Detran projeta RN com um milhão de veículos em junho de 2014

terça-feira, 9 de julho de 2013

Do G1 RN

Trânsito da BR-101 tem piorado com aumento
da frota de veículos (Foto: Canindé Soares)

O Rio Grande do Norte tem atualmente 925.962 veículos circulando pelo estado. É o que dizem os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), atualizados em tempo real a cada novo emplacamento feito no RN. A previsão do setor de estatística do órgão é que a frota chegue à marca de 1 milhão de automotores durante a Copa do Mundo de 2014, mais precisamente no mês de junho.

De acordo com Francinésia Brito de Lucena Azevedo, integrante da equipe de estatística do Detran/RN, essa projeção havia sido apontada em um estudo realizado pelo Detran/RN em 2011. “O que mais assusta é o aumento exponencial da quantidade de veículos novos no estado: em menos de dez anos, a frota mais do que dobrou, passando de 407.356 veículos em 2005, para 884.239 no fim do ano passado”, destaca.

Só no primeiro semestre foram 35.696 novos emplacamentos, número 1,94% maior do que o registrado no mesmo período de 2012. Em Natal, o aumento no emplacamentos de veículos foi um pouco maior do que o registrado no âmbito estadual, com elevação de 2,50% entre 2012 e 2013. A capital potiguar tem 328.786 veículos circulando, o que representa 35,5% de toda a frota do estado.

Apesar do crescimento, o Detran/RN registrou queda no número de emplacamentos nos meses de maio e junho, respectivamente de 0,64% e 7,17%. Para o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha, a prorrogação do desconto no IPI contribui. “As pessoas preferem esperar mais um pouco para fazer a compra, já que a isenção foi prorrogada até o fim do ano”, afirma.

Saldanha ressalta que o acompanhamento estatíscito é impostate para que o poder público possa nortear ações de ordenamento no trânsito e de mobilidade urbana. "A desoneração fiscal e a facilidade no crédito provocaram este boom, não apenas no registro de veículos, mas também na quantidade de novos condutores, outro aspecto inclusive que nos preocupa”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets