Homicídios crescem 10% na capital e 13% na região metropolitana de Natal

domingo, 30 de setembro de 2012 · 0 comentários


Os crimes de homicídio cresceram 10% na capital potiguar e 13% na região metropolitana de Natal quando comparados o intervalo de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011 e o mesmo período de 2012.
Os números pertencem à Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que registra as ocorrências de assassinatos em relatórios elaborados pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Os dados foram repassados pelo Comando do Policiamento da Região Metropolitana logo após a ocorrência de uma chacina que vitimou cinco homens no último dia 17, no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste da capital. Na ocasião, dois homens armados com espingardas calibre 12 saltaram de um veículo preto, abordaram o grupo e dispararam à queima-roupa. A Polícia Civil designou dois delegados para as investigações. Porém, até o momento, não há informações oficiais sobre os suspeitos ou sobre a motivação dos crimes.

Após receber os dados da PM, o G1 solicitou à Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) explicações para o crescimento do assassinatos na capital e na Grande Natal. Por e-mail, inclusive, foi requerido à assessoria de comunicação da pasta dados detalhados sobre as cidades da região metropolitana que mais registraram crimes de homicídio de janeiro até o presente momento. Apesar de várias ligações telefônicas, não houve resposta.Ainda se questionou sobre o andamento das investigações, mas também não houve retorno algum.

A Polícia Militar foi procurada para tratar sobre o assunto, mas a corporação prefere que o posicionamento seja feito pelo secretário Aldair da Rocha, que não atendeu ou retornou as várias ligações feitas para o seu telefone funcional.
Governo afirma que a criminalidade caiu 9% na Grande Natal
Nesta sexta-feira (28), a governadora Rosalba Ciarlini entregou à Polícia Militar 108 viaturas e 2 mil pistolas calibre ponto 40 como reforço para o policiamento na região metropolitana de Natal. Na ocasião, a chefe do executivo estadual declarou: “Isso significa mais estrutura para que a polícia possa, ostensivamente, combater a violência e diminuir a criminalidade”, acrescentando, em seu discurso, que o Estado conseguiu diminuir em 9%, neste primeiro semestre, a violência
na Grande Natal.
Embora tenha anunciado a queda no índice de criminalidade, a governadora não explicou como a Secretaria de Segurança Pública chegou a este dado. “Esse número é baixo. Precisamos de mais e, para isso, é fundamental que o policial esteja mais equipado, mais estruturado e possa ter mais condições de oferecer segurança nas ruas e, com isso, proteger mais a população”, limitou-se a dizer.

Assassinatos registrados pela Polícia Militar (2011/2012)
*Na capital, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011:
211 homicídios
*Na capital, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2012:
232 homicídios
Crescimento: 9.9%

*Na região metropolitana de Natal, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011:
335 homicídios
*Na região metropolitana de Natal, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2012:
379 homicídios
Crescimento: 13.1%

Mossoró

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) registrou, de janeiro ao dia 10 deste mês, 93 mortes violentas no município de Mossoró, na região Oeste do estado. De acordo com a Polícia Militar, a maioria dos crimes tem como motivação o envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.
Segundo o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, major Correia Lima, nem todas as mortes registradas pelo Itep neste período podem ser consideradas homicídios. "Das 93 vítimas, 61 foram assassinadas, 11 morreram em confronto com a polícia, 6 sofreram lesões corporais e chegaram a óbito posteriormente, 4 faleceram no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas eram de outras cidades. E o restante morreu em acidentes de carro", disse o comandante.

Mapa da Violência

No Mapa da Violência 2011, traçado pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal - órgão criado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) -, Mossoró contabilizou ao longo do ano passado exatos 169 homicídios. O número representa uma taxa de 65,03 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, quando o aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de no máximo 10 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas em uma mesma cidade.
De acordo com a PM, o número de homicídios em Mossoró tem reduzido, pois, em relação ao mesmo período do ano passado
(janeiro a 10 de setembro), foram registrados 135 crimes de assassinato no município. Contudo, de janeiro a setembro de 2012, a taxa de homicídios no município já é de 35,08 para cada 100 mil habitantes, ou seja, três vezes mais que o valor tolerado pela ONU.

G1 RN

Corpo de foragido do Ceduc é encontrado amarrado em pedra próximo a lagoa

· 0 comentários


O corpo de um adolescente infrator que estava foragido do Ceduc do Pitimbu, em Natal, foi encontrado hoje (30) em uma galeria que leva águas pluviais à Lagoa Pantanal, próximo à Travessa Vale do Sol, no Loteamento José Sarney. Informações da Polícia Militar dão conta de o adolescente de 17 anos conhecido Foguinho, acusado de diversos assaltos em Natal, tinha marcas de tiros na cabeça e estava com uma pedra amarrada ao corpo. Familiares disseram que não havia notícias sobre ele desde a sexta-feira (28).

Foguinho já estava foragido do Ceduc desde o ano passado. Porém, os familiares tinham conhecimento sobre o paradeiro do criminoso. Informações colhidas no local relatam que o adolescente tinha rixa com dois adolescentes homicidas, conhecidos como Rato Branco e Rato Preto. Os dois, de acordo com a Polícia, são suspeitos do assassinato.

O crime ocorreu na sexta-feira. Pessoas relataram que dois homens teriam levado Foguinho até o interior da galeria e, quando estavam dentro do túnel a aproximadamente 50 metros da Lagoa Pantanal, executaram o foragido de Alcaçuz com quatro tiros na cabeça. Após a morte, os criminosos amarraram o cadáver em uma pedra para evitar que as águas que passam pela galeria levassem o corpo até o interior da lagoa.

O corpo foi encontrado por um irmão de Foguinho, por volta das 14h. O cadáver já estava em avançado estágio de decomposição, com a pele solta em algumas partes do corpo, inchado e desfigurado. Foi necessário que o Corpo de Bombeiros fosse acionado para realizar a remoção do cadáver.

De acordo com a Polícia Militar, Rato Branco e Rato Preto, que não têm confirmada a participação no homicídio de Foguinho, são conhecidos pela ousadia e crueldade com que cometem seus crimes. Os dois já entraram em confronto com policiais em julho deste ano, onde foram feridos durante trocas de tiros. Ainda segundo a Polícia, uma característica marcante da dupla é que, quando há alguma briga com inimigos, os dois costumam assassinar familiares dos rivais.

Ainda não há informações sobre o paradeiro dos suspeitos e a Polícia Civil vai investigar o caso.

tribuna do norte

Candidata do interior do RN contrata três policiais para fazer sua escolta

· 0 comentários


A campanha eleitoral de Janduís, a 286 quilômetros de Natal, está polêmica. A poucos dias da votação, que acontece no dia 7 de outubro, a candidata Lígia Félix (PSDB) decidiu contratar três policiais para trabalhar em sua escolta pessoal. São três agentes do Grupo Tático Operacional (GTO) de Assu, que durante suas folgas no 10º Batalhão de Polícia, atuam como seguranças, inclusive com suas armas pessoais, uma vez que têm porte de arma de fogo. O fato irritou o prefeito da cidade, o petista Salomão Gurgel, que apoia a eleição da candidata Nailka Alencar, também do PT. Ele diz que a cidade sempre foi pacífica, e que isso acaba levando uma sensação de insegurança à população. O tema virou o assunto da cidade, que tem 5.346 habitantes. 

Representante da coligação Unidos Para Renovar, a tucana Lígia Félix diz a interlocutores que está sendo "ameaçada", mas a coligação do prefeito, denominada Paz e Trabalho, garante que as insinuações não são claras. "O fato é que a candidata oposicionista visita eleitores locais escoltada por homens fortemente armados. Uma atitude que, de certa forma, inibe a vigilância dos membros da Coligação Paz e Trabalho que tentam proteger os eleitores de uma possível compra de votos nessa reta final da campanha", diz um comunicado da coligação. A coordenação da Coligação Paz e Trabalho procurou a Polícia Civil para fazer a denúncia. "A delegada não quis fazer o Boletim de Ocorrência. Me disse que isso é coisa comum, típica das paixões políticas", revelou ontem ao Diário de Natal, o prefeito Salomão Gurgel. 

Para o prefeito, essa situação pode desencadear acidentes, diante do acirramento da campanha. "Recentemente o vereador Fábio Dantas (PSD), que também é da oposição, disse na tribuna da Câmara [de Vereadores] que se a situação continuar desse jeito a campanha pode terminar em morte. Queria saber porque eles acham comum visitar os eleitores às 11 horas da noite acompanhados de três homens armados. Isso cria um clima muito ruim para a cidade, que sempre foi pacífica", continuou Salomão Gurgel.O prefeito também disse que entrou em contato com o Comandante do 10º BPM, em Assu, o major Antônio Marinho da Silva. 

Major Marinho afirmou o DN que se o prefeito quiser, ele abrirá um inquérito para apurar se há desvio de conduta nas atitudes dos três policiais do GTO de Assu. Mas, de antemão, ressaltou: "São policiais que estão em seus períodos de folga, e trabalham com armas pessoais. Eles têm portes de armas. Já chamei os três, conversei com eles e me disseram que era um bico. Isso não depende da nossa autorização ou não", disse. O oficial ainda destacou: "Não tem para que o prefeito estar preocupado. Se ele quiser contratar policiais para trabalhar a paisana para o grupo político dele, também não vejo problema algum". 

Fonte: DN Online via asspra

Dilma sanciona lei que torna crime a formação de milícias

· 0 comentários


Não havia previsão criminal para ações de milícia ou grupo de extermínio.
Se homicídio for cometido por miliciano, a pena pode ser aumentada em 1/3.
A  lei que torna crime a formação de milícias e ou de grupos extermínio foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (28). A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que altera o artigo do Código Penal, que é de 1940.
Não havia previsão para a prática de crimes cometidos pelas milícias; os integrantes dos grupos só eram punidos se cometessem outros crimes, como homicídio e extorsão.
Dentre as práticas consideradas crimes estão constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão. A pena prevista é de 4 a 8 anos de reclusão.
De acordo com a nova lei, se um crime como homicídio for cometido por um miliciano ou integrante de grupo de extermínio sob o pretexto de segurança, a pena pode ser aumentada de 1/3 até a metade.
Na maioria das vezes, milicianos são agentes de segurança pública que ameaçam e agridem moradores, obrigando a comunidade a pagar por serviços, como fornecimento de gás, transporte clandestino e TV a cabo ilegal.

 (G1). via uniblogbr

Governo do RN não removeu presos do Núcleo de Custódia em Natal

· 0 comentários

Núcleo de Custódia em Natal está com o dobro da capacidade de presos prevista para o local. Situação da unidade não mudou em nada desde que a Justiça Estadual decretou interdição (Foto: Ricardo Araújo/G1)

No dia 30 de agosto passado, o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, determinou que, em trinta dias, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte removesse os presos do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, em Natal. A unidade prisional, à época da decisão do magistrado, custodiava 105 presos de forma provisória. Na manhã deste domingo (30), 80 homens se amontoavam num espaço destinado para 40.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), através da sua assessoria de imprensa, alegou que o Estado só foi citado no dia 5 de setembro passado e, por isso, dispunha de pelo menos mais cinco dias úteis para decidir o que fazer. "Tecnicamente, nós temos até o dia 5 de outubro", afirmou Kércio Pinto, titular da Sejuc, através da assessoria de comunicação do órgão.

O Núcleo de Custódia, na mesma decisão do juiz Cícero Martins de Macedo Filho, foi interditado para receber novos presos, o que não foi cumprido. Visto que, novos detentos entraram e saíram nos últimos trinta dias. Atualmente, existem pelo menos três presos que aguardam remoção para outra unidade prisional há pelo menos 30 dias. Um deles é Hudson Paulo Pereira Alves, de 19 anos, preso por tráfico de drogas no dia 30 de agosto passado.

A Sejuc pretende transferir os presos para o Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, também conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e também para um novo Centro de Detenção Provisória cujas obras, segundo o Governo do Estado, estão em fase de conclusão na Zona Norte de Natal, onde funcionava a antiga Deprov. No início deste mês, o G1 publicou uma entrevista com o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, na qual ele confirmou que o Estado havia se comprometido a abrir 420 vagas no sistema prisional até este domingo, 30 de setembro.


No Núcleo de Custódia da Cidade da Esperança, a situação é considerada caótica pela chefe da unidade, Tânia Pereira. Sem celas suficientes para comportar tantos homens, uma das medidas adotadas foi abrir as duas celas existentes para que os presos pudessem ocupar uma área maior. A insegurança para os próprios agentes que custodiam os detentos é considerável. A população residente no entorno do Núcleo reclama dos riscos de constantes fugas e apela ao Governo do Estado para que a unidade seja removida do atual endereço.

"A quantidade de presos que a gente recebe é muito superior ao número que sai", afirmou Tânia Pereira. O Núcleo recebe presos de pelo menos 15 delegacias distritais de Natal, mais 19 delegacias especializadas, além de detidos em cidades como Macaíba, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e, mais recentemente, presos vindos de Vera Cruz, Monte Alegre e Nísia Floresta. "Devido ao elevado número de custodiados, estamos constantemente expostos ao perigo. Não só a gente, mas a população também", asseverou Tânia Pereira.

Drogas, facas e celulares

Em torno de 200g de maconha foram encontrados
durante revista de surpresa realizada sexta-feira ,
28 de setembro (Foto: Ricardo Araújo/G1
Numa revista surpresa realizada na sexta-feira (28), os agentes que atuam na segurança da unidade apreenderam pelo menos 10 aparelhos celular, 15 facas e serras artesanais, carregadores, chips e baterias para celular, 200 gramas de maconha e pedras de crack. "Teve um preso que engoliu um chip durante a revista. Ele escondeu na boca e quando pedimos para ele abrir a boca, acabou engolindo para esconder", relatou Tânia.

Drogas e armas apreendidas durante as revistas 
(Foto: Ricardo Araújo/G1)

A chefia do Núcleo suspeita que haja um tráfico de drogas entre os presos. Visto que, a quantidade de entorpecentes apreendidos em um mês foi considerada muito alta por Tânia Pereira. "Enquanto não for colocada uma tela de proteção na grade, os presos conseguirão pegar as drogas, os celulares, os chips e carregadores que são jogados pelo portão. Eu acredito que existe até um delivery de drogas aqui. É muito fácil pegar", enfatizou. Segundo Tânia, a tela foi solicitada à Sejuc há pelo menos um mês e ainda não foi instalada.



Além disso, o elevado número de homens concentrados num local insalubre, ocasiona a proliferação de insetos e doenças. Recentemente, um preso passou mal na unidade e foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel. Durante os exames foi constatado que ele estava com meningite. Tânia Pereira disse que, caso o preso voltasse para o Núcleo, seria morto pelos outros detentos. "Eles não iriam aceitar uma pessoa com meningite na cela. Todos tivemos que tomar medicação quando descobriu-se que o preso estava com a doença", comentou Tânia.

O Núcleo de Custódia alberga presos de diversos perfis. Conforme comentou a Chefia, há homicidas, latrocidas, assaltantes e traficantes. "Eles passam o tempo arquitetando a próxima fuga ou como conseguir drogas e celulares", disse um dos agentes que preferiu preservar a identidade.


G1RN


Homem é encontrado baleado atrás de posto policial

· 0 comentários


A Central de Operações da Polícia Militar registrou mais um atentado em Mossoró no final da noite desse sábado (29).

Os militares encontraram um homem, de cerca de 30 anos, caído próximo a uma bicicleta, com marca de tiro na cabeça, por trás do posto policial da Estrada da Raíz.

O homem foi socorrido por uma equipe do Samu para o hospital regional Tarciso Maia ainda com vida, mas em estado grave e com risco de morte.

No local onde a vítima foi encontrada, ninguém revelou qualquer detalhe do ocorrido ou quis apontar suspeitos. No bairro impera a Lei do Silêncio.

nominuto.com

TJ determina devolução de salários cortados de grevistas do ITEP

· 0 comentários


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte apresentou uma decisão judicial favorável aos grevistas do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), nesta sexta-feira (28). O desembargador Assis Brasil, do Tribunal de Justiça, deferiu liminar, determinando que o Governo do Estado devolva aos servidores o dinheiro referente ao desconto de 17 dias do mês de setembro.

Veja a decisão:

Decisão do Relator - Deferindo a Liminar
(...) Pelo exposto, defiro parcialmente a medida pleiteada pelo Sindicato-réu, para determinar que o Estado do Rio Grande do Norte suspenda os descontos remuneratórios nos contracheques dos servidores do ITEP/RN, em razão do movimento grevista em questão, bem como que, no prazo de 15 (quinze) dias, efetue a devolução dos valores eventualmente já descontados, através de folha suplementar, sob pena de crime de desobediência, sem prejuízo das sanções administrativas e penais previstas na legislação.

Intimem-se as partes para que, no prazo de 05 (cinco) dias, especifiquem as provas que pretendem produzir, além das já constantes dos autos.

portalbo.com

Bandidos arrastam jovem de dentro de casa e corpo é encontrado em terreno

· 0 comentários


Os familiares do jovem Jeferson Alves de Medeiros, de 22 anos, vivem momentos de terror, desde a madrugada deste sábado (29). O jovem foi retirado de dentro de casa por quatro homens encapuzados, por volta de 1h30. No início da manhã, o corpo de Jeferson foi encontrado em um terreno baldio na rua Henrique Dias, no Igapó, na zona Norte de Natal.

Os pais da vítima estiveram no local do encontro de cadáver e confirmaram que os quatro homens entraram na residência e levaram Jeferson. Os bandidos chegaram a dizer que eram policiais civis e que a família deveria procurar a delegacia pela manhã que o jovem estaria lá.

Jeferson Alves já tinha sido preso anteriormente, mas os familiares não souberam explicar o motivo. A mãe disse apenas que da vez que o filho foi detido foi pra que ele “entregasse” outra pessoa e, dessa vez, ela pensava ser pelo mesmo motivo. Próximo ao corpo do jovem, a polícia encontrou duas cápsulas de pistola calibre 380.

Bandidos roubam Hilux vizinho ao Batalhão de Choque

· 0 comentários


A simples presença da Polícia Militar parece não está mais inibindo a ação dos bandidos. Há poucos minutos, uma dupla roubou duas mulheres no cruzamento das avenidas Romualdo Galvão com a Miguel Castro, próximo ao Batalhão de Choque e fugiram na caminhoneta Hilux das vítimas.

Os policiais de plantão perceberam o roubo e tentaram impedir. Houve troca de tiros, mas durante a perseguição uma das viaturas militares capotou, próximo ao viaduto “4º Centenário” e os bandidos conseguiram escapar.

Os dois policiais que estavam na viatura tiveram ferimentos leves e estão, neste momento, sendo atendidos no Pronto Socorro Clóvis Sarinho.

nominuto

Adolescente de 17 anos é apreendido após assalto a farmácia

quinta-feira, 27 de setembro de 2012 · 0 comentários


Policiais militares lotados no 9º Batalhão apreenderam, na noite desta quarta-feira (26), um adolescente de 17 anos acusado de invadir e assaltar de mão armada uma farmácia na avenida Monte Rei, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal.

De acordo com o sargento Boás, da 2º CIA, os assaltantes usaram uma motocicleta roubada para se deslocarem até a farmácia e lá chegando apenas o adolescente entrou e sob forte ameaça exigiu dinheiro do caixa e pertences das vítimas. "A ação do bandido durou apenas um minuto e meio. Ele foi rápido e bastante violento no momento do assalto", disse.

Após cometerem o delito, os dois homens saíram em disparada na moto, mas foram cercados pela polícia dois quarteirões depois. No entanto, um deles conseguiu fugir entrando em um matagal. Na Delegacia de Plantão da Zona Sul, os agentes descobriram que o acusado já respondeu por assalto e cumpriu pena no Ceduc há três meses.

Detido, o adolescente conversou com a reportagem do Portal BO e disse que era inocente. "Eu não participei de nada disso. Estão me culpando de uma coisa que eu não fiz. Eu estava dormindo em casa quando me pegaram", explicou. As vítimas do assalto também foram até a delegacia e lá reconheceram o adolescente como sendo o assaltante.

portalbo

Empresário potiguar feito refém levou coronhada e escapou de tiros, diz PM

· 0 comentários


O núcleo de inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social designou uma equipe especializada em crime organizado para descobrir quem são os membros da quadrilha que fez de refém, na noite desta quarta-feira (26), o empresário Gilvan Dias de Góis, dono de uma rede de supermercados na Grande Natal. Ao ser libertado, ele foi agredido com uma coronhada e escapou de levar três tiros.
Segundo o tenente Vinícius Oliveira, oficial do 5º Batalhão da Polícia Militar, que confirmou as agressões, o empresário passou quase meia hora em poder dos bandidos, até ser libertado na BR-304, em Macaíba.
“Quatro homens abordaram o empresário na granja dele, que fica em Macaíba. Chegaram em um Ecosport de cor prata e depois seguiram com o senhor Gilvan no carro dele, uma Hilux branca, até o supermercado em Parnamirim”, contou o tenente.
Ainda de acordo com a PM, o objetivo era fazer com que o empresário entregasse todo o dinheiro do estabelecimento. Contudo, ao perceberem que estavam sendo notados, os bandidos abandonaram o plano e levaram Gilvan até a casa dele, que fica no bairro de Potilândia, Zona Sul de Natal. “Como nós já sabíamos o que estava acontecendo, viaturas já estavam posicionadas na residência dele”, acrescentou o tenente Vinícius.
“Eles sabiam que nós já estávamos cientes do ocorrido e preparados para agir, então eles libertaram o empresário”, confirmou o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da corporação.
Gilvan foi libertado logo em seguida, na BR-304, em Macaíba. Mais diante os assaltantes abandonaram a Hilux do empresário, que também foi recuperada. A PM também revelou que o dono da rede de supermercados foi agredido com coronhadas na cabeça e escapou de três disparos. “Depois de libertá-lo, eles atiraram três vezes em direção à vítima. Mas nenhum tiro atingiu o empresário”, concluiu o tenente Vinícius Oliveira, que esteve o tempo todo em contato com a família de Gilvan.

G1 RN

TCE concede prorrogação do contrato da locavel em 90 dias

· 0 comentários


O Tribunal de Contas do Estado resolveu conceder mais 90 dias para que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) proceda a anulação do contrato com a empresa Locavel Ltda para locação de viaturas policiais. A decisão foi tomada nesta terça-feira pelo Pleno da Corte de Contas, atendendo pedido do governo do Estado de prorrogação do prazo anterior de 120 dias. O governo alegou no pedido o encerramento do exercício financeiro de 2012 e dificuldades das empresas vencedoras a entregarem os novos veículos em tempo hábil. O Corpo Instrutivo do TCE propôs que a SESED apresentasse os seguintes documentos: comprovação da possibilidade de prorrogação do prazo de entrega dos veículos em 90 (noventa) dias, em consonância com o edital e as normas em vigor, e apresentação de pedido formal das empresas, com exposição de motivos que justifiquem tal medida. O Governo encaminhou correspondência da nova empresa locadora adjudicada, qual seja, a Citycar Locação de Veículos e Serviços Ltda., pugnando pela apreciação do pedido de prorrogação de prazo.

Deputado cobra do governo mais investimentos em segurança pública

quarta-feira, 26 de setembro de 2012 · 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR

O registro do aumento de assaltos e arrastões, segundo as recentes estatísticas da polícia, foi o destaque no pronunciamento hoje (26) do deputado José Dias (PMDB), que cobrou do governo mais investimentos em segurança pública.
O parlamentar criticou também situações que corroboram para o aumento da criminalidade, como redução no número de viaturas e a insuficiência de pessoal: “Tudo isso é falta de visão, de capacidade gerencial. Se os assaltos crescem, como vai terminar esta situação mais lá na frente, se os policiais estão sendo retirados das ruas?”, questionou.
José Dias citou dados publicados hoje na imprensa, onde a Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Sesed aponta um aumento de assaltos em residências de 85,7% em Ponta Negra; 88,9% em Capim Macio; e 29,4% em Candelária.

Diretor-geral do Google no Brasil é preso pela Polícia Federal

· 0 comentários

O diretor-geral do Google Brasil, Fábio José Silva Coelho, foi preso por policiais federais na tarde desta quarta-feira, 26, em São Paulo, em cumprimento a uma ordem judicial expedida pelo juiz Amaury da Silva Kuklinski, do TRE de Mato Grosso do Sul. Kuklinski determinou a prisão sob o argumento de que o Google não tirou do ar vídeos postados no YouTube contra o candidato a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). A empresa alega que a responsabilidade pelo teor do vídeo é dos usuários, e por isso não poderia cumprir a determinação da Justiça Eleitoral
O diretor do Google já foi ouvido na sede da Polícia Federal, na Lapa, zona oeste de São Paulo. Ele pode ser liberado ainda nesta quarta, se houver relaxamento do pedido de prisão. Veja abaixo a nota enviada pela PF:
"O mandado judicial trata do crime de desobediência previsto no Código Eleitoral (artigo 347), com pena de até um ano de detenção, um crime de menor potencial ofensivo.
Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, apesar de trazido para a Polícia Federal, ele não permanecerá preso. Será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com a oitiva do conduzido e sua liberação após a.assinatura do compromisso de comparecer perante a Justiça. Esse procedimento está previsto na lei 9.099/95 e vale para todos os crimes de menor potencial ofensivo."
Procurado, o Google informou que ainda não se manifestaria sobre o caso. Na semana passada, o TRE havia negado o pedido de liminar que tentava barrar a retirada dos vídeos. Na ocasião, a empresa afirmou que iria recorrer da decisão por entender que não é responsável pelo conteúdo postado no YouTube.

O Estadão

TJRN confirma absolvição de PMs acusados de tortura no interior

· 0 comentários


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da PM Currais Novos

Aconteceu nessa terça-feira, 25, o julgamento de apelação criminal, onde o Ministério Público da Comarca de Jucurutu pretendia reformar sentença de primeiro grau que havia absolvido os policiais militares Everaldo Fernandes de Araújo e Francisco Rubinaldo de Lima da acusação de prática de tortura, fato ocorrido em 1999, no Distrito de Boi Selado em Jucurutu.

A defesa dos apelados, patrocinada pelo advogado Síldilon Maia Thomaz do Nascimento, suscitou a preliminar de não conhecimento da apelação por meio de exceção de coisa julgada, eis que os apelados já haviam sido denunciados pelo mesmo fato perante a 11ª Vara Criminal de Natal (Auditoria Militar) sob a alegação de que teriam praticado lesão corporal de natureza leve.

“Perante a auditoria militar os policiais receberam o benefício da suspensão condicional do processo e cumpriram as condições estabelecidas. A punibilidade havia sido extinta desde o longínquo ano de 2002. Admitir esta apelação manejada pelo Ministério Público equivale a se admitir uma revisão criminal pro societate, o que é juridicamente impossível diante o ordenamento vigente”, disse o advogado da tribuna ao realizar a sustentação oral.

A exceção da coisa julgada foi acolhida por unanimidade pelos desembargadores. O advogado Síldilon Maia Thomaz do Nascimento integra o quadro de profissionais da APBMS (Associação de Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó).

Mais uma: PM registra assalto a mais uma agência dos Correios no interior

· 0 comentários


De Rodrigo Matoso para redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O Comando de Policiamento do Interior confirmou mais um assalto à agência dos Correios na tarde dessa terça-feira(25) Dessa vez, o alvo dos bandidos foi o município de Serra Caiada, situado a 66 km de distância de Natal.

Segundo o tenente Moura, comandante da Polícia Militar na área, três bandidos encapuzados chegaram em um Fiat Siena branco, com placas da cidade de Extremoz, renderam os funcionários e levaram do cofre uma quantia não revelada.

Na ocasião, nenhum funcionário do estabelecimento foi agredidos. Diligências foram realizadas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

AM: mulher abre barriga de grávida com lâmina para roubar bebê

· 0 comentários


A Polícia Civil do Amazonas prendeu nesta terça-feira uma mulher acusada de ter aberto a barriga de uma grávida para tentar roubar o bebê em Manaus. O crime cometido pela empregada doméstica Dayana Pires dos Santos, 21 anos, causou espanto até entre os policiais que trabalharam no caso. Ela teria dominado Odete Pego Barreto, 22 anos, atingindo-a com uma tábua de cortar carne. Depois abriu a barriga de Odete, grávida de nove meses, usando uma lâmina de barbear, retirando o bebê, numa cesariana forçada.
Veja os crimes chocantes que abalaram o Brasil
O caso aconteceu na residência de Dayana, localizada no bairro Mauazinho, zona sul de Manaus. Segundo a polícia, a doméstica premeditou o crime. A mãe está internada em estado grave no Hospital João Lúcio, na zona leste da capital do Amazonas. Dayana foi presa ainda em flagrante e o bebê está internado no mesmo hospital, mas não corre risco de vida.
De acordo com informações da polícia, Dayana confessou que tentou tirar o filho da vítima à força porque "teve medo de perder o marido" depois que descobriu não estar grávida. Ela teria conhecido Odete ainda nas consultas de pré-natal realizadas em uma unidade de saúde localizada no bairro onde mora. "Ela disse que estava com mais de seis meses e que não tinha enxoval. Falei para ir até minha casa que eu daria o que tinha comprado", disse Dayana durante seu depoimento à polícia. Ela explicou como fez a cesariana à força. "Eu bati na cabeça dela com uma tábua de cortar carne. Ela caiu e eu usei uma lâmina de barbear para fazer o parto", confessou Dayana.
O marido de Dayana, José Lira de Oliveira, 32 anos, informou à polícia que acreditou na gravidez da esposa "porque ela apresentava uma barriga grande". Odete foi encontrada por uma vizinha, que entrou na casa procurando roupas para levar à maternidade. A vítima estava nos fundos da casa coberta por papelão.

Especial para Terra

Acesse o Artigo Original: http://www.uniblogbr.com/2012/09/am-mulher-abre-barriga-de-gravida-com.html#ixzz27aMaJJrl

Ex-presidiário é preso com espingardas dentro de casa

· 0 comentários

foto: Sergio Costa

Policiais do 11º Batalhão, lotados na cidade de Ceará-mirim, prenderam na noite desta terça-feira (25), o ex-presidiário Rafael Borges da Siilva, de 20 anos. O jovem é acusado de portar armas de fogo e é suspeito de tráfico de drogas.

De acordo com soldado Sidney, os policiais receberam uma denúncia informando que em uma residência, no assentamento Santa Águida, vários produtos roubados estavam sendo guardados. A equipe do pelotão de Ceará-Mirim foi até lá e flagrou cerca de quatro pessoas em atitude suspeita.

Na casa, foram encontrados produtos como: câmera digitais, aparelhos de som automotivos, cápsulas de revólver calibre 38 deflagradas, sacos plásticos usado para armazenar dindin, além de duas espingardas de soca. "Após a denúncia fomos imediatamente ao local e para a nossa surpresa um dos suspeitos era um dos criminosos conhecidos por nossa equipe", disse.

Rafaelzinho, como é mais conhecido, negou que as armas eram usadas para a prática de crimes e que apesar de já ter sido preso por assalto, já não devia nada a justiça. "Essa arma eu uso para caçar pássaros no mato, eu não sou matador de pessoas. Eu sei que cometi meu erro, mas já paguei", declarou.

Os outros suspeitos que foram conduzidos para a delegacia foram liberados logo após serem submetidos a uma averiguação junto a Polinter, sistema de cadastro de pessoas com pendências criminais.

portal bo

Arrombador sofre atentado no Pajuçara, mas não corre risco de morte

· 0 comentários


O jovem Bruno Felipe da Cruz, de 21 anos, foi vítima de um atentado esta madrugada (26), em uma das principais avenidas do bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal.

Segundo relato de testemunhas ao oficial de operações da área, o jovem caminhava pela avenida quando foi surpreendido por dois homens em uma moto. “O garupa sacou uma pistola e atirou pelo menos sete vezes”.

Bruno Felipe foi atingido por cinco tiros – três no braço, um no rosto e outro no tórax – mas foi socorrido as pressas para o hospital Santa Catarina e não corre risco de morte.

Ainda de acordo com o oficial da PM, a vítima é apontada como um dos principais arrombadores da Zona Norte e tem envolvimento com o tráfico de drogas na área.

nominuto.com

Foragidos da Justiça são Presos em Pedro Velho

terça-feira, 25 de setembro de 2012 · 0 comentários

dia movimentado na pequena Cidade de Pedro Velho, distante cerca de 90 quilometro da capital do estado, no Agreste Potiguar.


Armas Apreendidas
Hoje por volta da 11hrs da manhã, a Polícia Civil de Pedro Velho recebeu uma denúncia que um foragido da justiça estava se escondendo em  residência no centro da cidade, uma equipe da DEICOR encontrava-se na cidade e todos saíram em diligência para confirmar a informação, uma equipe do GTO de Canguaretama que realizava patrulhamento na cidade se juntou a equipe para dar apoio, ou chegar no local da denúncia, constatou-se a presença de dois foragidos da Justiça Norteriograndense, sendo eles Gutemberg de Azevedo e o segundo identificado apenas como edval, vulgo (val) este segundo acusado de ter matado a esposa em Montanhas-RN.
Gutemberg Afevedo
Ao perceber a presença da polícia os foragidos ainda tentaram empreender nova fuga mas os policiais conseguiram conte-los, ao tentar fugir Gutemberg ainda foi atingido de raspãp por um disparo, em seguidas os dois foram presos, e conduzidos para realização dos primeiros socorros.
Com a dupla foi apreendido um binoculo que era usado para vigiar a movimentação da polícia, um rifle .44 bem como munições de fabricação caseira, inclusive munições perfurantes, utilizada para perfurar blindagem  e coletes.
Edival
Diligências foram feitas no intuito de capturar mais um possível foragido que estaria em companhia de Gutemberg, sendo esse terceiro Gilmar da Cruz vulgo (cural), mas não obteve-se exito.
Durante as diligências os policiais ainda receberam denúncia de uma possível invasão de residência com reféns no distrito de Carnaúba  em Pedro Velho, as equipes se deslocaram até o local mas não se confirmou o fato.















































em seguida as equipes da Polícia Civil seguiram com os presos para capital, para que seja tomadas as providências cabíveis.

Juiz eleitoral em MS pede prisão de diretor do Google por não remover vídeos

· 0 comentários

O juiz eleitoral Flávio Saad Peron, da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande, decretou na última quinta-feira (20) a prisão em flagrante de um diretor do Google Brasil. O motivo da prisão seria crime de desobediência, pois segundo a decisão judicial, a empresa não teria retirado do YouTube dois vídeos que continham calúnias injúrias e difamações contra Alcides Bernal, candidato à prefeitura de Campo Grande pelo Partido Progressista (PP).

De acordo com Peron, o Google recebeu a determinação judicial para remover os vídeos e apresentou petição para que a decisão fosse reconsiderada, alegando que não se tratava de propaganda eleitoral negativa.

O juiz indeferiu os pedidos e intimou a empresa para cumprir a obrigação, sob pena de prisão de seu representante legal e suspensão dos acessos dos sites do Google por 24 horas. Ainda segundo o juiz, a empresa reafirmou que não cumpriria a decisão.

Em um dos vídeos, o candidato é acusado de instigar à prática de aborto, embriaguez, lesão corporal contra menor, enriquecimento ilícito e preconceito contra os mais pobres. Segundo o juiz eleitoral, as acusações são baseadas em processos judiciais da década de 1990 que versavam sobre direito da família. A retirada do vídeo foi reivindicada pela assessoria jurídica de Alcides Bernal.

Os vídeos foram publicados no YouTube nos dias 29 e 30 de agosto. Até as 20 horas deste domingo (23), um vídeo teve 264 exibições, e o outro, 2.683 exibições.

O mandado de prisão foi enviado à Polícia Federal para que seja cumprido no local de residência do diretor da empresa. Caso o vídeo seja retirado do ar, a prisão será revogada automaticamente. A prisão foi decretada em flagrante, uma vez que a Justiça entende que o crime ainda está acontecendo.

G1 MS

MONTANHAS-RN. Foragido da Penitenciária de Parnamirim é recapturado

segunda-feira, 24 de setembro de 2012 · 0 comentários



Em uma operação com junta na tarde da última quinta-feira (20/Set.), policiais do 8º BPM-RN, sediado em Nova Cruz, sob o comando do Major PM Tavares, juntamente com policiais do destacamento de Montanhas-RN, sob o comando do sargento Wiltemberg, contando com o apoio da polícia civil de Pedro Velho, prenderam o foragido da justiça Rivonaldo Soares Dias Ribeiro,vulgo louro, que tem uma extensa ficha criminal.

O criminoso estava foragido do sistema prisional de Parnamirim -RN e se encontrava em uma residência na Rua Manoel Maricota, Montanhas-RN.

No momento da ação policial, ao perceber a presença dos policiais, louro tentou se evadir do local, mas foi detido. Com o foragido a polícia encontrou um revólver da marca taurus, com capacidade para 6 tiros, e várias munições do mesmo calibre.

O foragido foi apresentado na 6º DRP em Nova Cruz, onde foi autuado e m delito flagrante pelo porte ilegal de arma e em seguida, conduzido para Parnamirim, de onde era foragido.

Por Júnior  Campos blog do mago

STJ determina reingresso de Sargento Regina na PM do RN

· 0 comentários


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou o Recurso em Mandado de Segurança que trata do retorno da Vereadora Sargento Regina à Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Após a sustentação oral da advogada Maria Paula Vilela Vieira de Castro Ferreira, a Sexta Turma do STJ, em decisão unânime, concedeu a segurança pleiteada e anulou a exclusão da PMRN perpetrada pelo então Comandante Geral. Entre vários fatores relevantes na fundamentação do seu julgado, o Relator do processo considerou o fato de a Sargento Regina ter época da exclusão mais de 17 anos de carreira sem nenhuma mancha ou desvio na sua ficha disciplinar. Regina foi expulsa, no dia de seu aniversário, em 12 de setembro de 2008. Nas suas redes sociais a Vereadora Sargento Regina agradeceu conquista a Deus e ao escritório de Castro Ferreira Advogados Associados, nas pessoas dos advogados Maria Paula Vilela Vieira de Castro Ferreira e Carlos Eduardo do Nascimento Gomes. 

De Fato via v&c artigos e notícias

Mulher é encontrada degolada e esfaqueada no interior do RN

· 0 comentários


Corpo foi achado em terreno baldio
(Foto: Henrique Dovalle, da Inter TV Cabugi)

O corpo de uma mulher ainda não identificado, aparentando ter aproximadamente 25 anos de idade, foi encontrado degolado e com várias perfurações feitas à faca na manhã desta segunda-feira (24). O cadáver foi achado por populares em um terreno baldio no bairro de Bela Vista, no município de João Câmara, região Agreste do Rio Grande do Norte, distante pouco mais de 70 quilômetros de Natal.

Segundo o soldado da Polícia Militar Jefferson Perceu, ninguém viu ou ouviu nada. Contudo, quando a PM chegou ao local, foram encontradas algumas pistas. “Achamos uma faca peixeira suja com sangue, um cachimbo e um par de sandálias”, disse ele. A mulher estava coberta por um lençol branco, o pescoço degolado e o corpo apresenta marcas de várias cutiladas.
Ainda de acordo com o policial, crimes naquele bairro não são comuns, pois se trata de uma região considerada nobre da cidade, onde a maioria dos moradores tem boas condições financeiras. “Políticos, empresários... Aqui só mora gente com dinheiro”, enfatizou.

O terreno baldio onde o corpo foi encontrado fico próximo a uma rádio comunitária. Com a chegada da polícia, diligência foram realizadas, mas nenhum suspeito foi encontrado.
O cadáver será recolhido pelos peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e levado para necropsia. Até o momento nenhum parente foi localizado para identificar a mulher morta.

G1 RN

Polícia prende sete pessoas por tráfico em Felipe Camarão

· 0 comentários


Policiais militares do 9° BPM prenderam quatro jovens e apreenderam outros três adolescentes no bairro de Felipe Camarão, na noite desse domingo (23), acusados de estarem consumindo e comercializando drogas em uma vila.

“Recebemos uma denúncia anônima e ao chegarmos no imóvel, flagramos os sete e apreendemos 25 pedras de crack, oito trouxinhas de maconha, duas maricas [ acessório para fumar o crack], cerca de 92 reais, e vários celulares”, contou o subtenente Valmir Santos.

Ainda segundo o suboficial, todos os sete foram encaminhados para a delegacia de plantão Zona Sul. “Os adolescentes foram liberados logo após serem ouvidos pelo delegado, e como nenhum dos jovens assumiu a propriedade da droga, acabaram todos autuados por associação ao tráfico de drogas e presos”.

nominuto.com

Desaparecimento da embarcação Jefferson I ainda é um mistério

· 0 comentários


Por Sérgio Costa e Thyago Macedo do portalbo.com


O caso do desaparecimento da embarcação Jefferson I ainda é um mistério para a Marinha do Brasil, tendo em vista que após mais de 40 dias, não há nenhum sinal ou de naufrágio ou de encontro de sobreviventes. Com as buscas suspensas, familiares continuam ansiosos e cobram que as autoridades insistam em tentar localizar os pescadores natalenses.

A Jefferson I manteve contato pela última vez no dia 11 de agosto e, desde o dia 12 do mês passada é considerada desaparecida. Logo que tomou conhecimento do possível sumiço da embarcação, a Marinha passou a realizar buscas, utilizando o navio Patrulha Grajaú e o rebocador Triunfo. Além disso, foram passadas informações via rádio para todos os navegantes da região para que eles ficassem alerta.

Mesmo assim, durante todo esse período, nenhum um sinal foi encontrado dos seis pescadores que estavam no Jefferson I. A Capitania dos Portos informou que isso causa estranheza, porque mesmo em casos de naufrágios, pedaços da embarcação ou peças de isopor, por exemplo, ficam boiando na água. Nada disso foi encontrado.

Ao longo dos últimos 43 dias, a Marinha vasculhou uma área de aproximadamente 400 km quadrados, indo, inclusive, até o arquipélago de Fernando de Noronha. Até mesmo um avião da Força Aérea Brasileira foi utilizado nas buscas, mas sem resultados positivos. Ansiosos por notícias, os parentes dos pescadores por diversas vezes afirmaram terem recebido informações sobre o paradeiro da embarcação, mas nenhuma delas foi confirmada.

No final do mês passado, alguns familiares chegaram a afirmar que foram informados que o navio tinha sido resgatado próximo a costa da África, o que não foi confirmado pela Capitania dos Portos. O que se sabe é que o sumiço da Jefferson I é um mistério e, agora, somente o tempo poderá apresentar algum sinal do paradeiro da embarcação.

Além de João Maria da Silva, dono da Jefferson I, estavam na embarcação os pescadores Denílson do Nascimento Siqueira, Francisco das Chagas da Silva, José Barbosa da Silva, Manoel de Souza Severiano e um sexto pescador não identificado.

Exclusivo: Cresce o número de PMs que cometem suicídio

domingo, 23 de setembro de 2012 · 0 comentários

Longe das manchetes, a realidade de muitos policiais militares na guerra contra o crime é cruel.

Agentes com anos e até décadas de corporação tentam o suicídio. Um soldado recebe, em média, R$ 2 mil. Se afastados, eles ficam sem as gratificações e o salário cai pela metade. Nas ruas, o desafio que eles têm é grande: frear a criminalidade da maior cidade do país.

Isso gera uma média de dois policiais que cometem o suicídio por mês. Só este ano, 21 agentes se mataram e outros 24 tentaram e não conseguiram. Em 2010, foram 17 suicídio e 32 tentativas. No ano passado, 21 PMs se mataram e 30 tentaram.

A Polícia Militar de São Paulo afirmou que os PMs são avaliados regularmente por psicólogos e que dá todo apoio necessário aos agentes que apresentam problemas de saúde.

(SBT). Vida policialbr

Juiz concede liberdade a coronel e soldado reús no caso F.Gomes

sábado, 22 de setembro de 2012 · 0 comentários


 DIARIODENATAL.COM.BR, com blog de Sidney Silva

Na tarde desta sexta-feira, o juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça concedeu alvarás de soltura para o tenente-coronel da PM Marcos Antônio de Jesus Moreira e o soldado PM Evandro Medeiros, ambos réus no processo que investiga a morte do jornalista F. Gomes, ocorrida em 2010 em Caicó.

Os militares responderão o processo em liberdade, já que o Ministério Público foi favorável ao relaxamento da prisão de ambos por entender que não há motivos para mantê-los sob custódia.

De acordo com o magistrado, os réus, Rivaldo Dantas de Farias e Gilson Neudo Soares do Amaral, permanecem presos, até porque, este último, é condenado por tráfico de drogas. Com relação a Rivaldo, os indícios ainda são fortes para mantê-lo preso.

Sobre a sentença de pronuncia, Luiz Cândido, disse que deve sair nos próximos 30 dias. Ainda está para ser marcado o julgamento popular de Lailson Lopes e de João Francisco dos Santos, o “Dão”, que deve ocorrer ainda este ano, pelo menos é a perspectiva do magistrado.

Colisão de caminhão e ônibus deixa 3 presos às ferragens na BR-101

· 0 comentários


DIARIODENATAL.COM.BR


Uma colisão envolvendo um ônibus de uma empresa de turismo na traseira de um caminhão caçamba foi registrada na rodovia BR-101 Sul, no perímetro urbano de Parnamirim, sentido São José do Mipibu, por volta das 8h50 desta quinta-feira (21). De acordo com a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGED), três ocupantes do ônibus ficaram presos às ferragens e tiveram que ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros, enquanto outros utilizaram à saída de emergência. Segundo Guimarães, oficial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo menos 10 pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional Deoclécio Marques com escoriações Leves.

Ainda de acordo com a Ceged, o motorista do ônibus teve fraturas na perna e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), junto com as outras duas vítimas, todos sem risco de morte. A Polícia Rodoviária Federal realizou o trabalho de isolamento do acidente para atendimento e registro da ocorrência. Na ocasião, uma van que passava no local removeu de dez a quinze pessoas, com escoriações, para o Deoclécio Marques. O ônibus já foi removido para o posto da PRF e o trânsito no local foi normalizado.

Brasil diz não à ideia da ONU de pôr fim a PM

· 0 comentários


Sob o argumento de que fere a Constituição, o Brasil rejeitou na terça-feira (18) proposta apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a Polícia Militar. De uma lista de 170 sobre políticas de direitos humanos, a recomendação foi a única negada. Para o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, houve um equívoco na interpretação do texto - uma compilação de sugestões de diferentes países, incorporadas pelas Nações Unidas. Segundo o documento entregue pelo Brasil, publicado na terça-feira (18) no site da ONU, Brasília rejeitou a ideia, da Dinamarca, para "trabalhar na direção de abolir o sistema separado de Polícia Militar".


Durante a reunião de maio em Genebra, diversos países europeus criticaram abertamente a violência usada pela Polícia Militar e apontaram a preocupação em relação aos números de mortes em operações. A resposta foi clara. "A recomendação não tem o apoio do Brasil, diante da Constituição, que prevê a existência de forças policiais militares e civis", indica o documento.


"Forças policiais civis são responsáveis pelo trabalho de polícia judiciária e pela investigação de ofensas criminais, salvo ofensas militares", explicou. "Forças policiais militares são responsáveis pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública", completa.

O governo ainda indicou que estava adotando medidas para melhorar o controle sobre os policiais, como a criação de um ombudsman. Além disso, estariam treinando de forma permanente os policiais em termos de direitos humanos. Nos últimos anos, diversos organismos da ONU criticaram as mortes ocorridas no Brasil por parte das forças de ordem e apontaram o fenômeno como uma das principais violações de Direitos Humanos no País.

Realizado a cada quatro anos, o evento em que o documento foi apresentado serve para sabatinar Estados sobre políticas de direitos humanos e governos de todo o mundo apresentam recomendações em relação a questões como saúde, educação e a situação de minorias.


Na quinta-feira (20), após avaliação das sugestões, o governo brasileiro volta à tribuna do Conselho de Direitos Humanos para informar os membros sobre quais medidas foram aceitas. Em quatro anos, a ideia é que as propostas aceitas pelo Brasil acabem sendo reavaliadas pelos demais governos, que cobraram a aplicação das recomendações.


Equívoco
Para o Conselho Nacional do Comando de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, o documento da ONU não sugeriu o fim das Polícias Militares. Na visão dos conselheiros, houve equívocos na tradução que levaram os brasileiros a acreditar que era pedido o fim da PM. "O que a Dinamarca sugeriu foram medidas para acabar com a violência extralegal praticada por grupos de extermínio", argumenta o coronel Atair Derner Filho, da PM de Santa Catarina e secretário-geral do Conselho.

O coronel afirma que a ONU, inclusive, usa o serviço de policiais militares brasileiros para treinar forças de segurança em países com instabilidade política, como Haiti e Timor Leste. "Como não houve recomendação para extinção da PM, no documento atual, ao qual tivemos acesso, de novo não localizamos esse debate", disse o coronel. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Retirado do Portal A TARDE via asprarn.blogspot.com

Pai e filho são assassinados após briga com vizinho

· 0 comentários


Por Sérgio Costa do portal bo

O bairro de Cajupiranga, em Parnamirim, viveu momentos de violência, na noite desta sexta-feira (21). Pai e filho foram mortos a tiros, após discussão com um vizinho por causa de barulho. O crime aconteceu por volta das 23h30 e o acusado do crime fugiu antes da chegada da polícia.

De acordo com informações repassadas pela polícia, o gesseiro Abdenigo Galdino da Silva, de 20 anos, estava bebendo com uma namorada e ouvindo música. O vizinho dele, identificado apenas pelo nome de Alex, foi até o local reclamar do barulho e se mostrou bastante alterado, agredido verbalmente Abdenigo.

Com isso, Aldemar Galdino da Silva, de 39 anos, pai do jovem de 20 anos, se meteu no meio na discussão. Neste momento, o vizinho sacou uma pistola e atirou contra Aldemar, que não teve tempo de reação. Logo depois, o acusado atirou também contra Abdenigo, que tentava defender o pai dos tiros.

O autor do duplo homicídio, de acordo com testemunhas, é dono de um depósito de cimentos. Ele fugiu em um veículo modelo Fiat Linea, de placas não identificadas. Pai e filho foram levados ao Instituto Técnico-Científico de Polícia e os corpos deles já foram liberados para sepultamento.

Governo entrega viaturas às unidades da PM e Corpo de Bombeiros em Mossoró

· 0 comentários


Nessa sexta-feira, 21, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, realizou a entrega de 27 viaturas à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, em Mossoró. Para a PMRN foram entregues 24 viaturas, das quais dez serão destinadas ao 2º BPM, o qual é responsável pelo policiamento ostensivo da área norte do Município de Mossoró, além dos Municípios de Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú.

O 12º BPM também recebeu mais dez viaturas, as quais reforçarão o policiamento ostensivo na área sul de Mossoró e nos demais Municípios abrangidos pela Unidade.

Ainda foram entregues ao 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual duas viaturas, destinadas à reforçar o policiamento e a fiscalização no trânsito de Mossoró e demais Municípios de sua área de atuação. Para o 3º Pelotão de Polícia Ambiental, por sua vez, foram destinados dois quadriciclos, os quais atuarão na fiscalização ambiental do litoral da Região Oeste e Áreas de Preservação Ambiental, abrangidas pelo Pelotão de Proteção Ambiental, sediado em Mossoró.

A entrega das viaturas em Mossoró reforçará o policiamento ostensivo e a melhora na prestação do serviço de Segurança Pública na Região Oeste do Estado, representando um investimento de R$ 855 mil.

A solenidade de entrega das viaturas foi realizada no 2º Batalhão de Polícia Militar, localizado no bairro Aeroporto, em Mossoró, e contou com a presença do Secretário de Segurança e da Defesa Social do Estado, Aldair Rocha, e do Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, além de Oficiais e Praças da Polícia Militar.

*Fonte: Assessoria / PM

Pistolas doadas pela PM de São Paulo chegam em Natal

· 0 comentários



As cinco mil pistolas calibre.40 doadas pela Polícia Militar de São Paulo à PM RN acabaram de serem entregues no quartel do Comando Geral, no Tirol, Zona Leste de Natal.

As armas foram transportadas de São Paulo para Natal em um avião da Força Aérea sob um rigoroso sigilo e escoltadas até o QG por militares do Batalhão de Choque e da Rocam.

“Será nomeada uma comissão para oficializar o recebimento das armas e na próxima semana iniciaremos a distribuição delas”, explicou o comandante geral da PM RN, coronel Francisco Canindé de Araújo.

A doação das pistolas foi anunciada pelo Comando da Polícia Militar ainda em 2010, mas somente a cerca de um mês foi que o governador paulista, Geraldio Alckmin, assinou o decreto autorizando a transferência.


nominuto.com

Secretário do Governo tem carro roubado no Centro Administrativo

sexta-feira, 21 de setembro de 2012 · 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR

O diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN – CEHAB, João Felipe Medeiros teve o seu veículo modelo Pólo de cor prata tomado de assalto quando chegava para trabalhar no Centro Administrativo nesta quinta-feira por volta das 9h. Os bandidos fugiram no carro que foi encontrado no final da manhã próximo à rodoviária na Cidade da Esperança. João Felipe estava chegando ao prédio da Cehab que fica ao lado da Governadoria quando foi abordado por assaltantes encapuzados que estavam armados e o obrigaram a descer do carro.

A polícia foi acionada e de acordo com o tenente PM Vinícius o veículo encontrado no final da manhã próximo a rodoviária. Nenhum dos bandidos foi preso. A reportagem do DN Online tentou contato com o diretor da Cehab, mas ele estava em reunião.

Condenado do Mensalão só tem direito a benefícios se reparar dano

quinta-feira, 20 de setembro de 2012 · 0 comentários

Réus do mensalão condenados por crimes contra a administração pública terão que reparar a União ou promover a devolução do produto do delito se quiserem ter direito à progressão do regime de cumprimento da pena. A imposição está prevista no artigo 33 do Código Penal e deverá constar do acórdão do julgamento e agravar a situação de acusados por peculato, por exemplo.

A Lei 10.763, que alterou o Código Penal, prevê que "o condenado por crime contra a administração pública terá a progressão de regime do cumprimento da pena condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado".

Caso o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) receba penas como as já aplicadas pelo ministro Cezar Peluso, que se aposentou, ele correrá o risco de ser preso em regime fechado. "Só o ministro Peluso deu a dosimetria, não sabemos como os demais vão fixar a pena", disse Alberto Zacharias Toron, que defende João Paulo. "Com relação à lavagem imputada a João Paulo certamente haverá novo julgamento porque tivemos cinco votos pela absolvição." A defesa pretende apresentar os chamados "embargos infringentes", um tipo de recurso à decisão do STF.

A esperança de Genoino - À espera de sua sentença, o ex-presidente do PT José Genoino ainda tem esperança de ser absolvido pelo STF. "Eu não joguei a toalha. Nunca joguei a toalha na minha vida", disse Genoino, obrigado a parar de fumar depois do cateterismo feito na última terça feira, no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

O exame das artérias coronárias foi considerado normal para a idade de Genoino, que tem 66 anos e é fumante há mais de 40. Mesmo assim, ele ainda terá de tomar medicamento para pressão alta. "Sou inocente e não cometi nenhum crime. Fui só presidente do PT", afirma Genoino. "Meu patrimônio é o mesmo há trinta anos."

Com uma das pernas imobilizada por causa do cateterismo, o ex presidente do PT passou a quarta-feira reunido com a família. Recebeu visitas e telefonemas, entre eles o da presidente Dilma Rousseff.
(Com Agência Estado) via veja

Ação conjunta prende suspeitos de integrar grupo criminoso na Paraíba

· 0 comentários

Cerca de 340 agentes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal participam, desde a madrugada desta quarta-feira (19), de uma operação conjunta que visa cumprir 50 mandados de prisão na GrandeJoão Pessoa . De acordo com a polícia, os suspeitos integram uma mesma organização criminosa. Até as 6h30, pelo menos 32 suspeitos de associação ao tráfico de drogas haviam sido detidos. Entre as pessoas presas na operação está um sargento da Polícia Militar.

A delegada Anne Karoline, que está coordenando a ação, explicou que as investigações tiveram início há cinco meses e que a operação é intitulada de 'Esqueleto'. “No início nós achávamos que os crimes estavam desconexos, mas após investigação descobrimos que eles tinham relação e eram praticados por um mesmo grupo criminoso”, disse a delegada. As investigações tiveram início com o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE).

Os suspeitos estão sendo encaminhados para Central de Polícia em João Pessoa e após serem ouvidos pela polícia serão encaminhados para presídios da capital. A delegada explicou que mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos durante a operação que segue nos municípios de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita

G1 via asspra

Passe Livre volta a valer a partir de hoje

· 0 comentários

O benefício de Integração Temporal ou Passe Livre, concedido através da portaria 164/2011 da lei municipal volta a vigorar a partir desta quinta- feira, após um acordo firmado no final da tarde de ontem entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn). O sistema de integração permite ao usuário utilizar dois ônibus, durante o intervalo de uma hora, e pagar apenas uma passagem.

Blog do bg

Ex-prefeito é preso com revólver em caminhada política no interior do RN

quarta-feira, 19 de setembro de 2012 · 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR, com O
Câmera

O ex-prefeito do município de Franscisco Dantas, no interior do RN, Geraldo Magela foi preso no final da tarde desta terça-feira com um revólver calibre 38 que estaria sendo usado para ameaçar eleitores, na zona rural do município.

Segundo informações da polícia, o ex-prefeito também é sargento da reserva da PM e participava de uma movimentação politica na zona rural, quando teria sacado uma pistola para um eleitor, que foi até a delegacia e registrou um boletim de ocorrência.

Geraldo Magela, foi detido pela Policia Militar em uma estrada carroçável de acesso a cidade de Francisco Dantas, por ordem da justiça eleitoral da cidade. Com Magela a polícia encontrou o revólver com numeração raspada e sem registro.

Homem é assassinado com tiros de pistola em frente de igreja em

· 0 comentários

DIARIODENATAL.COM.BR

Um homem identificado como Márcio Magno de Albuquerque Diniz, de 40 anos, foi executado na noite dessa segunda-feira (17), por volta das 22h, com vários disparos de pistola 380, em frente a uma igreja evangélica situada na rua das Beneditas, no bairro Jardim Planalto, município de Parnamirim.

Segundo o tenente Carlos Farias, oficial da Polícia Militar em serviço, tudo indica que o crime tenha sido motivado por acerto de contas.  "Puxamos a ficha da vítima e recebemos a informação que ela tinha envolvimento em uma boca de fumo", resumiu. Pelo menos três homens em um veículo Corola podem ter participado do crime, mas diante da lei do silêncio entre moradores, as características dos acusados não foram reveladas.

O corpo de Márcio Magno de Albuquerque Diniz foi encaminhando para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para a realização da necropsia.

Após ataques em Natal, PM promete medidas enérgicas contra vandalismo

· 0 comentários

A Polícia Militar se reunirá com os demais órgãos de segurança durante a manhã desta quarta-feira (19), após os ataques criminosos aos ônibus da empresa Guanabara e pelos ataques de vandalismo que assustaram a população de Natal na noite dessa terça-feira (18). De acordo com o coronel Francisco Canindé Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, os manifestantes que pedem a suspensão do Passe Livre passaram do limite do protesto para agressões e intimidações em vários pontos da cidade, como a BR-101, próximo ao Shopping Via Direta; Avenida Engenheiro Roberto Freire; Árvore de Natal, do bairro Mirassol; próximo a igreja Universal na Avenida Salgado Filho, além dos cruzamentos das Avenidas Bernardo Vieira com a Salgado Filho e Prudente de Morais.

Segundo o comandante da PM, viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e veículos de passageiros foram atacadas em diversos tipos de depredações. "Contra as autoridades de segurança, os manifestantes usaram de fogos de artifício, e contra populares, os vidros de veículos foram quebrados", revelou, ainda lembrando que os bombeiros só conseguiram apagar as chamas nos ônibus destruídos com a presença do BP Choque.

Questionado sobre denúncias de agressões de policiais contra os manifestantes, o coronel Araújo disse que a PM trabalhou durante a situação com o uso progressivo da força, de acordo com as necessidades de cada local. "A Polícia Militar está pronta para acompanhar qualquer tipo de protesto, que é legítimo, mas depois que os manifestantes ferem o direito de outras pessoas, medidas mais enérgicas são necessárias", explicou.

A reunião convocada pela secretaria de segurança contará com as presenças das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, bem como o Ministério Público e Poder Judiciário, com foco em medidas mais fortes para que os protestos sejam controlados. "Já tomamos conhecimento que existe um novo manifesto programado para esta sexta-feira, por isso a união de todos os órgãos de segurança é emergencial para traçar estratégias para o que vem pela frente”, finalizou o coronel Francisco Canindé Araújo.

Fonte: DN Online

Secretaria de Segurança qualifica agentes para fiscalizar uso ilegal de explosivos

terça-feira, 18 de setembro de 2012 · 0 comentários


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a Academia de Polícia Civil, iniciaram hoje (17) o 1° Curso Básico de Identificação e Fiscalização de Explosivos e Produtos Controlados, para qualificar policiais civis, militares e bombeiros no manuseio, armazenamento, fiscalização e legislação pertinente a explosivos e produtos controlados, a fim de combater a comercialização e uso ilegal desses artefatos.

Até o próximo dia 21 de setembro, 48 agentes de segurança pública do RN, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará e Bahia participarão do curso. “O principal objetivo é compartilhar conhecimentos para desenvolver um planejamento estratégico interestadual no combate ao roubo de caixas eletrônicos com este tipo de material”, disse o diretor da Acadepol, Ricardo Sérgio Oliveira.

Para Ricardo “a preocupação com o tema abrange uma questão nacional, pois mais de 2mil e 500 caixas eletrônicos foram destruídos no país por criminosos em três anos pelo uso de artefatos explosivos”. Além de que “este tipo de crime assusta não só pela freqüência que vem ocorrendo, mas pelos riscos que apresenta à população, já que os caixas estão espalhados em farmácias, supermercados e postos de gasolina”.

Amanhã (18), o Curso Básico segue com palestra do Tenente Barreto do Corpo de Bombeiros sobre “Segurança das Instalações e Armazenamento de Explosivos” e fiscalização; na quarta-feira, o delegado Fernando Antônio aborda a legislação aplicada a bombas e explosivos; na quinta e sexta-feira serão realizadas aulas práticas no quartel do BOPE e exibição de detonações.

nominuto.com

Polícia Civil prende homem por roubo e outros dois por receptação

· 0 comentários


Boniedson Sales, um dos acusados.


Policiais civis prenderam no último sábado (15) no município de João Câmara, distante 74Km de Natal, três homens, um deles acusado de assaltar populares na cidade e outros dois por receptação dos objetos roubados.

A prisão aconteceu após diligências para capturar um indivíduo que assaltou o filho de um delegado da Polícia Civil, que teve seu celular subtraído pelo bandido. A ação foi flagrada por câmeras de segurança de um imóvel. Através das imagens, a equipe de policiais reconheceu Boniedson Sales do Nascimento, de 20 anos, como sendo o autor do crime, já que ele havia sido preso em outra ocasião.

Com isso, os policiais localizaram Boniedson nas proximidades da feira da cidade, no exato momento em que ele fazia mais uma vítima. O acusado tentava tomar o celular de uma adolescente quando foi surpreendido pela polícia.

Em depoimento, o acusado disse que havia vendido celulares tomados de assalto para Helder Thalite Ferreira da Silva e Micarlos Ismael Pereira, que foram autuados em flagrante por receptação. Com Micarlos a polícia apreendeu o aparelho celular do filho do delegado.

Boniedson Sales confessou à polícia que é viciado em crack e que praticava os roubos para comprar droga. Ele disse ainda que se aproveitava de crianças e adolescentes que não podiam reagir. Os celulares foram vendidos aos outros acusados, segundo ele, no valor entre doze e cinqüenta reais.

*Fonte: Assessoria / Degepol via portalbo.com

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets