Secretaria de Segurança qualifica agentes para fiscalizar uso ilegal de explosivos
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Marcadores:
secretaria de segurança
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a Academia de Polícia Civil, iniciaram hoje (17) o 1° Curso Básico de Identificação e Fiscalização de Explosivos e Produtos Controlados, para qualificar policiais civis, militares e bombeiros no manuseio, armazenamento, fiscalização e legislação pertinente a explosivos e produtos controlados, a fim de combater a comercialização e uso ilegal desses artefatos.
Até o próximo dia 21 de setembro, 48 agentes de segurança pública do RN, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará e Bahia participarão do curso. “O principal objetivo é compartilhar conhecimentos para desenvolver um planejamento estratégico interestadual no combate ao roubo de caixas eletrônicos com este tipo de material”, disse o diretor da Acadepol, Ricardo Sérgio Oliveira.
Para Ricardo “a preocupação com o tema abrange uma questão nacional, pois mais de 2mil e 500 caixas eletrônicos foram destruídos no país por criminosos em três anos pelo uso de artefatos explosivos”. Além de que “este tipo de crime assusta não só pela freqüência que vem ocorrendo, mas pelos riscos que apresenta à população, já que os caixas estão espalhados em farmácias, supermercados e postos de gasolina”.
Amanhã (18), o Curso Básico segue com palestra do Tenente Barreto do Corpo de Bombeiros sobre “Segurança das Instalações e Armazenamento de Explosivos” e fiscalização; na quarta-feira, o delegado Fernando Antônio aborda a legislação aplicada a bombas e explosivos; na quinta e sexta-feira serão realizadas aulas práticas no quartel do BOPE e exibição de detonações.
nominuto.com