Base policial que será usada na Copa do Mundo 2014 é testada no Carnatal

sábado, 7 de dezembro de 2013

Do G1 RN

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi testado pela 1ª vez no Carnatal (Foto: Klênyo Galvão/G1)

A segunda noite do Carnatal 2013 marcou o primeiro teste do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), equipamento adquirido para a segurança pública na Copa do Mundo de 2014 em Natal. Com custo de R$ 3,5 milhões, a carreta funciona como um sistema de monitoramento com diversas funcionalidades e capaz de integrar órgãos de segurança pública como Polícia Militar, Polícia Civil, Comando de Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros.

saiba mais

O coordenador de Informática da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), major Constantino Emiliano Loiola, detalha que o equipamento possui 12 estações de vigilância e despacho, uma câmera móvel e uma câmera térmica, que pode captar imagens no escuro. "O equipamento térmico pode ver até mesmo por dentro de paredes. Ela funciona pelo calor. Se houver um incêndio dentro de uma casa será possível ver a parte interna do imóvel", explica.

Sobre o sistema, Loiola conta que além de integrar os órgãos de segurança pública, é possível gerar conexões com câmeras de segurança das regiões nas quais a carreta esteja localizada. "É um sistema inteligente que agrega funcionalidades, entre elas poder captar imagens de câmeras posicionadas em qualquer lugar", acrescenta. Cerca de 50 servidores de segurança pública foram treinados para operar o equipamento.
Major Loiola e secretário Aldair da Rocha explicam
funcionamento da base (Foto: Klênyo Galvão/G1)

O secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, informa que além do Centro Integrado Móvel testado nesta sexta-feira (6), outro equipamento está no quartel da Polícia Militar. Fora as bases móveis, a Sesed terá à disposição para a Copa do Mundo uma base fixa. também adquirida para a Copa do Mundo.

O próximos teste, segundo o secretário, deve ocorrer na inauguração da Arena das Dunas, prevista para janeiro de 2014. "Na Copa do Mundo as prioridades são a colocação da base móvel na Fan Fest e no entorno da arena", reforça Aldair da Rocha.

De acordo com o titular da Sesed, o primeiro teste mostrou uma capacidade de desmobilização de 30 minutos do equopamento. "Isso permite um deslocamento rápido caso seja necessário. Também pretendemos usá-lo em operações policiais futuramente", conclui.
Carreta será utilizada durante a Copa do Mundo em Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets