Detentos do Presídio Provisório estão fora das celas há cinco dias

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Agentes penitenciários e policiais da guarda se negam a entrar por questão de segurança.

Por Sérgio Costa do portalbo.com

Uma realidade antiga, preocupante e que chegou ao limite. A Casa de Detenção de Natal, mais conhecida por Presídio Provisório Raimundo Nonato, está hoje sem qualquer controle e os presos resolveram mandar no local. Com cerca de 400 detentos divididos em duas alas e 20 celas, a unidade prisional vive momentos de tensão e a iminência real de fugas.

Após uma paralisação dos agentes penitenciários realizada na semana passada, os presos revoltados com a proibição da entrada de alimentos trazidos pelos familiares, resolveram promover um verdadeiro quebra-quebra no interior do presídio.

As grades, cadeados e paredes foram destruídos em uma ação que durou apenas algumas horas. Todos os presos que normalmente permaneciam nas celas durante a maior parte do tempo agora estão soltos e usando todas as dependências do presídio.

De acordo com Moisés de Brito, diretor do Sindasp-RN, o clima é de total insegurança. São apenas sete agentes penitenciários, a maioria desarmada, e nove policiais militares para garantirem a ordem e evitar que os presos fujam. “Não há condições nenhuma de entrarmos. Seria um risco muito alto para qualquer um de nós. A nossa preocupação é de os presos estarem usando o tempo sem revista para cava túneis”, informou.

Ainda segundo Moisés, devido ao pequeno número de agentes fica quase impossível impedir a entrada de produtos como: drogas e celulares. Muitos dos detentos são flagrados fazendo o uso das duas coisas. Na noite de ontem, policiais do Batalhão de Choque estiveram na unidade com a finalidade de fazer uma varredura na parte externa do presídio na tentativa de abortar qualquer ação de fuga, mas nada foi encontrado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets