Motorista é esfaqueado e rodoviários protestam contra a violência em Natal

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Arthur BarbalhoDo G1 RN

Motoristas também pararam ônibus no Baldo, a caminho do Centro da cidade (Foto: Fred Carvalho/G1)

Motoristas de ônibus que trabalham no transporte público de Natal realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (25) no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Senador Salgado Filho, na zona Leste da capital. Os trabalhadores reivindicam mais segurança. O estopim para a paralisação foi o esfaqueamento de um motorista durante uma tentativa de assalto no bairro das Rocas. Ônibus também pararam no bairro da Ribeira e Centro da cidade. Segundo Nastagnan Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário (Sintro-RN), cerca de 400 veículos deixaram de rodar por 2 horas.
saiba mais

De acordo com Paulo César Ferreira, que é delegado regional do Sintro, a categoria quer mais segurança. "Os bandidos estão soltos e os trabalhadores é que estão presos", disse. "Um pai de família não pode mais sair da casa com segurança, não pode mais trabalhar com segurança", acrescentou.

Ao G1, Paulo explicou que a média é de um assalto a ônibus por dia na capital potiguar. "Os assaltos são rotina. A média é de um assalto por dia, sem contar o transporte alternativo e aqueles casos em que o motorista não registra o boletim de ocorrência", afirmou.

Sobre o motorista esfaqueado nas Rocas, o representante do sindicato disse que o crime aconteceu na noite desta quinta-feira (24). O funcionário foi levado para o Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas. Ele recebeu o atendimento médico e foi liberado.

Segundo Nastagnan Batista, presidente do Sintro, uma reunião no Ministério Público do RN está marcada para esta segunda-feira (28) para discutir a segurança para os trabalhadores do transporte público. "Precisamos apronfundar o debate dessa questão da segurança com os órgãos responsáveis. É importante esse debate com a Semopi (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura), Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e Polícia Militar, para que possamos garantir a segurança para os trabalhadores", disse.

Ciosp não registra ocorrência

Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, o assalto que terminou com o esfaqueamento do motorista não foi registrado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). "Não tivemos o registro da ocorrência, mas dialogamos com a categoria e entendemos o protesto", disse.

Ainda de acordo com ele, parte da avenida Bernardo Vieira, que havia sido bloqueada durante a manifestação, já foi liberada. "Conversamos com os representantes e conseguimos junto aos motoristas que o fluxo de veículos fosse liberado", completou.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets