Crack pode ter sido o estopim da Tragédia em Nova Parnamirim

terça-feira, 27 de setembro de 2011

De Paulo de Sousa para o Diário de Natal

O uso de crack pode ter sido o estopim para uma tragédia que se abateu sobre uma família de Nova Parnamirim, região metropolitana de Natal, na madrugada do último domingo. Um pintor de 33 anos, cuja identidade foi preservada, matou com uma barra de ferro estocada no estômago a esposa, uma dona de casa de 28 anos, violentou a própria filha de 2 anos de idade e se suicidou em seguida. Uma irmã da mãe da criança, uma dona de casa de 23 anos, conta que o pintor passara o dia anterior bebendo e se drogando.

A tia da criança violentada conta que por volta das 5h30 da manhã do domingo, vizinhos do casal ouviram quando o pintor teria ligado a televisão e aumentado o volume do aparelho e, em seguida, mandou que os filhos de 11 e quatro anos saíssem para comprar pão. Enquanto isso, o pai da menina a violentou e ainda matou a esposa usando uma barra de ferro. "As últimas palavras da minha irmã foram: não faça isso com sua filha", diz a tia da menina.

Segundo essa parente da vítima, antes dos filhos mais velhos do casal chegarem em casa, o pintor fugiu do local. Quando os meninos entraram em casa, encontraram a mãe morta e a irmã de 2 anos amarrada à cama e amordaçada com um lençol. Desesperadas, as crianças então chamaram pelos vizinhos que, ao verem a cena, acionaram a polícia. Enquanto isso, o pintor foi até um condomínio no próprio bairro, onde estava trabalhando em uma reforma, e, pendurando uma corda a um andaime, decidiu se suicidar.

A menina violentada foi levada à maternidade Januário Cicco para ser atendida e, em seguida, passou por exame de conjunção carnal no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Segundo a tia da menina, ficou comprovada a violência sexual. A criança está internada no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, onde está em observação e recupera-se bem dos ferimentos. Os filhos do casal estão sendo cuidados pela família da mãe deles.

Um dos vizinhos do casal, que preferiu ter a identidade preservada, afirma que ninguém nas proximidades chegou a ouvir qualquer discussão entre o casal. "Ouvimos apenas o choro da criança. Não fizemos nada porque imaginávamos que os pais dela iriam acolhê-la, jamais pensamos que algo assim estava acontecendo. Ele (o pintor) passou o dia aqui, bebendo e comendo churrasco conosco, alegre e beijando a esposa".

A tia das crianças afirma que o cunhado jamais fora violento com sua irmã anteriormente, "apesar de tratá-la com ignorância, algumas vezes". Ela revela que o cunhado era viciado em drogas e acredita que a mistura de álcool com crack possa ter provocado um surto no pintor.

Droga pode provocar surtos psicóticos

O psiquiatra Leonardo Barbosa, especialista no tratamento de viciados em narcóticos, afirma que o uso combinado de álcool e o crack pode provocar surtos psicóticos, como o delírio de ciúmes excessivo. "O consumo do álcool, por si só, pode provocar esse delírio. E o uso de crack pode, em si, dar início a um quadro de psicopatia, como a paranóia". O médico explica que o consumo agudo de crack pode causar alterações de comportamento no indivíduo, como o senso de percepção das coisas. Isso pode ocorrer principalmente naqueles com uma predisposição à esquizofrenia, como os que têm casos dessa doença na família.

Leonardo Barbosa diz que uma maneira de notar um quadro psicótico nos usuários de drogas é prestar atenção nas alterações de comportamento neles. "Quando o usuário diz estar ouvindo vozes, ou afirma estar sendo perseguido por alguém, ou mesmo apresenta um desânimo com a vida muito grande, mostrando total desinteresse pela própria existência, ele pode estar apresentado um quadro de psicose". O psiquiatra aconselha que indivíduos nessa situação devam ser internados para tratamento. "É preciso retirá-lo logo do ambiente de consumo da droga e iniciar o tratamento de dependência química. Somente assim pode haver uma reversão no quadro", alega o médico.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets