PM investiga entrega de 2.600 latas de cerveja em unidade prisional do Rio

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bebida foi entregue no domingo; Corregedoria abriu inquérito.

Oficial que permitiu entrada da bebida será autuado, segundo corregedor.


A Corregedoria da Polícia Militar vai investigar a entrega de 2.600 latas de cerveja na tarde de domingo (23) na Unidade Especial Prisional da PM, em Benfica, na Zona Norte do Rio. De acordo com o corregedor geral da PM, Waldyr Soares Filho, um Inquérito Policial Militar já foi aberto.

Segundo Soares Filho, o oficial de dia que trabalhava no momento da entrega das bebidas será autuado por permitir a entrada dos produtos no batalhão. Para o corregedor, o caso pode se tratar de uma encomenda feita por parte de militares presos. Ele não acredita, no entanto, que as bebidas seriam para uma festa no local.

A informação sobre o veículo carregado com bebidas chegou ao conhecimento do serviço de inteligência da Corregedoria durante a noite de domingo (23). Ao saber do caso, Soares Filho determinou que policiais da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DJPM) fizessem a investigação.

Segundo o corregedor, os agentes foram ao local e encontraram as latas de cerveja dentro de uma Fiat Fiorino no estacionamento da unidade. Um homem, que seria o motorista do veículo, foi detido. Ao ser abordado, ele contou que as bebidas pertenceriam a um dos detentos.

A carga foi apreendida. O oficial de dia que autorizou a entrada do veículo que transportava as cervejas será autuado por descumprir as normas da corporação.

De acordo com o comandante da unidade prisional, tenente-coronel Wilson Gonçalves, o batalhão tem 14 câmeras de monitoramento, que não estavam em funcionamento, mas que foram recuperadas quando o coronel assumiu a unidade. No entanto, segundo ele, no portão em que o carro entrou não há monitoramento. Ele pretende aumentar o número de câmeras.

Nova unidade prisional deve ficar pronta em 2012
No dia 4 de outubro, o governador Sérgio Cabral anunciou que uma nova unidade prisionalpara policiais militares será construída em Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, e a atual Unidade Especial Prisional será transformada em presídio feminino.

Segundo a Secretaria de Segurança, o governo definiu que a nova unidade ficará em um terreno dentro da área de Gericinó (Complexo Penitenciário de Bangu) e que deve estar concluída até o fim de 2012.

Suspeito de pertencer à milícia fugiu em setembro
No início de setembro, o ex-PM conhecido como Carlão, suspeito de pertencer a uma milícia que atua em Campo Grande, na Zona Oeste, fugiu da atual Unidade Especial Prisional, onde estava preso desde junho do ano passado. Meses antes da fuga, Carlão chegou a dar uma festa de aniversário para seu filho dentro da unidade prisional.

Após o episódio, os PMs presos por suspeita de envolvimento na morte da juíza Patrícia Acioli em agosto, em Niterói, não foram levados para a Unidade Especial Prisional e sim para o presídio de Bangu 1.

No dia 22 de setembro, a assessoria da PM havia informado que a Unidade Especial Prisional já tinha passado por cinco trocas de comando desde que o comandante-geral Mário Sérgio Duarte assumiu a corporação, em julho de 2009. Duarte deixou o cargo em 28 de setembro. Ele estava no cargo há pouco mais de 2 anos. A decisão do comandante da PM em deixar o cargo aconteceu após a prisão do tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patricia Acioli, em agosto. Oliveira foi exonerado do comando do 22º BPM (Maré) e está preso. Ele afirma ser inocente.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets