Detran assume aluguéis das Centrais

sexta-feira, 13 de julho de 2012


tribuna do norte

A reabertura da Central do Cidadão na zona Sul de Natal vai demorar mais algumas dias, porque o Governo do Estado ainda não fechou o contrato de locação, que agora está sob responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). A Central oferecerá serviços de diversas órgãos à população de Ponta Negra, Capim Macio, entre outros bairros da zona Sul da Cidade.
Alberto Leandro












Infraestrutura do espaço ocupado pela Central no Praia Shopping está pronta para receber órgãos

O diretor-presidente do Detran-RN, Willy Saldanha, informou que a autarquia, "como âncora e responsável pelo maior número de atendimentos", passará a arcar com o custo do aluguel da Central do Praia Shopping, na avenida Engenheiro Roberto Freire e da Central do Cidadão no Via Direta, em Mirassol, onde existem contratos de aluguel de várias salas "e o Detran pretende transformar num contrato único".

Saldanha não soube informar quanto tempo vai levar para fechar o  contrato de aluguel em Ponta Negra - "queremos reabrir o mais rápido possível" -, mas disse que "ainda faltam alguns detalhes" para que isso venha a ocorrer. Ele informou que o aluguel a ser pago ao grupo Capuche, deve ficar em torno de R$ 37 mil, mas com relação as outras Centrais do Cidadão situadas em Natal e no interior, ele disse que a participação do Detran-RN no aluguel desses outros espaços ainda "está sendo discutido" com a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), que continuará sendo a responsável pela gestão das Centrais.

Central do cidadão

A presidente da Associação dos Moradores dos Conjuntos de Ponta Negra e Alagamar (Ampa), Fátima Leão Andrade, lamenta a morosidade com que o Estado vem tratando a questão: "A população é a mais prejudicada, pois todo mundo está indo para o Via Direta, onde a Central do Cidadão já não tinha tanto suporte para atender a demanda de lá, imagine as pessoas de Ponta Negra e bairros aqui próximos", lamentou Fátima.

A presidente da AMPA disse que entregou em 23 de novembro do ano passado um abaixo-assinado,  "com quase mil assinaturas", no protocolo do Gabinete Civil, como também diretamente à Sejuc, quando o secretário era o advogado Thiago Cortez.

REFORMA

Mas recentemente, segundo ela, de tanto informarem, oralmente, que a Central do Cidadão reabriria dentro de 60 dias e depois mais 60 dias, ela resolveu pedir uma explicação por escrito ao coordenador de Atendimento ao Cidadão da Sejuc, Nelson Santos de Mendonça, o qual respondeu em 4 de maio, por ofício, "que o serviço de reforma" do novo espaço da Central do Cidadão, "estava em fase de acabamento" e que dentro de dois meses (no caso, início do mês de julho) o atendimento ao público seria retomado.

A Central do Cidadão da zona Sul completa um ano sem funcionar neste próximo domingo, dia 15.  O atendimento ao público foi suspenso em julho do ano passado, depois de uma reestruturar na estrutura do centro comercial.

A Superintendência do Praia Shopping não quis se pronunciar sobre detalhes contratuais, mas avisou que a reforma do novo espaço já foi concluída em relação, por exemplo, a toda a infraestrutura dos sistemas elétrico, hidráulico e lógico para instalação de computadores.

Sejuc planeja abrir nova unidade

  O recém-empossado secretário estadual da Justiça e da Cidadania, Kércio Silva Pinto, confirmou que todos os contratos de locação das Centrais, inclusive no interior, serão pagos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). "Já comunicamos ao Detran que a partir de 1º de agosto todos os contratos serão firmados com o Detran", asseverou Silva Pinto, informando, inclusive, que o prédio da Central do Cidadão de Macau voltará a ser reaberto depois de ameaça de despejo por falta de pagamento do  aluguel.

O secretário também informou que o coordenador de Atendimento ao Cidadão da Sejuc, Nelson Mendença, viajou ontem para Macau, acompanhando uma equipe de engenheiros que fariam uma vistoria nas instalações da Central do Cidadão, cujo relatório deve ser repassado hoje ao secretário.

Kércio Silva disse ainda que o Governo está providenciando a abertura da Central do Cidadão de Canguaretama, município ao sul de Natal.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets