Prefeito de Natal não se proncunciará sobre a #RevoltadoBusão

quinta-feira, 16 de maio de 2013

G1RNProtesto do movimento Revolta do Busão (Foto: Felipe Gibson/G1)

O prefeito Carlos Eduardo Alves não vai se pronunciar sobre o protesto #RevoltadoBusão realizado nesta quarta-feira (15) em Natal. A assessoria de comunicação do chefe do Executivo informou que, por enquanto, o prefeito não vai dar declarações sobre o movimento que protesta contra o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,20 para R$ 2,40. O reajuste foi anunciado na semana passada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e passa a valer a partir deste sábado (18).

O movimento intitulado #RevoltadoBusão iniciou o protesto contra o aumento da passagem de ônibus por volta das 17h na passarela da BR-101, na altura do bairro de Candelária, na zona Sul da cidade, e partiu em direção ao shopping Midway Mall, no bairro Tirol, na zona Leste. Até lá, a tranquilidade imperou. Quando voltava para o ponto de saída, na intersecção entre a avenida Salgado Filho e a BR-101, manifestantes e policiais militares se confrontaram. Os relatos mostram um cenário de guerra por volta das 19h15.
Foram balas de borracha disparadas, bombas de gás lacrimogênio atiradas, spray de pimenta borrifado, pedras atiradas, além de pessoas feridas e presas. O acontecimento tem duas versões diferentes, do movimento e da polícia.

A cena se repetiu mais a frente, entre as 20h e 21h, quando o grupo chegou à passarela da BR-101, mesmo local de onde saiu o movimento. Novos disparos de bala de borracha foram efetuados pelo Pelotão de Choque da Polícia Militar. Com escudos, os policiais avançaram pela BR-101, como mostram os vídeos feitos pelo G1 na rodovia federal e por um cinegrafista amador no primeiro confronto (veja o vídeo ao lado).

De um lado, os integrantes do movimento acusam a PM de iniciar o tumulto e usar força desproporcional contra as pessoas. Já os policiais, informaram que a confusão começou após pedradas vindas de onde estavam os manifestantes.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets