Juiz determina que acusada de matar bebê em Natal fique em liberdade

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Do G1 RN


Josenilde Lopes de Mendonça aguardará audiência
em liberdade (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O juiz Ricardo Procópio Bandeira de Melo, da 3ª Vara Criminal de Natal, determinou que Josenilde Lopes de Mendonça continue em liberdade. A decisão foi publicada neste segunda-feira (9), no site do Tribunal de Justiça do RN. A mulher é acusada de ter matado o próprio filho, um bebê de 8 meses, em fevereiro deste ano, dentro de um apartamento no bairro de Nova Descoberta, zona Sul da capital. No dia 30 de julho, o mesmo juiz havia expedido mandado de prisão contra Josenilde após ter sido comunicado pela mãe da acusada que ela não estava cumprindo a medida cautelar de submissão obrigatória a tratamento químico-toxicológico. No entanto, ainda segundo o magistrado, a defesa comprovou que Josenilde já iniciou o tratamento psiquiátrico e psicológico ao juntar atestados ao processo.
saiba mais

No próxima quarta-feira (11), às 9h, Josenilde participa de mais uma audiência de instrução onde deverá ser decidido se ela vai ou não a júri popular.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, quinze testemunhas serão ouvidas durante o procedimento.

Em depoimento à polícia à época de sua prisão, Josenilde admitiu que é usuária de drogas desde os 14 anos e que já foi internada 31 vezes para tratamento de dependência química em casas de recuperação em Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP).

Ré confessa

Josenilde chegou a confessar que cometeu o crime à reportagem da Inter TV Cabugi na época em que foi presa. “Estou arrependida e espero o perdão de Deus”, disse ela. (Veja o vídeo ao lado). No entanto, a defesa da acusada nega que ela tenha matado o filho, o bebê Ramon Ramalho dos Reis, de 8 meses.




Audiência

Josenilde participou de sua primeiraaudiência de instrução na manhã do dia 2 de julho no Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. Na ocasião, além da própria ré, foram ouvidas sete testemunhas de acusação e seis de defesa. O juiz da 3ª Vara Criminal, Ricardo Procópio, que está responsável por dar o encaminhamento do processo, informou que será necessária uma nova audiência para ouvir todos os depoimentos. A nova audiência foi agendada para as 9h do dia 11 de setembro, também no Fórum Miguel Seabra Fagundes.

Entenda o caso
Bebê de 8 meses foi encontrado morto no sábado
de carnaval (Foto: Arquivo pessoal)

O filho de Josenilde foi encontrado morto no sábado de carnaval, dia 9 de fevereiro deste ano, no apartamento onde morava com a mãe, no bairro de Nova Descoberta, zona Sul de Natal.

Segundo a polícia, o corpo do bebê estava em uma cama, enrolado em um lençol, e tinha um grande hematoma no lado direito do rosto.

O pai da criança, Ramon Ramalho, está em Limeira, no interior de São Paulo. Em entrevista ao G1, ele cobrou justiça para a morte do filho. "A droga e a negligência acabaram com a vida do meu filho", disse ele.

Ramon conheceu Josenilde em Limeira, em 2011, ocasião em que ela frequentava uma clínica de tratamento para dependentes de drogas. Assim que iniciaram o relacionamento, ela ficou grávida e os dois se mudaram para Natal, onde viveram juntos por pouco mais de um ano. "Sempre soube do vício. Até pensei que o fato de ficar grávida e de ter um filho faria com que ela deixasse as drogas, mas infelizmente isso não aconteceu", acrescentou o pai da criança.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets