PM acha 18 facas em presídio do RN antes da visita de Joaquim Barbosa

quinta-feira, 18 de abril de 2013


Facas, celulares e drogas foram encontrados durante a revista realizada em Alcaçuz (Foto: Henrique Dovalle/G1)Facas, celulares e drogas foram encontrados durante a revista realizada em Alcaçuz
(Foto: Henrique Dovalle/G1)





 A revista realizada na manhã desta quinta-feira (18) no Pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, encontrou 18 facas artesanais, 16 aparelhos celulares, 15 trouxinhas de drogas, duas balanças de precisão, vários carregadores e vários chips para celular, segundo informou a diretora Dinorá Simas. De acordo com o coronel Dancleiton Pereira Leite, comandante do Batalhão de Choque da PM, que utilizou mais de 30 policiais para fazer as buscas, a missão foi de rotina, mas também de prevenção para a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que chega a Natal na noite desta quinta e, na tarde da sexta (19), deve visitar a penitenciária.

O presidente do STF vem ao estado para acompanhar o mutirão carcerário que está sendo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na capital potiguar, o ministro cumpre agenda administrativa e faz visitas de cortesia. A ida de Joaquim Barbosa à Penitenciária de Alcaçuz, no entanto, ainda não está confirmada.

A visita à Alcaçuz, que fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, não consta na agenda oficialdo ministro, mas é dada como certa pela direção da unidade. "Recebemos a informação que ele vem às 14h da sexta", afirmou Dinorá.
Policiais do BPChoque realizam vistoria na Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Henrique Dovalle/G1)Policiais do BPChoque revistaram celas em Alcaçuz
(Foto: Henrique Dovalle/G1)


Ainda segundo a diretora, a revista desta quinta estava prevista para acontecer apenas na próxima semana, mas foi adiada porque um túnel escavado a partir do Pavilhão 1, com mais de 7 metros de comprimento, foi encontrado pelos agentes penitenciários na noite desta quarta (17), o que provocou a antecipação da operação.

Para o comandante do BPChoque, no entanto, o trabalho também serviu como prevenção para garantir uma melhor segurança de Joaquim Barbosa. "É um trabalho de rotina, mas também ajuda como prevenção para a visita que o ministro fará a Alcaçuz", reafirmou o coronel Dancleiton.

Revistas

Ao G1, a diretora de Alcaçuz revelou que esta foi a terceira revista feita em pavilhões da unidade este ano. "Nas duas primeiras encontramos 40 aparelhos celulares e mais de 100 facas artesanais, além de drogas", disse ela, acrescentando que uma sindicância será instaurada para apurar as responsabilidades pela entrada do material encontrado na penitenciária. 

Agenda oficial

Na agenda oficial, de acordo com o CNJ, o ministro Joaquim Barbosa chega ao Rio Grande do Norte na noite desta quinta e vai direto para um hotel em Natal. Na sexta, às 8h30, vai ao fórum Miguel Seabra Fagundes, onde visitará a Vara de Execuções Penais. Em seguida, às 10h, Barbosa fará visita de cortesia à governadora Rosalba Ciarlini no Centro Administrativo. A agenda, porém, está confirmada até as 11h, quando ele irá visitar o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Aderson Silvino. A agenda oficial do período da tarde ainda não foi confirmado.

Alcaçuz

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 705 homens, além de outros 398 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.
Pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz é alvo da operação de revista da PM (Foto: Henrique Dovalle/G1)Pavilhão 1 de Alcaçuz foi alvo da operação feita pela PM e agentes penitenciários (Foto: Henrique Dovalle/G1)








G1RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets