Em 8 meses, 117 menores infratores do RN foram soltos por falta de vagas
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Marcadores:
ceduc,
menor infrator
G1RN
2012 (Foto: Murilo Meireles/G1)

“A situação é muito grave, não há vagas no sistema socioeducativo e nós temos que deixar esses adolescentes infratores soltos”, diz o juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, Homero Lechner.
Um documento revelando a situação 'caótica' do sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte será entregue aos organizadores da Copa do Mundo de 2014, entre eles a Fifa. A informação foi confirmada pelo juiz titular da 1ª Vara da Infância e Adolescência de Natal, José Dantas de Paiva. Segundo ele, somente na 1ª vara existem mais de 150 mandados de busca e apreensão contra menores que não são cumpridos por falta de vagas no sistema.
De acordo com o levantamento realizado pela 3ª Vara da Infância e Juventude, de outubro de 2012 a maio deste ano, 56 adolescentes infratores foram liberados por falta de vagas para internação provisória no Centro Integrado de Atendimento (Ciad); 19 foram liberados por ausência de vagas nos Ceducs; 9 estão aguardando cumprimento de mandado de busca e apreensão para eventual existência de vaga nas unidades de internação.
De acordo com o presidente da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente do RN (Fundac), Getúlio Batista da Silva Neto, o RN possui sete Centros Educacionais (Ceducs): dois em Mossoró, um em caicó, e 4 na Grande Natal. O Ceduc Pitimbu, em Parnamirim, foi interditado pela Justiça em agosto do ano passado e ficou, desde então, impedido de receber novos internos, autores de atos infracionais que geram a privação de liberdade, como os atos equivalentes ao homicídio, por exemplo.
O G1 buscou junto à Fundac o número de vagas nos Ceducs do estado, mas, apesar das inúmeras tentativas, o presidente da instituição não forneceu a informação.