Bombeiros promovem campanhas de prevenção aos acidentes no verão

domingo, 30 de dezembro de 2012


Por Portalbo
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do RN realiza, durante o período de férias, diversas campanhas educativas, entre elas a que orienta sobre a importância do uso da cadeirinha no transporte de crianças. Nesta sexta-feira (28), durante o lançamento da Operação Verão, em Ponta Negra, o CBMRN demonstrou na prática a correta forma de transporte dos passageiros de 1 a 10 anos nos veículos.
“Acidentes sempre acontecem. Mas muitos deles poderiam ser evitados se atitudes simples fossem adotadas por todos nós: o uso do cinto de segurança e a utilização da cadeirinha de segurança certa na hora de transportar crianças no carro diminuem em até 70% os casos de acidentes com crianças no trânsito”, disse o coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
A Resolução 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece regras para o transporte de crianças. O texto estabelece que crianças de até 1 ano devem usar cadeirinhas do tipo conversível (ou bebê conforto), de 1 a 4, as cadeirinhas, de 4 a 7 anos e meio, os assentos de elevação. A partir desta idade, as crianças deverão ser transportadas no banco de trás do veículo e com cinto de segurança. Somente a partir de 10 anos poderão ser levadas no banco da frente.
No Brasil, os acidentes de trânsito ainda são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 0 à 14 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde. Quem for flagrado transportando crianças sem o uso de cadeirinhas, pagará uma multa no valor de R$ 191,54 e levará sete pontos na carteira, tendo o carro retido até solucionar o problema.
As campanhas educativas do Corpo de Bombeiros Militar do RN serão lançadas no dia 4 de janeiro e contarão com o apoio de dezenas de Grupos de Escoteiros do estado e da Empresa Sam Remo, além da CAERN, IDEMA, Policia Militar, Policia Rodoviária Federal, SAMU e DETRAN. Além das orientações sobre o uso de cadeirinhas, a Campanha Praia Segura contemplará as ações Criança a Vista, que identificará com pulseirinhas crianças nas praias e lagoas do estado, Blitz Educativas, abordando veículos nas principais rotas do litoral e a ação Turista Legal, que levará informações aos visitantes do estado na rodoviária, aeroporto, hotéis e pontos turísticos. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets