Bando usa maçarico e arromba caixa do Bradesco no interior do RN, diz PM

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um caixa eletrônico do Bradesco foi arrombado durante a madrugada desta quarta-feira (28) na cidade de Lagoa D'Anta, distante 102 quilômetros de Natal, segundo a Polícia Militar. Ainda de acordo com a PM, pelo menos quatro homens armados chegaram ao local em dois veículos (um Pálio e um Tucson), renderam um vigia de rua e praticaram o crime. Segundo a própria PM, 31 unidades bancárias já foram alvos de ações criminosas este ano no Rio Grande do Norte.

Segundo o soldado Diogo de Oliveira, lotado no Comando do Policiamento do Interior, a quadrilha utilizou um maçarico para violar o terminal eletrônico. "Eles pararam um dos veículos em frente ao destacamento da polícia na cidade e outro carro em frente à agência do Bradesco", detalhou o policial.

Ainda de acordo com o policial, o bando fugiu levando uma quantidade de dinheiro ainda não estimada. "A ação durou cerca de uma hora e trinta minutos. Por volta das 3h30 o vigilante foi libertado pela quadrilha", informou Diogo.

Ao G1 , o soldado Diogo disse também que a polícia só foi acionada depois que os criminosos fugiram da cidade. O destacamento da PM de Lagoa D'Anta realizou diligências para tentar encontrar os suspeitos, mas ninguém foi preso.

31 arrombamentos

Trinta e uma unidades bancárias foram alvo de investidas criminosas no Rio Grande do Norte ao longo deste ano, segundo a Polícia Militar. As ações incluem a agência do Bradesco visitada por criminosos na madrugada desta quarta-feira (28), em Lagoa D'Anta, onde os criminosos usaram um maçarico para saquear o dinheiro.

"Violações de terminais eletrônicos com uso de maçaricos e arrombamentos causados por explosivos, normalmente dinamite, são os meios adotados pelos criminosos", esclareceu o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva.

Um relatório com o detalhamento das ocorrências foi repassado ao G1 pelo próprio comandante. Araújo promete intensificar o patrulhamento, principalmente, nas divisas do estado. Contudo, faz questão de chamar a atenção para as instituições financeiras. Na opinião do coronel, os bancos precisam investir em segurança particular. "Esta é uma preocupação permanente da Polícia Militar.

Com frequência realizamos operações em vários municípios e conseguimos coibir muitas ações. No entanto, os bancos, como instituição financeira, têm obrigação de cuidar de seus patrimônios, com investimento em medidas preventivas de segurança orgânica, inclusive na defesa de seus clientes”, declarou o coronel Araújo.

Segundo o relatório, das 28 unidades que sofreram alguma intervenção criminosa, em 21 delas os criminosos recorreram ao interior do estado, onde o policiamento é mais carente. Entre os alvos, o Banco do Brasil é quem mais acumula visita dos saqueadores: 22 agências ou terminais já foram danificados este ano. A instituição financeira, assim como os demais bancos procurados pelo G1 , não comenta sobre os casos e não divulga o montante saqueado.

A delegada Sheila Freitas, titular da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), prefere não revelar detalhes sobre o andamento das investigações e a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) não tem informações precisas sobre quantos suspeitos foram presos ou quadrilhas desarticuladas ao longo deste ano.

Últimas ocorrências Na quinta-feira, dia 8 de novembro, um bando usou explosivos para arrombar caixas eletrônicos do Banco do Brasil na cidade de Alto do Rodrigues , distante 200 quilômetros de Natal. Na ocasião, a polícia informou que os criminosos conseguiram levar o dinheiro de pelo menos dois terminais.

Acompanhados dos PMs que atenderam a ocorrência, funcionários foram ao banco e confirmaram que o cofre da agência não foi atingido. Populares contaram que a ação criminosa foi realizada por oito homens. O bando teria usado dois veículos, provavelmente um Polo e um Captiva, ambos de cor prata.

Grossos

No dia seguinte, sexta-feira (9), duas agências foram atacadas em Grossos , a 332 quilômetros da capital potiguar. Na cidade, pelo menos dez criminosos detonaram cargas de dinamite dentro das agências do Banco do Brasil e do Bradesco.

Informações oficiais

confirmadas pela polícia dão conta de que os criminosos utilizaram um caminhão roubado na própria cidade para trancar a rua onde ficam as duas agências. Outros dois veículos também teriam sido usados para impedir a passagem oposta da via. Depois disso, os criminosos explodiram os terminais eletrônicos e fugiram levando o dinheiro, mas abandonaram o caminhão.

Mossoró

No domingo (11) não houve explosão, mas um terminal bancário foi saqueado.

Aconteceu no interior do supermercado Hiper Queiroz, em Mossoró, região Oeste potiguar. Para violar o caixa eletrônico e saquear todo o dinheiro, os criminosos usaram um maçarico. Um vigilante foi rendido, amordaçado e
rancado numa sala.

Segundo o sargento Alfredo Carneiro, do 12º Batalhão da PM, o crime teria sido cometido por pelo menos três homens.

“Eles entraram pelo estacionamento e renderam o vigia. Colocaram um capuz na cabeça dele, tamparam a boca com uma fita e o trancaram numa sala. O vigia só foi libertado quando um colega chegou para a troca de turno, já por volta das 4h”, detalhou o policial.

Natal

Na noite do dia 12 deste mês, uma quadrilha formada por até 10 homens invadiu o prédio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), em Lagoa Nova, zona Sul de Natal.

Os criminosos renderam os seguranças e arrombaram, com um maçarico, o caixa eletrônico do Banco do Brasil, que fica localizado na recepção do imóvel.

Sindicato dos Bancários

O diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários, Marcos Tinôco, comenta que a responsabilidade da segurança nas agências não está somente a cargo da Polícia Militar. Tinôco defende que os banqueiros também devem tomar providências para coibir os crimes dentro das instituições financeiras. "O mais preocupante desses números é a violência", destacou o sindicalista.

G1 RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets