Blitz da Lei Seca prende 13 motoristas alcoolizados na zona Sul de Natal

domingo, 27 de abril de 2014

Fiscalização aconteceu na madrugada deste domingo (27) em Ponta Negra.
Motoristas autuados foram encaminhados para a Delegacia de Plantão.

Do G1 RN

Blitz foi realizada em Ponta Negra
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)

A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte realizaram na madrugada deste domingo (27) mais uma operação de combate à embriaguez ao volante na zona Sul de Natal. Ao final, 13 pessoas foram presas e autuadas em flagrante por terem ingerido bebida alcoólica e 71 motoristas tiveram suas carteiras de habilitação retidas.

Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM, 1.500 motoristas foram submetidos a testes de bafômetro ao serem abordados em uma barreira de fiscalização montada na avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas do bairro de Ponta Negra.

Os motoristas detidos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da zona Sul da cidade, em Candelária, onde tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas. Os autuados responderão criminalmente por embriaguez ao volante.
saiba mais

Estatísticas
Em operações da Lei Seca realizadas em Natale região metropolitana somente neste primeiro trimestre do ano, o Detran revelou que reteve mais de 1.100 habilitações - o equivalente a mais do que o dobro das carteiras apreendidas em 2013, período em que 534 condutores tiveram suas CNHs recolhidas.

(Foto: Editoria de Arte / G1)
Lei Seca
As novas regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito – 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Neste caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.

Condutores autuados por este tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem 7 pontos e têm as carteiras de motorista apreendidas. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo dos 0,34 permitidos pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais que 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets