Projeto da PM do RN é destaque em reunião do Ministério da Previdência

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Iniciativa implantada em 2013 nos municípios de Brejinho, Santo Antônio e Passa e Fica já reduziu 26% do número em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas

Por Brena Queiroz/especial para o Portal NoAr


O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) se reúne nesta quinta-feira (19), em Brasília, e um dos palestrantes é o capitão Charleson Alves dos Santos, do 5º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE).Equipe do DPRE projetou e desenvolve trabalho preventivo no trânsito (foto: cedida)

Ele vai tratar do projeto de Pacificação no Trânsito desenvolvido na região Agreste do RN. O Ministério da Previdência Social o convidou tendo em vista que anualmente paga bilhões de reais em aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílio doença com acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motocicletas.

Após ser implantado nas cidades de Brejinho, Santo Antônio e Passa e Fica, o número de acidentes diminuiu, em média, 26% e, junto a isso, também houve redução nos atendimentos na rede pública de saúde.

O projeto, que busca reduzir em 70% os acidentes, ganhou destaque na mídia nacional e surgiu do interesse dos oficiais do 5º Distrito que, segundo o capitão Charleson, “se preocupam muito com a qualidade no serviço e, principalmente com a segurança de condutores e pedestres”.

Eles implantaram por conta própria o projeto e o trabalho foi bem sucedido. Mesmo com as dificuldades, o policial Militar afirma que com boa vontade eles dão continuidade ao trabalho contando com o apoio do Ministério Público com o promotor Pedro Lopes, de Nova Cruz, que “é um grande incentivador e parceiro fundamental”.

Dividido em cinco etapas (gerenciamento, ações educativas, operacionais, fiscalização e coleta de dado), o plano tem como um dos principais objetivos conscientizar os moradores dos municípios. “A população nos primeiros dias fica apreensiva, mas quando o trânsito começa a se organizar, ela fica do nosso lado. Uma minoria é que insiste em descumprir o Código de Trânsito, mas depois todos se adaptam”, disse. “A fiscalização é importante, senão volta tudo a estaca zero”, completou.

Na palestra, ele vai apresentar a iniciativa, seus objetivos futuros, resultados e importância. A expectativa é que a Pacificação no Trânsito ganhe força e seja implantada em todo o interior do Rio Grande do Norte como um Projeto Piloto no Brasil. “Não depende só dos Oficiais do 5º DPRE, mas vamos continuar trabalhando e dando nossa colaboração, procurando reduzir acidentes de trânsito com motocicletas e preservar vidas”, afirma.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets