi realizada nos municipios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim eCerro Corá. Ao todo, participaram da ação 215 policiais federais, sendo que 30 deles são do Comando de Operações Táticas Especializado em Operações de Alto Risco, de Brasília. Ao todo, ainda foram apreendidas 29 armas, entre revólveres, pistolas, espingardas e um fuzil. Além disso, mais de 11 mil munições também foram encontradas.

De acordo com o delegado Alexandre Ramagem, da Divisão de Direitos Humanos da PF, uma delegada de Polícia Civil, um promotor de Justiça e um agente da Polícia Federal estariam marcados para morrer.

Alguns dos investigados possuem antecedentes por homicídio. Um dos suspeitos já foi preso em posse de diversas armas de fogo, supostamente utilizadas nos assassinatos.

Todos os presos devem responder por crimes de homicídio qualificado praticado por grupos de extermínio e constituição de grupo de extermínio. As penas máximas dos crimes cometidos pelos principais integrantes do grupo podem chegar a 395 anos de prisão.

A operação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do RN.
Operação foi deflagrada na madrugada desta terça-feira (6) (Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)Operação foi deflagrada na madrugada do dia 6 deste mês (Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)

Apagão pode atrasar pagamento de parte do funcionalismo estadual

· 0 comentários

O Governo do Estado envia nota de utilidade pública. Segue

O apagão elétrico que atingiu todo o Nordeste na tarde desta quarta-feira, dia 28, impediu a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento do Governo do Estado para o Banco do Brasil.

Em razão dessa interrupção na transmissão de dados, o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira (28), como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira (29).

Paciente é atendido com respirador manual após queda de energia no RN

· 0 comentários

Do G1 RN

A queda de energia que atingiu o Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste complicou o atendimento no Hospital dos Pescadores, em Natal. Dois pacientes que respiravam com a ajuda de aparelhos precisaram ser atendidos com respirador manual depois que a bateria dos equipamentos da unidade hospitalar terminou. De acordo com a Companhia Energética do RN (Cosern), a queda de energia aconteceu às 15h02 e começou a ser reestabelecida às 16h45. (veja o vídeo ao lado).

A unidade hospitalar até possui gerador, porém o equipamento está quebrado. O Hospital dos Pescadores fica no bairro das Rocas, na zona Leste da capital potiguar. O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do estado, e o Aeroporto Internacional Augusto Severo estão funcionando com geradores.

saiba mais

O inspetor Carlos Eugênio, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, afirmou que todos os semáforos da capital estão apagados. "Temos 25 funcionários tentando organizar o trânsito", disse ele. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também teve problemas. As ambulâncias ficaram presas no trânsito quando tentavam atender ocorrências.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que 15% da energia do estado foi reestabelecida. Em Natal, a carga está em 30%. A assessoria de comunicação explica que a energia está chegando primeiro na Grande Natal. No interior do RN a volta da energia vai demorar mais, segundo a Cosern.

O superintendente de Operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife.

Também foi registrada falta de energia na Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Apagão no nordeste foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

· 0 comentários

Do G1

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28)  foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.
"As capitais foram reabastecidas em no máximo duas horas, duas horas e pouco. O interior está sendo restabelecido paulatinamente", afirmou.
'Lamentavelmente acontece'
Lobão negou fragilidade no sistema. "O sistema é bom, é forte, é igual aos melhores do mundo. Queimada provoca esse tipo de desligamento, lamentavelmente acontece. Já aconteceu outras vezes no Brasil e no exterior", disse o ministro.
O ministro convocou para esta quinta-feira, em Brasília, uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), integrado pelas autoridades do setor.
1º desligamento ocorreu às 14h58
Segundo o ministério, houve uma perda de 10.900 megawatts de carga no Nordeste em razão da queimada, que desligou duas linhas de transmissão.

O Operador Nacional do Sistema divulgou uma nota explicando que houve desligamentos em duas linhas devido "a foco de calor (queimada na região)". O primeiro deles ocorreu às 14h58. Em comunicado, a ONS informou que as cargas de energia do Nordeste foram praticamente recuperadas às 17h30. Veja a íntegra abaixo.
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chip, afirmou que nesta época do ano, em razão da seca e do calor, é comum casos de "fogo espontâneo" em mata, mas que a análise da ocorrência irá verificar na fazenda se foram feitos os serviços necessários como poda no pasto.
Chipp explicou que a queimada provoca curto circuito na linha de transmissão, o que causa o desligamento da linha.  "O foco de calor com a queimada atingiu dois circuitos e o Nordeste ficou separado do sistema. Tem mato embaixo da linha e, com o calor dessa época, acontece a queimada e o curto circuito. Duas linhas desligaram num primeiro momento, uma da Isolux, e outra da Cemig, e outras linhas de interligação com o sistema desligaram depois", disse.
No ano passado
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
Íntegra da nota da ONS sobre apagão
Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013
Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.
Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:
• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.
Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.

Estatística de Policiais Mortos e Baleados em 2013 do RJ

sábado, 24 de agosto de 2013 · 0 comentários


A uma semana do final do mês de agosto, o ano de 2013 registra 118 policiais baleados no Estado do Rio de Janeiro – sendo 108 PMs, 1 PFem e 9 PCs. No total, 57 estavam de serviço, 54 estavam de folga, 1 estava de licença médica, 1 era aposentado e 5 eram reformados. Destes, 43 morreram.

6 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 41º BPM (Irajá), o soldado Thiago César Fonseca da Silva foi baleado em confronto em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. Ele e um colega de farda realizavam patrulhamento de rotina quando se depararam com um Voyage prata. Assim que avistaram a viatura, os ocupantes do veículo efetuaram vários disparos contra os PMs, que revidaram. Atingido, o soldado foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Irajá, também na Zona Norte, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio. Os bandidos fugiram.

8 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 12º BPM (Niterói), o sargento Anderson Acioli Pimentel foi atingido durante ataque de criminosos no Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói. O PM realizava patrulhamento de rotina quando a viatura foi alvo de tiros. Sequer houve tempo de reação. Um dos vidros ficou estilhaçado com os disparos e estilhaços atingiram a vista do sargento, que foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio. Os bandidos conseguiram fugir.

17 de Janeiro: 1 PM baleado
O sargento reformado da Polícia Militar Miguel Aleixo Teotônio, 53 anos, foi baleado ao tentar impedir um assalto a bar em Cavalcante, na Zona Norte do Rio. O PM estava no estabelecimento, na Rua Zeferino da Costa, acompanhado por amigos quando criminosos anunciaram o assalto. Baleado no abdômen, o sargento foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.

18 de Janeiro: 1 PC morto
Lotado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Friburgo, o inspetor Jaime Antônio Antunes Alves morreu ao tentar reagir a assalto, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O policial voltava de uma corrida na praia e se preparava para entrar em seu veículo – um Siena preto – quando foi abordado por quatro homens armados. Ele ainda conseguiu ferir um dos criminosos – que morreu horas depois no Hospital de Acari. Atingido, o policial não resistiu e acabou morrendo no local. Um menor que participou do crime – apreendido cinco dias depois na Favela do Dique, no Jardim América, na Zona Norte – ainda jogou uma pedra sobre a cabeça do policial, já caído. Outros dois envolvidos no crime, identificados como Daniel Ribeiro Mello, o Queiroz, 25 anos, e João Ubaldo Arruda de Miranda, o Ubaldo, 19, se entregaram na Divisão de Homicídios (DH), acompanhados por um advogado, seis dias após o assassinato.

19 de Janeiro: 2 PMs baleados
Lotados no 12º BPM (Niterói), os cabos Eleutério e Marins realizavam incursão no Engenho do Mato quando foram recebidos a tiros. O primeiro foi atingido na virilha e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul do Rio, enquanto o cabo Marins – ferido na barriga e na coxa direita – foi encaminhado ao Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

19 de Janeiro: 2 PMs baleados
Lotados no 18º BPM (Jacarepaguá), o soldado Ennes e o sub-tenente Barbosa foram baleados durante confronto no Tanque, na Zona Oeste do Rio. Os PMs foram até a Estrada da Covanca verificar denúncia de que havia vários homens armados no endereço. Socorridos, foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Há alguns dias, traficantes tentaram expulsar a milícia que controla o Morro São José Operário da Barão, na Praça Seca. A guerra entre os dois grupos não é recente.

26 de Janeiro: 1 PM morto
Lotado no 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), o sargento Cristiano Ribeiro foi encontrado morto na Rua Doutor Marcos, na Favela da Carobinha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Sem qualquer identificação, ele vestia calça jeans e tênis branco e carregava uma chave de algema no bolso. Baleado na cabeça e na barriga, ele foi reconhecido por familiares posteriormente, no Instituto Médico Legal (IML).

Inspetor da PCERJ Sérgio Lopes de Souza Júnior, 32 anos

26 de Janeiro: 1 PC morto
Lotado na 50ª DP (Itaguaí), o inspetor Sérgio Lopes de Souza Júnior, 32 anos, foi vítima de uma falsa blitz que traficantes da Favela de Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, praticavam a poucos metros de um dos acessos à comunidade. Identificado como policial, ele foi arrancado de sua moto – uma Honda CB 300 dourada -, espancado e levado para a favela, onde teve o corpo incinerado.

28 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 14º BPM (Bangu), o sargento Alexandre da Silva Costa foi atingido durante confronto com criminosos da facção Terceiro Comando Puro (TCP) que controlam a venda de drogas no Complexo da Coréia, em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Integrante do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) da unidade, o PM realizava incursão na Favela do Rebu quando sua equipe foi surpreendida por vários traficantes armados. Na troca de tiros, ele foi baleado na perna. Socorrido, foi levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Na ação, os PMs apreenderam duas pistolas – uma 9mm e outra calibre .40 -, além de dois rádios transmissores. O material foi deixado para trás pelos bandidos, que conseguiram fugir.

30 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no Regimento de Polícia Montada Coronel Enyr Cony dos Santos (RPMont/RCECS), o soldado Ricardo Bastos Brum, 26 anos, foi baleado na Estrada do Campinho, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ele contou que estava a pé próximo ao conjunto campinho, vendo um terreno que pretende comprar, quando foi abordado por dois homens armados em uma moto. A dupla, que usava capacete, anunciou o assalto e ele tentou fugir, sendo atingido na mão esquerda. O PM correu até a casa de um primo, que o socorreu e levou para o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.

6 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, o soldado Alan da Silva Adriano, 33 anos, morreu após ser baleado ao reagir a assalto, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O PM estava na porta da casa da namorada, na Rua João Evangelista de Carvalho, quando foi abordado por dois homens armados que tentaram roubar sua moto. Ele chegou a sacar a arma, mas acabou baleado na boca, na barriga e na mão. O PM morreu no local. Os bandidos fugiram levando a arma do policial.

6 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 41º BPM (Irajá), o cabo Brum foi baleado durante confronto na Avenida Brasil, na altura de Barros Filho, na Zona Norte do Rio. Ele e outro colega de farda realizavam patrulhamento de rotina na região, seguindo em direção à Campo Grande, quando, próximo ao Morro do Chaves, se depararam com cinco criminosos armados que tentavam fugir em um táxi. Ao perceber a aproximação da viatura, os bandidos efetuaram diversos disparos. Os PMs revidaram e no tiroteio o cabo acabou atingido por dois tiros no braço esquerdo, sendo socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ricardo de Albuquerque. De acordo com os médicos responsáveis pelo atendimento, o policial não corre risco de morte.

Foto: Major PM Fernandes / GAM

7 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Alemão, o soldado Clécio dos Santos Silva foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto na porta de casa, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. O PM se preparava para entrar em sua residência, na Rua Mestre Jorgino Pereira, quando foi abordado por dois assaltantes armados. Ao se atracar com os criminosos, acabou atingido na mão e no antebraço esquerdo. Ele foi socorrido pelo irmão, que é cabo lotado no 41ºBPM e estava de serviço no momento do crime, e levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste – sendo posteriormente transferido por uma equipe aeromédica da PMERJ, com auxílio de um helicóptero do Grupamento Aeromarítimo (GAM) para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

Foto: Costa Júnior – Paramédico do GAM

8 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 9º BPM (Rocha Miranda), o sargento Clóvis Silva da Costa foi baleado durante um assalto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O PM passava com sua picape Tucson pela Rodovia Washington Luiz, na altura do Parque Beira-Mar, quando foi abordado pelos criminosos. Atingido no peito, ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo. Os bandidos fugiram no carro do sargento.

8 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 14º BPM (Bangu), o soldado Tiago Gameloni foi baleado ao reagir a assalto no Centro de Nilópolis, na Baixada Fluminense. O PM estava tinha acabado de sair de uma loja onde tinha trocado o insulfilm de seu carro, na Rua João de Morais Cardoso, quando foi abordado pelos criminosos. Atingido no peito, foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Os ferimentos foram de raspão e ele não corre risco de morte.

8 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do São Carlos, o cabo Rebouças, 38 anos, morreu após ser baleado durante uma discussão na porta de casa, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O criminoso usou a arma do próprio PM para efetuar os disparos.

8 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no Serviço de Inteligência (P-2) do 35º BPM (Itaboraí), o subtenente Fredes Macário Silva, 46 anos, conhecido por todos como Fred, foi morto ao ser surpreendido por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas na localidade conhecida como Rua 100, em Itaboraí. Ele foi até o campo da lixeira, no bairro Rio Várzea, após receber denúncia de que homens armados estavam no endereço. Assim que a viatura chegou, os criminosos efetuaram diversos disparos contra os PMs. Não houve sequer tempo de reagir. Socorrido pelos colegas de farda, o sargento foi levado para o Hospital Municipal de Itaboraí, mas não resistiu. O responsável pelo tráfico na região é conhecido como Wellington Mosquitinho.

10 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 8º BPM (Campos), o soldado Denilson Barreto foi baleado ao reagir a um assalto, próximo à Ponte de Grussaí, em São João da Barra. O PM acabou atingido no ombro ao trocar tiros com os bandidos. Um menor foi baleado no pé. O PM e o jovem foram socorridos e levados para o Hospital Ferreira Machado, no bairro Caju, em Campos.

11 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela do Jacarezinho, o soldado Thiago Antunes da Silva, 25 anos, foi atingido na coxa por um disparo acidental efetuado por ele mesmo. Ele realizava blitz durante Regime Adicional de Serviço (RAS) na área do 40º BPM (Campo Grande) e o incidente ocorreu em frente ao Departamento de Trânsito (Detran), na Estrada do Mendanha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A arma – uma pistola Taurus calibre 40 – disparou no momento em que ele a colocou no coldre. Socorrido pelos próprios colegas de farda, o PM foi levado para o Hospital Estadual Rocha Faria, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

12 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 7º BPM (São Gonçalo), o soldado Felipe Pomer Paes de Lima, 22 anos, participava do patrulhamento para reforçar a segurança de moradores que participavam de uma festa de rua na terça-feira de carnaval, no bairro Santa Isabel, em São Gonçalo, quando foi baleado. Outras seis pessoas também foram atingidas por um homem não identificado que efetuou disparos contra os foliões que estavam na Praça de Santa Isabel e, em seguida, atirou em direção aos PMs que trabalhavam no local. Baleado no pescoço, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres – mais conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo -, no Colubandê. Um jovem de 19 anos levou três tiros no abdômen e outro de 18 foi baleado no tórax. As outras quatro vítimas eram mulheres. Todos foram encaminhados para a mesma unidade de saúde.

17 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no 17º BPM (Ilha do Governador), o sargento Marcelo Martins, 39 anos, foi morto a tiros em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O corpo do PM foi encontrado no encontro da Estrada do Encanamento com a Avenida Bacaxá.

19 de Fevereiro: 2 PMs baleados
Lotados no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), dois PMs que não tiveram patentes e nem nomes divulgados foram baleados durante operação realizada na Favela Parque União, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, momentos antes da primeira ação de recolhimento de usuários de crack para internação compulsória. A incursão policial tinha a intenção de evitar represálias de traficantes durante a ação coordenada pela Secretaria de Ação Social na localidade.

21 de Fevereiro: 2 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, o cabo Rafael Sales de Oliveira e um soldado que não teve o nome divulgado foram baleados durante ataque de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que ainda controlam o tráfico de drogas no local. Por volta das 23h, dois homens em uma moto passaram pelos PMs e o garupa efetuou vários disparos. Os policiais reagiram, mas a dupla conseguiu fugir. Apontado como condutor do veículo, Leandro Araújo de Carvalho, 19 anos, foi preso minutos depois. A moto foi apreendida.


Logo depois, bandidos atiraram o container da UPP, atingindo um PM no ombro. Socorrido pelos próprios colegas, ele seguia para o hospital quando o motorista perdeu o controle da direção e bateu com a viatura contra um poste, deixando outros dois PMs feridos. Os três foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Cerca de meia hora depois, policiais se depararam com cinco traficantes armados com fuzis, próximo ao campo do Ordem e Progresso. Houve novo tiroteio e o cabo Rafael acabou atingido no braço esquerdo. Os criminosos conseguiram fugir, mas deixaram para trás um fuzil AK-47.


22 de Fevereiro: 2 PMs baleados
Lotados no 17º BPM (Ilha do Governador), dois policiais militares que não tiveram patentes nem nomes divulgados foram baleados durante ataque de traficantes na Favela Vila Joaniza, no Complexo do Barbante, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Os PMs realizavam incursão de rotina quando foram surpreendidos pelo ataque. Dois moradores que conversavam em frente ao portão da casa de um deles também foram atingidos. A aposentada Marinete Andrade de Lima, 64 anos, foi atingida nas costas e o cozinheiro Fabiano Fernandes Bezerra, 32, no pé, na barriga e nas costas. Os dois foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Doutor Evandro Freire, no próprio bairro. A aposentada não resistiu. Já os PMs – um deles atingido na coxa e o outro no ombro – foram levados para o Hospital de Força Aérea do Galeão, sendo posteriormente transferidos para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

Sanderson Machado Gomes, 26 anos

25 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado na subsecretaria Militar da Casa Civil do Governo do Estado, o sargento Wagner Almeida da Silva, 48 anos, morreu após ser baleado durante assalto em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. O PM estava em seu veículo – o Palio placa LPK 4142 – na Rua Professor João Massena, quando foi abordado por dois criminosos. Ele reagiu e acabou atingido na cabeça e no pescoço. Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Tabajaras, o soldado Harison do Nascimento Meneses, 26, que mora próximo ao local, ouviu o barulho dos disparos e quando olhou para a rua viu uma dupla correndo de arma em punho. O soldado conseguiu deter Jonathan Carlos Borges, 23, após efetuar um disparo que o atingiu. Ao ver uma viatura da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), o PM pediu auxílio. O criminoso foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. O comparsa dele, identificado como Sanderson Machado Gomes, 26, foi alcançado por uma equipe do 16º BPM (Olaria), na Avenida Meriti, próximo à Avenida Brasil. O sargento – que trabalhava há mais de cinco anos no Palácio Guanabara – ainda foi socorrido e levado para o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Irajá, sendo posteriormente transferido para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu. Ele era casado e deixa dois filhos. Policiais do 41º BPM (Irajá) encontraram a arma do sargento – uma pistola Taurus calibre 40 – escondida embaixo de um carro, na Rua Barão de Melgado. Os dois bandidos já possuíam passagens e estavam foragidos da Justiça.

26 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no 23º BPM (Leblon), o cabo Leonardo Cavalcanti de Menezes, 32 anos, foi morto na porta de casa, em Saracuruna, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele entrou na PM em julho de 2002 e deixou um filho de 4 anos de idade.

27 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no Grupamento Tático de Motociclistas (GTM) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o sargento Sá morreu após ser baleado durante tentativa de assalto.

1º de Março: 1 PM morto
Lotado no 21º BPM (São João de Meriti), o tenente Carvalho foi baleado durante confronto com integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas na Favela Vila Ruth, no bairro Jardim Botânico, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O oficial ainda foi socorrido e levado para o Posto de Atendimento Médico (PAM) Jardim Meriti, em Vila dos Teles, mas não resistiu.

5 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 19º BPM (Copacabana), o sargento Marconi Antônio Araújo, 47 anos, foi baleado ao reagir a um assalto dentro de um ônibus. O PM viajava no sentido Centro quando bandidos anunciaram o assalto, no momento em que o coletivo passava pela Avenida Brasil, na altura da Favela Parque União, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Ele se atracou com um dos assaltantes e durante a luta corporal acabou atingido por três tiros, sendo socorrido e levado para o Hospital Federal de Bonsucesso.

Tenente PM Aislan Menezes e Alexandre do Carmo Pinheiro, o Jatobá, 24 anos

5 de Março: 2 PMs baleados
Lotados no 12º BPM (Niterói), o tenente Aislan e o sargento David foram baleados durante confronto com traficantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) que controlam a venda de drogas no Morro do Estado, no Centro de Niterói. Enquanto o oficial foi socorrido pelo helicóptero do Grupamento Aeromarítimo (GAM) e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, no Rio, o sargento foi levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Durante a ação, Wallace Araújo, o Anão – apontado como chefe do tráfico no local -, foi preso. Foragido da Justiça, Alexandre do Carmo Pinheiro, o Jatobá, 24, também foi preso. Contra ele havia um mandado de prisão por tentativa de homicídio contra um jornaleiro, no final de 2012. O crime ocorreu na esquina da Avenida Visconde do Rio Branco com a Rua da Conceição, no Centro, e ele escapou do Fórum no dia em que seria julgado pelo crime. Os PMs também apreenderam um fuzil AK-45 e uma pistola 9 milímetros.

6 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 12º BPM (Niterói), um sargento que não teve o nome divulgado foi baleado enquanto checava uma denúncia anônima sobre um carro roubado, na Rua Gerônimo Afonso, no Complexo da Lagoinha, no Caramujo, na Zona Norte de Niterói. Atingido na perna direita, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, também na Zona Norte, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

10 de Março: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela da Chatuba, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, o soldado Márcio Roberto Rangel Freitas, 34 anos, foi baleado na Gardênia Azul, na Zona Oeste. O PM contou que estava bebendo em um bar na Rua Fernando Lopes quando desconfiou de cinco homens que não paravam de olhar para ele. Ao tentar abordá-los, acabou cercado pelos suspeitos, que pegaram suas próprias armas e efetuaram cinco disparos contra ele: três na mão direita e dois na perna direita. O PM pediu ajuda a um taxista, que o levou ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Os homens ficaram com as armas do PM: um revólver Taurus calibre 38 e uma pistola Taurus calibre 40.

11 de Março: 1 PM morto
Lotado no 16º BPM (Olaria), o soldado Mário Luiz Vital de Souza morreu após ser baleado na Rua Clarimundo de Melo, em Piedade, na Zona Norte do Rio. O PM – que estava caído ao lado de seu carro – chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas já chegou à unidade morto. O policial era lotado no 16º BPM (Olaria) e estava de folga, com trajes civis. No local do crime, foi encontrado um Zafira que consta como roubado na área da 19ª DP (Tijuca).

Sargento PM Paulo Rolim, 46 anos

13 de Março: 1 PM morto
Lotado no 25º BPM (Cabo Frio), o sargento Paulo Roberto Medeiros Rolim, 46 anos, foi morto após ser baleado diversas vezes, em Araruama, na Região dos Lagos. O PM – que foi candidato a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) nas últimas eleições e estava como suplente – conversava com amigos em um bar no bairro Ponte dos Leites quando foi surpreendido pelos ocupantes de uma moto. O carona efetuou cerca de sete disparos. Sem qualquer chance de reação, o sargento – que estava há 20 anos na corporação – morreu no local.

15 de Março: 1 PM baleado
Loado no 20º BPM (Mesquita), um policial que não teve nome e nem patente divulgados foi baleado no ombro durante confronto com traficantes no Conjunto Vila Belga, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um criminoso, também não identificado, ficou ferido e foi levado para a UPA de Nova Iguaçu. De acordo com os PMs, com ele foram apreendidos um revolver calibre 38, 127 trouxinhas de maconha, 76 papelotes de cocaína e um rádio transmissor.

21 de Março: 1 PM baleado
O capitão reformado da Polícia Militar Armindo Inocêncio Filho foi baleado no Centro do Rio. Ele estava com a namorada e dirigia um Ford Fusion quando foi abordado por dois homens armados ao passar pela esquina das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. O oficial reagiu ao assalto e foi atingido embaixo do olho esquerdo. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

Sargento PM Antônio Jorge Pimentel, 44 anos

21 de Março: 1 PM morto
Lotado no Comando de Polícia Ambiental (Cpam) – antigo Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) – o sargento Antônio Jorge Pimentel, 44 anos, morreu ao reagir a assalto na porta de sua casa, na Rua 1º de outubro, mais conhecida como ‘Curva do S’, no bairro Porto Novo, em São Gonçalo. Familiares ainda o socorreram e levaram para o Hospital da Polícia Militar (HPM), em Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, mas ele não resistiu.


29 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 12º BPM (Niterói), um sargento que não teve o nome revelado foi baleado durante confronto com traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas na Favela do Inferninho, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. O confronto ocorreu na Travessa da Paz. O PM foi atingido por um tiro na canela. Socorrido, ele foi levado para a Unidade Municipal de Urgência Doutor Mário Monteiro, sendo posteriormente transferido por uma equipe aeromédica da PMERJ, com auxílio de um helicóptero do Grupamento Aeromarítimo (GAM), para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

29 de Março: 2 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro São João, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, dois soldados que não tiveram os nomes divulgados foram baleados durante ataque de criminosos.


30 de Março: 1 PM morto
Lotado no 41º BPM (Irajá), o cabo Artur Teixeira de Freitas foi encontrado no porta malas do seu próprio carro – o Polo Azul placa DLA 7127 -, em um dos acessos à Favela Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O PM estava desaparecido desde a véspera.


4 de Abril: 1 PM morto
O cabo reformado da Polícia Militar Olímpio Bezerra do Nascimento, 79 anos, morreu ao reagir a uma “saidinha de banco” – quando a vítima é seguida e assaltada após efetuar saque em agência bancária ou caixa eletrônico – na Rua Alfredo Backer, no bairro Alcântara, em São Gonçalo. O PM havia acabado de retirar R$ 3,5 mil de uma agência do banco Itaú quando foi abordado por dois criminosos, no estacionamento do banco. A filha do policial, de 45 anos, e o neto dele, de 28, o esperavam no carro. Os bandidos fugiram em uma moto levando o dinheiro e a pistola do PM.

9 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no Serviço de Inteligência (P-2) do 35º BPM (Itaboraí), um tenente que não teve o nome divulgado foi baleado durante confronto com traficantes que controlam a venda de drogas na localidade conhecida como ‘Matinha’, em Marambaia, na divisa entre os municípiosa de Niterói e São Gonçalo. Atingido no braço direito, ele foi medicado e liberado em seguida. Na troca de tiros dois acusados de envolvimento com o tráfico também ficaram feridos. Eles foram socorridos pelos próprios PMs e levados para o Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáfaro. A ação também teve três presos. Com o trio foram apreendidos uma pistola 7.65, um revólver calibre 38 e grande quantidade de cocaína, maconha e crack, além de farto material para endolação.

12 de Abril: 1 PM morto
Lotado no 27º BPM (Santa Cruz), mas afastado do trabalho em Licença para Tratamento de Saúde (LTS), o sargento Rimsky Paranapiacaba dos Santos, 46 anos, foi assassinado na porta de casa, na Rua Soldado Rafael Buzarelo, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, por volta das 5h30. Atingido por um tiro na cabeça, o sargento ficou caído ao lado de seu carro – o Fiesta preto placa LQP 0107. Esposa do PM, Amarilza Ferreira Pinto dos Santos contou que o marido vinha sendo submetido a tratamento no setor de psiquiatria, desde o último dia 1º de fevereiro. Vizinhos contaram que o sargento não saía mais de bares e estava bebendo em excesso, sempre se envolvendo em frequentes brigas por causa da cerveja. Na véspera do crime, o PM ficou das 23h30 às 4h45 no Sinucas Bar, na Estrada do Campinho, também em Campo Grande. Os disparos que mataram o PM teriam sido efetuados por ocupantes de um carro escuro. Moradores não souberam precisar se era um Ecosport ou um Cross Fox.

12 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 27º BPM (Santa Cruz), o cabo Fulgêncio foi baleado durante confronto com traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas na Favela do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Os PMs realizavam incursão de rotina quando se depararam com um grupo de homens armados na Rua José Felipe de Souza. Quando avistaram a aproximação da viatura, eles efetuaram diversos disparos contra a viatura. Os policiais revidaram a agressão e no confronto um dos criminosos foi baleado. Socorrido pelos próprios PMs, ele foi levado para o Hospital Municipal Pedro II, mas não resistiu. Com ele os PMs apreenderam uma pistola marca Fhilippines calibre 9mm com três carregadores e 178 munições. O cabo, atingido no ombro, recebeu atendimento médico e foi liberado.

12 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 7º BPM (São Gonçalo), um policial que não teve nome e nem patente divulgados foi baleado durante confronto com um assaltante, no Boa Vista, em São Gonçalo. O criminoso tentou roubar uma moto próximo ao Shopping São Gonçalo. No entanto, a vítima era um policial militar, que reagiu. O bandido rendeu um taxista e na fuga trocou tiros com PMs que realizavam patrulhamento de rotina na região. Um dos policiais foi atingido no rosto. Horas depois, um homem baleado no braço deu entrada no Hospital Estadual Alberto Torres – mais conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo, no Colubandê. Os agentes foram até a unidade de saúde e reconheceram o homem, que teria confessado o crime.

13 de Abril: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Alemão, o soldado Antônio Carlos dos Santos Júnior, 33 anos, morreu após ser baleado ao ser identificado como PM. O crime ocorreu na Rua Príncipe Dom João, na Favela Parque Imperial, no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Policiais do 20º BPM (Mesquita) encontraram o PM caído ao lado de seu carro – o Uno verde placa LCR 3094, por volta das 23h30. Baleado no rosto, no tórax e no braço, ele ainda foi socorrido e levado para a UPA de Cabuçu, mas não resistiu. No veículo foi encontrada uma farda. A arma do policial não foi localizada. O autor dos disparos foi identificado como sendo o criminoso conhecido como “Gil Orelha”.

16 de Abril: 1 PM morto e 1 PM baleado
Lotado no 12º BPM (Niterói), o cabo Anderson da Silva e Silva morreu após ser baleado durante saidinha de banco – quando a vítima é seguida e assaltada após efetuar saque em agência bancária ou caixa eletrônico -, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O PM havia acabado de retirar dinheiro do banco Bradesco localizado ao lado da sede da Prefeitura e retornava para o carro, onde a esposa e o filho o aguardavam, na Avenida Automóvel Clube, no bairro do Jardim Redentor, em Vilar dos Telles. O policial foi abordado por dois homens armados e ainda conseguiu reagir, atingindo um dos criminosos. O cabo e o assaltante – identificado como Douglas Gomes Mariano, o DG, 19 – foram socorridos por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levados para o PAM de São João de Meriti, onde os dois morreram. O segundo criminoso conseguiu fugir. Outro policial militar – o sargento Leandro Magdeneier da Silva, 39, lotado na 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (Palácio Guanabara) – que também estava de folga e passou pelo local no momento do crime chegou a intervir e acabou atingido no abdômen. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio, onde permanece internado.


16 de Abril: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o cabo Leandro de Lima Nascimento, 35 anos, foi encontrado morto na Rua Sargento de Milícias, na Pavuna, na Zona Norte do Rio – próximo a um dos acessos ao Morro do Chapadão. O PM havia sido sequestrado cerca de uma hora antes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O policial tinha saído da faculdade e ia buscar a esposa em um curso pré-vestibular no centro do município, quando foi abordado pelos criminosos que estavam em um Vectra. Ele estava de moto – comprada há uma semana. A mochila e a arma do cabo foram levadas. O veículo utilizado pelos criminosos na ação foi abandonado queimado na Estrada do Camboatá, em Guadalupe, na Zona Oeste.


17 de Abril: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha, no Complexo do Alemão, o sargento Alan de Souza Martins morreu após ser baleado na porta de casa, na Avenida Portugal, no bairro da Prata, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O PM foi surpreendido pelos ocupantes de uma moto e de um carro – de modelos e placas não anotados -, que efetuaram dezenas de disparos contra ele, que chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal Jorge Júlio Costa Santos, o Hospital do Joca, mas chegou morto à unidade. Os criminosos fugiram em direção ao Morro do Castelar, também em Belford Roxo. O sargento deixou uma filha do primeiro casamento e a atual esposa grávida de oito meses.

Sargento PM Alan de Souza Martins

18 de Abril: 1 PC morto e 1 PM baleado
Lotado na 16ª DP (Barra da Tijuca), o inspetor da Polícia Civil Hélio Castro Pinheiro, 35 anos, foi morto, na porta de casa, na Rua Canaã, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.

inspetor da Polícia Civil Hélio Castro Pinheiro, 35 anos

Adido à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o sargento da Polícia Militar Jorge Luís Siqueira da Silva e um outro homem, identificado como Peter Palmeira dos Santos, que conversavam com o policial, também foram baleados. O PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, no mesmo bairro, juntamente com a outra vítima.

Sargento PM Jorge Luís Siqueira da Silva

18 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 3º BPM (Méier), o soldado Elson Ricardo Brandão Vasconcelos foi baleado ao tentar impedir um furto, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Oeste do Rio. O PM estava no conjunto habitacional do Exército conhecido como Pró-Morar II, na Rua Tenente Serafim, quando ouviu o alarme de uma moto disparando no momento em que uma dupla tentava roubá-la. Ao perceber que o policial se aproximava, os homens efetuaram disparos contra ele. O soldado foi atingido por três tiros e levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

22 de Abril: 1 PM morto e 1 PM baleado
Lotados no 9º BPM (Rocha Miranda), o sargento Cristiano Calheiros Borges, que completou 37 anos no último dia 19, e o cabo Luciano Coelho Ferreira foram baleados durante confronto com assaltantes, no encontro da Estrada João Paulo com a Avenida Brasil, em Barros Filho, na Zona Norte do Rio. Os dois foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde o sargento não resistiu. Duas pessoas acabaram atingidas por balas perdidas e levadas para a mesma unidade de saúde. O pastor Edivaldo Dias Pereira, 50, também não resistiu. Já a menina Emilly Vitória Ramiro, 9, permanece internada em observação.

22 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), o cabo Adriano da Costa, 38 anos, foi baleado no abdômen durante troca de tiros com um assaltante, em frente ao Barra Shopping, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ele e o colega de viatura se dirigiu até a Avenida das Américas e quando chegou em frente ao shopping foi surpreendido pela reação do criminoso, que atirou diversas vezes contra a viatura. Os PMs revidaram a agressão e houve confronto. O bandido, sem identificação, foi atingido e morreu no local. O PM e uma vítima de bala perdida, identificada como Guilherme Bischoff Lopes Fonseca, 26, foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. Os dois foram direto para a mesa de cirurgia. O jovem não resistiu. O PM continua internado.

22 de Abril: 1 PM morto
O sargento reformado Tarcísio José Alcântara, 67 anos, morreu após ser baleado durante uma troca de tiros com criminosos que invadiram sua casa enquanto fugiam de um assalto, em Queimados, na Baixada Fluminense. Quatro bandidos haviam acabado de roubar a residência de um comerciante, na Avenida Tiradentes, no bairro Inconfidência, e acabaram cercados pela PM, acionada pela vítima. Cercado, o quarteto entrou no imóvel e acabou surpreendido pela reação do policial. Baleado três vezes no peito, o PM ainda conseguiu atingir um dos assaltantes, na perna. Dois dos bandidos foram identificados como Luiz Evangelista dos Santos e Evanilson Feitosa Ferreira de Mello, ambos de 18 anos.

24 de Abril: 1 PM morto
Lotado no 33º BPM (Angra dos Reis), o sargento Jaime Targino de Lima morreu após ser baleado durante briga com um homem que se identificou como policial, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. O PM estava acompanhado pela esposa, Liliane Dutra de Mello, observando uma obra na Rua Santa Odília e comentando sobre idéias para copiar no imóvel do casal quando um homem que se apresentou como policial apareceu com uma pistola em punho ordenando que ele se identificasse. A esposa do PM saiu para buscar a carteira funcional do marido, que tinha ficado no carro – o Fiat Siena prata placa LLK 2242 -, quando ouviu o barulho de um disparo. Ela saiu correndo até conseguir uma carona e foi pedir ajuda no Posto de Policiamento Comunitário (PPC) Capitão Teixeira, pertencente ao 14º BPM (Bangu). Atingido no peito, o sargento ainda foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, mas não resistiu. O criminoso fugiu em um Palio Weekend de cor e placa não anotadas. A arma do sargento – a PT 938 calibre 380 que estava no interior de seu automóvel – foi levada para a Divisão de Homicídios (DH), que está responsável pelas investigações.

30 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, um soldado que não teve nome e nem idade divulgados foi baleado durante patrulhamento de rotina na Rua Dois, na parte alta da favela. O PM, atingido no pé e na coxa, foi socorrido pelos próprios colegas de farda e levados para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

1º de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, um soldado que não teve nome e nem idade divulgados foi baleado na localidade conhecida como Roupa Suja. Um grupo de PMs realizavam patrulhamento de rotina quando foram surpreendidos por vários homens armados que efetuaram disparos contra eles. O incidente ocorreu por volta das 5h. O policial foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

Cabo PM Cláudio Costa da Silveira

1º de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 27º BPM (Santa Cruz), o cabo Cláudio Costa da Silveira foi baleado durante incursão de rotina na Favela de Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Atingido na cabeça, ele foi socorrido pelos colegas de farda e levado para o Hospital Municipal Pedro II. Ele morreu após quatro dias internado na unidade de saúde.

4 de Maio: 1 PC morto
Lotado na 38ª DP (Brás de Pina), o oficial de cartório Ulisses Pacheco Pinheiro morreu ao reagir a uma tentativa de assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O policial estava em seu veículo – um Honda Civic – quando foi abordado pelos criminosos, em frente à sede da Prefeitura, na Rua Ataíde Pimenta de Morais. Atingido no braço esquerdo, tórax e barriga, ele não resistiu.

6 de Maio: 1 PFem baleada
Lotada no 7º BPM (São Gonçalo), a cabo De Almeida foi baleada durante patrulhamento no bairro Coelho, em São Gonçalo. A PFem e seu colega de farda verificavam denúncia de que havia assaltantes reunidos na Rua Ilza Silveira. Assim que avistou a aproximação dos policiais, um dos criminosos começou a atirar. A cabo teve dificuldades para se abrigar pois a porta da viatura travou. Ela acabou atingida no pé no momento em que conseguiu sair do veículo. Um dos bandidos, identificado como Luan da Conceição, 19 anos, também foi baleado e preso. Um menor de 16 anos foi apreendido. Na ação, os PMs apreenderam um revólver Taurus calibre 7.65. Os outros assaltantes conseguiram fugir. A policial foi socorrida e levada para o Hospital Estadual Alberto Torres – mais conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo -, no bairro Colubandê.

6 de Maio: 1 PM baleado
O sargento reformado da Polícia Militar Willian Chagas, 54 anos, foi baleado ao reagir a assalto em Cascadura, na Zona Norte do Rio. O PM passava em seu Logan vermelho placa LLO 9917 pela Rua Brasilina quando foi abordado pelos criminosos. Armado com sua pistola PT 58S, Taurus, calibre 380, ele reagiu e acabou atingido no rosto. Pessoas que presenciaram o crime o socorreram, levando-o até o 8º Grupamento de Bombeiro Militar (Campinho) de onde foi levado de ambulância até o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. O PM está em estado grave. Os bandidos fugiram.

9 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 7º BPM (São Gonçalo), o soldado Rodrigo Luiz Pachedo de Paula, 27 anos, foi baleado ao dar voz de prisão a uma dupla que tentou assaltá-lo, no bairro Maria Paula – na divisa entre os municípios de Niterói e São Gonçalo. O PM estava parado no encontro da Rua Dalva Raposo com a Estrada Velha de Maricá com o carro enguiçado quando dois homens armados se aproximaram anunciando o roubo. Ele se identificou como policial e tentou prender os criminosos, que efetuaram disparos contra ele e fugiram. O soldado foi atingido na perna. Ele estava sendo socorrido por populares quando uma policiais do 12º BPM (Niterói) passaram e ao serem avisados sobre o que tinha acontecido colocaram o colega na viatura e o levaram para o Hospital Estadual Alberto Torres em São Gonçalo – mais conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo -, no Colubandê. Ele foi liberado após receber atendimento médico.

Soldado PM Douglas Monteiro Ferreira, 29 anos

9 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 12º BPM (Niterói), o soldado Douglas Monteiro Ferreira, 29 anos, foi baleado ao ser identificado como policial durante um assalto no bairro Colubandê, em São Gonçalo. O PM passava com a esposa, Gabriele Reis de Paula, 33, com sua moto – a Honda XRE 300 vermelha ano 2013, sem placa – pela Rua Capitão Juvenal Figueiredo quando uma dupla em outra moto emparelhou e anunciou o assalto. Ao identificá-lo como policial, os bandidos efetuaram disparos, atingindo a cabeça do PM. Os criminosos fugiram levando a arma do policial, que foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres em São Gonçalo – mais conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.


11 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, o soldado Wagner Alves, 23 anos, foi baleado durante patrulhamento de rotina na localidade. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio, onde foi submetido a uma cirurgia e permanece internado. Os criminosos fugiram.

17 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 14º BPM (Bangu), o sargento Sério Fernando de Moraes, 43 anps, foi atingido durante confronto com traficantes na Favela Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. O projetil foi amortecido por uma chave que estava no bolso do colete do PM. Baleado no tórax, o sargento De Moraes foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio, onde foi submetido a uma cirurgia e continua internado.

18 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fé/Sereno, no Complexo do Alemão, o soldado Walter Botelho da Silva, 32 anos, foi baleado enquanto checava denúncia anônima que relatava a presença de traficantes na localidade conhecida como Pedreira, no Morro da Fé. Ele e o soldado Victor Hugo Lustosa foram surpreendidos por diversos tiros disparados assim que chegaram no endereço. Eles revidaram e houve confronto. O soldado Lustosa acabou torcendo o joelho. Os dois foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, sendo posteriormente transferidos para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

25 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, no Complexo do Alemão, o soldado Vitor Leite dos Reis, 31 anos, foi baleado ao trocar tiros com assaltantes, em Madureira, na Zona Norte do Rio. O PM trafegava pela Rua Andrade Figueira conduzindo seu veículo – o Fiat Idea prata placa LPT 6234 – quando foi abordado pelos criminosos, na esquina com a Avenida Ministro Edgard Romero. Ele reagiu e chegou a trocar tiros com os assaltantes. Um deles foi baleado no braço esquerdo e acabou preso após pedir ajuda à mãe, que o conduziu ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Identificado como Cléber Ventura Leopoldo, 25 anos, ele está internado sob custódia. Os outros fugiram levando o carro do policial. O PM foi socorrido por um taxista e levado para a mesma unidade de saúde. Atingido na região do abdômen, na perna e no braço, ele também permanece internado.

28 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 41º BPM (Irajá), o cabo Thiago Luiz Carvalho Varanda foi baleado por criminosos do Morro da Pedreira, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio. Ele conduzia a viatura pela Avenida Martin Luther King Júnior a caminho do batalhão, para troca de serviço, quando ele e o companheiro de equipe, cabo Caldas, se depararam com diversos homens armados com fuzis. Os criminosos efetuaram diversos disparos contra os PMs, no momento em que eles passavam pelo posto de combustível localizado no encontro da via com a Estrada Fazenda Botafogo. O ataque ocorreu por volta das 18h30. O PM foi atingido no braço direito. Socorrido, foi levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

31 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (GEPE), o subtenente Antônio Odilon Ribeiro dos Santos foi baleado durante assalto em Piedade, na Zona Norte do Rio. O PM conduzia seu Fiat Palio placa LTK 0145 quando foi abordado pelos criminosos, na esquina das ruas Plínio Teixeira e Pernambuco. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.

2 de Junho: 1 PM baleado
Lotado no 32º BPM (Macaé), um policial militar que não teve a patente e nem o nome divulgados foi baleado durante troca de tiros com criminosos que controlam o tráfico de drogas na Favela das Malvinas, em Macaé.


4 de Junho: 1 PC morto
Lotado na 22ª DP (Penha), o inspetor da Polícia Civil Luiz Cláudio Fonseca Perrota morreu ao reagir a um assalto, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio. Ele conduzia seu Peugeot pela Rua Araçoiaba e levava a esposa – grávida de três meses – para o trabalho quando foi abordado pelos criminosos. Muito nervosa, ela precisou ser internada no Hospital Estadual Carlos Chagas, no mesmo bairro. Os bandidos estavam no Zafira placa LQC 0376 – que constava como roubado na área da 40ª DP (Honório Gurgel), no dia anterior. O veículo foi recuperado na Rua Jornalista Hermano Sequião, em Guadalupe, por policiais que realizavam Regime Adicional de Serviço (RAS) na área do 9º BPM (Rocha Miranda). O carro foi periciado e um papiloscopista recolheu impressões digitais encontradas no automóvel, que recebia cobertura do Fox placa EIH 9591, apreendido horas após o crime na Rua Laura Brandão, também em Guadalupe, por uma equipe do 41º BPM (Irajá). Durante a realização da perícia, traficantes que controlam a venda de drogas na Favela da Palmeirinha efetuaram disparos em direção aos policiais. Ninguém ficou ferido.

5 de Junho: 1 PM morto
Lotado no 2º Comando de Policiamento de Área (2º CPA – Zona Oeste), o sargento Gerson Ribeiro Carvalho morreu no Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para onde foi levado após ser baleado durante o resgate de um traficante da Favela do Lixão, em Duque de Caxias. O PM e o cabo Gabriel de Souza Sá Filho, lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), haviam sequestrado Michel Braz Gomes, o Michel Peitinho, 29 anos – integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controla o tráfico de drogas no Lixão. Durante tentativa de resgate do criminoso, comparsas dele, em um Cobalt prata, surpreenderam os PMs no momento em que eles passavam pela Rua Inês, no bairro Prata, próximo à Rodovia Presidente Dutra. Eles efetuaram diversos disparos contra os policiais, que revidaram. Houve confronto e o sargento foi atingido. O motorista do traficante, identificado como Rodrigo Santos Oliveira, também foi baleado. No interior do carro dele – o Palio azul placa LSS 0319 – policiais do 20º BPM (Mesquita) encontraram carregadores de pistola 380 e uma pistola calibre 40. O cabo do Bope, que alegou que eles haviam sido vítimas de uma tentativa de assalto, foi preso e autuado por sequestro, sendo transferido para a Unidade Prisional – antigo batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, na Zona Norte do Rio.

7 de Junho: 1 PM baleado
Lotado no 15º BPM (Duque de Caxias), o sargento Márcio Soares Gomes, 38 anos, foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, na Rua Gonzaga Bastos, no Andaraí, na Zona Norte do Rio. Ele trocou tiros com os criminosos e acabou atingido duas vezes. Um carteiro que passava pelo endereço, identificado como Natanael Ferreira dos Santos, foi vítima de uma bala perdida. O PM acompanhava o deputado federal Aureo Lídio (PRTB-RJ), que participava de um encontro da Convenção Batista Brasileira.

Soldado PM Renan de Meireles Fontes, 24 anos

7 de Junho: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, o soldado Renan de Meireles Fontes, 24 anos, foi morto durante tentativa de assalto, na altura do bairro Vigário Geral, na Zona Norte do Rio. O PM havia acabado de sair de serviço e seguia de moto para casa, em Bangu, na Zona Oeste. Ele parou em um posto de combustível na esquina da Avenida Brasil com a Rua Maba para conversar com um amigo quando foi abordado pelos criminosos, que queriam roubar sua moto. Ao notar que a vítima estava armada e desconfiados de que ele seria policial, os assaltantes efetuaram diversos disparos contra ele.

16 de Junho: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, o soldado Emerson Ferreira Barbosa, 34 anos, foi baleado ao reagir a um assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM estava acompanhado pela esposa no interior da padaria “Delícias da Vida”, na Estrada Nilo Peçanha, no Centro, quando criminosos entraram no estabelecimento anunciando o assalto. Ele reagiu e conseguiu atingir um dos bandidos, mas foi baleado três vezes pelo comparsa do criminoso, que dava cobertura à ação. Socorrido, o PM foi levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, no bairro da Posse. O assaltante morreu no local e seu comparsa conseguiu fugir no Fiat Siena verde placa LNG 8576, em direção a Belford Roxo, também na Baixada.

20 de Junho: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Ladeira dos Tabajaras, o soldado Fábio Nobre da Silva Pinto, 30 anos, foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, no encontro da Avenida Brasil com a Avenida Central, na altura da Favela Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O PM trafegava em direção à sua residência com sua moto XRE 300 placa KXN 5274 quando foi abordado por uma dupla que estava em uma moto amarela tipo Bross, de placa não anotada. O policial conseguiu se esquivar da abordagem, mas acabou atingido por um tiro na perna. O PM conseguiu continuar conduzindo o veículo e foi até o Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), onde pediu auxílio, sendo levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo.

23 de Junho: 2 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos, os soldados Diego Nunes Rayol e Thiago de Oliveira Simeão, de 26 e 25 anos, respectivamente, foram baleados durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas na região. Os PMs realizavam patrulhamento de rotina na localidade conhecida como Coréia quando foram surpreendidos pelos traficantes. Enquanto o soldado Rayol foi baleado no braço, o soldado Simeão foi atingido na perna. Socorridos, eles foram levados para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

24 de junho: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o sargento Ednelson Jerônimo dos Santos Silva, 42 anos, morreu após ser baleado por traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O PM participava de operação na localidade depois que bandidos realizaram arrastão na Avenida Brasil, atacando pessoas que participavam de uma manifestação, e fugiram para a região. Na busca pelos criminosos, houve confronto. Além do PM, cinco moradores também foram baleados. Um deles, identificado como Aldo Santos da Silva, 41, não resistiu. Os outros moradores foram identificados como Robson Maceio, 40 anos (atingido no abdômen), Cláudio Duarte Rodrigues, 41 (atingido nas nádegas), Vagner de Lima, 35 (baleado na virilha), Alexsander de Oliveira, 40 (baleado no ombro) e o cozinheiro Djalma Pereira da Silva, 53 (baleado no braço esquerdo). Um sargento lotado no 22º BPM (Benfica), identificado como Cordeiro, sofreu fratura no maxilar ao ser atingido por uma pedrada. Há 17 anos na PMERJ, o sargento estava há 13 na unidade de elite. Ele deixou mulher e dois filhos.

28 de Junho: 1 PM baleado
Lotado no 6º BPM (Tijuca), o cabo Fábio Fernandes Corrêa, 38 anos, foi baleado ao reagir a um assalto, em Madureira, na Zona Norte do Rio. O PM trafegava pela Estrada do Portela em seu Corsa Sedan prata placa KZV 5625 quando foi abordado por dois homens armados, em frente ao Madureira Shopping. O cabo reagiu e no confronto acabou atingido do lado esquerdo do abdômen, na altura da costela. Um dos bandidos também foi baleado, mas conseguiu fugir, com ajuda do comparsa, no carro do PM. Socorrido por testemunhas, o policial foi levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Horas depois o automóvel foi encontrado abandonado, na Rua Capitão Antônio Avelino, em Oswaldo Cruz, também na Zona Norte. Ao procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ricardo de Albuquerque, pedindo socorro, baleado na virilha e no braço, Wagner Antônio de Souza Santos, 32, acabou despertando a desconfiança de funcionários, que acionaram a PM. Ele foi reconhecido como um dos criminosos que atacou o cabo e acabou preso. O comparsa dele, identificado apenas como Júnior, continua foragido.

29 de Junho: 2 PMs mortos
Lotados no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Jacarezinho, respectivamente, os soldados Celso Chaves Silva, 35 anos, e Eduardo Ferreira Félix, 32, morreram após serem baleados durante briga ocorrida dentro de um bar em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O policial do BPChoque morreu na hora e o soldado da UPP chegou a ficar internado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, mas não resistiu e morreu dois dias depois, no dia 1º de julho. O soldado Eduardo – que entrou na corporação em agosto do ano passado – estava com um amigo identificado como Gabriel Fernandes Miranda. Os dois teriam sido abordados pelo soldado do BPChoque. Segundo testemunhas, os dois PMs sacaram suas armas e houve diversos disparos, os atingindo e também ferindo Gabriel. As armas dos dois policiais – um revólver Taurus calibre 38 e uma pistola Taurus 380 – foram apreendidas e encaminhadas à perícia.

30 de Junho: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, o soldado David Santos Barbosa foi baleado ao tentar fugir de um assalto, em Irajá, na Zona Norte do Rio. O PM conduzia sua moto Kawasaki branca de 650 cilindradas pela Avenida Pastor Martin Luther King Junior quando foi cercado por cinco homens armados que estavam em um Peugeot branco. O PM abandonou o veículo e tentou fugir a pé. Na fuga, acabou baleado na perna esquerda. Socorrido por um taxista, o soldado foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.


30 de Junho: 1 PM morto
Lotado no 25º BPM (Cabo Frio), o soldado Thiago Maciel da Silva Lino, 33 anos, teve o corpo incendiado após trocar tiros com criminosos no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O PM, que trabalhava na Figueira, em Arraial do Cabo, havia saído da prontidão e foi surpreendido pelos bandidos no momento em que parou para abastecer seu veículo – o Siena prata placa MSW 9547, do Espírito Santo. No interior do carro peritos encontraram cápsulas de pistolas de três calibres diferentes: 9mm, 40 e 45. Há dois anos na corporação e lotado na unidade há um mês, o PM morava em Saquarema e deixa esposa e um bebê recém-nascido.

Soldado PM Thiago Maciel da Silva Lino, 33 anos

2 de Julho: 1 PM baleado
Lotado em uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o soldado identificado apenas como Rafael foi baleado na frente do portão da casa da namorada, na rua Rodrigues Alves, no bairro da Mina, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O PM foi atingido por disparos efetuados pelos ocupantes de um Corsa vermelho que passou pelo endereço e atirou em sua direção. O policial ainda conseguiu correr e se escondeu em um terreno baldio. Atingido no pé, ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cabuís, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio. O veículo do PM, um corsa branco, ficou com dezenas de marcas de tiros na lataria.

9 de Julho: 1 PM baleado
Lotado no 16º BPM (Olaria), o sargento Wellington George, 37 anos, foi baleado durante confronto com criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas na Favela do Dique, no bairro Jardim América, na Zona Norte do Rio. Atingido nas pernas, o PM foi socorrido pelos colegas de farda e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

10 de Julho: 1 PM baleado
Lotado no 9º BPM (Rocha Miranda), um soldado identificado apenas como Monteiro foi baleado durante confronto com criminosos no bairro Coelho Neto, Zona Norte do Rio. Os PMs foram acionados para atender uma denúncia de perturbação do sossego em um bar na Rua Guaxindiba. Ao entrar no endereço – que dá acesso à Favela Mundial -, os policiais foram surpreendidos por cerca de dez homens armados que, ao avistarem a aproximação da viatura, começaram a atirar. Os PMs revidaram e no tiroteio o soldado e um homem não identificado foram atingidos. O baleado acabou morrendo ainda no local. Com ele, foi apreendida uma pistola 9mm. Quatorze pessoas que estavam no bar foram detidas. Três delas possuíam passagens, mas como não havia qualquer mandado de prisão expedido contra elas, foram liberadas.

11 de Julho: 1 PM baleado
Lotado no 20º BPM (Mesquita), um policial militar que não teve o nome divulgado foi baleado durante confronto com criminosos no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense. O PM realizava patrulhamento de rotina quando vários bandidos armados avistaram a viatura trafegando pela Rua São Paulo e começaram a efetuar diversos disparos contra os policiais, que revidaram. No tiroteio, além do PM, outros dois homens foram atingidos. Um deles não resistiu. O outro está internado sob custódia no Hospital Geral de Nova Iguaçu – mais conhecido como Hospital da Posse. Na ação, os policiais apreenderam um revólver, três radiotransmissores, oito sacolés de cocaína, 47 pedras de crack e R$ 17 em espécie – dinheiro que seria proveniente da venda de drogas.

19 de Julho: 1 PC baleado
Lotado na 78ª DP (Fonseca), o inspetor Heitor Barbirato Alvins Vieira foi baleado ao tentar reagir a um assalto na Ititioca, na Zona Norte de Niterói. O policial estava de serviço, tinha ido jantar em casa e retornava para a delegacia em sua moto quando foi abordado pelos criminosos – que estavam em um Voyage azul – na Estrada Alarico de Souza. Filho de um policial civil lotado na 81ª DP (Itaipu), ele acabou baleado cinco vezes. Atingido no abdômen e na perna, foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, onde permanece internado após ser submetido a uma cirurgia. O policial teve a moto e a arma – uma pistola calibre 40 – levadas pelos bandidos.

23 de Julho: 1 PC morto
O policial civil aposentado Washington dos Santos Barbosa, 50 anos, morreu após ser baleado ao reagir a assalto em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. O policial estava na Avenida dos Italianos quando um assaltante identificado como Alberto Henrique da Costa Oliveira, 28, tentou roubar seu cordão. Ele reagiu e trocou tiros com o bandido, que também foi atingido e morreu no local. O policial ainda foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rocha Miranda, mas não resistiu. Duas pistolas Taurus foram apreendidas – uma calibre 380 e outra 765.

25 de Julho: 2 PMs mortos
Lotados no 12º BPM (Niterói), os cabos Francisco José Vieira de Souza e Elder Gomes Borges, ambos de 37 anos, foram baleados durante tentativa de assalto na Rua Maurício de Abreu, no Porto Velho, em São Gonçalo. Os policiais estavam dentro de um Sandero, acompanhados por um amigo, quando foram abordados por quatro homens armados que saíram de um Palio Weekend. Os PMs reagiram e no confronto os cabos J. Vieira e Borges acabaram atingidos. Os assaltantes fugiram em direção à Rua Comandante Ari Parreiras, onde pegaram um ônibus da viação Rio Ita que faz a linha 515 (Mutuá-Niterói). Na fuga, os bandidos abandonaram uma réplica de fuzil. Atingido na cabeça, o cabo J. Vieira foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, onde permanece internado em estado grave. O outro policial, baleado na coluna, foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres – mais conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo -, no Colubandê, e corre o risco de ficar paraplégico. Os dois respiram com ajuda de aparelhos. Após uma semana internado, o cabo Elder não resistiu e morreu, no dia 31 de julho. Três dias depois, no dia 3 de agosto, o cabo J. Vieira também faleceu.


26 de Julho: 1 PC morto
Lotado na 40ª DP (Honório Gurgel), o inspetor Jorge Luís Cavalcante Lage, 55 anos, foi morto ao ter a identidade descoberta durante um assalto, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. O policial parou em um bar para beber com um amigo, o mecânico Amaro Bastos, 52, no bairro Turiaçu. Ao retornar para casa, em Niterói, o policial – que dirigia seu Santana prata placa KTG 0311 – acabou abordado por criminosos próximo ao Viaduto de Rocha Miranda. Ao descobriem que ele era policial, os bandidos efetuaram um disparo em sua nuca e fugiram no carro do inspetor, levando a arma e o celular dele. Antes, jogaram o corpo do policial do viaduto. Ele caiu às margens da linha férrea, na Rua Conselheiro Galvão. O veículo foi encontrado na Avenida dos Italianos.

4 de Agosto: 1 PM baleado
Lotado no 41º BPM (Irajá), o sargento Anderson Cláudio dos Santos foi baleado durante incursão no Morro do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio. Os PMs foram até o local para reprimir a realização de um baile funk denunciado por moradores da região. O PM desceu do blindado para retirar trilhos colocados por traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) como barricada e quando retornava ao veículo foi atingido por um tiro de fuzil na perna esquerda. Houve intensa troca de tiros e após o confronto o sargento foi levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

7 de Agosto: 1 PM baleado
Lotado no 35º BPM (Itaboraí), o cabo André Guerra foi baleado durante confronto com traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas no Complexo da Reta, em Itaboraí. O PM reforçava a segurança de uma equipe do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) que pretendia cumprir um mandado de prisão na Favela da Reta Velha.

Cabo PM Uilblim do Espírito Santo, 33 anos

10 de Agosto: 1 PM baleado
Lotado no 18º BPM (Jacarepaguá), o cabo Uilblim do Espírito Santo, 33 anos, integrava a equipe do Grupamento de Ações Táticas (GAT) que participava da ocupação no Morro da Covanca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, e foi baleado quando a viatura em que estava foi atacada por traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). A ocupação foi determinada pelo comandante do 18º BPM, coronel Almir Cabral, porque traficantes estavam fugindo do Complexo do Lins, no Méier, na Zona Norte, onde ocorria operação policial. As bocas-de-fumo das duas localidade são controladas por criminosos da mesma facção. Os PMs retornavam do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Curupaiti quando se depararam com os bandidos, que efetuaram diversos disparos contra a viatura, sem que os policiais tivessem chance de revidar. O cabo, que estava no volante, foi atingido por dois tiros no rosto. O sargento Wagner Gomes do Nascimento, 39, ficou ferido por estilhaços do vidro do pára-brisa. Os dois foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. O cabo Uilblim foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul, onde havia neurocirurgião de plantão.

10 de Agosto: 1 PM baleado
Lotado no 20º BPM (Mesquita), o sargento identificado apenas como Rogério foi baleado na Favela da Lagoinha, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De serviço no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da localidade, o PM realizava patrulhamento de rotina na região quando foi surpreendido por um grupo de traficantes armados. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio.

12 de Agosto: 1 PC baleado
Lotado na Divisão de Homicídios, o inspetor Iualace de Paula Moreira foi baleado ao reagir a uma saidinha de banco – quando a vítima é seguida e assaltada após efetuar saque em agência bancária ou caixa eletrônico. O policial havia saído do banco Bradesco localizado na Praça Pio X, próximo à Candelária, no Centro do Rio. Mesmo ferido, o policial ainda conseguiu atingir um dos criminosos, identificado como Fábio Novaes Ferreira, 30 anos. O comparsa dele conseguiu fugir. Baleado no ombro, o inspetor foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. O assaltante está internado sob custódia na mesma unidade de saúde.

12 de Agosto: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o sargento Alexandre Francisco Antunes, 35 anos, morreu após ser baleado durante confronto com criminosos na Favela Furquim Mendes, no Jardim América, na Zona Norte do Rio. A equipe de elite foi acionada depois que policiais do 16º BPM (Olaria) foram atacados e ficaram encurralados em incursão na localidade. O sargento – que estava há 12 anos na corporação, sendo 9 no Bope – deixa esposa e filho.

Sargento PM André Rocha, 38 anos

17 de Agosto: 1 PM morto
Lotado no 33º BPM (Angra dos Reis), o sargento André Rocha, 38 anos, morreu após ser baleado ao tentar separar uma briga na saída de uma boate, em Resende. Morador de Itatiaia, o PM estava na Rua Padre José Sandrupe quando presenciou a briga e foi apartar os envolvidos. Neste momento, foi desarmado por Jefferson Almeida de Siqueira, 35, que foi preso após efetuar um disparo que atingiu o policial pelas costas. A prisão foi efetuada por um outro PM que passava pelo local no momento do crime.

Soldado PM Anderson Silva

17 de Agosto: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, o soldado Anderson Silva morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Queimados, na Baixada Fluminense, onde deu entrada baleado na mão e no abdômen. Há dois anos na corporação, o PM estava acompanhado por amigos, que não foram localizados.

Soldado PM Paulo Ricardo Fontes Carreira

19 de Agosto: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela do Batan, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, o soldado Paulo Ricardo Fontes Carreira morreu após ser atingido durante confronto com traficantes da Favela Curral das Éguas, no mesmo bairro. Policiais do 14º BPM (Bangu) realizavam patrulhamento de rotina na região e quando passaram pela Rua São Pedro de Alcântara foram surpreendidos pelo ataque de criminosos da facção Amigos dos Amigos (ADA) que controlam a venda de drogas no local. Os PMs pediram reforço pelo rádio da viatura e a equipe do soldado foi a primeira a chegar. Baleado, ele ainda foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Schweitzer, mas não resistiu.

20 de Agosto: 3 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, os soldados Martins Costa, Thiago Loureiro e o Neemias Mattos foram baleados durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas na região. Os PMs realizavam patrulhamento de rotina próximo à localidade conhecida como Largo do Coqueiro quando bandidos começaram a efetuar os disparos de cima de uma laje. Um dos soldados foi atingido nas costas, outro na perna e o terceiro no braço. No tiroteio, uma criança de 12 anos acabou sendo vítima de bala perdida. Identificado como Thiago Antônio da Silva, o menino estava na casa da avó quando foi atingido na coxa.


23 de Agosto: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), o soldado Leonardo Cavalcante Costa, 28 anos, morreu após ser baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O crime ocorreu na Avenida Fluminense, em Vila Rosali. O policial voltava de uma boate com quatro amigas e as levava em casa quando resolveram parar para fazer um lanche no caminho.

Soldado PM Leonardo Cavalcante Costa

23 de Agosto: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Turano, o soldado Jonas Brito, 24 anos, morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto no Méier, na Zona Norte do Rio. O PM estava em sua moto – uma 600cc -, na Rua 24 de maio quando foi abordado pelos criminosos. Quando o PM desceu do veículo, os bandidos viram sua arma e efetuaram um disparo em sua cabeça. Uma ambulância chegou a ser acionada, mas ele não resistiu aos ferimentos. Os criminosos fugiram levando a arma do policial. O crime ocorreu em frente à estaçao do Sampaio, próximo à Faculdade Celso Lisboa. O policial era recém-casado.

Soldado PM Jonas Brito, 24 anos

23 de Agosto: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Mangueira, o soldado Lapa foi baleado por criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que ainda controlam o tráfico de drogas na localidade. O PM realizava patrulhamento de rotina na localidade conhecida como Olaria quando foi surpreendido pelos traficantes. Atingido por um tiro de pistola 9mm que entrou pela coxa e saiu pelos glúteos, o soldado foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio, onde permanece internado.

Relembrando – Estatística de Policiais Mortos e Baleados:




 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets