O Feriado de Corpus Christi, As Festividades e As Mortes Matadas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

http://kezitadotco.wordpress.com/

Avaliações dos últimos dias de violência no RN
Por Ivenio Hermes

O feriado religioso de Corpus Christi teve pouca visibilidade nesse ano, a festividade religiosa ficou apagada pela paixão dos brasileiros pelo futebol.

A violência aumentou nas duas maiores cidades do Estado do Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró, mesmo sob o reforço na segurança pública em decorrência do megaevento da Copa do Mundo 2014 e do Mossoró Cidade Junina, pois houve um grande índice de homicídios entre os dias 19 e 22 de junho.


Dos 23 homicídios ocorridos no Estado desde o feriado de Corpus Christi até o fim de semana, ou seja, em 4 apenas dias, 7 deles foram registrados em Natal e 3 em Mossoró, somando mais 4 tentativas de homicídio em Natal e 6 em Mossoró, com dois eventos que se destacaram na mídia no final de semana.

O primeiro evento foi o intenso tiroteio dentro da loja Magazine Luíza, no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal, onde policiais que se encontravam no local conseguiram impedir um assalto. Embora feridos à bala, os dois policiais acertaram alguns dos criminosos, um veio a óbito no local, outro ficou gravemente ferido, um terceiro ferido conseguiu escapar e ainda outro foi preso durante diligências posteriores.

Os policiais militares, embora feridos, não correm risco de morte.

Em pleno Mossoró Cidade Juinina na Estação das Artes, houve uma violenta tentativa de homicídio que resultou em 4 feridos, sendo 1 ferido à faca bem atrás do palco dos eventos, e 3 com disparos de arma de fogo com um falecendo no Hospital Regional Tarcísio Maia.

O resultado de políticas de reforço isolado de locais eventuais mostraram seus resultados além de Natal. A migração do crime para as “áreas desprotegidas do corredor de segurança da copa”, como já demonstrado aqui em inúmeros outros artigos, estratificou o nível de violência, em camadas que tende a piorar quanto mais se afastam da zona superprotegida, daí vem a incidência de crimes violentos letais intencionais nas áreas periféricas de Natal e nos municípios da Região Metropolitana.

No período abordado ocorreram 3 homicídios em Parnamirim, 1 em São José de Mipibu, 1 em Macaíba e 1 em São Gonçalo do Amarante, com mais 2 tentativas de homicídio relatadas em Macaíba.

Sem efetivo para a realização de policiamento ostensivo e investigação, os outros municípios do Rio Grande do Norte continuam apresentando suas vítimas ao Mapa da Violência Homicida.

No Hospital Walfredo Gurgel faleceu um cidadão que foi baleado em um assalto em São Miguel do Gostoso no fim de maio, mas também ocorreram homicídios em Bom Jesus, Areia Branca, Rodolfo Fernandes, Caiçara do Norte, Upanema e Santo Antônio: um homicídio em cada uma delas, ou seja, 7 crimes violentos letais intencionais.

A violência homicida já vitimou 51 mulheres, 796 homens e dois cadáveres não tiveram seu gênero identificado e divulgado. A juventude perdida em meio a esse número foram classificadas por idade da seguinte forma:
ATÉ 21 ANOS (ECA) 228
ATÉ 29 ANOS 518
ENTRE 15 E 29 ANOS (EJ) 503
ACIMA DE 21 ANOS 563
ACIMA DE 29 ANOS 273
NÃO IDENTIFICADO 58


O instrumento causador mais comum foi a armas de fogo, presentes em 721 casos: em 714 foi o instrumento único, em 4 esteve associada com a carbonização e em 3 com as diversas armas brancas, principalmente a faca peixeira. Só pela ação unicamente com armas brancas foram 74 vítimas.

Outros meios que se destacam: ação contundente (17 ocorrências) e espancamentos (18 ocorrências).

Incapazes de deter o avanço da criminalidade homicida, o feriado religioso de Corpus Christi mostra que a influência religiosa está enfraquecida, as festividades da Copa 2014, seus jogos, da Fan Fest e do Mossoró Cidade Junina demandam mais policiamento ostensivo e, via de regra, sofrem apenas com crimes de menor potencial ofensivo. São as mortes matadas e tentativas de matar espalhadas no mapa potiguar que mostram que a necessidade de maior presença policial ostensiva e investigativa, melhor aparelhamento da polícia científica e uma reação menos cônica, setorizada para eventos e mais ampliada da gestão estadual, para enxergar as soluções que vem sendo apresentadas.

Talvez as chuvas que vem caindo sobre algumas cidades do Rio Grande do Norte e a Greve dos Rodoviários na Região Metropolitana de Natal consigam frear o números de homicídios, pois as políticas públicas de segurança atuais não conseguem.

Infelizmente, o Homicímetro Potiguar marcou, às 7 horas da manhã de 23 de Junho de 2014, 849 mortes violentas provocadas por ação intencional.

_______________

SOBRE O AUTOR:

Ivenio Hermes é escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves, ativista de direitos humanos e sociais e pesquisador nas áreas de Criminologia, Violência Homicida, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial.

_______________

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS PARA REFERÊNCIAS:

É autorizada a reprodução do texto e das informações em todo ou em parte desde que respeitado o devido crédito ao(s) autor(es).

HERMES, Ivenio. O Feriado de Corpus Christi, As Festividades e As Mortes Matadas:Avaliações dos últimos dias de violência no RN. Disponível em: < http://j.mp/1wmQSEI >. Publicado em: 23 jun. 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets