Polícia do RN inaugura simulador de tiros e homenageia delegado morto

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Do G1 RN
Equipamento será usado para simular situações de confrontos no RN (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte inaugurou nesta segunda-feira (2) um equipamento virtual para treinamento de tiros. O simulador virtual leva o nome do delegado Robson Luiz Medeiros Lira, morto em junho de 2002 após uma troca de tiros em confronto com assaltantes na cidade de Macau, na região Central do RN. A solenidade de inauguração aconteceu no prédio da Delegacia de Capturas (Decap).
saiba mais

De acordo com a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), o Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a adquirir o sistema de treinamento, que já funciona em outros cinco estados do país, entre eles Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Amazonas. O simulador de tiros virtual foi adquirido em agosto de 2012 através de um convênio de aproximadamente R$ 1 milhão com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com a finalidade de capacitar os policiais.

O simulador funciona como uma espécie de vídeo game na qual o policial fica dentro de uma sala composta de três grandes painéis que projetam um cenário virtual em ambiente 3D. Durante o treinamento, os policias usam o próprio armamento, mas os disparos são efetuados por um laser. Também é utilizado um colete vibratório que é acionado caso o policial seja atingido por algum disparo. A ferramenta vai permitir aos policiais simularem quarenta situações de confronto diferentes.

O delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio Oliveira, explica que o sistema é de extrema importância e vai capacitar não somente policiais civis, como policiais militares, federais e bombeiros, por exemplo. “Esse treinamento vai possibilitar aos policiais aprenderem a tomar decisões reais em questão de segundos, se deve ou não atirar e como realizará a abordagem, decisões essas que podem influenciar tanto a vida dele como a de outras pessoas envolvidas, amadurecendo assim o policial nas suas atividades”, explicou.
Simulador homenageia o delegado Robson Luiz,
morto em 2002 (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Morto em combate

Segundo a polícia, no início da tarde de 4 de junho de 2002 uma quadrilha composta por cerca de 20 homens, liderada por José Valdetário Benevides e Francimar Fernandes Carneiro, assaltou simultaneamente as agências do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB), em Macau. Os assaltantes estavam armados com fuzis, pistolas e metralhadoras em caminhonetes.

A ação durou cerca de 20 minutos. Os delegados Antônio Teixeira e Robson Lira participavam de uma reunião quando receberam o comunicado do que estava acontecendo nas agências bancárias e foram ao local do crime.

Quando chegaram próximo ao local dois dos assaltantes atiraram com fuzis AR-15. Os disparos perfuraram o pára-brisa e atingiram três ocupantes do carro. O delegado Robson Luiz Medeiros de Lira, titular da Delegacia de Macau, conduzia o carro quando foi baleado. O delegado regional que estava com ele, Antônio Teixeira dos Santos Júnior, também foi baleado com cinco tiros e um agente também ficou ferido gravemente.

Sete dos 13 integrantes da quadrilha foram condenados a penas superiores a 107 anos de prisão. José Valdetário Benevides foi morto pela polícia em confronto no ano de 2003. Francimar Carneiro também foi alvejado e morto pela polícia durante assalto em Sergipe.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets